1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony e LG-Philips apostam em ecrãs dobráveis ultra-finos

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por telmo_b, 28 de Maio de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 2317)

  1. telmo_b

    telmo_b Power Member

    A Sony apresentou a sua mais recente invenção para o mercado de ecrãs planos: um ecrã ultra-fino que pode ser dobrado enquanto transmite imagens coloridas e com boa qualidade de imagem.

    De acordo com informações publicadas pela imprensa internacional, o ecrã, de 2,5 polegadas e três milímetros de grossura, é feito de plástico e metal, o que permite dar ao painel uma boa flexibilidade para a dobragem e é baseado na tecnologia de electroluminescência orgânica e nas capacidades TFT, ou transístor de película fina.

    A Sony adiantou ainda que o ecrã tem uma definição de 80 ppi e uma resolução de 120x160 pixels com 16,7 milhões de cores.

    Na mesma altura que a fabricante japonesa demonstrou o equipamento, a LG-Philips também anunciou um monitor flexível com características semelhantes. O ecrã apresentado pela joint-venture é um pouco maior do que a da Sony - tem quatro polegadas - e foi criada em parceria com a Display Corporation. A sua concepção foi baseada nos sistemas AMOLED (active matrix organic light-emitting diode) e a definição do ecrã é de 320x240 pixels.

    Nenhuma das empresas revela por enquanto quais as suas perspectivas para uma possível comercialização dos equipamento.

    Comentem:x2:
     
  2. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member


    Como não podia deixar de ser link para o Youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=htn3_xQqo8s
     
  3. kArnAge

    kArnAge Power Member

  4. NINJA1200

    NINJA1200 [email protected] Member

    Desde 1997 que me lembro de ler sobre os ecrâns flexíveis, mas na altura eram a preto e branco. Agora já são a côres e transmitem luz, mas não há nada no mercado ainda a usar essa tecnologia.
    A ver vamos se agora é de vez :P Parece que sim.
     
  5. setekh

    setekh Power Member

    ui...estás sentado? :p até haver produção de OLEDs em massa ainda faltam uns bons anos...
     
  6. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Só vejo aplicação a isto para "embutir" em mesas/paredes/quadros e aparelhos portáteis não vejo nenhuma vantagem em monitores e TV's "tradicionais". Acho que ter um ecran muito fino em cima da mesa não é lá boa ideia, muito frágil e ao mínimo toque deve "tombar" :lol:

    resta é saber outros specs, como qualidade da imagem, brilho, contraste, duração e consumo de energia.
     
  7. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Not quite. A Sony diz que vai vender ainda este ano TV's com paineis OLED no Japão. Aliás, no video do youtube aqui postado, no final, falam nisso mesmo.
     
  8. setekh

    setekh Power Member

    A vantagem dos OLED está mesmo na imagem...permite obter contrastes muito superiores e não necessita de backlight - tem uma iluminação uniforme. É uma tecnologia interessante :)

    peço desculpa...deixa-me por isto de outra forma:

    ui...estás sentado? :p até haver produção de OLEDs com specs decentes e preço razoável ainda faltam uns bons anos...
     
  9. Stylus

    Stylus Power Member

    Segundo consta n vai demorar assim tanto e duas das premissas são o preço de fabrico e a superior qualidade... http://ciberia.aeiou.pt/?st=6743.. e quanto à questão de n ser interessante por ser leve e poder cair é uma teoria no minimo reboscada... uma base pesada deve resolver a coisa... pior é o meu LCD que é tão pesado no ecrã que ao deslizar a mesa ele abana mto por ter o centro de gravidade alto... mas isto nem sequer é conversa.... queres sempre melhor e mais barato, têm mais contraste, uma gama de transição de cores supeior aos actuais ecrãs LCD.

    E n to a ver a Sony ter esta oportunidade e perdê-la de novo... se perder vai ser no preço.. parece k to mm a ver os coreanos a baixarem drasticamente o preço ao introduzirem a tecnologia.

    Vejam esta imagem do prototipo da sony de 27'' e é uma foto... isto é uma tv, quando sair em monitor deve sair ainda mais bem bacano, com mais resolução.
     
  10. CyberOps

    CyberOps I'm cool cuz I Fold

    contraste de 1 milhao para 1 xiça
     
  11. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Hum... mais um passo para o e-paper.
     
  12. Vandrare

    Vandrare Power Member

    Ninguém reparou a quantidade massiva de dead pixels que tinha? eram linhas completas de dead pixels :x
     
  13. FastBoy

    FastBoy Power Member

    Os prós do Oled não se resumem ao maior contraste e resistencia a serem dobrados, passam tambem pelo menos consumo por uma razão simples, não são retroiluminados. Na verdade, a luz está em cada pixel e não existe uma lampada como nos actuais LCD/TFT.
    Em termos de desvantagens, um painel identico a um qualquer TFT/LCD actual tem mais transistors, o que de momento aumenta os custos de produção.
     
  14. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Frost, sim aliás isso é referido pelo repórter, mas aquilo que foi apresentado é um protótipo, se vires no final da peça são mostrados já monitores que em principio serão pré-produção (o que significa que existem linhas de montagem), e nesses podes verificar que já não existem esses defeitos.

    Aliás no caso concreto daquilo que foi exibido, trata-se segundo creio apenas de um protótipo para "marketing", e aquilo quase de certeza que foi provocado pelo dobrar/contorcer....
     
  15. Morpheus

    Morpheus Banido

    aquilo n são dead pixels mas sim linhas que pelo facto do plastico ter sido dobrado n mantiveram o alinhamento e assim ficam a preto... ou seja o plástico expande e deixa de haver uma uniformidade logo n consegue reproduzir imagem... supostamente quando volta ao normal aquilo fica bom...como aquilo é feito por camadas como a camada que fica de fora (neste caso na palma da mão) expande mais que a interior logo deixa de estar alinhada.
     
  16. mitz

    mitz Power Member

    sim senhor! a tecnologia nao tem fim!
    ta brutal!!!
     

Partilhar esta Página