1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Sony vaio vgn-ux280p

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por scorcher, 16 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 30148)

1. scorcher

scorcher Power Member

Em busca de algo possuidor de uma relação de portabilidade e funcionalidade ainda mais elevada, n pude deixar de ficar indiferente quando tive conhecimento destes novos modelos vaio da gama UX.. Trata-se na sua essência de micro pc´s que divergiram do standart UMPC, mais potentes, mais pequenos que qualquer UMPC até à data produzido e com um design de cortar a respiração, na minha opinião.. claro :D

Lindo.. n?.. este é um vgn-ux280p, um modelo lançado em meados de setembro 2006 exclusivamente em solo americano, o que é pena.. pois como a sony já nos habituou em práticamente tudo, o velho continente n consta na lista de prioridades no que toca a lançamentos.. No entanto e ao fim de 7 meses do lançamento oficial do ux50, o primeiro modelo lançado desta gama, lá surgiu uma notícia referente ao mercado europeu (ainda a noticiei aqui).. Pois é.. é um VGN-UX1XN que chegou finalmente ao mercado europeu (embora que apenas parcialmente) está já disponivel aqui..

Bem, continuando.. o ux280p que tenho foi importado pela Dynamism, n chegou a 2 semanas de espera e fiquei com uma segunda garantia durante o primeiro ano da própria Dynamism..

Agora vem a parte do expositor (descrição no sentido dos ponteiros do relógio a começar no meio dia :D)..

Esta é a caixa original dele, onde se pode ver o logo tão badalado do "Windows Vista Capable"..

-Motion Eye, câmera frontal ideal para video conferências com uma resolução de 0.3M pixels (pouco mas suficiente)
    - Multi pointer, o tradicional rato por stick (requer alguma habituação)
    -Zoom In/Out, serve para ampliar até 3x a imagem do ecrã (dá jeito para pormenores perante a alta definição do tft)
    -POWER switch, permite fazer hold (idêntico ao da psp) e com um led indica o estado do dispositivo
    -Microphone, dá jeito para skype e afins..
    -No ecrã em baixo há uma série de indicações desde WWAN, WLAN, Bluetooth, Scroll Lock, Caps Lock, Number Lock, acesso ao disco e por fim o estado da bateria..
    -Led DC IN
    -Wireless switch, on/off e permite por software escolher entre ligar o Bluetooth, wireless ou ambos
    -Launcher button, é configuravel e vem predefinido para abrir isto (como que um media center)
    -Center button, tb é configurável (tenho-o para activar o scroll)
    -Botão direito do rato (aquela falha entre os dois dá muito jeito para saber onde é que acaba um e começa o outro :D)
    -Botão esquerdo do rato
    -Speaker, está no lado oposto do micro para se alguém o quiser usar como tlm :D (já dá um som jeitoso, mas podia ser melhor..)
    -Fingerprint sensor, pode parecer que n.. mas dá jeito quando se quer fazer login e para umas brincadeiras tb..
    -Touch panel LCD screen, simplesmente divinal.. com uma resolução de 1024*600 em apenas 4.5" e com uma nítidez e brightness brutais.. do melhor que a sharp está a lançar cá para fora, mesmo.. no entanto é críticado por muitos pela alta definição (e até por mim até me habituar :D), mas está no limite entre o perceptível e o n perceptível (para as fotos usei um k750i e o raio da câmera n conseguia focar o texto por ser demasiado pequeno :D).. de resto n sei se a minha visão serve de exemplo, mas até 50/60cm de distância consigo ver/ler razoavelmente bem:joker: .. No que respeita ao touch screen em si, depois de bem calibrado é preciso a lidar com os minúsculos ícones e de extrema funcionalidade num dispositivo deste tipo para acesso rápido..

-caixas..
    -bolsa, mesmo à medida e bastante útil..
    -uns manuais..
    -pulseira para ele n fugir..
    -Stylus, dá para encolher para metade..
    -Adaptador com Lan, VGA e AV out (podia ter uns usb´s, mas pronto..)
    -Suporte vertical, para acompanhar com um teclado quando n se leva a base

-1 usb
    -Ventilação IN
    -SIM card slot, serve para modem 3G.. (mostro mais abaixo, dá bastante jeito quando houver serviços mais acessíveis)

-I.LINK
    -VGA
    -2 usb´s
    -LAN
    -DC IN
    -(n era pior ter tb um jack de 3,5mm para audio out ou até mesmo uma porta de fibra óptica em 2.0.. dáva-lhe muito bom uso para ligar a um amplificador..)

-Ventilação OUT, n aquece grande coisa e do que me apercebi até agora tem 3 estados.. off/50%/full power e é neste último que já se houve algum ruído, mas inferior a qualquer portátil que já testei..
    -Slot support ALL Memory Stick Duo com led de actividade
    -Capture button, activa o programa de captura de video/fotos (fica engraçado e dá jeito ter um atalho assim logo à mão)
    -Focus selection switch
    -Bateria, ainda em testes mas para standart já aguenta bem.. com wireless e bluetooth ligados já bateu perto das 4 horas em uso

-Carregador, é relativamente pequeno e tem um led na ponta da ficha que indica quando estou ligado ou n

-Encaixe para guardar o stylus
    -Antena WWAN, isto tb tem incorporado um sintonizador para TV digital (que só está disponivel no japão..)
    -Ventilação IN

-Câmera traseira com 1.3M pixels, tira fotos e filma em condições a 30fps

-Cingular EDGE support, por testar..

-DC IN
    -Ventilação IN
    -Porta de dados com a base e adaptador
    -Headphones jack 3,5mm
    -Microphone jack 3,5mm
    -Teclado iluminado em azul, layout em inglês (só há o japonês como alternativa..) e requer habituação ao toque, mas depois de se ter o kit d´unhas é sempre a abrir :D

-Diferença entre brightness mínimo e máximo, no nono nível (1-9) o brilho é de tal ordem intenso que mesmo ao ar livre e em dia de sol se vê impecavelmente bem (reparem que na segunda foto a sensibilidade à luz é menor)..

-É mais espesso que a psp, mas mais ergonómico.. (digamos que tem mais por onde se lhe agarrar :D)

-É efectivamente mais estreito que a psp..

-Ambos os tft´s estão com o brightness no máximo (psp no 4ª nível e o vaio no 9º nível) e aqui se vê a superioridade do tft do vaio, é mesmo muito brilhante e com cores muito vivas

-Foto da tralha que vem instalada, pouco legível por n dar para focar devido à reduzida dimensão (como já referi)..

-E aqui um print screen que mostra a real àrea de trabalho deste vaio, 1024*600 que para mim são já suficientes para o que pretendo dele..

Caractaristicas oficiais:

Por agora ficamos por aqui, a 2ª parte desta análise ficará reservada por mais uns dias até poder determinar com exatidão o nível de performance deste modelo, sim.. porque meter-me em testes com um SO que logo de arranque me ocupa mais de 500mb de ram n dá lá muito jeito.. no entanto pondem ver que já por ali anda o GTA San Andreis mais o Live for Speed e desses posso adiantar que correm sem problemas :D..

Última edição: 16 de Fevereiro de 2007
  2. scorcher

scorcher Power Member

Depois de uma limpeza geral ao xp, o veredicto final..

Última edição: 23 de Fevereiro de 2007
  3. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Ou seja, o dvdrw é maior que o portátil? :lol:
    Isso é minúsculo. Com os meus dedos grossos estava tramado.

4. scorcher

scorcher Power Member

Adicionado superPI & 3dmark 2001..

5. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

Muito bom 8| Tens mais 3dmarks que o meu PIII com a FX5200 (dá uns 2200 com AGP 4X)

6. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Muito bom, qt te ficou a brincadeira ?!?

7. scorcher

scorcher Power Member

Ainda ficou em perto de 2400€ (2000$ + taxas e 21% mais transportadora e seguro).

E agora para os aficcionados em dispositivos deste género e que estejam interessados em aproveitar uma oportunidade.. passem por aqui ..

8. Portwolf

Portwolf Banido

es-adof!! muito bom mesmo!!!:004:

Partilhar esta Página