Sony Vaio F Series - VPCF11M1E/H & VPCF11S1E/B & VPCF11Z1/BI

Mas a sony não corrigiu os bug´s todos com a serie F12? Onde está o descrédito então? Descrédito era a marca verificar os bug´s e lançar uma nova série sempre com bugs por corrigir.

Sim, o ecrã é sony, nem tinha lógica ser de outro visto a sony fabricar dos melhores LCD´s do mundo.
 
Alguns F11 foram recolhidos, sugiro que passes no site da sony, eles têm uma nota para actualizar a bios, pois foi, segundo a sony, o responsável pelo problema, ou seja, a empresa que desenvolveu a bios, que não pertence à sony. Também não me recordo se foram todos os modelos da série F11. Algum de vós me consegue esclarecer se o ecrã è mesmo da sony? contudo a concurrencia já trabalha com técnologia LED.

Boas

Mas pelo menos com bem dizes foram recolhidos e corrigidos os problemas!
Há uns anos atrás dei dois mil e muitos €uros por um Asus W2v, que foi um modelo da Asus que vinha com diversos defeitos, não vale a pena estar a enumerá-los aqui.... havia muita gente a queixar-se, e a Asus sabia perfeitamente do problema! Na altura mandei o meu Asus três vezes para compor, voltava sempre da assistência a funcionar, mas passando uns meses deixava de funcionar, até que chegou o dia em que deixou de funcionar novamente e a garantia já tinha acabado e quando tentei mandar compor novamente os mesmos problemas de sempre a Asus mandou-me a m****!
 
Faz então a seguinte experiência se puderes claro. Quando desligares o portátil retira da ficha AC depois no dia seguinte liga o portátil depois de fazeres login e tal, repara o estado da bateria e só depois ligas o cabo AC. Se puderes claro.

Peço desculpa pela demora, mas quando li isto já tinha deixado ficar o cabo AC ligado, por isso fiz a experiência de ontem para hoje.

Tinha bateria no máximo, desliguei o portatil e o cabo AC, hoje liguei o portatil sem AC ligado e com o rato USB e uma lampâda USB que me esquci (eu deixei o portatil a ligar efui lavar os dentes), seja como for a bateria estava a 91% ... não acho significativo tendo em conta aquilo que é dito sobre grandes perdas.
 
Peço desculpa pela demora, mas quando li isto já tinha deixado ficar o cabo AC ligado, por isso fiz a experiência de ontem para hoje.

Tinha bateria no máximo, desliguei o portatil e o cabo AC, hoje liguei o portatil sem AC ligado e com o rato USB e uma lampâda USB que me esquci (eu deixei o portatil a ligar efui lavar os dentes), seja como for a bateria estava a 91% ... não acho significativo tendo em conta aquilo que é dito sobre grandes perdas.

Esta exactamente igual ao meu. Tudo normal segundo a Sony. Obrigado.
 
Sim acho que uma máquina como esta deve ser um "cavalinho" a consumir energia ... agora estou curioso como vai ser com os novos F13 ... com aquelas gráfica tipo microondas.
 
Boas pessoal,

comprei recentemente um F12M e tenho de dizer que fiquei maravilhado com a máquina. Desde a qualidade do ecrã, até à qualidade dos materiais ou o desempenho mesmo em jogos o computador é 5*, é perfeito para o que queria. No entanto há uma coisa que me anda a deixar maluco nos últimos dias... Quando corro um jogo ou um programa que faça a ventoinha trabalhar mais, durante e quando volto a idle começo a ouvir um som estridente, como um assobio, que vem da ventoinha ou debaixo do teclado. O som é baixo mas é super agudo e insconstante, o que me está a pôr os nervos em franja >( Estou a ouvi-lo ao mesmo tempo que escrevo este post...

Alguém com um F12M com o mesmo problema? Eu adoro mesmo o portátil mas se isto não tiver resolução vai ter de voltar para a ***** :'(
 
Keops ...

Eu tenho o F12Z1E e nos primeiros tempos ... tinha um barulho agudo irritante irritante ...!
Pesquisei, havia ppl que dizia que update á bios resolvia, outros que desaparecia com o tempo, ... enfim o que eu sei é que parece que cada vez ouvi mais o barulho :(

Isto foi algures nos primeiros 15 dias (vá 30 dias) depois desapareceu porque eu nunca mais me lembrei deste malvado até ler o teu post agora!
No teu caso dizes que vem da ventoinha ?
Tens a certeza ?
Pressiona por exemplo o CTRL durante uns segundos, sentes a ventoinha a reduzir a velocidade ?


Tenho o F12Z1E vai quase 4meses e como review rapida dou-lhe 20 (de 0..20)
:)
 
Boas pessoal,

comprei recentemente um F12M e tenho de dizer que fiquei maravilhado com a máquina. Desde a qualidade do ecrã, até à qualidade dos materiais ou o desempenho mesmo em jogos o computador é 5*, é perfeito para o que queria. No entanto há uma coisa que me anda a deixar maluco nos últimos dias... Quando corro um jogo ou um programa que faça a ventoinha trabalhar mais, durante e quando volto a idle começo a ouvir um som estridente, como um assobio, que vem da ventoinha ou debaixo do teclado. O som é baixo mas é super agudo e insconstante, o que me está a pôr os nervos em franja >( Estou a ouvi-lo ao mesmo tempo que escrevo este post...

Alguém com um F12M com o mesmo problema? Eu adoro mesmo o portátil mas se isto não tiver resolução vai ter de voltar para a ***** :'(

Acho que sei ao que te referes mas no meu caso é praticamente inaudível, só se o ambiente à volta estiver sem qualquer ruído e simultaneamente aproximar o ouvido ao teclado, aí noto qualquer coisa "vindo de fundo". No entanto, em utilização normal não se ouve nada, aliás, deve ser dos portáteis mais silenciosos e frescos que experimentei até agora fruto do fresquissimo i5 e da qualidade dos materiais usados.

Posto isto, resta saber se o teu exemplar veio com alguma anomalia, ouves o mesmo no exposto pela *****?
 
Última edição:
Olá Lucky e obrigado pela resposta rápida.

Não tenho a certeza de onde vem o som, parece-me que vem de lá mas neste momento parou e não o estou a ouvir... Se carregar no ctrl consigo sentir a ventoinha a reduzir a velocidade, vou tentar fazer isso quando voltar a ouvi-lo.

Em contrapartida estou a ouvir o famoso "zumbido do touchpad" mas esse não me incomoda tanto (ou incomodava, agora ando paranóico com tudo...) Se calhar é a esse que te referes, esse sim acredito que seja uma questão de tempo até passar despercebido, não me tinha causado impressão nenhuma até andar agora de ouvido colado ao computador à procura de barulho e ter dado com ele.

Vamos lá ver o que acontece, gosto bastante do computador e não queria ter de o trocar por outra marca qualquer :eek:
 
Boas Megasport, já respondi acima sobre esse tal som que acho que vocês se referem e o facto é que ainda não tinha notado nele antes. Vou continuar a puxar mais por ele e ver se aquele assobio estranho aparece porque já vi que vocês não têm nada.

Outra coisa que aproveito para te perguntar que também tens um 12M, que perfil usaste para as cores do monitor? Se me conseguisses dizer com qual tiveste melhores resultados era porreiro pois queria experimentar que ainda estou com o default.

Abraço.
 
Mas isto é como tudo, depende da sensibilidade de cada um, o que para mim é praticamente inaudível para ti pode ser incomodo. Por isso é que se puderes ouve o exemplar da ***** a ver se é igual, se tiveres alguém com um igual melhor ainda. Eu pelo menos no que toca a ruído e temperatura acho este portátil claramente acima da média, em 2D basicamente não se ouve.

Quanto ao perfil, estou a usar este. Gostei bastante desse e na minha óptica o que me pareceu melhor calibrado, experimenta. :)
 
Estive a experimentar mais um bocado e não considero que este barulho possa ser normal. Quando o voltei a ouvir experimentei fazer o que o Lucky disse e carregar no Ctrl e da mesma forma que a ventoinha diminuía também o "assobio" fica mais fraco e imperceptível até soltar o botão. Da mesma maneira, experimentei correr o Mirror's Edge em silêncio e o assobio associado torna-se mais alto e estridente ainda, o que me leva a concluir que o som vem da ventoinha ou de algum componente perto dela. O pequeno ruído do touchpad eu habituo-me, agora este é irritante como uma torneira a pingar no silêncio...

O que me deixa num problema, para não variar este era o último F12M na ***** Marshopping e Norteshopping, ou seja se o levar lá vou ficar novamente sem computador ou tenho de trazer outro... E fico novamente sem um computador decente para trabalhar :sad1:

Bem desculpem lá o rant, mas tinha de desabafar com alguém que tivesse algum conhecimento destes portáteis. Vou ver o que fazer agora, abraço.
 
Pois, grande azar sendo assim.:( Quantos dias tem o portátil? Talvez isso com o tempo até passe mas mesmo assim é lixado porque entretanto passam aqueles dias iniciais que tens por direito para devolver. Já agora, isso faz esteja com carregador ligado ou só com bateria?

A Sony em termos de stock nesta gama F é bastante limitada, faz stock à premium mesmo, e portáteis com estas características e preço noutras marcas é bastante difícil.

No que podermos ajudar estás à vontade. Abraço.
 
Última edição:
alguem ja comprou algum teclado com backlight para o f11? se sim onde? eu vejo coisas no ebay so o frame com backlight 20$ mas nao sei se é ou nao e eu quero comprar um nem que seja com layout us (acho que so ha este com backlight) cumpz
 
Eu ainda não testei mas segundo a sony acrescentaram esta opção na bios:

- CPU C3/C6 enable/disable option is added in BIOS Setup Advanced Menu.

Pelo que vi na net esta opção ligada aumenta ligeiramente o desempenho, só não sei é se ela por default já vinha ligada e só acrescentaram a opção de desligar, ou se vinha desligada e agora dá para ligar.
 
Os F13 continuam iguais aos F12 em termos de chassis, as únicas mudanças foi a actualização da gráfica e usb3.0, por isso em principio tudo continua igual nesse aspecto, ou seja, tanto podes ter azar como sorte.

No entanto, tenho estado atento a isso cada vez que vejo um exemplar destes e tanto no M de um colega meu como no que está em exposição na ***** aqui de Braga não me apercebi de qualquer assobio fora do normal, antes pelo contrário, bastantes silenciosos.:confused:
 
Última edição:
Back
Topo