1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony Cybershot DSC-R1

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por timber, 8 de Setembro de 2005. (Respostas: 60; Visualizações: 18464)

  1. timber

    timber Zwame Advisor

    Geralmente não vale a pena ver ou assinalar câmaras novas porque são melhorias da treta das versões anteriores mas esta merece referência

    É verdadeiramente inovadora. É a primeira câmara de lente fixa com um sensor grande (1,65x ou seja ligeiramente mais pequeno que os sensores das Canon's EOS com APS-C) sem espelho e com lente fixa. Tem uma sensor CMOS gigante a alimentar um EVF. Muitas as vantagens exclusivas das DSLR's serão fornecidas por esta câmara num pacote conveniente e selado.
    Oferece uma lente eq 24-120 ou seja tem grande angular ao contrário da carneirada mega zoom que para aí anda. Tendo em conta que as distâncias focais reais são maiores que o normal em máquinas integradas tem a vantagem de permitir verdadeiro controlo da profundidade de campo (como as DSLR's). Além disso como não tem espelho não precisa dum design retro focal da lente o que facilita o trabalho de quem a fez.

    A Sony sem dúvida está de parabéns. Mesmo que a câmara em testes demonstre alguma falha sem dúvida que não será a última deste novo tipo.

    [​IMG]
    http://www.dpreview.com/articles/sonydscr1/
     
  2. _Rock_

    _Rock_ I'm cool cuz I Fold

    Esta Sony dá para usar Memory stick e Compact Flash.
    Abraço

    Editado..
     
    Última edição: 8 de Setembro de 2005
  3. timber

    timber Zwame Advisor

    Todas as Sonys decentes já oferecem dual slot CF e MS faz bastante tempo
     
  4. _Rock_

    _Rock_ I'm cool cuz I Fold

    não fazia a mínima,obrigado pela informação :)
    Abraço
     
  5. HaTrED

    HaTrED Colaborador
    Staff Member

    Aproximação da Sony ao mercado dSLR :D ? De fininho e coisa e tal... não tarda nada compra a Nikon!
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    A Nikon já tem dono. Pertence à Mitsubishi
    Mas a Sony controla de certo modo a Nikon já que esta é quase totalemente dependente da Sony para os sensores. E ainda estou para ver os primeiros resultados práticos do acordo da Sony com a Konica Minolta. Uma DLSR Sony será quase garantido. E depois a Olympus/Panasonic... A Canon não precisa de ninguém... Vão sair coisas interessantes.
     
  7. HaTrED

    HaTrED Colaborador
    Staff Member

    :D !
     
  8. Mano_X

    Mano_X 1st Folding then Sex

    Ca esta a irmã dessa Sony
    [​IMG]


    In Super Foto Pratica:
     
  9. MEIA

    MEIA Power Member

    Realmente essa máquina parece ser muito boa, quando fui ao dpreview ver as noticia, vi lá a camara e pensei, bem mais um update da Sony, mas quando fui ver as especificações ... :eek: muito muito bom, fiquei impressionado com as caracteristicas, isto é, fiquei impressionado com o tamanho do sensor, pouco mais "piqueno" que o que a minha máquina tem (EOS 10D). Agora só falta ver como é que ficam as fotos (eu não encontrei lá nenhuma galeria com fotos tiradas por esta máquina fotográfica). Estou muito curioso para ver como é que ela controla o ruído. A única coisa que eu acho que podiam melhorar era o número de disparos continuos, eles dizem lá que ela fez 3 disparos num segundo e não deu mais. Mas se calhar por ser uma pré-produção.

    Nesto momento muito impressionado com a sony, sim senhora. Promete esta máquina.
     
  10. AlexT

    AlexT Power Member

    Já há imagens disponíveis desta máquina mas sinceramente não me deixou impressionado. É claro que este pode ser um caminho a percorrer pelas outras marcas do mercado mas esta é só a primeira máquina dessa geração. Mesmo assim não sei se será possível fazer uma máquina mínimamente compacta com um sensor APS-C e uma lente decente, sim porque esta lente não é muito luminosa. Mesmo para as dSLRs é muito difícil fazer uma lente all-in-one com boa qualidade óptica e muito rápida que não custe mais que o corpo da dSLR e/ou que não pese mais que o corpo da dSLR em si.
    As samples que já vi apenas revelaram o que já esperava, puseram 10MP num sensor mais pequeno do que os sensores de 6MP da maioria das dSLRs actuais, ou seja, cada fotosensor tem aproximadamente metade do tamanho do de uma D70 ou KM 5D. O resultado é um ruído elevado a ISO1600 (para um sensor deste tamanho), o detalhe está lá mas o ruído também.
    A única "vantagem" desta máquina é ter a possibilidade de live preview mas muitos vão gritar que preferiam um visor óptico em vez de um EVF. Uma dSLR com uma lente 18-70 ou assim tem basicamente o mesmo alcance e é muito mais versátil pois permite a pessoa mais tarde comprar uma lente para tele ou assim em vez de ter de comprar outra máquina. A qualidade de imagem das dSLRs é muito possívelmente melhor (MP não são tudo...), ou no mínimo equivalente, são mais versáteis, mais rápidas, mais leves (com lentes equivalentes), mais baratas e até mais pequenas, dependendo do modelo.
    A R1 é uma evolução há muito esperada no mercado prosumer mas é cara demais e estranha demais face às propostas dSLR do momento.

    ps: a falta de um burst decente, de modo de video e o posicionamento no mínimo estranho do LCD e do hotshoe também não ajudam.
     
  11. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    ha que dar o primeiro passo....

    que venham as proximas gerações!
     
  12. timber

    timber Zwame Advisor

    O sensor é o sensor da Nikon D2X ligeiramente cortado (daí ter 10 em vez de 12) Mpix. Portanto é um excelente sensor. Este sensor no entanto não é o rei do ruído a high ISO. Mas tem muitas qualidades. E o tamanho do sensor é praticamente igual ao dos outros sensores à excepção claro dos sensores FF e 1,3 exclusivos da Canon.
    A lente de facto é dificil. Mas não ter espelho ajuda bastante no design porque as lentes não precisam de ser retrofocais. Mas a lente dentro das limitações tem excelentes características. E vem aos 24mm eq35 que é muito pouco comum (e caro em lentes com uma DSLR).
    Uma DLSR com uma lente equivalente será muito mais pesada e maior isso não duvido. Tem outra versatilidade mas esta só é cara para quem nunca comprou lentes.
    Quando esta classe tiver EVF's de alta resolução vai ficar mais interessante. Para mim ainda não chega para encostar a minha DLSR e o seu OVF mas aqui claramente está algo interessante.
     
  13. kidloco

    kidloco Power Member

    ~1000€ no thx...
     
  14. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    Deixem-me desenterrar isto para retomar uma discussão da galeria:

    é assim, a camara é um bocado irregular no que a ruido diz respeito.
    a ISO400 o NR da camara é pouco intrusivo, a ISO800 ataca com mais força, e a ISO1600 dificilmente consegue produzir resultados aceitaveis, a não ser para fotos para ver em no ecrã, e em baixa resolução.
    daí que algumas fotos em ISO400 pareçam ter o mesmo ou ate mais ruido que foos em ISO800.

    na foto do barco (ver galeria) como na maioria das fotos, em qualquer nivel ISO, o ruido é mais peponderante nas sombras. nos highlights geralmente torna-se menos visivel.

    Pessoalmente, acho que a maquina produz resultados aceitaveis até ISO800. Sei que não tem o mesmo desempenho de uma SLR, apesar do sensor ser do mesmo tamanho, mas da-me para o gasto.
    Na altura que a comprei ponderei seriamente entre esta e a F828 (ate tenho por aí uma thread onde pedi opiniões), e estou certo que esta se porta melhor em ISO400 e 800 que a F828.

    Mas tenho que fazer alguns ensaios à maquina, no que aISO diz respeito, para ver se encontro algum padrão de comportamento, em principio, para exposições mais curtas, o ruido também será menor.
    Na foto do barco, as opções fotograficas também não foram as melhores. podia perfeitamente ter disparado com ISO100 e ter deixado uma exposição mais prolongada...
    Mas é habitual eu usar modos ISO desnecessariamente altos, aberturas demasiado pequenas (quase so uso aberturas grandes em retratos e macros - aberturas intermedias não é muito habitual), também é habitual usar exposições de 1/8 ou 1/2 segundos, a segurar a maquina à mão.. enfim... algum overkill fotografico, ou excesso de confiança na minha mão de cirurgião (lol). mas sinto imensa falta de um tripé.
     
    Última edição: 10 de Abril de 2008
  15. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ainda não fui ver a foto em questão, mas acho que entre essa e a F828 fizeste uma boa opção. A F828 tinha uma lente péssima. Por muito boa que fosse em ruido (e não sei se é melhor que essa), a lente deita tudo a perder.
     
  16. Nem+Nem-

    Nem+Nem- Banido

    Não conhecía este "bixo" e estou :drooling::drooling::drooling:

    Mas o IS não faz falta?
     
  17. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n sei se concordo ctg.
    a f828 fazia f/2 e a R1 "só" fazia f/2.8. perdia apenas na abertura minima de f/8 contra os f/16 da R1
    se tinha menos qualidade era por ser mais longa (200mm) e n usar CMOS
    apesar de tudo e para camera de 2003 ainda é superior a coisas que saem hj da linha de montagem
     
  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Isso é no papel, e também é só 1 stop a mais na abertura. No entanto, tanto em nitidez como em aberrações cromáticas, ficava muito atrás da R1. E pelas reviews que vi, as aberrações cromáticas na F828 eram mesmo muito acentuadas. Claro que há que dar um desconto por ser mais longa, mas mesmo assim, já na altura foi considerada uma lente fraca.
    Hoje tens máquinas até com mais de 200mm e com lentes muito superiores nesse aspecto.
     
    Última edição: 10 de Abril de 2008
  19. thundercatpt

    thundercatpt Power Member

    Sony DSC- R1

    Boas
    estou para comprar uma sony cybershot DSC-R1 em 2º mao,algum de voces tem esta maquina ou ja teve e pode dar-me a sua opiniao sobre ela.

    obrigado :)

    [​IMG]
     
  20. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    A maquina e soberba: review. Sera e um pouco velha, o que se pode notar. Depende do preco que pagares...
     

Partilhar esta Página