1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony CyberShot W55 vs Olympus FE240???

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por CowboyFromHell, 19 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 4218)

1. CowboyFromHell

CowboyFromHell Power Member

Boas estou a pensar comprar uma máquina digital quem custe no máximo 300€. Andei a pesquisar e encontrei dois modelos que me agradaram (um mais que outro): a cyber w55 da sony e a FE240 da olympus. Estou mais inclinado para a olympus que tem zoom óptico de 5x enquanto que a sony tem apenas 3x. O macro é sensivelmente a mesma coisa. Só é pena a olympus não ser ultra-compacta mas isso é o menos...

Agradecia opinião de alguém que entendesse de fotografia digital. E já agora sugestão de outros modelos dentro dos 200-300€

CHEERS

2. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

neste tópico encontras pelo menos 6 máquinas até aos 300€ que são bem mais interessantes em termos de capacidades do que essas que enumeraste.

» Fuji Finepix S5600 (203€ @ *****)
    » Panasonic Lumix DMC-FX3 (205€ @ *****)
    » Fuji Finepix F30 (249€ @ *****)
    » Casio Exilim EX-Z1000 (277€ @ *****)
    » Canon Powershot A710 IS (286€ @ Rebelio)
    » Panasonic Lumix-FZ7 (297€ @ *****)

em bold estão as compactas (para reviews das mesmas consulta o tópico que referi lá em cima).

3. CowboyFromHell

Pelo que ouvi falar das Panasonic não gostei muito em termos de focagem. A Casio que falas-te tem um zoom óptico inferior à Olympus e o macro também é inferior...Eu não percebo muito da cena do ISO, mas penso que seja qualquer coisa a ver com sensibilidade e o "grão" com que a fotografia fica. Não percebo porque dizes que essas máquinas tem características "bem mais" interessantes que as que eu referi, mas agradecia umas dicas. Apenas digo isto porque para um inexperiente como eu à primeira vista tanto a olympus e a sony me parecem melhores. Sei que a sony em termos de assistência técnica em caso de avaria será mais fácil, mas tem a desvantagem de terem monopolizado tudo em termos de compatibilidade de componentes.

Eu quero uma máquina que seja portátil e que tire boas fotografias, o vídeo é secundário para mim. Também não descarto a hipótese de juntar mais uns trocos e comprar uma cena melhor.

CHEERS

4. grandenaboverde

"ouvir falar" não é a forma ideal de avaliação. qual é o problema de que ouviste falar? back-focus? focus hunts?
    é uma questão de leres as reviews e constatares se falam ou não em problemas de focagem..

a Casio tem uma objectiva 38-114mm e a Olympus 38-190mm, sem dúvida que a Olympus é mais versátil. MAS, a abertura máxima da Casio é f/2.8 enquanto que a abertura máxima da FE-240 é f/3.3, a Casio é bem mais luminosa/rápida. por outro lado no macro não percebo porque dizes que é inferior, se a distância mínima de focagem da Casio em modo macro é de 6cm contra os 10cm da Olympus. e para além disso a Casio permite focagem manual, algo que a Olympus não permite e que é bastante útil no que toca a macros..

à primeira vista, mas nem tudo o que brilha é ouro. vê aqui um side-by-side entre as 5 máquinas.
    se tiveres alguma dúvida sobre cada característica e a sua "influência" na utilização da máquina/qualidade da imagem, pergunta. ;)

5. CowboyFromHell

O problema das Lumix em termos de focagem tinha a ver com ser difícil "parar" no sítio pretendido (não se me percebes assim mas não me ocorre outra maneira de o dizer). Quanto ao macro o da sony não é de 2cm? E na Olympus estas são as características

[Distância mini (macro)]
    0,2 m em ângulo-grande
    0,6 m em teleobjectiva
    3 cm em modo super macro

...Este modo super macro não corresponde ao mesmo que eles indicam para a Sony por exemplo (2cm) ? Já agora o que signica "White balance override - 6 positions plus manual"??? Eu queria uma máquina versátil essencialmente e como conheço as Sony e em termos de assistência técnica em Portugal está bem servida estava inclinado para uma até ter visto a Olympus que me agradou por causa do zoom óptico. Tenho de ver bem isso qualquer dúvido posto aqui no fórum que já vi que existem entendidos na matéria.

Já agora as Sony não são boas máquinas? Esquecendo incompatibilidade de cartões etc...Já aqui aconselharam uma a um gajo mas no teu Sticky não mencionas nenhuma Sony.

CHEERS

6. The King

The King Power Member

Eu tenho uma lumix e não noto qualquer problema na focagem, será que mexeste numa máquina avariada ?

tens aqui algumas fotos tiradas por mim:http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1418357&postcount=108

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  7. grandenaboverde

não conheço o modo super-macro, mas deve ser o nome bonito que eles dão ao modo macro. e sim, equivale aos 2cm que a Sony apresenta para focagem em modo macro. o WB serve para controlar o balanço de brancos, 6 posições significa que existem 6 modos pre-definidos de WB. o manual é útil pois tu indicas à máquina "o que é branco" e ela controla o balanço a partir daí. lê isto.

já lá esteve a W30, quando ela estava a 149€.
    não digo que elas não são boas máquinas, mas pelo mesmo preço normalmente arranjas sempre melhores opções noutras marcas.

8. CowboyFromHell

Se corresponde ao macro tem um macro de 2 e não de 10 como tavas a dizer quando a comparas-te com a casio. Pelas reviews gostei bastante da casio apesar de associar casio a calculadoras e a teclados :p. Pena não ser ultra compacta. O que me dizes da w100 da sony? A cena que me continua a deixar indeciso é o zoom óptico ser apenas de 3x, apenas a olympus tem um zoom já razoavel...

CHEERS

9. grandenaboverde

eu fiz um "side-by-side" no dpreview e era o valor que eles tinham lá, pelos vistos a informação deles estava errada.

a diferença entre a z1000 e uma ultra-compacta não é assim tanta (basta comparares as dimensões delas, a diferença entre esta e as ultras compactas é só de 2 ou 3 mm).

a W100 não é uma má máquina.. mas, na minha opinião não é a melhor escolha.
    a Olympus pode ter mais zoom mas aquela abertura máxima de f/3.3 no wide deixa-me de pé atrás, é mais lenta que a concorrência.

10. Warl0cK

Warl0cK Power Member

ois, ja agora digam me uma cena, por 200 euros arranjo alg makina melhor k a w50? ja li imenso sobre ela e parece me bacana, e pelos vistos faz uns movies todos bonitos. É k vou p Cancun p uma viagem de fim de curso e curtia levar algo k tb desse p gravar movies uma x k vou entrar no Coco Bongo =P
    abracos

Ps- curto makinas k tirem a foto rapida, tipo carregar no botao e "tau" ja ta.
    A cybershot P9 k tenho aki demora "ages" p tirar uma foto knd uso flash.

11. grandenaboverde

12. Warl0cK

Warl0cK Power Member

muito obrigado grandenaboverde, realmente parece ser uma makina mt boa, e ate bons movies deve fazer, mas surge me um stress....onde a levo? lol c a w50 ia n bolso agora c esta....é um dos problemas pois andar c ela a "tira-colo" so chama larápio.

thx m8

13. grandenaboverde

eh pah.. isso é relativo. às vezes as máquinas pequeninas e brilhantes dão mais nas vistas que as grandes!

compra junto com a máquina uma mala destas (eles têm um pack máquina+bolsa+cartão xD 1GB com bom preço). eu tenho uma igual e é onde costumo transportar a máquina quando tenho só a 50mm f/1.8 (fica com um tamanho compacto e não muito diferente do tamanho da S5600) e não tenho de andar com a mochila atrás.

podes andar com a mala tipo "pochete" ou lá como se chama, ao teu lado ou à frente e ninguém te vai tentar roubar aquilo..
    se andares com a máquina ao pescoço também duvido que ta tentem roubar.

e ficas com uma máquina bem superior à w50.. tens de ver que não é uma máquina só para a viagem, vais continuar a tirar fotos com ela depois certo? :)

14. CowboyFromHell

Ok já vejo uma desvantagem que não curto em certas máquinas nessa Olympus. Tive a ver a Fuji Finepix F31fd e curti das características dela apesar de ser mais "feinha" e menos compacta. Já eliminei uma possibilidade, ficam a Casio (que tive a vê-la na fnac e é porreira para enfiar no bolso), a Fuji e a Sony w70/100 (por conhecer assistência e facilidade de utilização)...

CHEERS e obrigado pelas dicas GrandeNaboVerde ;)

15. por 220 tens a sony w55 e a w70 que sao boas maquinas vai ver q vale a pena.

16. Warl0cK

Warl0cK Power Member

boina thx pela opiniao, mas hj fui ao jumbo e n resisti a comprar a w50, ja ta a carregar e dp deixo opiniao. eh mm muito pekenina=) cabe n bolso e vai tar sempre pronta a tirar. Outra cena k fikei abismado foi k o cartao MS pro duo high speed de 2GB esta a 111 europas e no ebay arranjei a 22 euros....estranho n?
    Enfim, ja tenho o bixinho e o cartao ta comprado, agora eh ver se nestes 15 dias fico satisfeito
    cumps

17. como consegues comprar no ebay a mim nao me deixa registar e ja agora qt cstou a w50.
    eu vou comprar a w70.

18. bane

bane Power Member

normalmente ha uma grande diferença entre uma boa maquina e uma maquina bonita, pq comprar uma boa maquina envolve mta vez deixar a beleza de lado e ter mais em conta a qualidade da mesma mas claro... q isso vem com um custo, menos portabilidade e deixas de ter uma maquina para levar para a discoteca.

A finepix por akele preço é uma excelente compra (senão a melhor)... mas isso é a minha opiniao e eu sou um bcd (senao por completo) inculto neste negocio :)

19. CowboyFromHell

Sim eu não vou por qualidade em segundo plano em função do design como é óbvio...Apesar de curtir equipamentos com design bacano e tal. A cena que me deixa pé atrás em relação a máquinas como a finepix ou a powershot (Canon) é serem grandes de mais. Eu quero uma máquina funcional e portátil ao mesmo tempo, não consigo por a powershot no bolso da camisa por exemplo, e nesse aspecto se calhar sony e casio levam vantagem. Já agora alguém me confirma em relação às lumix da panasonic a dificuldade em "acertar" com o zoom? Já me falaram nisso e também já li aqui no fórum alguém a "queixar-se" disso (não perguntem é aonde).

PS: já agora não frequento discotecas isso é para maricas:-D:-D:-D

20. bane

bane Power Member

lolol, as powershot nao sao assim tão grandes, mas sao granditas em comparaçao... em compensaçao têm modos completamente manuais ou semi-manuais, nao sei se as casio têm tal coisa...

Partilhar esta Página