Sony Vaio ou a arte de instalar lixo.

kid A

Power Member
Comprei um Sony Vaio SZ61 há mais de 1 mês na *****. Em termos de hardware estou satisfeito com a máquina. Parece-me robusta e tem funcionado sem problemas.

Em termos de software estou desiludido. Não percebo a opção da Sony em pré-instalar muito software Demo: Word, Norton, Roxio, Adobe Elements... Já para não falar em software desnecessário e abusivo como o skype ou google search. Além disso o computador trás imenso software redundante da Sony como Sonic Stage, Vaio Media e afins...

Como utilizador avançado de Windows considero esta prática extremamente abusiva pois é óbvio que o computador com tanto software pre-instalado vai ter a preformence condicionada e mesmo desinstalando este software há sempre "lixo" que vai ficar acumulado sobretudo no registro do computador. O ideal seria ter a possibilidade de ter uma instalação limpa do Windows Vista e depois poder optar por instalar estes extras... Com esta prática a Sony está, claramente, a condicionar o desempenho da maquina aos acordos que tem com Google, Adobe, Roxio e Symantec...

Já estive a procurar mas não consegui encontrar um modo de só instalar o Windows Vistas e os drivers básicos que permitem a máquina funcionar em máxima performence.
Já fiz uma instalação a partir da partição e todo o software que considero desnecessário foi novamente instalado.

Assim, a minha pergunta é simples: Há alguma forma de fazer uma instalação limpa em que fique apenas a correr o Windows Vista e os drivers básicos sem software do Google, Skype, Roxio, Symantec e afins?


cumps
 
Há!

Arranjas um CD do Vista e instalas "manualmente" o Vista. Depois é só instalares os drivers! Aí há 2 alternativas: se os DVD's de reposição forem "imagens" da instalação, quase de certeza que não te permitem usá-los para instalar os drivers. Se forem do estilo "SO" + Drivers + Apps, aí já tás com mais sorte, instalas os drivers e alguma Apps que precises.

No site da Sony Vaio geralmente têm os drivers para download, independente (vga,som,webcam,etc...) ou num "pack" completo!

de facto a politica de meter lá "lixo" até chateia, mas é assim que eles funcionam!

se fizeres uma instalação "limpa" acredita que vais notar bem a diferença!!!
 
não fica nada complicado, basta reinstalar com um disco qualquer, usando a licença OEM, e depois a activação faz-se por telefone...
 
Muitos já não pedem activação por telefone fazem-no por online, foi o que se passou com o meu ASUS veio, "saquei" uma ISO de um vista qualquer (o cd do vista que cá tinha era de 64 bits , e eu queria de 32 bits) instalei pus a chave que está colada de baixo do portatil e ele perguntou-me se queria fazer a validação quando me ligasse á internet, disse que sim, peguei no cd do portátil com as drivers (no meu caso vinham 2 cd's um de recuperação para por o portatil exactamente como estava quando veio, e outro com as driver e um instalador de cada programa que vinha com o portatil), instalei as drivers depois foi só Meu computador--> validação do windos e carreguei em efectuar a validação (estava lá uma mensagem a dizer que a validação seria feita automaticamente no prazo de x dias), e ficou a funcionar, windows genuino e sem mer** lá dentro
 
Tive a tempos conhecimento deste programa: http://www.pcdecrapifier.com/

Nunca o utilizei pelo que não tenho opinião sobre o mesmo mas existem diversos sites onde podes recolher as impressões de quem já o utilizou, no entanto sempre li que o preferível seria mesmo optar por uma instalação limpa do sistema operativo, drivers e programas.

Cumprimentos,

Newbie
 
Acabei de criar os cds de backup da sony no entanto já vi que nenhum é um iso do vista. estou com receio de estar a perder tempo e voltar a instalar todo o lixo de novo.
 
Com tanto trabalho em relação aos cds de recuperação da Sony e à partição escondida (que são a mesma coisa por isso vais sempre instalar tralha) já tinhas arranjado um DVD do vista e instalado de raíz com a tua chave original.

Sim a Sony é má por trazer muito bloatware mas é boa noutras coisas ... é como tudo na vida, tem prós e contras.
 
Com tanto trabalho em relação aos cds de recuperação da Sony e à partição escondida (que são a mesma coisa por isso vais sempre instalar tralha) já tinhas arranjado um DVD do vista e instalado de raíz com a tua chave original.

Sim a Sony é má por trazer muito bloatware mas é boa noutras coisas ... é como tudo na vida, tem prós e contras.

Claro, pressupondo que eu tenho uma ligação ultra-rápido e que saco 4Gb em 1 dia.
Além disso tenho de conseguir encontrar o Vista Buisness em PT. Ou a chave tb serve para o premium?
 
qualquer CD do Vista tem todas as versões, da Basic à Ultimate!!!
o melhor seria tentar arranjar uma cópia de um DVD Windows Anytime Upgrade.
 
Claro, pressupondo que eu tenho uma ligação ultra-rápido e que saco 4Gb em 1 dia.
Além disso tenho de conseguir encontrar o Vista Buisness em PT. Ou a chave tb serve para o premium?


Ninguem diz um dia mas se dizes que já tens o portátil há um mês ...
A chave serve para a versão indicada na etiqueta debaixo do portátil. Não costuma fazer referência ao idioma acho eu, portanto serve para qualquer um.
 
Tambem tenho um Vaio e estou a pensar formatar tudo de novo pk esta lento como a maravilha. Sempre foi alias, e e um pc de 400contos, o que me chatei-a.

Pensei que era do Vista, mas instalei um Vista no meu pc fixo e ficou basntante melhor k no portatil.

O meu receio é se por ser eu a instalar o vista, este nunca fique como original, e acho que apesar de toda a maravilha que trazem, o SO original esta sempre mais afinado, mas posso tar enganado.

Tenho entao umas perguntas:

1ºSe instalar o Vista que tenho aqui, sacado da NET, e puser o serial que o de origem tem, fica logo activado e original?

2ºDa para instalar todos os controladores no meu Vista novo, ficando como o original?

3ºComo e que faço uma imagem da partiçao oculta de origem? E como e que depois altero a que esta no disco duro, colocando a imagem da nova instalação, tal e qual como eu gosto e com o software e configurações que quero? É possivel? E se me arrepender posso sempre por como estava quando comprei, atraves da imagem que tenho em DVD e que fiz a partir da partiçao que tava no disco?

Pff, esclareçam-me bem disto tudo... e que tenho imensa pena de ter aqui um Vaio topo de gama e que quando quero utilizar o Vista, perco metade da bateria so para o ligar!?!?!?!!

Tambem ja pus o XP em Dual boot, mas esse e que nao fica nada de jeito, pois nao ha drivers e ha algumas funçoes que nao funcionam...

Indiquem-me entao, se puderem, tuturiais e o software que preciso, sendo ele pago ou nao....

Obrigado desde já pessoal,

e desculpem ter usado este topico, mas pareceu-me adequado...


PS-Eu nem instalar o SP1 do vista consigo. Depois de 40min falha e perde outros 30 para voltar ao normal. Que porcaria... :(
 
Bem por partes:

Um SO instalado de fábrica não está mais afinado que um SO instalado/configurado correctamente por ti. Tipicamente está melhor porque só instalas o que precisas.

Em relação às perguntas:

1- Sim se for a mesma versão da chave que tu tens (está escrito debaixo do portátil na etiqueta)
2- Sim (é só sacar daqui www.vaio-link.com)
3- Para fazer uma imagem da partição oculta a Sony trás um utilitário instalado para isso. Procura-o aí na lista de programas originais.
3.1 - Não dá para alterar a imagem no disco para outra.
3.2 - Queres fazer uma instalação limpa, com drivers e programas que usas e depois tê-la sempre disponível para instalar sem o trabalho de fazer tudo de novo? Usas um programa do género do Norton Ghost ou Acronis True Image.


PS: podias ter aberto outro tópico
 
Alguém já conseguiu a partir dos 3 dvds de recuperação fazer uma instalação limpa?

penso que não é possível, pois são cópias da imagem que vem na partição escondida!
basicamente é como se fizesses um Ghost para DVD's da instalação como vem de fábrica!
dantes os fabricantes mandavam um CD do windows e outro com drivers/apps, e depois de instalares o SO, instalavas os drivers e apps que quisesses! Agora é a "festa" que se vê!
 
Comprei um Sony Vaio SZ61 há mais de 1 mês na *****. Em termos de hardware estou satisfeito com a máquina. Parece-me robusta e tem funcionado sem problemas.

Em termos de software estou desiludido. Não percebo a opção da Sony em pré-instalar muito software Demo: Word, Norton, Roxio, Adobe Elements... Já para não falar em software desnecessário e abusivo como o skype ou google search. Além disso o computador trás imenso software redundante da Sony como Sonic Stage, Vaio Media e afins...

Como utilizador avançado de Windows considero esta prática extremamente abusiva pois é óbvio que o computador com tanto software pre-instalado vai ter a preformence condicionada e mesmo desinstalando este software há sempre "lixo" que vai ficar acumulado sobretudo no registro do computador. O ideal seria ter a possibilidade de ter uma instalação limpa do Windows Vista e depois poder optar por instalar estes extras... Com esta prática a Sony está, claramente, a condicionar o desempenho da maquina aos acordos que tem com Google, Adobe, Roxio e Symantec...

Já estive a procurar mas não consegui encontrar um modo de só instalar o Windows Vistas e os drivers básicos que permitem a máquina funcionar em máxima performence.
Já fiz uma instalação a partir da partição e todo o software que considero desnecessário foi novamente instalado.

Assim, a minha pergunta é simples: Há alguma forma de fazer uma instalação limpa em que fique apenas a correr o Windows Vista e os drivers básicos sem software do Google, Skype, Roxio, Symantec e afins?


cumps

Eu também comprei o mesmo modelo. Já conseguis-te resolver o teu problema?


Obrigado pelos outras respostas dos outros utilizadores, mas a maior parte não percebi nada. :D

No site oficial da Vaio pode-se fazer o downgrade para o XP. Será que vale a pena?

http://support.vaio.sony.pt/os/xp/downgrade/index.asp?site=voe_pt_PT_cons&m=2821


Já vi uma thread no www.notebookreview.com em que está um "tutorial" que explica como fazer uma clean install do Windows Vista no modelo americano, mas que pelos vistos não é compatível com o modelo europeu pois as configurações são diferentes.

O grande problema destas "clean install" pode ser a perda de certas funções como a tecla Fn, a web cam deixar de funcionar, etc...... Já aconteceu a muita boa gente.

Primeiro é fazer os Dvds de recuperação pelo que percebi. Convém fazer duas vezes pelo menos não? Nunca se sabe.

Depois fazer uma imagem do nosso sistema actual?

E finalmente ir ao site da Vaio e fazer o download dos drivers e aplicações originais do modelo.


Tive para ir para o Macbook Pro mas acabei por escolher este modelo com 3 anos de garantia e para já estou satisfeito. O problema é que não estou nada habituado ao Vista.


Cumps :)
 
Back
Topo