[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Sim, em termos de design, como não pretendo efetuar wall-mount, gosto mais do design da A90J, na medida em que, não aprecio mesmo nada os pés de pato da G1. Ia ter alguma dificuldade com conviver com eles. A A90J assenta no móvel como uma folha vertical, sem mais distrações (os pés laterais não se destacam e "morrem" no móvel.

Uma curiosidade. A minha E9, colocada no móvel, tinha um ligeiríssima inclinação em angulo para trás (ligeiramente visível se estívessemos a olhar de lado para ela) e esta A90J assenta perfeitamente na vertical, em ângulo perfeito, sem qualquer inclinação.

Relativamente ao upscale de conteúdos da box. Como em tudo, canais com sinal fraco (uma RTP3 por exemplo), aqui são ampliados os defeitos, pelo aumento de tamanho. A TV não faz milagres. Contudo, canais com sinal limpo (uma SIC Notícias, por exemplo), é mostrado no painel de modo impecável, com a vantagem da uniformidade de cores e correta separação da mesmas. A 3 metros, já começa a ser uma distância onde os defeitos se começam a ver menos em sinais fracos, mas, repito, a TV não faz mesmo milagres em converter um mau sinal numa boa imagem.

Provavelmente a qualidade poderá ser superior se se ligar a TV diretamente a uma tomada de tv em vez de receber o sinal da box. Lembro-me de há uns tempos ter lido qualquer coisa de que o descodificados da TV consegue resultados melhores que a da box. :D

Eu estou estou indeciso entre o modelo de 55 ou de 65. Embora alguns lugares do sofá estejam a 2,5 metros outros estão a 1,5 e acho que para quem fica nesses lugares 65" é capaz de ser demasiado grande.
 
distancia isso já nao me preocupa , pelos relatos que já verifiquei aqui no forum a 65 é a mais comprada para estas distancias , no meu caso seria top

Só ouve uma tv que dei mais de 3mil euros , foi Pioneer Kuro que ainda a tenho .... mas se baixar para perto dos 3mil , nem penso 2 vezes .

Mas a Sony esta no topo de compra
 
Sim, em termos de design, como não pretendo efetuar wall-mount, gosto mais do design da A90J, na medida em que, não aprecio mesmo nada os pés de pato da G1. Ia ter alguma dificuldade com conviver com eles. A A90J assenta no móvel como uma folha vertical, sem mais distrações (os pés laterais não se destacam e "morrem" no móvel.

Uma curiosidade. A minha E9, colocada no móvel, tinha um ligeiríssima inclinação em angulo para trás (ligeiramente visível se estívessemos a olhar de lado para ela) e esta A90J assenta perfeitamente na vertical, em ângulo perfeito, sem qualquer inclinação.

Relativamente ao upscale de conteúdos da box. Como em tudo, canais com sinal fraco (uma RTP3 por exemplo), aqui são ampliados os defeitos, pelo aumento de tamanho. A TV não faz milagres. Contudo, canais com sinal limpo (uma SIC Notícias, por exemplo), é mostrado no painel de modo impecável, com a vantagem da uniformidade de cores e correta separação da mesmas. A 3 metros, já começa a ser uma distância onde os defeitos se começam a ver menos em sinais fracos, mas, repito, a TV não faz mesmo milagres em converter um mau sinal numa boa imagem.
Notas assim tão melhor imagem comparativamente com a antiga lg?

Tenho uma cx e andei indeciso entre a cx e versão da Sony, acabei por optar pela cx pelo preço.
 
Noto mais em comparação com a E9 é a acuidade de cores (estão todas muito bem definidas e separadas, nao consigo explicar bem). Tudo é muito bem definido e preciso.

Depois, a maior diferença é no HDR onde aí, o pico do brilho é maior. Disso, não tenho qualquer duvida. Nos mesmos jogos/filmes, o comportamento com conteúdos HDR no detalhe, definicao e pico de brilho, o comportamento é inquestionavelmente superior.
 
Noto mais em comparação com a E9 é a acuidade de cores (estão todas muito bem definidas e separadas, nao consigo explicar bem). Tudo é muito bem definido e preciso.

Depois, a maior diferença é no HDR onde aí, o pico do brilho é maior. Disso, não tenho qualquer duvida. Nos mesmos jogos/filmes, o comportamento com conteúdos HDR no detalhe, definicao e pico de brilho, o comportamento é inquestionavelmente superior.

E em termos de motion, notas diferenças significativas para a E9?
 
E em termos de motion, notas diferenças significativas para a E9?

Pode ser uma questão de falta de sensibilidade minha, mas se E9 tinha boa motion, aqui também é algo irrepreensível. Existem 3 níveis de ajuste, auto e off e tenho-o no 1 e tudo flui graciosamente, sem stuttering.

Digamos que, nao noto melhoria, pois era algo que não notava como defeito. E nesta tudo ok também.
 
@Jack-O-Lantern obrigado pela tua partilha, opiniões, fotos etc.
É mesmo um excelente produto, tenho mesmo muita pena de não ter modelo de 77' e HDMI 2.1 nas 4 portas, este último até podia talvez ceder.

A Sony tem aqui um excelente produto e a um bom preço, coisa que não tem acontecido nos últimos anos são sempre carotes.
 
Nos picture settings cada vez que mudamos uma opção, surge uma mensagem a alertar para a possibilidade de aumento do consumo energético. Carrega-se no OK e ela desaparece num ápice, mas podia apenas aparecer uma vez e não surgir mais, mas não é o caso. Contudo, a rapidez de tudo minimiza esse aspeto menos bom. Se este alerta energético pode ser desligado, ainda não descobri. Fica a nota.

De facto tenho visto varias Review , e todos falam do mesmo ... mas acho que deve haver uma opção para retirar isso...
 
Já agora, uma nota para o "unlock" adicional de 2 presets de costumização de settings, que permite calibrar os 20 pontos (por defeito a TV apenas vem com calibração básica de 10 pontos)

Efetuar na TV o download da app - Calman Bravia
Através do IP e o port que aparece no écran, colocar esses dados num browser do PC ou telemóvel e automaticamente a TV faz a conexão, ficando de imediato disponíveis as opções de settings - Custom for Pro 1 e Custom for Pro 2

Mexer nestes settings não invalida a garantia, nem coloca qualquer risco à TV, pois apenas abre mais 2 presets, para além dos que vêm visíveis por defeito (standard; vívido; cinema; imax enhanced; etc...)

Depois, podem fazer a experiência de ajustar os settings com a calibração sugerida pelo D-Nice, que, após experiência minha, conseguem afinar as cores, colocando-as ainda mais naturais, mantendo o kick de brilho do painel.

Depois desses settings colocados, podem sempre alternar os settings entre "standard"; "cinema"; "custom for Pro 1"; etc, à distancia de 1 click e ver como gostam mais.

Fica a nota para quem dela quiser ficar a saber.

Outra nota adicional, tem a ver com o modo jogo, onde ajustando o modo "sharpness" para 65, a imagem in-game fica com um detalhe excelente. Ontem à noite, a jogar Spider-Man, foi notar em detalhes e precisões gráficas de deslumbrar a vista. Muito bom, mesmo.

Edit:

Acabou de ser publicada a review à A90J pelo FlatpanelsHD

A90J is Sony's flagship OLED TV for 2021 and it delivers excellent picture quality in a minimalistic design. The new OLED panel has higher overall brightness as well as the highest peak brightness we have measured to date in an OLED but only with picture settings that deviate markedly from the accurate picture. In other areas, A90J is more similar to its predecessors, which means some of the best video and motion processing on the market.

https://www.flatpanelshd.com/review.php?subaction=showfull&id=1618550077
 
Última edição:
Uma nota de curiosidade para uma review feita pela minha cara-metade, que é alguém que não liga nada a tech, qualidade de imagem e afins e que ontem, ao vermos uma das séries que habitualmente acompanhamos, conseguiu fazer o reparo de que a imagem estava com uma cor fantástica. É tão raro ela reparar nestas coisas que, definitivamente, o teste WAF, ficou definitivamente ultrapassado com sucesso :D
 
Obrigado pelas fotos e review 😉
Sim, em termos de design, como não pretendo efetuar wall-mount, gosto mais do design da A90J, na medida em que, não aprecio mesmo nada os pés de pato da G1. Ia ter alguma dificuldade com conviver com eles. A A90J assenta no móvel como uma folha vertical, sem mais distrações (os pés laterais não se destacam e "morrem" no móvel.

As TVs da Sony, em termos de design, acho que têm estados vários passos à frente da concorrência. Apesar de, por exemplo, a minha C9 na parede, já ter poucos pormenores que saltam à vista, as Sony conseguem ser ainda mais minimalistas. Mesmo o logotipo da Sony pouco se destaca. É mesmo só o ecrã que salta à vista 😃
 
Uma nota de curiosidade para uma review feita pela minha cara-metade, que é alguém que não liga nada a tech, qualidade de imagem e afins e que ontem, ao vermos uma das séries que habitualmente acompanhamos, conseguiu fazer o reparo de que a imagem estava com uma cor fantástica. É tão raro ela reparar nestas coisas que, definitivamente, o teste WAF, ficou definitivamente ultrapassado com sucesso :D
Verdade , sempre nos da um alento ...

para mim esta decidido , vou ter a minha casa com obras , e a seguir se tudo correr bem vem uma cá para casa
 
Uma outra nota adicional para indicar que a Sony A90J já aparece na lista de aparelhos compatíveis no site da Logitech, pelo que já se podem configurar as atividades nos Harmony.

Da minha parte, que tenho o Harmony Elite, tudo funciona de modo integrado e as atividades (ver filme; ver TV; etc...), estão perfeitamente integradas.

Apesar de tudo, com a Google TV, poderia enviar comandos de voz à TV (e já testei e reconhece muito bem), mas não é minha prática habitual (já me basta "falar" com a Alexa) :D


1618657142544.png
 
Curioso para ver o kick adicional de brilho (comprovado e testado por calibradores profissionais)após as 100 horas de utilização (acontece também na linha LG). Em HDR já existem momentos de iluminação tal da sala escura que estou para ver o upgrade adicional com o amadurecimento do painel.

Pelas minhas contas,.esta semana devo atingir essa "meta". A ver...
 
Curioso para ver o kick adicional de brilho (comprovado e testado por calibradores profissionais)após as 100 horas de utilização (acontece também na linha LG). Em HDR já existem momentos de iluminação tal da sala escura que estou para ver o upgrade adicional com o amadurecimento do painel.

Pelas minhas contas,.esta semana devo atingir essa "meta". A ver...
Só no brilho... tambem tenho vistos falarem nas cores

em todos os as aspectos s sony aumentou mesmo o brilho em comparação da Lg e com o teu E9
 
Back
Topo