[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Surround ativado e puxa os 100hz ao teu gosto. :P

Pois, já vi que tenho aqui um desafio. A imagem é óptima, mas o som é claramente inferior ao que eu esperava pelo que li nas reviews. O da minha anterior E6 era bastante melhor.

Vou continuar a explorar o equalizador para ver se isto melhora e diminuir a sensação de som vindo duma lata.
 
Malta, nota informativa.

Como sou cliente MEO, lembrei-me de instalar a aplicação da Tv.

Alguns comentários.
Primeira nota, a nossa TV é um dos dispositivos que são suportados oficialmente pela MEO (bom sinal já que será sempre actualizada automaticamente pelo play).

Do pouco que andei a explorar é tudo bastante fluido (MAIS rápido que a minha box 4K da MEO)!!
E pareceu-me tens mais opcoes que a própria BOX (este ponto aqui tenho de ir dar um salto ao tópico dela para ver o que estão por lá a dizer).

Fica a dica! Vale a pena o uso da aplicação, que substitui a 100% a box (dado que é mais rápida)!


@god_man o senão, é que continuo com a "barra cintilante" no topo da SIC Noticias. Aqui fica comprovado que o problema está do lado da emissão (SIC). Vou melgar um pouco a MEO, mas dado que tb acontece na NOS, a minha esperança é relativamente baixa (o proprio suporte da SONY suspeita que eles não irão resolver o problema sendo só eu a expor a situação).
Vamos lá ver o que sai daqui...
 
Vamos lá elevar ainda mais a qualidade do bicho. :p

XdO1hMK.jpeg
 
@Pheux Tens o software para isso? Se não quiseres estar a introduzir os 20-pontos de cor à mão, vais precisar de software dedicado que custa a volta dos 150€, mais um conjunto de padrões de teste que também penso que não há nenhuns gratuitos de forma fácil (a uma forma com um Raspberry Pi, mas dava imenso trabalho).

A não ser que as coisas entretanto tenham mudado, não ando muito por dentro...
 
Sim, vou introduzir os 20 pontos à mão. Também já estou habituado por isso não me faz diferença. É 1 horita de trabalho. :P

@galego100 sim o software está disponível no site. Mais logo já ataco. Não sei se uso o Calman ou o Calibrite.

Este xrite acabou por ser um pouco mais caro porque mandei vir o Plus ao invés do Pro. O Plus lê até 2 mil nits, pelo que o Pro lê até mil.
 
@Pheux Tens o software para isso? Se não quiseres estar a introduzir os 20-pontos de cor à mão, vais precisar de software dedicado que custa a volta dos 150€, mais um conjunto de padrões de teste que também penso que não há nenhuns gratuitos de forma fácil (a uma forma com um Raspberry Pi, mas dava imenso trabalho).

A não ser que as coisas entretanto tenham mudado, não ando muito por dentro...
Eu estive a falar com o técnico do representante da calibrite e eles dizem que aquilo vem com os padrões.
 
Sim, vou introduzir os 20 pontos à mão. Também já estou habituado por isso não me faz diferença. É 1 horita de trabalho. :P

@galego100 sim o software está disponível no site. Mais logo já ataco. Não sei se uso o Calman ou o Calibrite.

Este xrite acabou por ser um pouco mais caro porque mandei vir o Plus ao invés do Pro. O Plus lê até 2 mil nits, pelo que o Pro lê até mil.

Penso que o software do colorímetro só dá para criar perfis para monitores, tipo ICC.

Vais precisar de outro software para calibrar TVs. Por exemplo Calman ou ColourSpace. Eu tenho os dois e prefiro Calman. HCFR nunca usei.
E também de um gerador de padrões como o baseado em RPi.

As Sony são relativamente “fáceis” se calibrar porque só calibras em SDR e a TV calcula o que tem que fazer para HDR e Dolby Vision. Mas nunca é tão fácil como parece [emoji6]
 
Penso que o software do colorímetro só dá para criar perfis para monitores, tipo ICC.

Vais precisar de outro software para calibrar TVs. Por exemplo Calman ou ColourSpace. Eu tenho os dois e prefiro Calman. HCFR nunca usei.
E também de um gerador de padrões como o baseado em RPi.

As Sony são relativamente “fáceis” se calibrar porque só calibras em SDR e a TV calcula o que tem que fazer para HDR e Dolby Vision. Mas nunca é tão fácil como parece [emoji6]

Sobre os geradores de padrões, há quem discorde que devam ser usados por outro aparelho externo, mas confesso que ainda não entendi bem essa parte e só agora me debrucei sobre o assunto.
Quanto ao Calman, é o que comprei também. :P

Já calibrei o monitor do PC, tudo impecável. Não variou muito do perfil que já tinha antes (tinha feito download de um perfil de uma review).

Como fizeste com o gerador de padrões? Supostamente as Sony Master Series de 2021 deveriam facilitar a coisa com a aplicação nativa do Calman para estas TVs.

PS: Posso sempre usar o gerador de padrões do xrite que usei no PC, supostamente. É só ligar o PC à TV e gerar os padrões.
 
Última edição:
Sobre os geradores de padrões, há quem discorde que devam ser usados por outro aparelho externo, mas confesso que ainda não entendi bem essa parte e só agora me debrucei sobre o assunto.
Quanto ao Calman, é o que comprei também. :P

Já calibrei o monitor do PC, tudo impecável. Não variou muito do perfil que já tinha antes (tinha feito download de um perfil de uma review).

Como fizeste com o gerador de padrões? Supostamente as Sony Master Series de 2021 deveriam facilitar a coisa com a aplicação nativa do Calman para estas TVs.

PS: Posso sempre usar o gerador de padrões do xrite que usei no PC, supostamente. É só ligar o PC à TV e gerar os padrões.

Eu tenho o Murideo Six-G.

Se não queres ir pelo PGenerator podes tentar os seguintes passos.

Na TV Sony:

escolhe Limited range (16-235) na entrada HDMI que vais usar [Video signal / HDMI video range]

Instalar Calman Client 3 como Pattern Generator no PC onde tens Calman. Penso que não precisas de licença como TPG.

No Calman:

Selecionar Source, Manufacturer Spectracal, Model Client 3 Pattern Generator.

Janelas 10%

Output: Sony TV

Podes seguir este guia da Sony:

Calibrating Bravia with Calman

Antes de correr o autocal, recomenda-se calibrar manualmente 2point RGB (Adv. color temperature: Basic)apenas o Gain @ 100% usando temperatura de cor Expert 1 ou Expert 2. Não toques no Bias. Não é obrigatório, mas ajuda a evitar situações em que o ajuste de 20point não tenha range suficiente para chegar ao alvo.

Na Sony o 2-Point é aplicado para todos os modos de imagem para essa entrada HDMI (ou app interna). Ou seja, tens que copiar o resultado para todas as entradas que usares. Há quem use menu de serviço que aplica logo a todas as entradas, mas não te quero enviar por aí quando estás a começar.


P.S.: a razão de este método não ser recomendado tem a ver com o facto de não ser fácil garantir que a saída vídeo do PC seja bit-perfect e os padrões pedidos pelo software sejam os que chegam à TV mas podes tentar.
 
Tambem queria calibrar a minha , mas ainda tem que fazer horas

Fiz um settings do D.Nice ( Sony Bravia XR-65A90J HDR Settings (using AWP x0.3111 y0.3367) mas achei a tv mais escura
 
Última edição:
Back
Topo