Sony DSC-W200, Canon Inxus 900 Ti ou Olympus u1000

isso era no tempo do filme
hj em dia pouco ou nd ouves falar ou ves publicidade sobre a fuji ou a panasonic por ex.
já a sony está em tds as paragens de autocarro, a canon em tds as revistas junto com a nikon.
há pouca divulgação dessas marcas. normalmente e já vi na ***** alguem com uma fuji e uma sony foi para a sony apenas por ser sony.
curiosamente a melhor compacta e bridge actuais são fuji, mas pronto... é o marketing
 
E para mim já no tempo do filme a Fuji já tinha melhores filmes que por exemplo a Kodak. :)

Mas Canon, Pentax, Olympus e Nikon são marcas já bastante conceituadas no mundo da fotografia há anos, não é só pela publicidade. Agora a Sony só apareceu para dizer que têm tudo o que é electrónica, e muita gente deixa-se levar só porque eles fazem boas consolas ou excelentes televisões. Depois ainda há o mediatismo todo por causa das lentes Carl Zeiss, que sim, já foram excelentes lentes, mas as usadas nas máquinas da Sony não acredito que façam justiça ao nome.
A Casio é outra que também só apareceu com a era da foto digital, mas tem a vantagem de ser uma excelente marca a nivel de electrónica, tanto que muitas das peças usadas pela Sony são deles.
A Panasonic para mim tem uma coisa que é fenomenal. Lente Leica... Na minha opinião é uma das melhores lentes do mundo, se não mesmo a melhor. Não é por acaso que tudo o que é High-Tech usa lentes da Leica. Desde microscópios a satélites. E é claro que a lente da Panasonic de 200€ não é a lente da Leica de 5000€ mas acho que ainda assim não deixa de ser uma boa lente.
Quanto a bridges acho que é um bocado indiscutivel... As Fuji são excelentes. Nas compactas acho que já depende um bocado de quanto queres gastar, mas as Fuji continuam a ser excelentes opções. Eu pessoalmente fiquei bastante dividido entre a Canon A710 e a Fuji F40fd mas acho que fiz a melhor opção (O zoom e os modos manuais contaram muito).
 
é mais ou menos como dizes.
como exemplo posso-te falar da samsung S600 que tu olhas para ela e n lhe dás valor. maquineta duma marca de tlm e tv's por 120€... o facto é que qd vi fotos tiradas com a máquina fiquei parvo. tem as limitações proprias de uma máquina barata e de marca com pouca dominancia no mercado, mas tem uma qualidade mt boa comparada com concorrentes de peso como a sony S500 ou a nikon L5 por exemplo.
cásio n é má, mas para mim continua a ser marca de calculadores e relogios.
as lentes leica existentes nos modelos FX são as mm da DLux, mas com as limitações obvias de uma máquina compacta. eu tenho uma FX10 e posso-te garantir dps de ter visto mts fotos de mts máquinas de tds as gamas que em retratos era possivel competir com uma reflex de entrada. o problema vem nos resto... um sensor mediano que passa a mau com o zoom máximo. fotos com zoom dificilmente se aproveitam para impressões maiores que A5
as lentes da panasonic no corpo da F31 ou F40 arrasavam o mercado no meu entender

a fuji é para mim a marca com as melhores opções no mercado neste momento em qq categoria: F31fd, S9600, S5 Pro
 
As máquinas da Samsung não conheço.. Nas Panasonic andei a brincar com uma e acredito muito na capacidade da lente, mas como era de noite, iso800 estragou tudo por completo.
Eu ao corpo da F40 também lhe acrescentava as funcionalidades manuais e o zoom da Canon, mas não se pode ter máquinas perfeitas. :) E afinal de contas a Fuji também é um bocado mais barata.
Eu fartei-me de ler comparativos e a opinião era práticamente unânime. A Fuji era muito boa, mas a Canon oferecia mais máquina pelo dinheiro. E a qualidade das fotos, na minha opinião amadora, é muito boa (se bem que práticamente não há noise reduction, o que segundo alguns é uma vantagem). Também vários diziam que este modelo da Canon não tem concorrência directa, ou compravas uma máquina um bocado mais barata mas com menos coisas ou então só comprando uma máquina bem mais cara. Daí ela sair-se sempre bem nos comparativos.
 
Pois... Eu na primeira foto que tirei ainda perguntei se aquilo estava com focagem manual e ainda pensei que fosse do LCD, depois no computador é que me apercebi que foi mesmo o noise reduction que destruiu a foto. Levou a definição toda atrás. Mas se a lente for mesmo a que tu dizes ainda mando alguém meter me umas lentes dessas na minha.. :D Será que é possivel?!
 
uma vez que as lentes são retracteis nas duas é possivel que seja possivel :lol:
se n houver ligação electronica da lente ao software/sensor alem do foco e movimento da lente penso que seja
se fosse um gajo com papel e conhecimentos ainda era gajo pa transplantar umas leica para uma f31 :D
mas assumindo que os vidros são do mm diametro e espessura em ambas acredito ser possivel
 
Vou deixar aqui 4 imagens que demonstram bem a qualidade das lentes Carl Zeiss que as maquinas da Sony usam...


Vejam as fotos tiradas a esta matriz...


Fuji F40FD

distortionf40fdxh2.jpg





Sony T-100

distortionsonyt100xc7.jpg




Sony W-80

distortionw80oj0.jpg





A foto da Fuji que nem tem lentes de especial qualidade, mostram bem o que a matriz pouco ou nada é distorcida e que os cantos estão bem iluminados e focados.. Já no caso das Sony é bem visível a distorção que as imagens sofrem nos cantos e a menor luminosidade e definição nos cantos...

Reparem nos cantos inferiores destas fotos tiradas com a Sony T100:
http://img530.imageshack.us/my.php?image=dsc00038qy1.jpg
http://img352.imageshack.us/img352/2976/dsc00042il7.jpg


De pouco vale às lentes das Sony ostentar o logo Carl Zeiss, e depois terem resultados desapontantes como estes...



E esta fraca prestação das lentes é comum a toda a gama Cyber shot..

A N2, sofre exactamente do mesmo mal, a DSLR A100 também, e a DSC-H9 é a mesma coisa..

Basta verem os reviews neste site das maquinas da Sony: http://www.dcresource.com/reviews/cameraList.php
E cada um que tire as suas conclusões...
 
Última edição:
uma vez que as lentes são retracteis nas duas é possivel que seja possivel :lol:
se n houver ligação electronica da lente ao software/sensor alem do foco e movimento da lente penso que seja
se fosse um gajo com papel e conhecimentos ainda era gajo pa transplantar umas leica para uma f31 :D
mas assumindo que os vidros são do mm diametro e espessura em ambas acredito ser possivel


As leica estão feitas para um sensor bem mais pequeno do que o que têm a F31... Penso que esse é um dos factores que mataria logo o projecto à nascença...
 
matava pq?
assumindo que as lentes tinham exactamente as mm dimensões n vejo razão para n funcionar
n vou ateimar que sim, pq pouco ou nd sei como funciona a ligação da lente ao sensor, mas se puderes ser mais explicito gostava de aprender
 
Eu não estou a conseguir ver as imagens que aqui puseste. :(
Queria ver se as máquinas tinham melhorado alguma coisa desde a DSC-T1 (que não valia grande coisa diga-se de passagem).
 
Bem, demorei um boacinho, mas respondo à pergunta feita. O valor que tenho para gastar é até 350 euros (atenção que as máquinas que apresentei estão dentro desse vlaor, comprando obviamente pela internet).

Qual é a vossa sugestão até este limite (dentro das ultra-compactas)?

abraço e obrigado mais uma vez


:kfold:
 
Eu nunca gastava mais de 250€ numa compacta mas por esse valor comprava a Ricoh R6 com um cartão bem grandinho. E talvez ainda desse para um tripézinho (se bem que és capaz de não dar uso a isso).

Atenção que nunca vi foto tiradas pela Ricoh por isso também não sei até que ponto é que é uma boa compra.
 
Nem se compara! A Ricoh R6 é bem melhor:
Basta ver uma comparação entre as duas para ficarmos a perceber qual é a melhor a nível de especificações.

Principais vantagens da R6:
Lente wide (28mm), contra os 38mm da Casio
Excelente Macro (1cm), contra os 10cm da Casio
Velocidade de obturação bem melhor (1/2000), contra os 1/800 da Casio
Tem a função para Timelapse photography
Tem mais memória interna (54mb)
Lcd maior
Mais leve

A casio ganha no modo de vídeo, o que é secundário numa máquina fotográfica. Portanto R6, sem dúvida.
 
Pelas informações do site ***** acho o seguinte:
Tem um excelente zoom (7.1x) com distâncias focais equivalentes a 28-200, tem resolução suficiente (7.4MP), as velocidades de disparo são boas, tem um modo de reconhecimento facil (não seia té que ponto é util), tem um LCD maior, mais memória interna, tem estabilizador de imagem e Macro a 1cm..
Pelas fotos que vi acho que a qualidade não é nada má. Tens é a questão que disse o adolfo, o sensor é pequeno e com ISOs elevados as fotos não devem sair grande coisa, o que é mau quando sais à noite com os teus colegas.
Como Point and Shot acho que é uma boa escolha mas vê por ti próprio.

http://www.photographyblog.com/reviews_ricoh_caplio_r6.php

Acho que lendo isto já ficas com uma ideia sobre se vais ou não gostar da máquina.
De resto espera pela opinião do adolfo, ele sempre percebe mais de fotografia que eu. :)
 
eu pouco percebo disto rjem :)

ora bem... relativamente à casio temos o seguinte:

Conclusion - Pros

  • Slim all-metal body
  • Very very compact for a camera with a 7x zoom lens (world's slimmest)
  • Subtle processing, good color
  • Superb build and finish
  • Easy to use
  • Well designed control and menu system
  • Very fast startup, focus, shutter lag - feels very responsive
  • Lots of scene modes and in-camera effects / editing
  • Superb screen; very bright
  • Accurate white balance
  • More manual overrides than normal in a camera of this type
  • Lots of on-screen information including exposure info and live histogram
  • Excellent MPEG4 (H.264) movie mode; good quality and small file sizes
  • Zooming during movie clips
Conclusion - Cons

  • Most images look soft, lack biting detail
  • CCD-shift image stabilization almost totally ineffective
  • ISO 1600 very noisy - next to useless
  • Heavy noise reduction at ISO 100-800
  • Underpowered flash
  • Cannot charge the battery or connect to PC without using the cradle
  • Resolution at anything other than widest aperture well below average
  • Corner softness, vignetting and strong distortion
  • Some fringing and highlight clipping
  • We'd prefer the lens started wider than 38mm equiv.
  • Maximum shutter speed of 1/800 sec
agora e indo ao que interessa... fotos delas

R6 --> http://www.pbase.com/cameras/ricoh/caplio_r6 carregar em more para ver mais
EV7 --> http://www.dpreview.com/gallery/casioexv7_samples/ seleccionar a imagem na barra em cima.

a minha opinião? n gosto das carateristicas da casio. n valem o que custa. a ricoh parece-me ter uma falha nas cores. ficam demasiado mortas, alem dos relatos de falhas do sistema de foco.
se é para gastar, entao a panasonic LX2 por 380€ brinda-te com esta qualidade http://dpreview-img.fotki.com/gallery/panasoniclx2_samples/p1020802.jpg, http://dpreview-img.fotki.com/gallery/panasoniclx2_samples/p1020899.jpg
mais aqui --> http://www.pbase.com/cameras/panasonic/lumix_dmc_lx2
leica ao mais alto nivel. o sensor consegue ser melhor que o das FX, mas ainda tem que comer mais alguma sopa.
a canon A710IS é outra excelente opção, bem como a pentax A30
 
Eu vou ser sincero.. Acho a A710 para point and shot um bocado fraca, especialmente com o tempo que o flash demora a carregar e apesar de caber no bolso não é "ultra compacta". A meu ver a grande vantagem são mesmo os modos manuais e o zoom de 6x que são coisas com pouca utilidade nessa situação. Para point and shot compras a Fuji F que acho que ficas melhor servido ou então esticas o preço e vais para essa Panasonic.
 
Back
Topo