Sony Vaio FZ21M - Formatar e Instalar XP

pm2004

Power Member
Boas pessoal.

Tenho um Sony Vaio VGN-FZ21M que traz de origem o Vista. Eu queria formatar isto e colocar o XP, mas quando tento formatar atravez do CD do XP diz que não encontra nenhum disco Sata. Ja me disseram que uma forma de conseguir formatar seria com o Nlite, colocando lá os drivers sata para este portatil, mas o problema é que também não encontro os drivers na net.

Alguém pode ajudar?

Thanks
 
Mas então não formataste pois não? E como fizeste isso do Dual Boot? Tens algum topico de ajuda que possa consultar?
 
Boas pessoal.

Tenho um Sony Vaio VGN-FZ21M que traz de origem o Vista. Eu queria formatar isto e colocar o XP, mas quando tento formatar atravez do CD do XP diz que não encontra nenhum disco Sata. Ja me disseram que uma forma de conseguir formatar seria com o Nlite, colocando lá os drivers sata para este portatil, mas o problema é que também não encontro os drivers na net.

Alguém pode ajudar?

Thanks

Amigo não consegues instalar o XP pois não tens os drivers SATA no cd do xp, tens 2 opções ou arranjas já um cd com os drivers incorporados ou metes durante a instalação, tecla F6, ou crias um com o nlitle.

Eu também tenho este modelo da sony vaio e tenho também o xp pro sp2 pt-pt e o vista instalado e só te posso dizer que estamos lixados pois a sony não libertou drivers para o xp neste modelo, ou seja eu no xp ainda me faltam algumas drivers...

Para meteres o xp sem desinstalares o actual. o vista fazes da seguinte forma:

O nosso modelo traz apenas a partição C: de 200 gb onde está istaldo o vista, tens portanto de particionar isso, não podes usar o norton particion magic pois ele n tem compatibilidade com o vista, portanto usas o "Paragon Partition Manager 9.0 Professional" e crias uma nova partição para o XP...
Depois arranjas um cd com os drivers sata incorporados ou crias um, puderá ser mais fácil arranjares um cd já preparado.
Certifica-te que na bios o arranque está 1 pelo cd e metes o cd a rolar aquando o arranque da tua máquina...

Depois escolhes o disco novo criado e de resto é sempre a mesma treta do costume.

Talvez seja mais indicado mudares o nome da drive de cd´s para outra letra deixando a letra "D" para a nova partição que vais criar....

Depois de instalares o xp na partição criada denominada "D" o sistema vai-te arranjar pelo xp e vais dar pela falta do vista, daí que vais ter que ter na máquina instalado o microsoft net framework 2.0 e instalas o "VISTABOOTPRO" para selecionares os dois SO´s de forma que no arranque te apareça os dois sistemas operativos e escolhas o que queres...

Outra forma sem usares o soft particion manager é através do gestor de discos do próprio vista em que vais reduzir ao volume C: e crias depois outra partição, mas isso é bom para HDD com mais de 200 GB.

O MEU CONSELHO QUE JÁ PASSEI POR ISSO É QUE DEIXES ESTAR COMO ESTÁ COM O VISTA, POIS NÃO SE ARRANJAM DRIVERS PARA ISTO COM FACILIDADE....

Fica a dica,
Abraço!
 
Última edição pelo moderador:
OK. Vou seguir o teu conselho. Já agora, que antivirus é que aconselhas a por no portatil? Que nao dê muitos problemas e que de preferencia que seja freeware?
 
OK. Vou seguir o teu conselho. Já agora, que antivirus é que aconselhas a por no portatil? Que nao dê muitos problemas e que de preferencia que seja freeware?

amigo antivirus freeware talvez o avast, mas com pouco esforço arranjas vacina para o nod32 que é o que uso e o melhor, vai por mim... :arrow:

eu tenho o nod32 instalado na minha máquina há bués e só tenho a dizer bem...

Caso o queiras, saca a versão trial do homepage do nod32 e depois via PM eu arranjo-te forma de pores isso com 20000 e tal dias...

cumps
 
Bem, a saga continua. Parece que o Vaio tem problemas de memoria (hardware). Agora, depois de ligar para a Sony, eles perguntam como é que eu sei que é problema de memória (duhh). Mas passando já para a parte final da conversa, dizem que se eu quiser lá levar o pc para eles analisarem, e se não existirem problemas na memória, terei de pagar uma taxa de 150 aproximadamente...

Isto é possivel?
 
Back
Topo