[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Tambem queria calibrar a minha , mas ainda tem que fazer horas

Fiz um settings do D.Nice ( Sony Bravia XR-65A90J HDR Settings (using AWP x0.3111 y0.3367) mas achei a tv mais escura

D.Nice calibra HDR/Dolby Vision seguindo PQ EOTF que é absoluto, em vez de relativo como o gamma em SDR. Se o conteúdo pedir 50 nits a TV usa 50 nits, se seguir o standard. Está feito para ambientes com luz controlada e a percepção que tens de claridade também depende como o conteúdo foi produzido.

Como nem sempre conseguimos estar em sala escura, existem opções para tornar a imagem HDR mais clara "sacrificando" os standards e sacrificando algum detalhe na imagem.

Na Sony podes experimentar mudar HDR Tone Mapping de gradation preferred para brightness preferred. Se ainda não for suficiente para ti, podes ativar o Advanced Contrast Enhancer.
 
Bem, já calibrei. dE antes da calibração: 6.5. Após a calibração: 0.9. Ainda me falta afinar o brilho para o target certo e então fico com isto no ponto.
É uma grande diferença da calibração do D-Nice para a calibração real. O tom dos brancos é completamente diferente.

Depois posto aqui os resultados se quiserem e as settings dos 20 points.

Obrigado, @Las Vegas. As tuas dicas foram muito úteis e ajudaram imenso!
 
Bem, já calibrei. dE antes da calibração: 6.5. Após a calibração: 0.9. Ainda me falta afinar o brilho para o target certo e então fico com isto no ponto.
É uma grande diferença da calibração do D-Nice para a calibração real. O tom dos brancos é completamente diferente.

Depois posto aqui os resultados se quiserem e as settings dos 20 points.

Obrigado, @Las Vegas. As tuas dicas foram muito úteis e ajudaram imenso!
seria interesante verificar a difrença do D-nice , fiquei curioso para ver as comparações

Mais brilho , mais detalhe ou mais cor ... pode ser por ter mais horas .
 
Bem, já calibrei. dE antes da calibração: 6.5. Após a calibração: 0.9. Ainda me falta afinar o brilho para o target certo e então fico com isto no ponto.
É uma grande diferença da calibração do D-Nice para a calibração real. O tom dos brancos é completamente diferente.

Depois posto aqui os resultados se quiserem e as settings dos 20 points.

Obrigado, @Las Vegas. As tuas dicas foram muito úteis e ajudaram imenso!
Isso é porque a calibração do D-Nice usa um AWP e tu estas a calibrar para D65
 
Eu sei, já tinha lido. O curioso é que os brancos da calibração dele são amarelados e na minha são literalmente brancos. :P

Se usaste o novo EDR do Calman para OLED (WRGB), é o melhor que podes fazer com equipamento que tens. Mesmo tendo este sido criado a partir duma LG CX com um painel diferente.

Na minha modesta opinião, não vale a pena usar AWP sem teres um spectro para criar um perfil do teu colorímetro/painel. Além disso, os AWP na Sony trazem alguma complexidade para calibrar Dolby Vision.

Se quiseres investir no PGenerator, estão em beta com uma versão para o RPi4 que gera padrões HDR. Assim já podes explorar o método enhanced do D.Nice e entrar na "guerra" dos nits 😉
 
Última edição:
Se usaste o novo EDR do Calman para OLED (WRGB), é o melhor que podes fazer com equipamento que tens. Mesmo tendo este sido criado a partir duma LG CX com um painel diferente.

Na minha modesta opinião, não vale a pena usar AWP sem teres um spectro para criar um perfil do teu colorímetro/painel. Além disso, os AWP na Sony trazem alguma complexidade para calibrar Dolby Vision.

Se quiseres investir no PGenerator, estão em beta com uma versão para o RPi4 que gera padrões HDR. Assim já podes explorar o método enhanced do D.Nice e entrar na "guerra" dos nits 😉

Acertaste em cheio, foi mesmo esse que usei. :D

Obrigado pela dica, amigo. Esta semana já vem um raspberry Pi para casa.
 
Aqui fica o resultado em 5% window HDR com o white point nos highlights alterado por mim para aumentar o brilho.

ONRgkp8.jpg



Se alguém quiser, depois disponibilizo as configurações para HDR e SDR.

PS: E posso equacionar calibrar as TVs do pessoal assim que vier o raspeberry Pi. Mas não fica muito barato por causa das deslocações e do tempo que isto leva. Mas confesso que é super divertido e dá prazer constatar os resultados finais. :D
 
Última edição:
Hoje puxei mais um pouco por ela e atingiu os 1488 nits. Infelizmente foi à custa de subir o contraste de 90 para 100, perdendo detalhes nos highlights. Não compensa e prefiro os 90 com 1400 nits.

O prometido é devido e aqui fica a calibração para SDR. Usem o avançado 1 ou 2 e a tonalidade de cor igual (usei o avançado 1)

Basta copiarem:
Average dE: 0.6
Max dE: 1.4
AWP: x0.3095 y0.3323


Grande abraço. :)
 
Última edição:
Aqui fica a configuração HDR para desbloquearem o potencial máximo da TV e atingirem mais de 1400 nits:


Testem e depois deixem feedback. Vão ficar de boca aberta com os highlights e com a ideia de que têm uma TV nova. :D
 
Última edição:

Sim, vívido. Os 1400 nits só estão desbloqueados nesse modo. Nos restantes modos o máximo, por limitações de software, são 980 nits - medidos por mim.
Antes sequer de falares ou comentares com desprezo, convinha experimentares. É que fazeres facepalms sem saberes o resultado final é um bocado parvo e demonstra total falta de respeito por mim e ignorância pelo resultado final. ;)

Numa outra nota, partilho as configurações porque me pedem. Mas se é para ler comentários desses, as minhas partilhas terminam por este tópico até porque é tempo que poupo. Um bem haja.
 
Última edição:
Sim, vívido. Os 1400 nits só estão desbloqueados nesse modo. Nos restantes modos o máximo, por limitações de software, são 980 nits - medidos por mim.
Antes sequer de falares ou comentares com desprezo, convinha experimentares. É que fazeres facepalms sem saberes o resultado final é um bocado parvo e demonstra total falta de respeito por mim e ignorância pelo resultado final. ;)

Numa outra nota, partilho as configurações porque me pedem. Mas se é para ler comentários desses, as minhas partilhas terminam por este tópico até porque é tempo que poupo. Um bem haja.
Desculpa se achas que foi falta de respeito, não foi a minha intenção.
Apenas acho estranho como é que nesse modo a com a temperatura de cor fria a tv pode seguir a curva de EOTF correctamente.
 
Desculpa se achas que foi falta de respeito, não foi a minha intenção.
Apenas acho estranho como é que nesse modo a com a temperatura de cor fria a tv pode seguir a curva de EOTF correctamente.

Vê os valores dos 20 points. Estão completamente alterados para se aproximarem de D65. ;)

De qualquer maneira ainda vou tweakar mais com o xrite e depois coloco aqui.

Abraço.

PS: Na boa, já passou. :)
 
testei os teus settings tem um bom brilho , esta perto dos meus settings.

Mas a Cor FRIA tira detalhe , se colocares Neutra fica bem melhor , testa

Testei todos os modos mas perde nits, infelizmente. Ainda vou afinar mais (nas outras tonalidades também). :)

PS: Testaste o modo calibrado SDR?
 
Última edição:
Back
Topo