PlayStation Sony PlayStation VR

Gambita

Power Member
liveblog0477.jpg
sony-morpheus-630.jpg


Dia 19/03/2014 (00:45 hora portuguesa) foi a apresentação Sony na GDC do seu projecto de VR de nome Morpheus, nome esse escolhido apenas uma semana atrás conforme revelado por Shuei Yoshida , no entanto o projecto teve inicio em 2010 e nesta conferencia até mostraram alguns prototipos iniciais

liveblog0337.jpg
liveblog0343.jpg


A visão da sony sobre como desenvolver e ter VR de qualidade assenta em 5 principios chave

liveblog0388.jpg


Na parte da visão foi referido que o VR conta com 1080p de resolução e um campo de visão de 90º ;

liveblog0390.jpg


Na parte sonora foi referido que a Sony desenvolveu som espacial para ajudar a imersão em VR - E deixam conectar headphones comuns graças a uma entrada standard 3.5 , nesta imagem mostram como testaram

liveblog0454.jpg


Na parte do "tracking" a Sony ja tinha preparado o caminho com o PSMove , que consegue um "tracking" muito fidedigno com baixa latencia, foi dito que o ProjectMorpheus usa a PSEYE e que esta foi praticamente desenhada de raiz para este disposivo. De resto até foi dito que a camara suporta o ds4 e o VR ao mesmo tempo!

liveblog0394.jpg


A parte de controlo , está invariavelmente ligada a parte "Tracking" devido as ferramentas usadas, como o ds4 que ja trás lightbar (como o move) e a pseye que ja tao bem funcionava com o move na ps3

liveblog0400.jpg


Chegamos agora ao "Ease of Use" , a facilidade de utilização, que tem por esta altura uma outra importancia dada a quantidade de jogadores casuais , para o VR ser realmente bem sucedido tem de ser de facil utilização, aprendizagem, habituação..
Richard Marks disse mesmo que o objectivo seria chegar a casa, poder pegar no VR e simplesmente jogar, sem grandes restrições

liveblog0402.jpg


E por fim chegamos a parte do conteudo, uma parte que a Sony tem as ferramentas certas para fazer a VR vingar e tornar-se o novo meio para quem gosta de tecnologia. Seja jogos ou filmes a Sony tem estudios e colaborações com estudios 3d party que podem produzir coisas bastante interessantes. Foi revelado por exemplo uma parceria com a NASA para usar imagens capturadas pelo rover que está na superficie marciana para desenvolver um demo em que usando essas imagens cria-se a VR em que estamos na superficie marciana.

liveblog0384.jpg
liveblog0409.jpg


Foi mostrada alguns dos parceiros da Sony no desenvolvimento de novas aplicações com esta VR , e referido que durante o dia de hoje 19/03/14 iriam ter demos disponiveis de

liveblog0467.jpg
liveblog0460.jpg

liveblog0470.jpg
liveblog0463.jpg



Em termos de especificações tecnicas, ressalvando que se trata de um prototipo

liveblog0449.jpg
liveblog0451.jpg



Deixa antever uma luta interessante com o Oculus Rift !

Se a sony conseguir um preço reduzido, penso que tem bastante potencial.. Vamos ver o que os hands-on dizem !

EDIT:

Links varios

Pequena entrevista Shuei Yoshida http://uk.ign.com/videos/2014/03/20/...ial-for-gaming

Hands on Engadget http://www.engadget.com/2014/03/21/interview-shuhei-yoshida-richard-marks/ http://www.engadget.com/gallery/project-morpheus-gdc-2014/2494514/#!slide=2494523

Hands on Kotaku http://kotaku.com/we-just-tried-sonys-ps4-virtual-reality-headset-we-l-1547417858
Hands on IGN http://uk.ign.com/videos/2014/03/20/playstation-project-morpheus-vr-headset-editors-impressions

Lista dos 88 jogos anunciados para o PS VR

  • 100Ft Robot Golf
  • Ace Combat 7
  • Atom Universe
  • Adrift
  • Albino Lullaby
  • Allison Road
  • Apollo 11 VR Experience
  • ARK: Survival Evolved
  • The Assembly
  • Battlezone
  • Bebylon Battle Royale
  • Chernobyl VR Project
  • Classroom Aquatic
  • Cult County
  • Crystal Rift
  • Cyber Danganronpa VR: Class Trial
  • Dead or Alive Xtreme 3
  • Dead Secret
  • Desert Bus 2.0
  • Distance
  • Dreams
  • DriveClub
  • Dynasty Warriors 8 VR
  • Eagle Flight
  • The Easel
  • The Earthlight Project
  • Eclipse
  • Eve: Valkyrie
  • Fated
  • Futuridium Ep Deluxe
  • Futuridium VR
  • The Gallery: Six Elements
  • Get Even
  • GNOG
  • Godling
  • Golem
  • The Golf Club
  • Gran Turismo Sport
  • Harmonix Music VR
  • Hatsune Miku Project
  • Headmaster
  • Holodance
  • Hyper Void
  • The Hum: Abductions
  • IO Moon
  • Job Simulator
  • Joysound VR
  • Jurassic Encounter
  • Keep Talking and Nobody Explodes
  • Kona
  • Loading Human
  • The London Heist
  • Megaton Rainfall
  • Mind: Path to Thalamus
  • The Modern Zombie Taxi Co.
  • Mortal Blitz
  • The Music Room
  • Nighttime Terror 2
  • Omega Agent
  • Paranormal Activity VR
  • P.O.L.L.E.N
  • The Playroom VR
  • Project Cars
  • Psychonauts in the Rhombus of Ruin
  • U.B.E. Squared
  • Radial-G
  • Rigs: Mechanised Combat League
  • Rez Infinite
  • Robinson: The Journey
  • Snow
  • Summer Simulator
  • Superhypercube
  • Surgeon Simulator
  • Synthesis Universe
  • Tea Party Simulator 201
  • Technolust
  • Tekken 7
  • Trackmania Pro
  • Until Dawn: Rush of Blood
  • Vanguard V
  • Vector 36
  • Vizioneck
  • Volume: Coda
  • War Thunder
  • Wayward Sky
  • White Day
  • World War Toons
  • Xing: The Land Beyond
 
Última edição:
Project Morpheus to be "Affordable" - SONY

Sony has said that its upcoming virtual reality (VR) headset, Project Morpheus, will be ‘affordable’. Speaking its Driving the Future of Innovation presentation at GDC 2014, the company hinted at the low price point when asked about using VR in schools.

“One of the great things about something being consumer electronics… is that it’s affordable,” the company’s Shuhei Yoshia said when asked what Sony made of using the technology in school systems.
 
Isto da realidade virtual, apesar de muito interessante, está um pouco distante da minha vivência em ambiente familiar... isto é, estou mais a ver o meu puto daqui a uns anos a ter estas experiências virtuais do que eu (posso até franzir o olho quanto a isto, mas enfim...)... mas, vou acompanhar e ver a evolução que isto irá ter...

Independentemente de tudo, acho que isto já é uma visão de futuro, que se está a concretizar...
 
Se olharmos para o preço da 1ª incursão da Sony neste campo o HMZ-T que já vai na versão 3, não vai ser meigo.... ou seja € 1000,00 para cima !!!!


Relativamente á concorrência com o Rift ,não acho nada ! Nunca achei !
O Oculus Rift é um " never ending project " . Já nasceu há não sei quanto tempo e ainda não saiu da toca...

Pelo contrário, a Sony mete cá fora isto num abrir e fechar de olhos !
Só queria que fosse mais como o HMZ-T3, ou seja, também virado para filmes e 3D...
 
Última edição:
Se olharmos para o preço da 1ª incursão da Sony neste campo o HMZ-T que já vai na versão 3, não vai ser meigo.... ou seja € 1000,00 para cima !!!!


Relativamente á concorrência com o Rift ,não acho nada ! Nunca achei !
O Oculus Rift é um " never ending project " . Já nasceu há não sei quanto tempo e ainda não saiu da toca...

Pelo contrário, a Sony mete cá fora isto num abrir e fechar de olhos !
Só queria que fosse mais como o HMZ-T3, ou seja, também virado para filmes e 3D...

Ontem tava a acompanhar 3 live-blogs ao mesmo tempo, pois live-blogs nunca mostram/escrevem tudo.. e num deles, penso da cnet mostraram um slide que falava em usar isto em filmes, e "turismo"

E nao esquecer que a sony é dona de uns quantos estudios e distribuidora de filmes.. quanto ao hmz os preços baixaram de versao para versao.. e é bom lembrar que isto não é um periferico.. eles fizeram questão de dizer isso ontem, isto é uma nova forma de jogar, como passar de uma tv para a VR..

Preços ja se sabe que por muito que queiram mandar ca pra fora barato ou affordable, em portugal 400euros nao é o mesmo que 400euros no UK ou 400euros nos states, a realidade salarial assim o muda
 
Se olharmos para o preço da 1ª incursão da Sony neste campo o HMZ-T que já vai na versão 3, não vai ser meigo.... ou seja € 1000,00 para cima !!!!

?!?!??!

A versão 1 que é a que tenho , comprava-se a € 800,00
A versão 2 saiu a € 1.000,00
A versão 3 está neste momento em € 1.300,00

Portanto, não esperem milagres ...

porque é que o pessoal fala do que não sabe? já vi uns quantos users a espalhar estas mentiras neste forum.

vamos lá ver se nos entendemos. os dispositivos da sony personal viewer HMZ-Tx nada tem a ver com o project morpheus, não são dispositivos VR, não conseguem ver o que se passa à vossa volta num raio de 360º, o FOV é "apenas" de 40º ou seja, é como estivessem a ver um ecra 120" a 4m distancia.

o project morpheus é a primeira tentativa da sony em entrar no mundo da realidade virtual (VR). antes deste nao tiveram nada.

o pior de tudo é como desinformam as pessoas deste forum com o possivel preço do morpheus tendo como base comparação o HMZ-Tx.

o PV (personal viewer) da sony é caro, porque tem como objectivo a máxima qualidade possível, para isso mesmo usando paineis com resolução 720p estes são OLED que custam umas 10x a produzir do que os LCD 1080p que estao nos prototipos do OR dk1 ou no primeiro prototipo morpheus. daqui a 2 anos talvez a produção de OLED ja seja bem mais barata, inclusive mais barata que a tecnologia LCD.


ninguem está à espera que o OR ou o Morpheus tenham a qualidade de imagem do hmz-tx, isso é como esperar que uma TV LCD tenha uma imagem como de uma TV OLED. a razão do hype em torno destes dispositivos deve-se ao facto de em vez de estarem simplesmente a jogar um jogo, podermos sentir como uma parte do jogo, termos a sensação de nao estarmos a jogar um jogo mas sim estarmos dentro do jogo.

agora parem de vez com essas comparaçoes sem qualquer sentido, o project morheus nao tem nada a ver com os hmz-tx, a unica semelhança é que sao ambos produtos electronicos que emitem uma imagem. e as semelhanças acabam por ai.

PS: afinal a 2ª versao devkit do OR ja saiu e ja tem ecras OLED 1080p e adivinhem, custa apenas 350$ http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=787346

la se vai por terra essas teorias do morpheus ir custar 1000€...uma vez que a sony produz todos os componentes necessarios para o morpheus conseguem fazer um preço mais baixo que os OR. afinal começa a parecer ser possivel que no final de 2015 uma coisas destas com ecras oled e 1080p custe uns 250€ ou quem sabe ate menos que isso
 
Última edição:
nomor, e acrescento sendo este porpheus direccionado para o mercado da PS4, nunca na vida seria tão caro como os HMZ, senão era logo um óbito antes mesmo da nascença.
 
O preço exorbitante do HMZ não deverá ser por causa dos minúsculos painéis oled... Até já há telemóveis chineses com painéis oled...
Podem ser mais caros , mas não são € 1000 mais caros ...
Pode ser que o preço vá ser € 300,00. Mas isso só provaria que a Sony nos está a #"#!#!# no preço dos HMZ com oleds mas sem tracking e etc ...
 
É bom ver de facto estes "primeiros passos", como disseram.
É bom saber que não se esqueceram deste tipo de "maluqueiras". Estou curioso.
 
O preço exorbitante do HMZ não deverá ser por causa dos minúsculos painéis oled... Até já há telemóveis chineses com painéis oled...
Podem ser mais caros , mas não são € 1000 mais caros ...
Pode ser que o preço vá ser € 300,00. Mas isso só provaria que a Sony nos está a #"#!#!# no preço dos HMZ com oleds mas sem tracking e etc ...
Oled é Oled, é caro e requer muito bom cuidado para durar (têm um grande problema na perda de cores ao fim de 1000 horas de uso). Não me admiro do preço dos HMZ, mas estou à espera de 300€ por estes VR da PS.
 
Como li noutro sitio ( e até achei piada ):

Não há concorencia = não há innovação

Não há innovação = não há baixa de preço

Não há baixa de preço ....... não há baixa de preço.
 
Massive Information Leak About Sony's Morpheus Talks Tech, Price, Games, 2015 Release and Much More

The Games (Many Titles in Development)

• Sony’s first party studios are working on some absolutely fantastic VR experiences. The Last of Us, God of War and Drive Club are being built into brand new VR experiences from the ground up. I mentioned that Drive Club was supposed to be a PS+ free game and he told me that Drive Club will be a traditional game but will also have a dedicated VR component with pared back but nevertheless very impressive graphics. According to my source, Sony feels that while these known franchises are what will drive gamers to first make the leap over to VR, entirely unique and engaging experiences are what will demonstrate to gamers what VR offers over traditional gaming. Guerrilla Games is working on a unique first person Adventure RPG built from the ground up for VR and Sucker Punch once they wrapped up work on Infamous started work on something VR related.
 
Back
Topo