1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sony Vaio ou a arte de instalar lixo.

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por kid A, 23 de Maio de 2008. (Respostas: 59; Visualizações: 7885)

  1. kid A

    kid A Power Member

    Comprei um Sony Vaio SZ61 há mais de 1 mês na Fnac. Em termos de hardware estou satisfeito com a máquina. Parece-me robusta e tem funcionado sem problemas.

    Em termos de software estou desiludido. Não percebo a opção da Sony em pré-instalar muito software Demo: Word, Norton, Roxio, Adobe Elements... Já para não falar em software desnecessário e abusivo como o skype ou google search. Além disso o computador trás imenso software redundante da Sony como Sonic Stage, Vaio Media e afins...

    Como utilizador avançado de Windows considero esta prática extremamente abusiva pois é óbvio que o computador com tanto software pre-instalado vai ter a preformence condicionada e mesmo desinstalando este software há sempre "lixo" que vai ficar acumulado sobretudo no registro do computador. O ideal seria ter a possibilidade de ter uma instalação limpa do Windows Vista e depois poder optar por instalar estes extras... Com esta prática a Sony está, claramente, a condicionar o desempenho da maquina aos acordos que tem com Google, Adobe, Roxio e Symantec...

    Já estive a procurar mas não consegui encontrar um modo de só instalar o Windows Vistas e os drivers básicos que permitem a máquina funcionar em máxima performence.
    Já fiz uma instalação a partir da partição e todo o software que considero desnecessário foi novamente instalado.

    Assim, a minha pergunta é simples: Há alguma forma de fazer uma instalação limpa em que fique apenas a correr o Windows Vista e os drivers básicos sem software do Google, Skype, Roxio, Symantec e afins?


    cumps
     
  2. ruymoreira

    ruymoreira Power Member

    Há!

    Arranjas um CD do Vista e instalas "manualmente" o Vista. Depois é só instalares os drivers! Aí há 2 alternativas: se os DVD's de reposição forem "imagens" da instalação, quase de certeza que não te permitem usá-los para instalar os drivers. Se forem do estilo "SO" + Drivers + Apps, aí já tás com mais sorte, instalas os drivers e alguma Apps que precises.

    No site da Sony Vaio geralmente têm os drivers para download, independente (vga,som,webcam,etc...) ou num "pack" completo!

    de facto a politica de meter lá "lixo" até chateia, mas é assim que eles funcionam!

    se fizeres uma instalação "limpa" acredita que vais notar bem a diferença!!!
     
  3. VBR

    VBR Power Member

    Usando a licença OEM original do Windows fica complicado!
     
  4. Mitch

    Mitch Banido

    não fica nada complicado, basta reinstalar com um disco qualquer, usando a licença OEM, e depois a activação faz-se por telefone...
     
  5. VBR

    VBR Power Member

    Lá está, considero isso complicado!
     
  6. Mitch

    Mitch Banido

    [ironia] consegues usar um computador mas achas que fazer um telefonema é complicado? [/ironia]
     
  7. ruymoreira

    ruymoreira Power Member

    pode-se sempre usar o método de copiar a activação OEM, assim não se tem de activar por telefone! acho que até anda por aqui um tutorial a explicar como fazê-lo.
     
  8. Cunha Esteves

    Cunha Esteves What is folding?

    Muitos já não pedem activação por telefone fazem-no por online, foi o que se passou com o meu ASUS veio, "saquei" uma ISO de um vista qualquer (o cd do vista que cá tinha era de 64 bits , e eu queria de 32 bits) instalei pus a chave que está colada de baixo do portatil e ele perguntou-me se queria fazer a validação quando me ligasse á internet, disse que sim, peguei no cd do portátil com as drivers (no meu caso vinham 2 cd's um de recuperação para por o portatil exactamente como estava quando veio, e outro com as driver e um instalador de cada programa que vinha com o portatil), instalei as drivers depois foi só Meu computador--> validação do windos e carreguei em efectuar a validação (estava lá uma mensagem a dizer que a validação seria feita automaticamente no prazo de x dias), e ficou a funcionar, windows genuino e sem mer** lá dentro
     
  9. Newbie

    Newbie BOINC Philanthropist

    Tive a tempos conhecimento deste programa: http://www.pcdecrapifier.com/

    Nunca o utilizei pelo que não tenho opinião sobre o mesmo mas existem diversos sites onde podes recolher as impressões de quem já o utilizou, no entanto sempre li que o preferível seria mesmo optar por uma instalação limpa do sistema operativo, drivers e programas.

    Cumprimentos,

    Newbie
     
  10. kid A

    kid A Power Member

    Acabei de criar os cds de backup da sony no entanto já vi que nenhum é um iso do vista. estou com receio de estar a perder tempo e voltar a instalar todo o lixo de novo.
     
  11. RS

    RS Power Member

    Com tanto trabalho em relação aos cds de recuperação da Sony e à partição escondida (que são a mesma coisa por isso vais sempre instalar tralha) já tinhas arranjado um DVD do vista e instalado de raíz com a tua chave original.

    Sim a Sony é má por trazer muito bloatware mas é boa noutras coisas ... é como tudo na vida, tem prós e contras.
     
  12. kid A

    kid A Power Member

    Claro, pressupondo que eu tenho uma ligação ultra-rápido e que saco 4Gb em 1 dia.
    Além disso tenho de conseguir encontrar o Vista Buisness em PT. Ou a chave tb serve para o premium?
     
  13. ruymoreira

    ruymoreira Power Member

    qualquer CD do Vista tem todas as versões, da Basic à Ultimate!!!
    o melhor seria tentar arranjar uma cópia de um DVD Windows Anytime Upgrade.
     
  14. RS

    RS Power Member


    Ninguem diz um dia mas se dizes que já tens o portátil há um mês ...
    A chave serve para a versão indicada na etiqueta debaixo do portátil. Não costuma fazer referência ao idioma acho eu, portanto serve para qualquer um.
     
  15. kid A

    kid A Power Member

    E tem em PT?
     
  16. 6600LIVE!

    6600LIVE! Power Member

    Tambem tenho um Vaio e estou a pensar formatar tudo de novo pk esta lento como a maravilha. Sempre foi alias, e e um pc de 400contos, o que me chatei-a.

    Pensei que era do Vista, mas instalei um Vista no meu pc fixo e ficou basntante melhor k no portatil.

    O meu receio é se por ser eu a instalar o vista, este nunca fique como original, e acho que apesar de toda a maravilha que trazem, o SO original esta sempre mais afinado, mas posso tar enganado.

    Tenho entao umas perguntas:

    1ºSe instalar o Vista que tenho aqui, sacado da NET, e puser o serial que o de origem tem, fica logo activado e original?

    2ºDa para instalar todos os controladores no meu Vista novo, ficando como o original?

    3ºComo e que faço uma imagem da partiçao oculta de origem? E como e que depois altero a que esta no disco duro, colocando a imagem da nova instalação, tal e qual como eu gosto e com o software e configurações que quero? É possivel? E se me arrepender posso sempre por como estava quando comprei, atraves da imagem que tenho em DVD e que fiz a partir da partiçao que tava no disco?

    Pff, esclareçam-me bem disto tudo... e que tenho imensa pena de ter aqui um Vaio topo de gama e que quando quero utilizar o Vista, perco metade da bateria so para o ligar!?!?!?!!

    Tambem ja pus o XP em Dual boot, mas esse e que nao fica nada de jeito, pois nao ha drivers e ha algumas funçoes que nao funcionam...

    Indiquem-me entao, se puderem, tuturiais e o software que preciso, sendo ele pago ou nao....

    Obrigado desde já pessoal,

    e desculpem ter usado este topico, mas pareceu-me adequado...


    PS-Eu nem instalar o SP1 do vista consigo. Depois de 40min falha e perde outros 30 para voltar ao normal. Que porcaria... :(
     
  17. RS

    RS Power Member

    Bem por partes:

    Um SO instalado de fábrica não está mais afinado que um SO instalado/configurado correctamente por ti. Tipicamente está melhor porque só instalas o que precisas.

    Em relação às perguntas:

    1- Sim se for a mesma versão da chave que tu tens (está escrito debaixo do portátil na etiqueta)
    2- Sim (é só sacar daqui www.vaio-link.com)
    3- Para fazer uma imagem da partição oculta a Sony trás um utilitário instalado para isso. Procura-o aí na lista de programas originais.
    3.1 - Não dá para alterar a imagem no disco para outra.
    3.2 - Queres fazer uma instalação limpa, com drivers e programas que usas e depois tê-la sempre disponível para instalar sem o trabalho de fazer tudo de novo? Usas um programa do género do Norton Ghost ou Acronis True Image.


    PS: podias ter aberto outro tópico
     
  18. kid A

    kid A Power Member

    Alguém já conseguiu a partir dos 3 dvds de recuperação fazer uma instalação limpa?
     
  19. ruymoreira

    ruymoreira Power Member

    penso que não é possível, pois são cópias da imagem que vem na partição escondida!
    basicamente é como se fizesses um Ghost para DVD's da instalação como vem de fábrica!
    dantes os fabricantes mandavam um CD do windows e outro com drivers/apps, e depois de instalares o SO, instalavas os drivers e apps que quisesses! Agora é a "festa" que se vê!
     
  20. Neo

    Neo Power Member

    Eu também comprei o mesmo modelo. Já conseguis-te resolver o teu problema?


    Obrigado pelos outras respostas dos outros utilizadores, mas a maior parte não percebi nada. :D

    No site oficial da Vaio pode-se fazer o downgrade para o XP. Será que vale a pena?

    http://support.vaio.sony.pt/os/xp/downgrade/index.asp?site=voe_pt_PT_cons&m=2821


    Já vi uma thread no www.notebookreview.com em que está um "tutorial" que explica como fazer uma clean install do Windows Vista no modelo americano, mas que pelos vistos não é compatível com o modelo europeu pois as configurações são diferentes.

    O grande problema destas "clean install" pode ser a perda de certas funções como a tecla Fn, a web cam deixar de funcionar, etc...... Já aconteceu a muita boa gente.

    Primeiro é fazer os Dvds de recuperação pelo que percebi. Convém fazer duas vezes pelo menos não? Nunca se sabe.

    Depois fazer uma imagem do nosso sistema actual?

    E finalmente ir ao site da Vaio e fazer o download dos drivers e aplicações originais do modelo.


    Tive para ir para o Macbook Pro mas acabei por escolher este modelo com 3 anos de garantia e para já estou satisfeito. O problema é que não estou nada habituado ao Vista.


    Cumps :)
     

Partilhar esta Página