Sony may sell game chip facility to Toshiba: sources

Kursk_crash

Banido
TOKYO (Reuters) - Japan's Sony Corp (6758.T: Quote, NEWS , Research) is in talks to sell its production facilities for advanced microchips used in its PlayStation 3 game console to Toshiba Corp (6502.T: Quote, NEWS , Research), sources close to the matter said.

The sale, which would include production lines for the "Cell" microchips, dubbed "supercomputer on a chip", is part of Sony's strategy to shed costly semiconductor assets and focus on the production of strategic products such as image sensor chips used in digital cameras and camcorders, they said.

The business daily Nikkei said on Saturday Sony planned to sell production facilities for cutting-edge microprocessors and graphic chips to Toshiba for about 100 billion yen ($869.7 million) and an agreement is likely within a few months.

Both Sony and Toshiba declined to comment on the report.

To secure a stable supply of chips for its game machines after the possible sale, Sony is considering to set up a joint venture with Toshiba to take over actual production activities at the manufacturing facilities, the sources said.

Sony, which is in the final year of its three-year turnaround plan under Chief Executive Howard Stringer, said in February it will cut back on future chip spending and may not produce next-generation microchips using 45-nanometre circuitry in-house.

A nanometer is one billionth of a meter.

($1=114.98 Yen)

Fonte: http://today.reuters.com/news/artic...07579_RTRUKOC_0_US-SONY-TOSHIBA-MICROCHIP.xml


A Sony a vender as suas fábricas de chips ??? iniciar o outsourcing ??
Depois dos 65nm, a tecnologia já não vai ser renovada, pois irá ser vendida
 
Última edição:
Então a Sony vai vender a fábrica à Toshiba, para depois comprar os Cells à própria Toshiba.

Claro sinal de que a Sony está com problemas de liquidez, não?
Para quem achava que ia vender 4 milhões de PS3 durante a época natalícia de 2006, e chegando à época natalícia do ano seguinte ainda sem ter alcançado esse valor.. é claro que ia ter as suas repercussões..
 
Então a Sony vai vender a fábrica à Toshiba, para depois comprar os Cells à própria Toshiba.

Claro sinal de que a Sony está com problemas de liquidez, não?

Para quem achava que ia vender 4 milhões de PS3 durante a época natalícia de 2006, e chegando à época natalícia do ano seguinte ainda sem ter alcançado esse valor.. é claro que ia ter as suas repercussões..


Nada disso... Eu já tinha explicado noutro post, mas vou explicar de novo.

A Sony não deve ser tão efeciente a fabricar processadores como a IBM ou a Toshiba, porque a IBM e a Toshiba devem ter mais tecnologia que a Sony. A evolução do Cell para a Sony acabou com a PS3, para a IBM e para a Toshiba o desenvolvimento continua. A IBM e a Toshiba não vão dar de graça á Sony tecnologia que eles pagaram dos bolsos deles.
O que deve estar a acontecer é que a Toshiba consegue vender os Cell mais baratos que a Sony os consegue produzir. Dai, como fica mais barato, deixam de fazer em casa o que fica + barato comprar fora.
 
Nada disso... Eu já tinha explicado noutro post, mas vou explicar de novo.

A Sony não deve ser tão efeciente a fabricar processadores como a IBM ou a Toshiba, porque a IBM e a Toshiba devem ter mais tecnologia que a Sony. A evolução do Cell para a Sony acabou com a PS3, para a IBM e para a Toshiba o desenvolvimento continua. A IBM e a Toshiba não vão dar de graça á Sony tecnologia que eles pagaram dos bolsos deles.
O que deve estar a acontecer é que a Toshiba consegue vender os Cell mais baratos que a Sony os consegue produzir. Dai, como fica mais barato, deixam de fazer em casa o que fica + barato comprar fora.
Fica mais barato comprar os chips já feitos do que produzi-los numa fábrica própria?


Yeah right...
 
Em certos casos sim, às vezes é uma questão de know how e eficiência nos processos.

Fica-te mais barato fazeres um bolo ou comprá-lo já feito?
 
Se eu já tiver uma confeitaria toda equipada.. é bastante óbvio que fica mais barato fazer o bolo.

Não, não é nada óbvio. Manter essa confeitaria também tem custos. Provavelmente serão muito mais elevados para a Sony do que para a Toshiba. Ou uma coisa mais simples, a Sony pode querer apenas concentrar a sua produção nas áreas que é mais eficiente e especializar-se apenas nisso.

Estás a usar raciocínio de senso comum e a Economia vai muito para além disso...
 
Não, não é nada óbvio. Manter essa confeitaria também tem custos. Provavelmente serão muito mais elevados para a Sony do que para a Toshiba. Ou uma coisa mais simples, a Sony pode querer apenas concentrar a sua produção nas áreas que é mais eficiente e especializar-se apenas nisso.

pena que seja preciso considerar isso apenas quando muito depois de as coisas começarem a dar buraco.

querem fazer tudo e depois olha...

Porque que é que isto só é considerado agora?
 
Provavelmente porque as previsões eram não dar buraco, mas sim antes pelo contrário.

Geralmente as estratégias empresarias são coisas dinâmicas e adaptativas. Antes corrigir o erro tarde do que nunca...

Mas mais que isto é filosofar\especular...
 
Não necessariamente. Investir mais pode não dar retorno se não utilizares a fabrica de forma suficiente. Tens de comparar um custo fixo inicial a mais, os custos variáveis de operação da central em cada ano actualizados ao ano base e comparar com os custos variáveis para a quantidade de material que pretendes comprar também actualizados ao ano base considerando também a entrada de dinheiro resultante da venda. O que for mais barato rende.

O meu feeling é que ou eles precisam de dinheiro ou então prevem fabricar menos e não lhes rende suportar a fábrica.
 
Continuando com a analogia das pastelarias, digamos que eu tenho uma, um concorrente meu outra, exactamente com os mesmos equipamentos e mesmo assim o tipo consegue produzir a um preço mais competitivo que o meu. É ou não possível? Deduzo então que o gajo tem mais ganho em eficiência do que eu, dominando melhor a mesma tecnologia, rentabilizando melhor o mesmo equipamento. Neste caso posso-lhe vender a pastelaria, realizar dinheiro e comprar um bolo mais barato do que aquilo que conseguia produzir, certo?

Estarei com problemas de €€?? Pois se calhar!
 
Se eu já tiver uma confeitaria toda equipada.. é bastante óbvio que fica mais barato fazer o bolo.

Lá por teres a confeitaria toda equipada o pasteleiro teu vizinho pode saber muitas receitas secretas(1) que passaram de geração em geração, e ele pode ter maquinaria mais recente que permite uma melhor levedura da massa.


(1)Tal como eu disse anteriormente para a Sony o desenvolvimento do Cell acabou com a Playstation 3, para a IBM e para a Toshiba o desenvolvimento é continuo, logo com novos conhecimentos/tecnologia adquirida é possível fazer melhor e mais barato.
A Toshiba ao comprar as fabricas á Sony pega e faz um upgrade tecnológico (de tecnologia que é proprietária e a Sony não) e consegue fazer o mesmo produto só que mais barato.
Ganha a Toshiba porque expande a sua cota de mercado e ganha a Sony porque passa a ter Cells a preços mais baixos para a sua Playstation 3
 
Lá por teres a confeitaria toda equipada o pasteleiro teu vizinho pode saber muitas receitas secretas(1) que passaram de geração em geração, e ele pode ter maquinaria mais recente que permite uma melhor levedura da massa.


(1)Tal como eu disse anteriormente para a Sony o desenvolvimento do Cell acabou com a Playstation 3, para a IBM e para a Toshiba o desenvolvimento é continuo, logo com novos conhecimentos/tecnologia adquirida é possível fazer melhor e mais barato.
A Toshiba ao comprar as fabricas á Sony pega e faz um upgrade tecnológico (de tecnologia que é proprietária e a Sony não) e consegue fazer o mesmo produto só que mais barato.
Ganha a Toshiba porque expande a sua cota de mercado e ganha a Sony porque passa a ter Cells a preços mais baixos para a sua Playstation 3

E se assim for o preço das PS3 tanbem deve baixar que e o que interessa a muitas pessoas.
 
Back
Topo