[HDTV] SONY - Linha Oled 2021 - Modelos A80J e A90J

Para já ainda só liguei tudo, mas ainda não configurei nada. Não tenho tempo nem liberdade com a Maria em casa 😂, ou seja, já tivemos a ver coisas sem calibrar a imagem 😭. Mas já lhe disse que não começamos a ver Loki antes de eu por isto como deve ser 😅.

Ainda investiguei pouco, mas estou um pouco confuso com as settings partilhadas daquele fórum, são demasiadas diferentes e depois temos vários inputs para aplicar as mesmas, não sei bem o que fazer ainda. Eu tenho uma SHIELD, mas com esta nova Google TV ainda não sei se ficarei a usar a mesma ou se passo a usar as apps nativas. Por experimentar, testar, e decidir.
 
Parabéns pela compra :D

Eu a minha não lhe ponho a vista em cima há 2 semanas. :(

Para a A80J ainda não há grandes settings. Pode ser que nos próximos tempos comecem a aparecer [emoji14]
 
Finalmente arranjei algum tempo para configurar a mina A90J com as settings do D-Nice, mas estou com algumas dúvidas...

Como ponto de partida usei estes (que fazem unlock aos nits adicionais): https://www.avsforum.com/threads/20...s-thread-no-price-talk.3184217/#post-60533048
1) Porque essas, que são para a 55", e não estas, que são para a 65"? Alguma razão em particular?

2) Segundo percebi, a ideia é esta: usar as Night SDR Settings se tivermos a ver algo num ambiente escuro (tradiconalmente à noite) e as Night SDR Settings se tivermos a ver algo num ambiente claro (tradiconalmente de dia), e temos de fazer a troca entre Custom for Pro 1 (Night) e Custom for Pro 2 (Day) manualmente. Certo? No caso das HDR Settings, apenas temos uma opção para ambientes escuros/claros, não precisamos de fazer troca nenhuma.

3) Não sei se sou só eu, mas depois de aplicar todas estas settings (temos ali 4 conjuntos, os 3 que falei no ponto anterior, mais um especial para conteúdos Dolby Vision), sinto que todos eles me dão uma imagem um pouco "amarela" de mais. Estou tentado a mudar o Color Temp para "Warm" em vez de "Expert 1" ou "Expert 2", mas não sei até que ponto isto pode estragar a calibração de cores de 20-pontos e etc. Qual é a tua opinião aqui @Jack-O-Lantern?

Contudo, fiz alguns tweeks adicionais para o meu gosto pessoal, sobretudo no menu cinemotion, onde, em conteúdos SDR, prefiro-o ativado no 2.
4) Cinemotion = Film mode, que só tem opções Off / Low / High, não tem "2". Querias dizer antes Motionflow? E qual opção colocaste no "2"? Smoothness ou Clearness? E já agora, porquê que preferes mesmo isso? Da minha experiência, desligo sempre totalmente o Motionflow nas Sony, porque introduz o "sopa-opera effect" que pessoalmente odeio. Mas gostava de perceber melhor a tua opção. Posso estar a perder algo.

Por outro lado, em conteúdos gaming e HDR, tenho o reality creation com sharpness em 80, que aplica um filtro de definição e supersampling em detalhe de imagem adicional.
5) No post do D-Nice não existe quaisquer settings para gaming, qual delas é que usaste? Podemos ter gaming HDR e não-HDR, que settings usaste para ambos como ponto de partida?
 
Última edição:
Por acaso fiz um update no outro dia, não me lembro se foi essa versão, tenho de verificar...

@jncevcosta Tu tens os menus como vês aí nesse vídeo? Ou seja, "For you", "Movies", "Shows", etc...? É que eu não, tenho "Home", "Apps" e "Library", o que é uma treta porque me mostra conteúdo aleatório dos serviços que tenho configurados. Por exemplo, tenho coisas que parei de ver a meio, e não me aparecem em lado nenhum para continuar a ver, este Google TV está muito fraquinho.

Já li que esta versão do Google TV (a versão com o "For you") só está disponível nalguns países e Portugal não é um deles, supostamente. Daí a minha pergunta...
 
Por acaso fiz um update no outro dia, não me lembro se foi essa versão, tenho de verificar...

@jncevcosta Tu tens os menus como vês aí nesse vídeo? Ou seja, "For you", "Movies", "Shows", etc...? É que eu não, tenho "Home", "Apps" e "Library", o que é uma treta porque me mostra conteúdo aleatório dos serviços que tenho configurados. Por exemplo, tenho coisas que parei de ver a meio, e não me aparecem em lado nenhum para continuar a ver, este Google TV está muito fraquinho.

Já li que esta versão do Google TV (a versão com o "For you") só está disponível nalguns países e Portugal não é um deles, supostamente. Daí a minha pergunta...

Tenho que ver. Por acaso tenho usado 99% do tempo para Netflix, hbo e disney+. Tirando HBO o resto uso as teclas do comando pelo que raramente ando pela home page.

Outra questão, a nivel de brilho para SD e HD o que costumam usar ? Eu tenho no máximo, mas não sei se é a melhor configuração por causa do burn in.

Tal como dizem aí num video até gostei da calibrarão das cores e ainda não senti necessidade de mexer nisso ao contrário do que aconteceu com a minha televisão anterior. Mexi noutras configurações como motionflow e assim.
 
Eu, como disse mais acima, uso as Enhanced Settings do D-Nice, mas tenho alguns tweaks, nomeadamente no Brightness, que baixo um pouco para não me ferir os olhos 😅. Aliás, é daquelas coisas que abro rapidamente os Quick Settings, e facilmente aumento/diminuo conforme o que estou a ver.

Eu ainda estou a testar as configurações de cor do D-Nice, mas há ali um toque puxado do amarelo/verde que não sei se gosto. Mas os experts dizem que isso é a cor natural das coisas, e não o azulado que se costuma ver. Mas está-me a fazer confusão.

Idealmente gostava de usar o colorímetro que tenho, o mesmo é compatível com o Calman Home for Sony, só que este software não é gratuito e não me apetecia gastar $145 nisto, mais não sei quanto em padrões de teste que também custam dinheiro. 🙄
 
Eu, como disse mais acima, uso as Enhanced Settings do D-Nice, mas tenho alguns tweaks, nomeadamente no Brightness, que baixo um pouco para não me ferir os olhos 😅. Aliás, é daquelas coisas que abro rapidamente os Quick Settings, e facilmente aumento/diminuo conforme o que estou a ver.

Eu ainda estou a testar as configurações de cor do D-Nice, mas há ali um toque puxado do amarelo/verde que não sei se gosto. Mas os experts dizem que isso é a cor natural das coisas, e não o azulado que se costuma ver. Mas está-me a fazer confusão.

Idealmente gostava de usar o colorímetro que tenho, o mesmo é compatível com o Calman Home for Sony, só que este software não é gratuito e não me apetecia gastar $145 nisto, mais não sei quanto em padrões de teste que também custam dinheiro. 🙄

Normalmente esses softwares alteram as configurações na TV ou temos que ser nós mediante os resultados ?
 
Não, o Calman Home é o software, o aparelho é mais caro que isso (acima dos 200€), mas isso eu já tenho. Mas para além do software, falta os padrões de teste, que também custam umas mocas. Todo o setup fica caro para quem só quer usar uma vez.
 
a melhor maneira é alugares o aparelho ... seria uma boa opção , ficavamos todos servidos ( e tambem poupavamos uns euros )e tambem recuperavas os gastos do mesmo . eu gostava de utilizar
 
a melhor maneira é alugares o aparelho ... seria uma boa opção , ficavamos todos servidos ( e tambem poupavamos uns euros )e tambem recuperavas os gastos do mesmo . eu gostava de utilizar

O problema é que não sei se iria ter assim tanta procura.

Eu por acaso até acho que as cores da minha a80j estão bastante boas. Mas se calhar depois de calibrar ficaria a achar que afinal estavam todas mal. :lol:
 
a melhor maneira é alugares o aparelho ... seria uma boa opção , ficavamos todos servidos ( e tambem poupavamos uns euros )e tambem recuperavas os gastos do mesmo . eu gostava de utilizar
Alugar a quem? E como assim ficávamos todos servidos? Também não vejo onde poupavas ou recuperavas...

Eu não sei se me fiz entender, mas existem 3 requisitos e os 3 custam dinheiro:
  • Colorímetro (eu tenho um X-Rite iDisplay Pro que me foi ofercido) - 230€
  • Software de calibração: Calman Home for Sony - $145
  • Gerador de padrões - não tenho noção dos preços, acho que há formas de ter alternativas gratuitas (com um Raspberry Pi e software open source, não tenho a certeza)
 
Back
Topo