[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Um update, agora em relação ao serviço Bravia Core e à oferta a que se acede através da TV.

Essencialmente, o Serviço Bravia Core é um serviço de streaming de alta definição da Sony a que acedemos diretamente através da app interna instalada. O catálogo é muito extenso de filmes e possibilita adquirir 10 filmes gratuitamente. Por outro lado, temos acesso durante 2 anos ao serviço de streaming unlimited a um conjunto vasto de filmes de imensa variedade de géneros.

Alguns filmes estão por detrás da paywall (acedemos a 10 gratuitamente, através de redeem dos mesmos) e muitos outros estão acessíveis gratuitamente durante 2 anos.

A qualidade do streaming em alta definição é muito boa, destacando aqui a larga oferta de filmes "imax enhanced" que têem uma qualidade excelente.

É mais um bónus interessante que dá valor ao package da TV e que merece ser destacado.
 
Pois, é que noto na Sony: não há crushed blacks e o detalhe (por comparação à minha ex-E9) nos near blacks é mais nítido.

A Panasonic é excelente também (o preço é que upa upa).

Por exemplo, a jogar Ghost of Tshushima na PS5, onde tinha crushed near blacks em zonas escuras, aqui consigo visualizar todos os detalhes e nuances nas zonas mais escuras. Não é algo "estrondoso", mas está lá e é para mim evidente em contexto de visualização nas mesmas condições (luz da sala, distância, fontes). Tem aquele pequeno "edge" que se destaca.
 
Pessoalmente estou muito curioso para ver as reviews ao Panasonic JZ1500, que vai ter o novo painel com heatsink, à semelhança do topo de gama JZ2000, mas sem o sistema de som sofisticado que esse terá.

Em termos de preço pelo que tenho percebido irá andar em linha com o Sony.
 
A Panasonic é uma grande Tv faz lembrar quando a pioneer estava no mercado ... era a Pioneer e outras , mas é muito cara e a assistencia ainda é pior
 
A Panasonic é uma grande Tv faz lembrar quando a pioneer estava no mercado ... era a Pioneer e outras , mas é muito cara e a assistencia ainda é pior
A Panasonic ficou mesmo com a tecnologia da Pioneer... Aposto que muito do know how de uma passou para a outra.

@Jack-O-Lantern para lá de promover a TV que ainda vou ali vender um rim por tua causa :p
 
Não, não, não, que não quero ser responsável por nenhum dano de saúde causado indiretamente :P

Basicamente, partilho a minha experiência, como tantos o fazem por outros foruns internacionais (mesmo tendo já visto um gozo jocoso direto à minha partilha feita aqui, num outro forum nacional, que não sendo simpático de ler, faz parte dos dias de hoje na internet). A partilha de experiências é sempre importante para se ir trocando feedback entre os possuidores do equipamento e dando assim feedback a quem tenha como objetivo a sua aquisição. É assim que se vão descobrindo features, características, partiha de aspetos menos positivos e dicas de resolução, etc.

Confesso que sou um apaixonado pela tecnologia Oled, independentemente das marcas e apenas procuro usufruir nos meus momentos de lazer da melhor tecnologia possível, dentro do orçamento e limites que estabeleço, para que essa experiência seja positiva em termos visuais e auditivos. Penso que, quem frequenta estas secções, é mesmo isso que pretende, informação, feedback, impressões.

Mais on-topic, como falei ontem do serviço Sony Bravia Core, fica aqui o vídeo promocional e um vídeo de walktrough feito em contexto real na A90J (a partir dos 10 minutos)





 
Uma curiosidade que testei hoje, na sequência de dica partilhada no avsforuns.

É possível verificar o número de horas no total em que a TV esteve ligada, entrando no service menu

Basicamente, com a TV desligada, no comando, carrega-se na seguinte sequência de comandos:

"+i"
"5"
"vol+"

e depois "power"

Entra-se no service menu e na 2ª opção (que indica o status), aparece, para além de um conjunto de dados técnicos, o número de horas

A minha TV já tem 77 horas de vida :cool:
 
A review fala num aspeto que posso confirmar: apesar da TV não ter as funcionalidades de ALLM, quando se liga a PS5, automaticamente a TV muda para o modo "game", pelo que existe comunicação ALLM nesse sentido. É uma feature engraçada, além de que, se eu mudo no comando para o input hdmi da consola, ela liga-se logo e passados uns segundos está pronta a ser utilizada.
 
Por aqui já passei o período de 14 dias para devolução da TV sem mais questões e definitivamente é um equipamento para ficar.

Estou bastante satisfeito com a uniformidade do painel e melhorias que sinto em relação à E9, sobretudo no HDR e na qualidade e detalhe das cores.

Em relação a aspetos negativos, neste momento, só mesmo a mensagem de aviso que surge sempre que vamos aos settings alterar uma opção. Contudo, com todos os hdmi ja estabilizados nas melhores configurações, a tendência de fazer tweeks muito regulares vai tendencialmente diminuindo, mas é uma mensagem que seria muito dispensável, logo que aceite na primeira vez. Coisas da União Europeia...

Contudo, não belisca o facto da qualidade de imagem com bons conteúdos é algo verdadeiramente espetacular.

Em gaming, já testados os 4k 120fps na SX e tudo é fluido e corre muito bem. Na PS5, o casamento entre ambos os equipamentos é perfeito.

Uma nota de apreco à Worten que cumpriu escrupulosamente o envio da oferta de pré-venda dos headphones Sony 1000XM4 no período previsto. Vou fazendo aqui menos updates regulares, mas sempre que existirem novidades partilharei feedback.

Boas opções e desfrutem
 
Tive na Worten e finalmente vi a tv ao vivo , gostei da imagem bem mais brilhante que o modelo anterior , por acaso estava la um empregado representante da Sony e tivemos a falar um pouco (claro que cada um vende o seu produto ... melhor que a G1....Bla bla bla etc ) por vezes pensei que nao sabia bem do potencial desta tv , resumindo e conluindo fazia um preço ate bastante bom 3300 , mas eu disse nao poderia levar devido que estava com obras em casa .... se ele estiver ate la as obras acabarem faz o mesmo preço ... vamos ver
 
Última edição:
@god_man Por vezes é assustador como alguns defendem uma marca e criticam a outra, sem noção e sinceramente, como tenho andando a frequentar os foruns especializados AVS, AVforuns e outros, algumas das discussões fazem-me lembrar as guerras de consolas, com cada um a defender a sua marca de modo cego. Por isso acredito verdadeiramente que as linhas A90J e G1 serão os top-dogs, mas com diferenças já tão residuais, que só mesmo quem gosta de ter o melhor equipamento disponível na altura pagará essa diferença premium e uma escolha por exemplo de uma LG Oled C1, faz mais sentido em termos de equilíbrio, pois já será também um equipamento de imensa qualidade.

O que importa é que cada um perceba o que quer "retirar" do equipamento, saber com o que contar, avaliar e ponderar e depois desfrutar sem mais preocupações, sabendo que fez essa escolha ponderada.

Esta A90J é excelente. Acredito que também ficaria muito satisfeito com a LG G1, e mais ainda, para filmes com a Panasonic. Depois é uma questão de correto encaixe das escolhas na altura que se definiu para tal e budget para a aquisição.

Uma certeza tenho: dificilmente verei alguém a adquirir a A90J e a ficar desiludido com a qualidade de imagem e a acontecer, pois certamente haverá outras opções no mercado que melhor se encaixarão nas suas escolhas e preferências ;)
 
@god_man Por vezes é assustador como alguns defendem uma marca e criticam a outra, sem noção e sinceramente, como tenho andando a frequentar os foruns especializados AVS, AVforuns e outros, algumas das discussões fazem-me lembrar as guerras de consolas, com cada um a defender a sua marca de modo cego. Por isso acredito verdadeiramente que as linhas A90J e G1 serão os top-dogs, mas com diferenças já tão residuais, que só mesmo quem gosta de ter o melhor equipamento disponível na altura pagará essa diferença premium e uma escolha por exemplo de uma LG Oled C1, faz mais sentido em termos de equilíbrio, pois já será também um equipamento de imensa qualidade.

O que importa é que cada um perceba o que quer "retirar" do equipamento, saber com o que contar, avaliar e ponderar e depois desfrutar sem mais preocupações, sabendo que fez essa escolha ponderada.

Esta A90J é excelente. Acredito que também ficaria muito satisfeito com a LG G1, e mais ainda, para filmes com a Panasonic. Depois é uma questão de correto encaixe das escolhas na altura que se definiu para tal e budget para a aquisição.

Uma certeza tenho: dificilmente verei alguém a adquirir a A90J e a ficar desiludido com a qualidade de imagem e a acontecer, pois certamente haverá outras opções no mercado que melhor se encaixarão nas suas escolhas e preferências ;)
Achas o ter android uma vantagem face ao webos?

Tenho uma CX mas por vezes penso que deveria ter ido para a Sony pelo android...
 
@SMOL25

Tive webOS durante 6 anos e neste momento apenas sinto falta do Magic Remote pois tinha hábito de o utilizar para as pesquisa do Youtube, tirando isso, sinceramente a experiência que estou a ter com este sistema operativo é bastante positiva, sobretudo em termos de rapidez (tudo é instantaneo). Não posso comparar com o WebOS dos modelos deste ano, mas na minha E9 várias vezes via aquela rodinha de loading para alguns settings e comandos e aqui é tudo imediato. Em termos de apps, a escolha é bastante maior também. Tem uma imensidão de apps que ainda nem explorei bem.

Entretanto:
Nao foi um grande rewios

Pelo próprio Vicent em relação ao seu vídeo e à comparação com a anterior geração Oled da Sony:

1619289904120.png
 
Back
Topo