1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Sony Vaio FZ21M - Formatar e Instalar XP

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por pm2004, 30 de Abril de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 5611)

1. pm2004

pm2004 Power Member

Boas pessoal.

Tenho um Sony Vaio VGN-FZ21M que traz de origem o Vista. Eu queria formatar isto e colocar o XP, mas quando tento formatar atravez do CD do XP diz que não encontra nenhum disco Sata. Ja me disseram que uma forma de conseguir formatar seria com o Nlite, colocando lá os drivers sata para este portatil, mas o problema é que também não encontro os drivers na net.

Alguém pode ajudar?

Thanks

2. 6600LIVE!

6600LIVE! Power Member

Espero que isto ajude

Eu tenho o FZ11Z e segui tudo por aqui, tenho o dual boot a funcionar impec com os dois SO's

3. pm2004

pm2004 Power Member

Mas então não formataste pois não? E como fizeste isso do Dual Boot? Tens algum topico de ajuda que possa consultar?

4. pm2004

pm2004 Power Member

Então pessoal, ninguem tem ideias?

5. ribas82

ribas82 Power Member

Amigo não consegues instalar o XP pois não tens os drivers SATA no cd do xp, tens 2 opções ou arranjas já um cd com os drivers incorporados ou metes durante a instalação, tecla F6, ou crias um com o nlitle.

Eu também tenho este modelo da sony vaio e tenho também o xp pro sp2 pt-pt e o vista instalado e só te posso dizer que estamos lixados pois a sony não libertou drivers para o xp neste modelo, ou seja eu no xp ainda me faltam algumas drivers...

Para meteres o xp sem desinstalares o actual. o vista fazes da seguinte forma:

O nosso modelo traz apenas a partição C: de 200 gb onde está istaldo o vista, tens portanto de particionar isso, não podes usar o norton particion magic pois ele n tem compatibilidade com o vista, portanto usas o "Paragon Partition Manager 9.0 Professional" e crias uma nova partição para o XP...
    Depois arranjas um cd com os drivers sata incorporados ou crias um, puderá ser mais fácil arranjares um cd já preparado.
    Certifica-te que na bios o arranque está 1 pelo cd e metes o cd a rolar aquando o arranque da tua máquina...

Depois escolhes o disco novo criado e de resto é sempre a mesma treta do costume.

Talvez seja mais indicado mudares o nome da drive de cd´s para outra letra deixando a letra "D" para a nova partição que vais criar....

Depois de instalares o xp na partição criada denominada "D" o sistema vai-te arranjar pelo xp e vais dar pela falta do vista, daí que vais ter que ter na máquina instalado o microsoft net framework 2.0 e instalas o "VISTABOOTPRO" para selecionares os dois SO´s de forma que no arranque te apareça os dois sistemas operativos e escolhas o que queres...

Outra forma sem usares o soft particion manager é através do gestor de discos do próprio vista em que vais reduzir ao volume C: e crias depois outra partição, mas isso é bom para HDD com mais de 200 GB.

O MEU CONSELHO QUE JÁ PASSEI POR ISSO É QUE DEIXES ESTAR COMO ESTÁ COM O VISTA, POIS NÃO SE ARRANJAM DRIVERS PARA ISTO COM FACILIDADE....

Fica a dica,
    Abraço!

Última edição pelo moderador: 3 de Maio de 2008
  6. pm2004

pm2004 Power Member

OK. Vou seguir o teu conselho. Já agora, que antivirus é que aconselhas a por no portatil? Que nao dê muitos problemas e que de preferencia que seja freeware?

7. ribas82

ribas82 Power Member

amigo antivirus freeware talvez o avast, mas com pouco esforço arranjas vacina para o nod32 que é o que uso e o melhor, vai por mim... :arrow:

eu tenho o nod32 instalado na minha máquina há bués e só tenho a dizer bem...

Caso o queiras, saca a versão trial do homepage do nod32 e depois via PM eu arranjo-te forma de pores isso com 20000 e tal dias...

cumps

8. pm2004

pm2004 Power Member

Bem, a saga continua. Parece que o Vaio tem problemas de memoria (hardware). Agora, depois de ligar para a Sony, eles perguntam como é que eu sei que é problema de memória (duhh). Mas passando já para a parte final da conversa, dizem que se eu quiser lá levar o pc para eles analisarem, e se não existirem problemas na memória, terei de pagar uma taxa de 150 aproximadamente...

Isto é possivel?

Partilhar esta Página