[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Tópico Oficial da Linha Sony Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Modelo A90J - Tamanhos - 55"; 65" e 83"
Modelo A80J - Tamanhos - 55"; 65" e 77"

Site: https://www.sony.pt/electronics/tv/t/televisores-oled

hau4kdahjtkbg2tkZUsRFM.jpg


Trailer - First Look - Sony A90J

 
Da linha Sony, no modelo que relativamente faz a diferença no contexto dos modelos Oled no mercado, a A90J, destaco a minha apreciação prévia, para os seguintes aspetos, que irão sempre carecer de leitura de reviews especializadas, quando estas começarem a sair:

Negativo:
- Apenas 2 entradas hdmi 2.1 (estando uma delas afeta ao earc)
- Inexistencia de Modelo 77"
- Preço, por norma, e em comparação, superior à competição nos mesmos tamanhos


Positivo:
- Design irrepreensível
- O desempenho em conteúdo HDR, cuja amplitude de nits, acima dos 1000, permite a sua visualização em qualquer compressão ou ativação do tone mapping
- Qualidade de imagem irrepreensível e do melhor que um modelo premium consegue obter
- Input Lag medido: 16ms (não é excecional, mas adequado a um uso normal no contexto de sala, sem contexto competitivo)

Dentro de poucos dias teremos reviews e mais informação em detalhe destes modelos


Edit: Info Oficial de Preços:

Sony's 2021 flagship OLED A90J starts at $3000 / €2600 / £2700

a90j.jpg

https://www.flatpanelshd.com/news.php?subaction=showfull&id=1614591293

Fotos que começam a aparecer:

8e51a135e5dde711459e69bdb0efce1b9c1661e4.jpg


efbca85494eef01fdb58328ef7fe9925bd317de4.jpg


bc22b4ef76c6a7ef166a826deafaaf51f2de66e4.jpg



9528b916fdfaaf512fafabf49b5494eef11f7ae4.jpg

c625d9faaf51f3de69fe932f83eef01f3b2979e4.jpg



62e892fd5266d01620e2b463802bd40734fa35b0.jpg
 
Sim, a base como tenho na minha E9 é mais clean, mas também gosto da base da A90J na linha de visualização vir até abaixo que, para os meus gostos, também fica muito bem, apesar dos pés laterais.

É um dos motivos (entre vários outros, que contam mais que o design) que me está a levar mais a optar por este modelo em detrimento do G1, cujos pés acho horríveis (ja que wall mount não é opção para mim).
 
Sim, a base como tenho na minha E9 é mais clean, mas também gosto da base da A90J na linha de visualização vir até abaixo que, para os meus gostos, também fica muito bem, apesar dos pés laterais.

É um dos motivos (entre vários outros, que contam mais que o design) que me está a levar mais a optar por este modelo em detrimento do G1, cujos pés acho horríveis (ja que wall mount não é opção para mim).

Quais são os outros motivos?
 
Segundo consta o modelo de 83' poderá sair a 6999€ vs 6500€ da LG G1 de 77'.
Desta vez a Sony está a baixar preços, mas 2 HDMI 2.1, e sem data de suporte a ALLM e VRR, não é consola sequer a pensar para mim que uso mais para jogos.

Para quem consome mais media, com Nits superiores à G1 etc, pode ser uma boa opção.
 
Quais são os outros motivos?

Para mim (e isto é sempre uma escolha feita com base no meu perfil de gosto e consumo), a escolha para o upgrade de Oled que quero fazer, reduz-se essencialmente a 2 fatores: aumentar de tamanho (independentemente do modelo) e avançar para o flagship que evolua na tecnologia (tal acontece, pela 1ª vez ao fim de uns anos, com os modelos G1 da LG e A90J), ambos com aumento de nits que no tratamento de conteúdo hdr, acredito que fará a diferença, para melhor, mantendo, como sempre a melhor qualidade de imagem, que, para mim, tem já a tecnologia Oled (desde 2016 que tenho Oleds e nem pensar mudar). Pela referencia que tenho com a anterior flagship da Sony - AG9, sempre considerei a Sony (a par da, inalcançável Panasonic) uma referência na qualidade de imagem, comparativamente à LG, sobretudo na acuidade de cores, na performance em hdr, no motion control e na uniformidade irrepreensível dos seus painés.

De qualquer modo, vou esperar por reviews e comparativos entre a G1 e a A90J, mas, para já a minha tendência será mesmo a opção pela A90J, a qual parece reunir em pré-análise os requisitos que procuro em qualidade de imagem e tratamento de conteúdo hdr, que é o uso maioritário e prioritário que dou às minhas TV´s.
 
Para mim (e isto é sempre uma escolha feita com base no meu perfil de gosto e consumo), a escolha para o upgrade de Oled que quero fazer, reduz-se essencialmente a 2 fatores: aumentar de tamanho (independentemente do modelo) e avançar para o flagship que evolua na tecnologia (tal acontece, pela 1ª vez ao fim de uns anos, com os modelos G1 da LG e A90J), ambos com aumento de nits que no tratamento de conteúdo hdr, acredito que fará a diferença, para melhor, mantendo, como sempre a melhor qualidade de imagem, que, para mim, tem já a tecnologia Oled (desde 2016 que tenho Oleds e nem pensar mudar). Pela referencia que tenho com a anterior flagship da Sony - AG9, sempre considerei a Sony (a par da, inalcançável Panasonic) uma referência na qualidade de imagem, comparativamente à LG, sobretudo na acuidade de cores, na performance em hdr, no motion control e na uniformidade irrepreensível dos seus painés.

De qualquer modo, vou esperar por reviews e comparativos entre a G1 e a A90J, mas, para já a minha tendência será mesmo a opção pela A90J, a qual parece reunir em pré-análise os requisitos que procuro em qualidade de imagem e tratamento de conteúdo hdr, que é o uso maioritário e prioritário que dou às minhas TV´s.

As Sony serão menos propensas a burn-in? Tenho uma LG E6 completamente estragada por isso.
 
As Sony serão menos propensas a burn-in? Tenho uma LG E6 completamente estragada por isso.

A tecnologia foi evoluindo e foram sendo criados ao longo dos anos mecanismos de prevenção para as questões da rentenção e burn-in. Não invalida que se devam ter os cuidados básicos habituais (não desligar a TV da tomada, não passar dias e dias seguidos com o mesmo conteúdo fixo a passar, etc...). Dito isto, são conhecidos menos problemas de burn-in nos Oleds da Sony, mas tal certamente também se deve ao facto da LG estar mais disseminada no mercado e existir mais pessoas com essas TV´s em casa, o que, estatisticamente, leva a que sejam conhecidas mais anomalias por parte dos seus produtos (é assim com todos os equipamentos eletrónicos).

Dito isto, e tendo Oled´s desde 2016, não é algo que me preocupe e uso a TV normalmente sem qualquer problema e nunca iria alterar a minha opção de compra para outra tecnologia, que não fosse Oled (a não ser o micro-led, mas só daqui a muitos, muitos anos, quando este estiver em formato de consumo acessível).

Edit:

 
Back
Topo