[HDTV] Sony LCD - Linha Triluminos 2021 - X80J, X85J, X90J, X95J, etc.

Boas,

Para quem comprou um dos modelos novos de 2021 já com “Google TV” em vez de “Android TV”, no caso de querer desativar as atualizações automáticas das apps que temos instaladas, deve andar perdido à procura do local onde se pode fazer isso.

Ou seja, onde andará a Play Store no Google TV?....pois está bem escondida e não aparece em lado nenhum no ecrã inicial nem quando vamos à nossa conta Google.

Para aceder à Play Store em Google TV há várias maneiras:

1: Assistente Google

A maneira mais fácil e cómoda de aceder à Play Store no Google TV é simplesmente tocar no botão do micro “Assistente Google” no comando e dizer “Play Store”.

O Assistente Google vai reconhecer a pesquisa e abre a aplicação de imediato.

2: Definições

Se não quiserem falar em voz alta para o comando, ou não quiserem usar o “Assistente Google” a alternativa é ir através das definições (roda dentada) Definições -> Aplicações -> Ver todas as aplicações -> Mostrar aplicações do sistema -> Google Play Store -> Abrir.

3: Mapeamento de um botão no comando

Esta terceira alternativa exigirá um pouco mais de configuração, mas uma vez feito, temos um botão no comando para abrir a Play Store sempre que quisermos.

Em primeiro lugar, teremos que instalar a aplicação Button Mapper e configurar as permissões necessárias.

Assim, para a instalação apenas precisamos de pesquisar no Google TV por “Button Mapper” e instalar a aplicação. Depois para ativar as permissões temos que ir às Definições, depois ao menu de Sistema, em seguida a Acessibilidade e finalmente ativar a permissão na aplicação Button Mapper.

Em seguida, abrimos a aplicação Button Mapper e escolhemos o botão do comando que pretendemos usar para abrir a Play Store.

Pode ser por exemplo o botão Home, mas apenas quando ele é clicado duas vezes. Assim, para configurar, selecionamos Home Button -> Double tap e, no menu pop-up, mudamos para aplicações e escolhemos Play Store.

Cumps

JM
 
Última edição:
Excelente post. Truques são sempre bem vindos!!

Também não consigo é meter as aplicações tiradas do Google TV no écran principal. Algum truque?
 
A 65x90j tem taxa de actualização 120hz?

relativamente ao tempo de resposta podem me dizer qual é?

Tou a ponderar a compra dessa tv que será dedicada especialmente à PS5 e Series.

Queria uma TV de 65 que tirasse todo o partido da PS5
 
Excelente post. Truques são sempre bem vindos!!

Também não consigo é meter as aplicações tiradas do Google TV no écran principal. Algum truque?
Não estou agora perto da TV, mas se no ecrã das aplicações pressionares o ok mais tempo por cima da aplicação, não te aparece a opção de adicionar ao ecrã principal?...
 
Na X90J temos de fazer afinações na imagem, ou basta ficar com as definições de fabrica? Já vem calibradas?
De dia, com a janela aberta da sala, incide muita luz no ecran e tem inúmeros reflexos. É possível melhorar?

Ainda só tive tempo de estar 15m à frente da TV, mas até agora nao foi amor à primeira vista...
 
Na X90J temos de fazer afinações na imagem, ou basta ficar com as definições de fabrica? Já vem calibradas?
De dia, com a janela aberta da sala, incide muita luz no ecran e tem inúmeros reflexos. É possível melhorar?

Ainda só tive tempo de estar 15m à frente da TV, mas até agora nao foi amor à primeira vista...
Este post, como futuro comprador, deixa-me preocupado.

Que tamanho é a TV e a que distância estás?
Estás a ver conteúdo SD?
Que TV tinhas antes?

Edit: já vi que é a 75. Estarás muito próximo?
 
Depende muito da fonte que se está a ver os conteúdos...
Se for ver TV normal, numa box que tem um upscale para 1080p no máximo e a grande maioria dos canais são sd não há milagres. E quando maior a TV pior vai parecer a qualidade.
75 é para testar logo conteúdos 4k com qualidade e a uma distância de pelo menos 3.5m.
 
Este post, como futuro comprador, deixa-me preocupado.

Que tamanho é a TV e a que distância estás?
Estás a ver conteúdo SD?
Que TV tinhas antes?

Edit: já vi que é a 75. Estarás muito próximo?
Não te preocupes. É uma excelente televisao. Todo o conteudo SD, faz o upscale e a imagem fica perfeita.
Estou a uma distancia sensivelmente de 4.20m, e tanto longe, como perto da tv nao noto pixels, imagem toda certinha.
Vinha de um Led Samsung 46 polegadas, que fez 10 anos. Na altura de topo, 2000 aéreos!!
Ainda desejo as 85 ou 86 polegadas, mas não encontro nada a um preço acessivel e com a qualidade da X90J.
 
Bem a 65X90J está hoje a 1 149,99 €.
Duvido que na black friday baixe muito deste valor.

Acho que vou avançar com a compra.
Chegaste a comprar?
Agora que ia concluir a compra, o preço subiu! Continua com indicação da mesma campanha (que tinha visto que era válida até dia 17), mas subiram o preço. Enfim.
 
Chegaste a comprar?
Agora que ia concluir a compra, o preço subiu! Continua com indicação da mesma campanha (que tinha visto que era válida até dia 17), mas subiram o preço. Enfim.
Sim comprei durante a manhã..
Aguarda mais uns dias. Na black Friday deve ainda descer mais um pouco ou no limite ter o mesmo preço.

Juntando o desconto da PS store ficou por 1049€.
 
Sim comprei durante a manhã..
Aguarda mais uns dias. Na black Friday deve ainda descer mais um pouco ou no limite ter o mesmo preço.

Juntando o desconto da PS store ficou por 1049€.
Ainda fui à loja física e disseram-me que aquele preço foi um erro. Ainda foste a tempo de aproveitar 🙂
Exato, e ainda com o desconto em cartão ficaria a cerca de 1000€. Nem na Black Friday deve ficar esse preço :/
 
Última edição:
Alguém me sabe dizer se a X85J de 43" e IPS ou VA? Penso que os tamanhos superiores sejam va, mas o de 43" não sei e as informações que tenho visto na net uns dizem que é uma coisa, outros dizem que outra.
 
Back
Topo