Sony Vaio VGN-FW21Z

Para quem perguntou se há alguma coisa semelhante: não há, estes VAIOs estão a distinguir-se pelos ecrãs de resolução muito elevada; pode vir a ser o início de uma nova tendência no mercado; para já, quase só se vê ecrãs de 1280x800.

Para quem perguntou se a resolução só era boa para filmes: a minha opinião pessoal é que não. Aliás, vai demorar muito tempo até arranjarmos muitos filmes em 1080p, e na minha opinião, em imagem real, os 1080p são uma "esquisitice", não temos mais informação no ecrã por isso. Para trabalhar, os pitosgas diriam que a resolução é alta demais, eu sempre fui fã de resoluções altas (reformei um CRT de 17" que dava 1600x1200@85Hz com 11 anos porque estava desfocado; agora tenho um portátil 15.4" de 1920x1200 encomendado, e pergunto-me se não tinha feito melhor em ir por este VAIO, barato e fácil de arranjar).

Para quem trabalha com aplicações cheias de janelazinhas docadas, dá jeito. Por exemplo, o Visual Studio, com o Class Browser, a output window, debug window, etc e tal, num ecrã de 1280x800 sobra-me um quadradinho de nada para editar o código, sou obrigado a estar sempre a trocar para full-screen.
Para quem trabalha em CAD, em que a quantidade e detalhe de informação gráfica é importante, além dos programas também fazerem várias vistas no ecrã e ainda meterem não sei quantas janelinhas docadas, ainda é mais importante do que para mim.

Agora, há que dizê-lo, eu antes de ter aquele CRT de que falei não tinha o astigmatismo que tenho hoje....
Se possível ver o ecrã ao vivo, com texto e não com a conversa das lojas (que fica do mesmo tamanho que nos outros ecrãs).
 
Epa, 1600*900 chega e sobra para ver um filme 720p, que eu ja acho que tem uma qualidade excepcional!

Em relação ao 21M:
- o disco é miseravel (4200rpm)
- a 3470 pode eventualmente comprometer jogos a medio prazo...

Eu acho que 300€ valem bem a dif para um ecran brutal, um disco maior e mais rapido (pouca dif no preço..) e uma grafica um bocado melhor.

Para trabalhar, 1920*1080 é desconfortável? Quem me dera! :) Se o tamanho pequeno das letras te faz confusao, aumentas os dpis! :)

edit: epa, reparei agora que os discos sao todos 4200rpm! que falha...

Para jogos não me importa muito. Tenho duas consolas da nova geração que me deixam jogar o que quero. Os discos são iguais. Ver filmes não será o uso que darei ao computador porque tenho acesso a maiores televisões e com a saída HDMI conseguiria ligar a uma televisão e tirar bom proveito. Ou a resolução do ecrã também é a mesma da imagem out? Mas a 3470 aguenta um CS ou assim?
 
Alguém referiu as diferenças entre o 21M e o 21Z, respectivamente.
As principais são:
Precessador: P8600 contra P9400 e 2.4GHz contra 2.53GHz
Disco de 400GB contra 500GB
Gráfica de 256MB contra 512MB
Resolução: 1600x900 contra 1920x1080
Básicamente são estas as diferenças, mas acho que o valor a pagar a mais, compensa. É a minha opinião e vale o que vale.
 
Para jogos não me importa muito. Tenho duas consolas da nova geração que me deixam jogar o que quero. Os discos são iguais. Ver filmes não será o uso que darei ao computador porque tenho acesso a maiores televisões e com a saída HDMI conseguiria ligar a uma televisão e tirar bom proveito. Ou a resolução do ecrã também é a mesma da imagem out? Mas a 3470 aguenta um CS ou assim?

Sim a 3470 chega bem para um CS. A 1920*1080 já não posso é dar garantias..

Em relação à resolução da "imagem out", tu é que escolhes, sendo que o que te vai impor o máximo de resolução é o aparelho receptor. Ou seja, se ligares a uma televisão HDReady, no máximo tens 1368*768. Se ligares a uma FullHD tens 1920*1080.

Pensa que isto é um investimento a longo prazo. E a diferença agora pode-se notar no futuro.
Eu comprei o meu portátil há 3 anos, na altura estava indeciso entre o que comprei, um LG LW65, e um ASUS M6VA. A diferença era de preço era 250€, sendo o asus mais caro. Tinha um ecra 1680*1050 contra o 1280*800 do meu, 100gb de disco contra 80gb do meu, tinha BT, o meu nao, e trazia mala e rato que o meu tb nao.
Hoje arrependo me de não ter pago a diferença pelo Asus... na altura achei que era muito caro!

Pensa bem antes de optares por um só por ser "um pouco" mais barato.
 
Última edição:
Mas será que esta gráfica é boa para jogos a 1920x1080?
Se valesse a pena, gostaria de fazer um upgrade à gráfica (obviamente, alguns anos depois, pois nem tenho grandes jogos que puxem demasiado pela gráfica, mas com os 1920x1080, não sei não...).
Alguém me saberá dizer se é possível trocar a gráfica deste PC?

Cumps ;)
 
Não creio.. Senão tinha a referencia para gráfica MXM. Não tendo, suponho que não será possível.

Pois, este portátil com uma 9800GT era uma bombaça! Mas definitivamente não está virado para os jogos. Queres um portátil muita bom para jogos e com um ecrã porreiro? Asus g50..
 
Estive ontem com um na mão na ***** e até já tinha estado antes, só que com menos tempo.
Fiz um teste ao windows, gráfica, etc e tinha tudo valores mt bons, superiores a 5 (valores exactos não me lembro).
Mas o teclado acho-o muito estranho...as teclas são colocadas uma a uma no chassis, em vez de ter um teclado junto como é habitual.
De resto até o acho engraçado, mas vou esperar mais um pouco que chegue o Toshiba Qosmio F50.
 
Fw21z

Estou decidido a comprar um destes dois portateis... o 21M ou o 21Z...

Vou trabalhar em autocad e nao jogo, já vi os dois portateis um ao lado do outro e notam-se claramente as diferenças de qualidade entre os ecrans... vi numa loja enorme e o que se notava principalmente eram os reflexos que no 21Z quase nem se notavam comparando com o 21M.

Ou seja... nao quer dizer que o 21M não satisfaça as nossas necessidades, mas é tentador pagar mais 300€ e ter uma máquina daquelas.

Acham que ha a possibilidade do 21Z baixar de preço nos proximos meses?

Abraços
 
Fw21z

Já agora... dos que têm este portatil, alguém me pode dizer se o disco está facilmente acessivel através de uma tampa ou se é necessário desmontar a carcaça toda...?
 
Fw21z

Parece que morreu este tópico... de qualquer maneira... comprei hoje este portatil (FW21Z) por isso se alguem tiver alguma duvida em relação a ele já posso dar uma ajuda...

Disponham...

Abraço
 
Fw21z

Boas, o que posso dizer... comprei o portatil por 1350€ na ***** porque estes 2 dias estavam com 10% de desconto em todos os produtos!

Hoje fiz a recuperação do sistema com os DVDs de recuperação que tinha criado.

Pontos que até agora me surpreenderam:

- Qualidade do ecran fantastica, a resolução é excelente, ainda nem me habituei a estas letrinhas tao pequenas ;)

- A escrita no teclado é muito confortavel.

- Aspecto, o portatil é lindo! mas isso já devem saber;)

Pontos contra ainda nao encontrei, só se for o software trial por 60 dias que ele traz instalado, só dá vontade de desinstalar logo.

Quanto à autonomia ainda nao tive tempo para tirar conclusões, mas posso dizer que ainda ha pouco a bateria estava carregada e tinha 2h:37 de autonomia.

Por enquanto acho que é só...
 
que portatil

boas, estou indeciso e precisava de uma ajuda, vou comprar um portatil novo vi este o sonny vaio fw21z na ***** que vos parace??? por este preço compra-se alguma coisa melhor entre asus e companhia mesmo um apple? tenho um Asus A8j e preciso de uma maquina melhor porque faço um pouco de tudo trabalho, algumas imagens, alguns videos nada de mais e claro alguns jogos mas tb nada de mais pois para isso existe as consolas.
bem espero os vossos conselhos como sou novo aqui fico agradecido
 
Alguém referiu as diferenças entre o 21M e o 21Z, respectivamente.
As principais são:
Precessador: P8600 contra P9400 e 2.4GHz contra 2.53GHz
Disco de 400GB contra 500GB
Gráfica de 256MB contra 512MB
Resolução: 1600x900 contra 1920x1080
Básicamente são estas as diferenças, mas acho que o valor a pagar a mais, compensa. É a minha opinião e vale o que vale.

Na realidade as unicas GRANDES diferenças são a placa grafica muito superior e o ecra de muito melhor qualdade.

A placa grafica não tem nada a ver com a do FW21M, não por ter mais memória, mas sim pelo processador grafico que tras ser muito superior.
O monitor para alem de ter mais resolução tem uma reprodução de cores estupenda (só mesmo vendo ao vivo).
 
Boas, há um mês adquiri um Sony vaio fw21z ate agora estava tudo a correr bem, só que hoje ao gravar um dvd de dados quis experimentar a qual a velocidade máxima de gravação e então meti para gravar a 8x só que quando começa a gravação ele diz que á um erro na calibração de força e não grava tentei depois com a velocidade de 6x e 4x e dão o mesmo erro só consegui gravar á velocidade de 2x.
gosta-va que alguém com este portátil visse se tem este tipo de problema ou se ja teve.
obrigado
 
ola,

Gostaria de saber se ficou satisfeito com a compra em relação à performance desse portatil e noutros aspectos. Estou indeciso entre esse modelo vaio fw21z e um lg R510-SAP22P, pk as caracteristicas parecem semelhantes, menos o preço que difere pelo menos 300 euros. O Sony tem mais disco e melhor monitor e mais algumas penekenas caracteriticas, mas vale o investimento de 1400euros?
 
Caro jon von f

Eu fiquei satisfeito com o portátil apesar de ser mais caro que outros modelos equivalentes noutras marcas, as vantagens que ele tem é mesmo o ecrã e ou gravador de blu ray e isto se te interessar gravalos é claro. Para mim também contou muito o aspecto mas isso cada um é que sabe.
cumprimentos
 
Ola Dbarbeitos

Sim, tambem me interessou muito pelo aspecto, estes sony sao incomparaveis a nivel estetico e acredito que a nivel qualitativo tambem se distingam ao longe.Contudo eu preciso mesmo de uma boa capacidade de processamento, trabalho com cad, fotoshop e programas de modelaçao 3d com posterior renderização. Será este computador uma boas escolha nesse sentido?(nao pior k o tal lg R510-SAP22P que eu tinha referido ou outro?)

Cumprimentos
 
epa, ja tive muitas marcas, e aconselho Sony. Excelente ecran. O processamento dá perfeitamente. É quase tudo a mesma coisa. Ficares meio segundo mais lento ou nao no arranque, é indiferente....
 
Back
Topo