[HDTV] Sony - Linha LCD Triluminos 2022 - X80K, X85K, X90K, X95K, etc.

Boas! É cabo sem box. Vou mesmo devolver porque não estou confortável. Já experimentei vídeos 4k do youtube e tem uma imagem brutal, de facto. Mas ali é para eu continuar a ver os canais generalistas e a bola, por isso...👎
Pois, então ou aprendes a viver com isso ou terás mesmo de mudar.

O que aconselho é deixar de usar cabo sem box, honestamente é uma solução mais do que ultrapassada. Mas se não for por aí não há milagres.
 
Viva malta.
Instalei hoje a minha X90K 75"
Tenho umas dúvidas de noob.
Existe algum cabo HDMI que de mais qualidade a TV ? O meu deve ser o cabo que veio com a NVIDIA shield.
Em relação as portas da TV , existe alguma melhor para ligar ?
Liguei ao HDMI 3.
Noto que por exemplo no hbo através da box um filme tipo Batman se chegar perto da TV a definição não é nada de especial.
É por a TV ser muito grande ?
Será que se usar as APP diretamente na TV tem melhor qualidade?
Cumprimentos
 
Viva malta.
Instalei hoje a minha X90K 75"
Tenho umas dúvidas de noob.
Existe algum cabo HDMI que de mais qualidade a TV ? O meu deve ser o cabo que veio com a NVIDIA shield.
Em relação as portas da TV , existe alguma melhor para ligar ?
Liguei ao HDMI 3.
Noto que por exemplo no hbo através da box um filme tipo Batman se chegar perto da TV a definição não é nada de especial.
É por a TV ser muito grande ?
Será que se usar as APP diretamente na TV tem melhor qualidade?
Cumprimentos
Se o filme estiver em 720p, numa tv enorme como 75" a qualidade deixa a desejar. Se o vídeo ainda tiver baixo bitrate e com muitas cenas escuras (à noite, no espaço, etc.) a qualidade vai ser ainda pior.
 
Boa noite.
Eu tenho uma x90k de 75"
E comecei hoje a reparar que quando a tela fica totalmente branca se nota tipo umas uniformidades no ecrã mais escuras ? É normal ou devia de ser um branco totalmente branco ?
Depois de pesquisar supostamente chama se Gray Uniformity.

Também fui presenteado com um spot do gênero destes.
https://i.rtings.com/assets/products/trvfodnC/sony-x90k/dse-large.jpg
A sorte é que em TV corrida não se nota..
Eu posso ativar a garantia por este motivo?
 
Última edição:
Boa noite.
Eu tenho uma x90k de 75"
E comecei hoje a reparar que quando a tela fica totalmente branca se nota tipo umas uniformidades no ecrã mais escuras ? É normal ou devia de ser um branco totalmente branco ?
Depois de pesquisar supostamente chama se Gray Uniformity.

Também fui presenteado com um spot do gênero destes.
https://i.rtings.com/assets/products/trvfodnC/sony-x90k/dse-large.jpg
A sorte é que em TV corrida não se nota..
Eu posso ativar a garantia por este motivo?
Os cantos estarem um pouco mais escurecidos eu diria que é normal e inerente à tecnologia. Agora se a meio do painel tiveres "spots" como os dessa imagem, aí podes e deves tentar acionar a garantia. Tenta fazê-lo de preferência através da loja, pois assim estás mais salvaguardado dos teus direitos de consumidor.
 
Os cantos estarem um pouco mais escurecidos eu diria que é normal e inerente à tecnologia. Agora se a meio do painel tiveres "spots" como os dessa imagem, aí podes e deves tentar acionar a garantia. Tenta fazê-lo de preferência através da loja, pois assim estás mais salvaguardado dos teus direitos de consumidor.
Como a caixa era gigante foi para o lixo implica na garantia ?
 
Não é preciso teres a caixa. Se o técnico precisar de levar a tv, isso fica à responsabilidade dele de levá-la bem acondicionada e protegida do transporte.
Obrigado,
A compra foi feita na ES.
Amanhã vou tentar falar com eles para enviar umas fotos.
Para ser honesto não me chateia muito os spots, têm 2.
Mas só quando parece uma imagem muita estática é que se nota.
Em jogos da bola nota se bastante no relvado.
Em brancos então nota se bastante.
Se não trocarem também não choro.
Obrigado 💪
 
Obrigado,
A compra foi feita na ES.
Amanhã vou tentar falar com eles para enviar umas fotos.
Para ser honesto não me chateia muito os spots, têm 2.
Mas só quando parece uma imagem muita estática é que se nota.
Em jogos da bola nota se bastante no relvado.
Em brancos então nota se bastante.
Se não trocarem também não choro.
Obrigado 💪
Se foi comprada em Espanha então aí talvez tenhas que ser tu a enviares a tv para eles (loja), não sei se eles mandarão um técnico a tua casa. Nesse caso mais vale contactares diretamente a Sony aqui em Portugal que dar-te-ão assistência.
 
Se foi comprada em Espanha então aí talvez tenhas que ser tu a enviares a tv para eles (loja), não sei se eles mandarão um técnico a tua casa. Nesse caso mais vale contactares diretamente a Sony aqui em Portugal que dar-te-ão assistência.
Já contactei diretamente a Sony.
Posso já dizer que têm um apoio técnico 5*.
Vão cá enviar um técnico a casa.
 
Última edição:
Já contactei diretamente a Sony.
Posso já dizer que têm um apoio técnico 5*.
Vão cá enviar um técnico a casa.

No fim de contas vou ficar a ver navios.
Dizem que é normal.
Acusamos a receção do seu e-mail, o qual agradecemos.

Em resposta ao que nos solicita, informamos que, após análise das imagens pelo departamento técnico Sony, informamos que o seu televisor não apresenta qualquer anomalia no ecrã, ficando concluído que o fenómeno reportado está relacionado com o tipo de tecnologia dos ecrãs de cristais líquidos (LCD) com retroiluminação LED Direto (Full Array LED), como é o caso das especificações da sua Bravia modelo XR-75X90K (https://www.sony.pt/electronics/sup...ors-lcd-tvs-android-/xr-75x90k/specifications).

Mais se informa que, este tipo de ecrã LCD é desenvolvido com tecnologia de alta precisão para atingir um alto nível de desempenho e qualidade de imagem. Para atingir esse nível de desempenho, a configuração de luz de fundo da TV está configurada para maximizar o brilho do ecrã. No entanto, um brilho irregular pode ser observado com maior intensidade quando a TV é vista num ambiente escuro, sem uma fonte de entrada de vídeo, ou com uma imagem em branco.

Esta condição é normal e não é um mau funcionamento da TV. A presença deste fenómeno depende de fatores como as configurações de brilho e contraste usadas e também da luz ambiente na sala onde a TV está situada.

Como minimizar a presença deste fenómeno?

1 - Definir o Modo de Imagem para Padrão (Standard): Pressione Home no telecomando - Parâmetros/Definições - Visualização - Imagem - Modo de Imagem - Standard

2 - Ligar o Sensor de luz para ajustar automaticamente o brilho da imagem de acordo com a luz ambiente: Pressione Home no telecomando - Parâmetros/Definições - Visualização - Imagem - Sensor de luz - Ativar

3 - Reduzir ou desativar o nível de brilho: Pressione Home no telecomando - Parâmetros/Definições - Visualização - Imagem (- Parâmetros Avançados) - Brilho (- Otimização de contraste avançada) - Selecione: Desativar ou Baixo.

Perante o exposto e mesmo com a reprodução dos passos apresentados, provavelmente não será possível reduzir completamente a normal falta de uniformidade da luz de fundo, mas certamente tornará a visualização geral numa melhor experiência.
 
O Vincent já tem reviews dos modelos de 2023 (Aqui e aqui). E realmente o número de zonas não é tudo. Se não fosse o facto da Sony raramente fazer descontos grandes nos modelos topo de gama tinha comprado uma X95L.

Uma QN90C daqui a 6 meses está a metade do preço... a X95L desce uns 200€ com sorte :D
 
O Vincent já tem reviews dos modelos de 2023 (Aqui e aqui). E realmente o número de zonas não é tudo. Se não fosse o facto da Sony raramente fazer descontos grandes nos modelos topo de gama tinha comprado uma X95L.

Uma QN90C daqui a 6 meses está a metade do preço... a X95L desce uns 200€ com sorte :D
Infelizmente. Do que reparei no ano passado as Sony só costumam ter bons descontos na altura da black friday.
 
E mesmo aí não se compara com outras marcas. O mais baixo que vi a X90K foi 1500€, por esse preço compravas uma C2 facilmente. Uma QN80B que é com quem compete, ficava facilmente menos de 1000€ na mesma altura.
 
Back
Topo