[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

A A90J é uma TV fenomenal, mas causa-me um bocado de celeuma nenhum reviewer referir que o trono da Oled com mais brilho ainda pertence à "velhinha" Philips 803, que atingia os tão desejados 900-1000 nits à custa do mesmo método de dissipação de calor que a Sony está a utilizar. :D

Minuto 15:15:


A minha ainda cá bomba bem... mas assim que o tribunal encerrar o meu caso contra a LG (que espero bem ganhar), o dinheiro já tem destino, e será a A90J. :P

EDIT: Já vi que atinge os 1200/1300 nits temporariamente em picos HDR com alguns "truques" na calibração da imagem. MUITO bom. Ainda fico com mais vontade de avançar. Certamente que farei companhia ao nosso amigo jack aqui no tópico. :D
 
Última edição:
Eu vou fazer de certeza, é uma questão de ter tempo para desmontar a TV actual, leva-la para a casa dos sogros, e comprar nova, e também, ter tempo para tirar uns 2 dias de férias para puder brincar com as configurações 😁
 

Boas,

Ando de olho numa aquisição de uma oled 4k e esta sony chamou-me bastante atenção, tanto pelo design e pela performance em filmes com hdr, mas depois de ver esse video do vincent fiquei um pouco desiludido, em modo pc a imagem não é tão boa como essa g1 o que achei estranho e então peguei e fui ver videos de comparação entre as duas e em modo de jogo a jogar numa consola também fica atrás nota-se a imagem menos viva nesta sony, e ao que parece em modo desporto também fica atrás.
Tenciono usar a tv para 50% filmes e 50% jogos, vou ligar um pc e uma consola nas portas hdmi 2
1, mas pelo que pesquisei acho que não compensa comprar esta sony só porque tem um pouco mais de brilho em filmes, porque em jogos a g1 é superior em imagem em modo de jogo e especialmente no modo pc, a juntar isso tem vrr, gsync, menos inputlag.

Fica aqui o outro video que vi:


Pergunto às pessoas com esta tv se estou certo ou errado?
Outra coisa, disseram-me que a jogar nunca se pode pode pôr o brilho no máximo numa tv oled, deve-se baixar um pouco porque os ícones estáticos podem causar burn-in passado algumas horas, confirmam?

Obrigado.
 
Última edição:
@daniricardo Pela apreciação que fazes e valorização dos aspetos que referes, creio que a melhor opção que podes fazer, até pela relação qualidade preço, será a LG G1.

Por outro lado, se tens preocupações com as questões de burn in, provavelmente será de ponderar outras tecnologias.

Pessoalmente, nem o burn in é uma preocupação, nem a opção recaiu na G1, após longa ponderação entre a A90J e a G1, mas, felizmente, sabendo que não há tecnologias perfeitas ou TVs perfeitas, estou muito satisfeito com a escolha.

Felizmente, o que não falta são opções e cada um deve fazer essa escolha ponderando os factores que valorize mais.
 
Bem, isso é um pouco off-tópic...

Há vários locais para comprar equipamento, vários tipos de equipamentos (com diversos níveis de preços) e vários softwares de ajuda à calibração (desde versões free até versões (bem) pagas).

Sobre equipamentos, sugiro a leitura do seguinte tópico. Está um pouco desatualizado mas ajuda a compreender os tipos e o que cada equipamento faz no essencial:
http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=11436

A minha recomendação é um colorímetro da familia do "x-rite i1 Display 3 PRO”.
É um dos que tenho há já alguns anos e funciona razoavelmente bem. É também um dos mais utilizados pela comunidade de Home Theater DIY.
Digo “família” porque há versões OEM e versões “personalizadas” por alguns fabricantes deste equipamento específico.
Estas últimas versões colocam correções especificas para medição de cada tipo de painel (LED LCD, CCFL LCD, RGB OLED, WRGB OLED, Plasma, etc.).
São por isso um pouco mais precisos na medição de alguns destes tipos de painéis.
Mas o ideal é que em cada calibração de TV se “calibre” também o próprio colorimetro através de um espectroradiometro, antes de se calibrar a imagem da TV.
A razão para isto é que existe sempre alguma variabilidade entre painéis com a mesma tecnologia/marca/modelo, etc. e embora existam estas tabelas internas que corrigem alguma coisa, estamos sempre a usar uma correção obtida numa TV diferente do que aquela que se pretende calibrar a imagem.
Logo, há maiores erros no processo...
E o objetivo do processo de Calibração é exatamente a máxima redução dos erros existentes.
O ajuste do colorimetro deste modo permite assim minimizar alguns destes tipos de erros.
É pretendido para se conseguir obter ainda melhores resultados.


Sobre o processo de Calibração de Imagem, sugiro a leitura do seguinte tutorial:
http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=35322

Mais uma vez, ter atenção que já tem algum tempo e foi feito por uma das empresas de software de calibração (a Chromapure).
Portanto tudo gira à volta da utilização deste software para realizar os vários processos de calibração.
Mas no essencial, tudo se aplica e as instruções são 100% corretas.

Depois consoante o software utilizado, alguns processos podem ser mais simples de fazer.
Nas TVs das últimas gerações (Sony, LG, Panasonic, Samsung), com o software e equipamento certo até é possível que o software faça mais de 90% de todo o processo de calibração automaticamente.
A Calman (https://www.portrait.com), uma das melhores soluções que existe no mercado, por exemplo, possui soluções especificas para a calibração de equipamentos de vários fabricantes. Na parte do “software de consumo” têm boas soluções.

Mas existem outros softwares de calibração que vale a pena conhecer também: HCFR (que é 100% free e que é um bom ponto de partida para conhecer muitos dos processos), Lightspace, etc.
Desculpa pelo off topic, apenas precisaria do colorímetro e do software ? Por exemplo, o Calman Home for Sony + XRite OEM i1 Display colorimetro ?
 
Desculpa pelo off topic, apenas precisaria do colorímetro e do software ? Por exemplo, o Calman Home for Sony + XRite OEM i1 Display colorimetro ?
Precisas tambem de um Pattern Generator para gerar os "patterns" que o Calman indica. Podes usar um rasp pi 3b+ para isso (é o unico modelo que é bit perfect) ou podes usar o teu portatil usando o gerador de padroes interno do Calman.

Isto tudo para SDR.

Para HDR precisas de um HDFury tambem e para Dolby Vision não existe solução barata para as Sonys (a não ser que estejas disposto a gastar 1500$ num equipamento especifico), só as LGs é que têm um gerador de padroes Dolby Vision embutido na tv.
 
@daniricardo Pela apreciação que fazes e valorização dos aspetos que referes, creio que a melhor opção que podes fazer, até pela relação qualidade preço, será a LG G1.

Por outro lado, se tens preocupações com as questões de burn in, provavelmente será de ponderar outras tecnologias.

Pessoalmente, nem o burn in é uma preocupação, nem a opção recaiu na G1, após longa ponderação entre a A90J e a G1, mas, felizmente, sabendo que não há tecnologias perfeitas ou TVs perfeitas, estou muito satisfeito com a escolha.

Felizmente, o que não falta são opções e cada um deve fazer essa escolha ponderando os factores que valorize mais.

Isto.

Eu não sei se foi só impressão minha, mas parece-me que a minha A80J escurece ligeiramente a zona dos logos. Até fiquei com a impressão que isso seria propositado para evitar o burn in dos mesmos.
 
Esse mecanismo chama-se ASBL (Automatic Static Brightness Limiter) e serve para detectar elementos estaticos no ecra e baixar o brilho dos mesmos.

Não confundir com ABL (Automatic Brightness Limiter) que baixa o brilho da imagem toda.

Tanto quanto sei estes 2 mecanismos estão presentes em todas as OLEDs desde 2018
 
Curiosamente, e jogo bastante com logos fixos e afins, não tenho notado isso na A90J (tenho ideia de que tem esse ASBL ativo, mas sinceramente, tudo é uniforme, mesmo com logos que estão algumas horas ligados). Não digo que não faça, mas é algo que tenho lido acontecer e em termos práticos, nunca "vi" em contexto caseiro na minha TV
 
Curiosamente, e jogo bastante com logos fixos e afins, não tenho notado isso na A90J (tenho ideia de que tem esse ASBL ativo, mas sinceramente, tudo é uniforme, mesmo com logos que estão algumas horas ligados). Não digo que não faça, mas é algo que tenho lido acontecer e em termos práticos, nunca "vi" em contexto caseiro na minha TV
Pelo que tenho lido , por causa do dissipador que a sony tem nao se deslumbra essa açao
 
Última edição:
Segundo o que me disseram na loja onde comprei a A80J foi isso mesmo. A extensão de garantia não cobre burn-in.

Ou seja nao vale a pena fazer extensao de garantia a meu ver...
Eu só ponderaria fazer isso num OLED! Disseram me numa loja que cobria burn in mas penso que é conversa de vendedor...
Ja tive um Oled LG B8 mas depois devolvi-o o processador de imagem face aos modelos da Sony nao me convenceu.
A Sony com assistencias é lixado tb (acho que a LG é melhor neste campo) mas assim e pelo que já li e ouvi desisto mesmo de fazer extensao de garantia caso venha a comprar um OLED (se comprar tem que ser sony).
 
Podes partilhar a tua experiencia? Fizeste a extensao de garantia e tiveste burn in e os gajos nao pagaram foi isso?
Não. Fiz extensão para mais 3 anos, e ela não estragou antes do prazo acabar para eu aproveitar o seguro e comprar uma nova. Ou seja, não serviu de nada ter feito a garantia 😂
 
E já tenho a minha A90J em casa, mas ainda não tive tempo para brincar.

Agora tenho de tratar do seguro/garantia (comprei no Corte Inglês), mas estou um bocado na dúvida se devo ou ano extender. Sugestões? Ideias?
 
Última edição:
E já tenho a minha AJ90 em casa, mas ainda não tive tempo para brincar. Agora tenho de tratar do seguro/garantia (comprei no Corte Inglês), mas estou um bocado na dúvida se devo ou ano extender. Sugestões? Ideias?
55 ou 65 ?

Acho que devias fazer uma extensão por mais 3 anos
 
Não se esqueçam que as TVs não tem só problema de burn-in, a minha OLED ao 4 anos e meio derrepente a fonte alimentação foi ao ar, tive pagar 180€ com pecas usadas
 
E já tenho a minha A90J em casa, mas ainda não tive tempo para brincar.

Agora tenho de tratar do seguro/garantia (comprei no Corte Inglês), mas estou um bocado na dúvida se devo ou ano extender. Sugestões? Ideias?

Boa! Parabéns pela compra ;-)

Depois partilha a experiência que estás a ter e se necessário algumas dicas, ajudarei no que souber.
 
Back
Topo