[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Depois de muita ponderação na minha balança pessoal da escolha entre a G1 e a A90J, a opção foi tomada e está dada ordem de compra no modelo de 65" da A90J.

Por um curto período de tempo vou ainda ter a minha E9 e posso fazer comparação direta. Não espero uma diferença muito substancial, mas estou mesmo curioso com a qualidade de processamento de imagem da A90J, cuja qualidade dos produtos anteriores dos Oled Sony me dá um descanso face aos standards de qualidade. Vou perder em características gaming, mas para o meu setup com 2 consolas new gen, e já abdicando do PC neste momento, acabo por ir conviver com a necessária adaptação a essas circunstâncias. Na minha avaliação de prós e contras e budget alinhado para esta compra, cujo objetivo era mesmo aumentar o tamanho de écran com a melhor qualidade disponível, a escolha está feita. Vamos ver o prazo de entrega estimado que indica cerca de 10 dias úteis.

Depois darei aqui feedback da prestação da TV (ate em comparação à LG E9).
 
Depois de muita ponderação na minha balança pessoal da escolha entre a G1 e a A90J, a opção foi tomada e está dada ordem de compra no modelo de 65" da A90J.

Por um curto período de tempo vou ainda ter a minha E9 e posso fazer comparação direta. Não espero uma diferença muito substancial, mas estou mesmo curioso com a qualidade de processamento de imagem da A90J, cuja qualidade dos produtos anteriores dos Oled Sony me dá um descanso face aos standards de qualidade. Vou perder em características gaming, mas para o meu setup com 2 consolas new gen, e já abdicando do PC neste momento, acabo por ir conviver com a necessária adaptação a essas circunstâncias. Na minha avaliação de prós e contras e budget alinhado para esta compra, cujo objetivo era mesmo aumentar o tamanho de écran com a melhor qualidade disponível, a escolha está feita. Vamos ver o prazo de entrega estimado que indica cerca de 10 dias úteis.

Depois darei aqui feedback da prestação da TV (ate em comparação à LG E9).
Acho que fizeste a melhor escolha…
A A90J em termos de qualidade de imagem é sem duvida superior à G1.
E o uso do heatsink permite ter mais descanso na longevidade do painel.
A única coisa que a A90J poderá ser inferior será realmente em jogos. Mas mesmo aí, não sei se terá algum efeito prático…pelo menos no curto (e médio) prazo.

Acredito p.e. que o DoVi a 120fps não deverá vir a tornar-se numa feature massificada. Aliás, o uso do DoVi para jogos é mais marketing que outra coisa (pelo menos na atual versão da Dolby). O HDR10 é muito melhor em certos aspectos para jogos que o DoVi.

Nisto na guerra e no marketing de “features” é melhor não se andar muito à frente do que realmente existe e pode ser já utilizado. As marcas tentam puxar pelas (suas) tecnologias oferecendo-as e promovendo-as o mais possível, mas se não existir um uso massificado…perdem-se e são substituidas por outras.

Vê o caso do HDR10+, Advanced HDR, HLG e outras…

Cuidado, no entanto com o modelo de 65”. Há relatos de algumas defeitos nestes painéis (provavelmente fruto ainda de alguns problemas de produção). Nos modelos de 55” esta situação parece não ocorrer com tanta frequencia.

Sugiro quando tiveres a TV que vejas a imagem com um Full Screen pattern de 5%, 30% e 80% para ver se detetas anormalidades.

Ah..e quando tiveres a TV, calibra a imagem ;)
 
Cuidado, no entanto com o modelo de 65”. Há relatos de algumas defeitos nestes painéis (provavelmente fruto ainda de alguns problemas de produção). Nos modelos de 55” esta situação parece não ocorrer com tanta frequencia.
sim tambem ja ouvi relatos disso

Jack-O-Lantern


Antes de mais nada parabéns pela a excelente compra , agora fiquei com agua na boca para ver o teu feedback , estou mesmo muito curioso

mesmo camparando com a tua E9 ,vais dar um bom salto , em Motion entao nao se fala
 
Sim, a questão dos jogos era o que me estava a fazer balancear, mas tendo em conta que, não jogo no PC e a PS5 não tem ainda VRR (além de que o standard 4k 120fps nas consolas vai ser ínfimo) convivo bem com as "limitações" da A90J onde na prática estou a perder o VRR da Series X. Pelo que avalio da minha experiência desde a sua aquisição convivo com isso atualmente. E vou poder testar as 2 TVs em simultâneo e avaliar. Foi mesmo o balanço entre as características negativas e positivas que traçou a escolha.

Infelizmente nenhuma TV é perfeita e é a valorização pessoal das suas características negativas e positivas que deve fazer pender a balança.

Claro que irei testar a uniformidade do painel (após um período inicial de break in) e obviamente que, em caso de insatisfação activarei os direitos legais da devolução/substituição do artigo. Essa parte não me preocupa (salvo as chatices logísticas desse processo).

Vamos ver.
 
Sim, a questão dos jogos era o que me estava a fazer balancear, mas tendo em conta que, não jogo no PC e a PS5 não tem ainda VRR (além de que o standard 4k 120fps nas consolas vai ser ínfimo) convivo bem com as "limitações" da A90J onde na prática estou a perder o VRR da Series X. Pelo que avalio da minha experiência desde a sua aquisição convivo com isso atualmente. E vou poder testar as 2 TVs em simultâneo e avaliar. Foi mesmo o balanço entre as características negativas e positivas que traçou a escolha.

Infelizmente nenhuma TV é perfeita e é a valorização pessoal das suas características negativas e positivas que deve fazer pender a balança.

Claro que irei testar a uniformidade do painel (após um período inicial de break in) e obviamente que, em caso de insatisfação activarei os direitos legais da devolução/substituição do artigo. Essa parte não me preocupa (salvo as chatices logísticas desse processo).

Vamos ver.
Sem duvida.

Acho que quem pensa bem no assunto, facilmente verifica que em termos de pontos positivos, a Sony tem mais pontos positivos que a LG…o “preço” é o único ponto que poderá fazer tender a decisão para a G1.
Mas como em tudo, a qualidade paga-se…é preciso aceitar isso também.

Sim, ajusta corretamente o contraste e o brilho assim que receberes a TV e dá cerca de 100-120 horas (em HDR de preferencia) ao painel para o break-in, mas garante que essas horas são feitas durante o período de retorno ”sem questões” do retalhista. Se for preciso usa slides de cor Full Screen em loop mode durante algumas horas para “amadureceres” o painel. Este processo garante-te que utilizas todos os pixels de forma homogénea e não tens descompensações.

Há problemas que são visíveis assim que ligas a TV e não passam com a utilização (bandas escurecidas, tons magenta/vermelhos/verdes nas extremidades do painel, etc.). Se os vires, não percas tempo e pede logo a troca.
Outros há, que só aparecem depois de algumas horas de utilização.

Quando terminar o break-in da TV, calibra a imagem para realmente tirares o máximo proveito da TV.
Eu insisto neste ponto porque é uma das coisas mais desvalorizadas e mais importantes de quem quer obter o melhor possível da TV (e do investimento que fez).
Gasta algum tempo a aprender e algum dinheiro na compra de um colorímetro e aprende a calibrar a imagem.
Não é um processo complicado e quando se aprende dá realmente resultados muito bons.
Se for preciso algumas dicas, eu ajudo no que puder.
 
Sem duvida.

Acho que quem pensa bem no assunto, facilmente verifica que em termos de pontos positivos, a Sony tem mais pontos positivos que a LG…o “preço” é o único ponto que poderá fazer tender a decisão para a G1.
Mas como em tudo, a qualidade paga-se…é preciso aceitar isso também.

Sim, ajusta corretamente o contraste e o brilho assim que receberes a TV e dá cerca de 100-120 horas (em HDR de preferencia) ao painel para o break-in, mas garante que essas horas são feitas durante o período de retorno ”sem questões” do retalhista. Se for preciso usa slides de cor Full Screen em loop mode durante algumas horas para “amadureceres” o painel. Este processo garante-te que utilizas todos os pixels de forma homogénea e não tens descompensações.

Há problemas que são visíveis assim que ligas a TV e não passam com a utilização (bandas escurecidas, tons magenta/vermelhos/verdes nas extremidades do painel, etc.). Se os vires, não percas tempo e pede logo a troca.
Outros há, que só aparecem depois de algumas horas de utilização.

Quando terminar o break-in da TV, calibra a imagem para realmente tirares o máximo proveito da TV.
Eu insisto neste ponto porque é uma das coisas mais desvalorizadas e mais importantes de quem quer obter o melhor possível da TV (e do investimento que fez).
Gasta algum tempo a aprender e algum dinheiro na compra de um colorímetro e aprende a calibrar a imagem.
Não é um processo complicado e quando se aprende dá realmente resultados muito bons.
Se for preciso algumas dicas, eu ajudo no que puder.

Tudo o que mencionaste é verdade , ate eu que quando comprei a minha C8 nao verifiquei nada , foi.um tiro no escuro mas tudo correi bem ( também era novato no mundo das oleds)

A outra questão é mesmo o preco e muita gente pondera na G1 doque na A90j , eu pessoalmente estou mais inclinado também para a A90j , ( nao sou jogador na sala , tenho outro quarto onde jogo eu e o meu filho) claro que a C8 vai para para o outro quarto e a Sony para a sala onde devoro filmes ...lol
O meu vizinho tem uma sony A9G , onde adoro a tv em motion muito boa , entao a A90j deve ser um mimo
E agora ainda vou aguardar a Revisão da tv do Jack ...
 
Excelente escolha @Jack-O-Lantern, eu irei mesmo ficar pela G1, a A90J ainda podia deixar passar as 2 HDMI 2.1 mas agora tamanho quero mesmo de 77'.

Não sei se houve aqui algum acordo Sony ficar com o novo painel de 83' e a LG de 77, mas para mim tem de ser de 77', 65' é a que tenho e sinto que mais seria melhor, mas 83 será abuso de tamanho e preço de certeza.
 
Excelente escolha @Jack-O-Lantern, eu irei mesmo ficar pela G1, a A90J ainda podia deixar passar as 2 HDMI 2.1 mas agora tamanho quero mesmo de 77'.

Não sei se houve aqui algum acordo Sony ficar com o novo painel de 83' e a LG de 77, mas para mim tem de ser de 77', 65' é a que tenho e sinto que mais seria melhor, mas 83 será abuso de tamanho e preço de certeza.
Se a G1 vier com uma grande companha .... seria uma grande compra


https://fwd.nl/beeld/vergelijking-lg-g1-oled-tv-vs-sony-a90j-oled-tv-foto-shoot-out/


‎O ‎‎LG G1‎‎ mede ‎‎entre 735 e 740‎‎ nits para ‎‎1, 2, 5 e 10% ‎‎de janelas‎

‎ E ‎‎736 nits ‎‎atingem uma janela ‎‎de 20%‎‎ (reviewed.com‎

‎O ‎‎Sony A90J‎‎ mede ‎‎775 ‎‎nits numa janela de‎

‎ ‎‎ 10% ‎‎(pcmag) E‎‎ 723,3 nits‎‎ pico com uma ‎‎janela de 20%‎‎ (reviewed.com)‎


‎Depois de ter sido ‎‎tão perdoável como possibl‎‎e com a matemática,‎

‎ o A9G 2020 para 2021 É apenas ‎‎12%‎‎ mais brilhante. (641 a 723 nits) ‎
‎ O GX de 2020 para 2021 é apenas ‎‎5%‎‎ mais brilhante. (704 a 736 nits)‎
 
Tendo em conta que dentro de 2 a 3 anos pondero eventual nova mudanca de equipamento (por motivo de mudança para casa atualmente ainda em projeto) não o vou fazer, pois nessa altura quero mesmo uma TV com 77" ou 83" pois já estou a planear a sala nesse sentido. Para já, são 65" para 2m +/- (compromissos entre budget e melhor opção na relação tamanho/equipamento/distância)
 
Onde se compram colorímetros?
Bem, isso é um pouco off-tópic...

Há vários locais para comprar equipamento, vários tipos de equipamentos (com diversos níveis de preços) e vários softwares de ajuda à calibração (desde versões free até versões (bem) pagas).

Sobre equipamentos, sugiro a leitura do seguinte tópico. Está um pouco desatualizado mas ajuda a compreender os tipos e o que cada equipamento faz no essencial:
http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=11436

A minha recomendação é um colorímetro da familia do "x-rite i1 Display 3 PRO”.
É um dos que tenho há já alguns anos e funciona razoavelmente bem. É também um dos mais utilizados pela comunidade de Home Theater DIY.
Digo “família” porque há versões OEM e versões “personalizadas” por alguns fabricantes deste equipamento específico.
Estas últimas versões colocam correções especificas para medição de cada tipo de painel (LED LCD, CCFL LCD, RGB OLED, WRGB OLED, Plasma, etc.).
São por isso um pouco mais precisos na medição de alguns destes tipos de painéis.
Mas o ideal é que em cada calibração de TV se “calibre” também o próprio colorimetro através de um espectroradiometro, antes de se calibrar a imagem da TV.
A razão para isto é que existe sempre alguma variabilidade entre painéis com a mesma tecnologia/marca/modelo, etc. e embora existam estas tabelas internas que corrigem alguma coisa, estamos sempre a usar uma correção obtida numa TV diferente do que aquela que se pretende calibrar a imagem.
Logo, há maiores erros no processo...
E o objetivo do processo de Calibração é exatamente a máxima redução dos erros existentes.
O ajuste do colorimetro deste modo permite assim minimizar alguns destes tipos de erros.
É pretendido para se conseguir obter ainda melhores resultados.


Sobre o processo de Calibração de Imagem, sugiro a leitura do seguinte tutorial:
http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=35322

Mais uma vez, ter atenção que já tem algum tempo e foi feito por uma das empresas de software de calibração (a Chromapure).
Portanto tudo gira à volta da utilização deste software para realizar os vários processos de calibração.
Mas no essencial, tudo se aplica e as instruções são 100% corretas.

Depois consoante o software utilizado, alguns processos podem ser mais simples de fazer.
Nas TVs das últimas gerações (Sony, LG, Panasonic, Samsung), com o software e equipamento certo até é possível que o software faça mais de 90% de todo o processo de calibração automaticamente.
A Calman (https://www.portrait.com), uma das melhores soluções que existe no mercado, por exemplo, possui soluções especificas para a calibração de equipamentos de vários fabricantes. Na parte do “software de consumo” têm boas soluções.

Mas existem outros softwares de calibração que vale a pena conhecer também: HCFR (que é 100% free e que é um bom ponto de partida para conhecer muitos dos processos), Lightspace, etc.
 
Gostava era de arranjar um slitter para colocar 2 tv a trabalhar ao mesmo tempo para quando comprar outra fazer teste
Onde posso arranjar
 
Sony A90J em motion e smoothness é pior que a LG 65CX..... a G1 é pouco superior à LG 65CX..... neste momento a LG 65CX é a melhor compra..... e por metade do preço da Sony A90J e da LG G1
 
Back
Topo