Sony vaio - vpc sb1s1e/w & sb1z9e/b

Há não muito tempo atrás era o contrário.

A vantagem é que acaba por ser mais prático, mas conforme o gosto da pessoa, no caso do joe_le_taxi, pode não gostar do design com o teclado numérico.

Pode ser panasquice mas não gosto de teclados numéricos ao lado porque me parece sempre que estou a "escrever" (teclar) meio de lado e não exactamente ao centro do portátil. Esperava mais da Sony neste aspecto. Mas percebo que as pessoas gostem sempre de mais. Mais teclas, mais luzinhas, mais features..
 
Há não muito tempo atrás era o contrário.

A vantagem é que acaba por ser mais prático, mas conforme o gosto da pessoa, no caso do joe_le_taxi, pode não gostar do design com o teclado numérico.

Exacto, como ja ha muito tempo n olho pra portateis acima das 14" nunca me lembro sequer de ver um portatil com teclado numerico do lado direito

E qt pesa esse 15" ??!?!


Ja viram os novos lenovo u300 e o toshiba r800 e qq coisa?!?! muito leves, so falta saber q graficas têm... q n dizem nas press releases...
 
Vaio VPC-SB1S1E/W - Este modelo valerá apena investir?
Vem com o mesmo problema de barulho na ventoinha? e o Sobreaquecimento?
Se vale a pena investir depende do tipo de "uso" que vais dar ao portátil.

Depois da actualização da BIOS já não ouves a ventoinha por tudo e por nada, e como qualquer outro portátil apenas em carga máxima se torna um pouco irritante de ouvir pois a ventoinha está a trabalhar no máximo.

Problema de sobreaquecimento entendo como sendo o desligar automático do portátil quando atinge a temperatura máxima. Até ver tal ainda não me aconteceu. Claro que se puxares pelo portátil, tal como acontece com qualquer outro portátil, ele vai aquecer.
A zona de apoio da palma da mão do lado direito costuma estar morna pois é onde está o disco, e na zona direita do teclado apenas a sentes aquecer quando puxas pelo portátil.
 
Se vale a pena investir depende do tipo de "uso" que vais dar ao portátil.

Depois da actualização da BIOS já não ouves a ventoinha por tudo e por nada, e como qualquer outro portátil apenas em carga máxima se torna um pouco irritante de ouvir pois a ventoinha está a trabalhar no máximo.

Problema de sobreaquecimento entendo como sendo o desligar automático do portátil quando atinge a temperatura máxima. Até ver tal ainda não me aconteceu. Claro que se puxares pelo portátil, tal como acontece com qualquer outro portátil, ele vai aquecer.
A zona de apoio da palma da mão do lado direito costuma estar morna pois é onde está o disco, e na zona direita do teclado apenas a sentes aquecer quando puxas pelo portátil.

De facto eu nao quero jogar no portatil, apenas aplicações de desenvolvimentos, (DataBases e BI), penso que ai ja nao é problema, mas como este se encontra a este preço acho que vou encomenda-lo. Que me dizes?
 
Última edição:
De facto eu nao quero jogar no portatil, apenas aplicações de desenvolvimentos, (DataBases e BI), penso que ai ja nao é problema, mas como este se encontra a este preço acho que vou encomenda-lo. Que me dizes?
Para jogos não esperes grande performance nos jogos recentes, mas desenrasca.

As aplicações que usas não devem de ser mais pesadas que as aplicações de desenvolvimento web, ou máquinas virtuais que tenho usado, portanto não falta poder de processamento. Eu apenas notava lentidão devido à performance limitada do disco de 5400rpm quando tinha 2 ou 3 máquinas virtuais abertas. Um disco SSD é que era, mas não há € para isso.

A bateria tem uma capacidade decente, nunca atingi as 7 horas anunciadas, mas andei perto das 6h. Para te dar uma ideia, com umas poucas de aplicações no system tray, media player a passar música, Firefox aberto com uns 15 separadores, Wireless e Bluetooth ligado (tenho rato Bluetooth) aos 65% de bateria isto dava-me 3 horas restantes.

Se vais ter de transportar o portátil, este portátil é levezinho ( 1,7Kg ), logo poupa-te um bocado as costas em relação a um portátil de 15".

Mas por €700 acho que é uma boa compra, pelo menos entre os portáteis de 13". Em último caso na Worten tens sempre 15 dias para devolver ou trocar por outro.
 
Para jogos não esperes grande performance nos jogos recentes, mas desenrasca.

As aplicações que usas não devem de ser mais pesadas que as aplicações de desenvolvimento web, ou máquinas virtuais que tenho usado, portanto não falta poder de processamento. Eu apenas notava lentidão devido à performance limitada do disco de 5400rpm quando tinha 2 ou 3 máquinas virtuais abertas. Um disco SSD é que era, mas não há € para isso.

A bateria tem uma capacidade decente, nunca atingi as 7 horas anunciadas, mas andei perto das 6h. Para te dar uma ideia, com umas poucas de aplicações no system tray, media player a passar música, Firefox aberto com uns 15 separadores, Wireless e Bluetooth ligado (tenho rato Bluetooth) aos 65% de bateria isto dava-me 3 horas restantes.

Se vais ter de transportar o portátil, este portátil é levezinho ( 1,7Kg ), logo poupa-te um bocado as costas em relação a um portátil de 15".

Mas por €700 acho que é uma boa compra, pelo menos entre os portáteis de 13". Em último caso na Worten tens sempre 15 dias para devolver ou trocar por outro.

Muito bom, a bateria em media, pela experiencia que tenho tido, ao nivel de portáteis, está dentro dos parâmetros normais aceitáveis. 6 horas no minimo é "mt bom", na minha óptica. No meu caso necessito de bastante mobilidade, mas no entanto, tenho, e vou ter sempre acesso a energia electrica, caso haja necessidade. Agora se estiver num local publico, aí sim.

Como disse, eu não jogo, apenas jogos no browser, ou jogos "fraquinhos" que nao puxem pelo portatil. Se fosse caso, procuraca um portatil de 15 ou 17 para o efeito, e como sabemos muitos dele a bom preço, com características excelentes.

Como disse, apenas pretendo este para trabalho, e como necessito de o transportar, de 13 é o ideal, mais pequeno cansa a vista.
Aplicações que utilizo, são aplicações de desenvolvimento, neste caso bases de dados e BI, e por consequente maquina virtuais, Office, etc.... Como tu dizes que rodas bem isso, está ok.

O que me incomoda mais é o barulho da ventoinha, é real? o teu incomoda-te? consegues ouvir? preocupa-me isso.
 
Como disse, apenas pretendo este para trabalho, e como necessito de o transportar, de 13 é o ideal, mais pequeno cansa a vista.
Aplicações que utilizo, são aplicações de desenvolvimento, neste caso bases de dados e BI, e por consequente maquina virtuais, Office, etc.... Como tu dizes que rodas bem isso, está ok.

O que me incomoda mais é o barulho da ventoinha, é real? o teu incomoda-te? consegues ouvir? preocupa-me isso.
Se vais usar máquinas virtuais, não te recomendo ter mais de duas abertas simultâneamente, porque eu com três chegava a ter paragens pois o disco de 5400rpm simplesmente não tinha andamento para tanto pedido de leitura/escrita.
Outra hipótese é ter um disco externo e dividir as máquinas virtuais entre o disco do portátil e o disco externo, isto se usares mais de duas abertas ao mesmo tempo.

Quanto ao barulho da ventoinha chega a ser incomodativo, mas apenas quando o portátil está mesmo em carga, por exemplo, jogar jogos puxados graficamente ou uma aplicação que puxe muito pelo processador, tipo a renderizar video. Porque neste caso a ventoinha está a trabalhar continuamente no máximo, logo é audível, mas acho esta situação acontece com qualquer outro portátil.

Com a utilização que lhe estava a dar à bocado mal ouves a ventoinha se estiveres sozinho numa sala. Com mais duas máquinas virtuais abertas já ouves a ventoinha, mas não num nível incomodativo.
E ocasionalmente dou por mim a ouvir o barulho da rotação do disco rígido e não o da ventoinha quando não estou a puxar pelo portátil.
 
O que me incomoda mais é o barulho da ventoinha, é real? o teu incomoda-te? consegues ouvir? preocupa-me isso.

Quando comprei o meu portátil, sb1z9e, actualizei logo a bios e nota-se a diferença.

No vaio control center, ou alguma coisa parecida, dá para escolher entre 3 modos de barulho de ventoinha, silent, balanced e performance. Coloquei o botão VAIO (está entre o power e o web) como atalho para fazer o switch entre modos.

Em STAMINA + Silent mal se nota o barulho (ideal para locais muito silenciosos), mas como é óbvio tens menos poder de processamento. A menos que estejas sempre a mandar queries pesadissímas p/ os motores de BD não acredito que fiques desiludido (mas também se tivesses não ias comprar um quase ultra-portátil).

Agora em carga máxima, o que é raro de acontecer em uso normal diga-se, é mesmo caso para dizer, "tens aí um belo avião". Mas isso até os MAC's com gráfica dedicada.

Espero ter contribuído de alguma forma.
 
Quando comprei o meu portátil, sb1z9e, actualizei logo a bios e nota-se a diferença.
Pois, eu quando comprei o meu SB1S1E ainda não tinha a actualização da BIOS e o portátil disparava a velocidade da ventoinha para o máximo por tudo e por nada, entretanto já saíram duas actualizações de BIOS e apesar de ter ficado "bom" depois da primeira, o controlo da ventoinha está muito melhor, quando necessário acelera ou desacelera a velocidade da ventoinha progressivamente em vez de disparar de baixas rotações para a rotação máxima.

No vaio control center, ou alguma coisa parecida, dá para escolher entre 3 modos de barulho de ventoinha, silent, balanced e performance. Coloquei o botão VAIO (está entre o power e o web) como atalho para fazer o switch entre modos.

Em STAMINA + Silent mal se nota o barulho (ideal para locais muito silenciosos), mas como é óbvio tens menos poder de processamento. A menos que estejas sempre a mandar queries pesadissímas p/ os motores de BD não acredito que fiques desiludido (mas também se tivesses não ias comprar um quase ultra-portátil).
Hehe! Eu também tenho o botão de atalho Vaio com essa função.
No Vaio Control Center -> Power Management -> Opções de energia tens o Thermal Control Strategy onde tens esses três modos, apenas para relembrar o que o modo Silent limita a velocidade do processador a 1200MHz salvo erro.

Tal como o overman disse, com Stamina + Silent Mode, o portátil é silencioso e provavelmente assim como eu, muitas vezes dás por ti a ouvir o disco rígido a pensar que é a ventoinha.

Mas a configuração que uso mais é a Stamina + Balanced Mode. Às vezes à noite quando quero ver um filme no portátil é que uso o Stamina + Silent Mode.

PS: já me esquecia, tens também teclado retro-iluminado! ^^
 
Quanto a essas configurações, não tenho qualquer tipo de conhecimento. Mas se vcs dizem que têm grande impacto, acredito.

E nas diversas opções de energia do Windows, (Poupança, Equilibrado, e Desempenho Max.) não influencia o modo da ventoinha trabalhar?
Acredito que sim, porque eu tenho um portátil e está sempre a fazer barulho, a ventoinha, até pode estar em poupança, mas barulho não falta, isto no inicio não fazia assim tanto barulhos, mas agora não tem como contornar. Vai fazer 5 anos agora. este barulho incomoda-me bastante, por isso é que tenho medo de comprar o SONY, e depois tenha uma grande desilusão.
 
Quanto a essas configurações, não tenho qualquer tipo de conhecimento. Mas se vcs dizem que têm grande impacto, acredito.

E nas diversas opções de energia do Windows, (Poupança, Equilibrado, e Desempenho Max.) não influencia o modo da ventoinha trabalhar?
Acredito que sim, porque eu tenho um portátil e está sempre a fazer barulho, a ventoinha, até pode estar em poupança, mas barulho não falta, isto no inicio não fazia assim tanto barulhos, mas agora não tem como contornar. Vai fazer 5 anos agora. este barulho incomoda-me bastante, por isso é que tenho medo de comprar o SONY, e depois tenha uma grande desilusão.
É um software de gestão da Sony que vem instalado no portátil.

Quanto a essas definições no Windows sei que quando mudas o "switch" de Stamina(gráfica Intel) para Speed(gráfica AMD/ATI) é seleccionado automaticamente o perfil Desempenho Máximo. Muitas vezes quando estou a bateria uso o perfil Poupança de energia, visivelmente reduz os "gráficos"(ambiente Aero??) do Windows desactivando as transparências das janelas/barra de tarefas, entre outras opções de, por exemplo, no caso de inactividade desligar o ecrã ou suspender mais rapidamente que no perfil Equilibrado. Mas sinceramente não sei dizer se influência a velocidade da ventoinha.
 
Pois, é normal que assim seja, faz sentido. Mas quando estás a utilizar a bateria, neste caso o windows está em poupança de energia, tu consegues "ouvir" a ventoinha, num espaço silencioso?

Já agora, a quanto tempo "tens" o portátil? Formatas-te o mesmo? Pela experiência que tenho dos VAIO, a sua formatação não é acessível a qualquer um, penso que requer uma estrutura sequencial dos drivers. (ainda é assim?)
 
Pois, é normal que assim seja, faz sentido. Mas quando estás a utilizar a bateria, neste caso o windows está em poupança de energia, tu consegues "ouvir" a ventoinha, num espaço silencioso?

Já agora, a quanto tempo "tens" o portátil? Formatas-te o mesmo? Pela experiência que tenho dos VAIO, a sua formatação não é acessível a qualquer um, penso que requer uma estrutura sequencial dos drivers. (ainda é assim?)
Seja no perfil Equilibrado ou Poupança de energia, tal como disse num post acima, desde que não estejas a fazer nada puxado mal se ouve a ventoinha, ou então como acontece ocasionalmente ouves a rotação do disco em vez da ventoinha.

Tenho o portátil desde 1 de Abril salvo erro e ainda não o formatei, criei os DVDs de recuperação "just in case", mas se não estou enganado posso formatar a partir da partição de Recovery e ele fica como veio de fábrica. Portanto não faço ideia se será complicado como tu o dizes.
 
Back
Topo