Sony vaio - vpc sb1s1e/w & sb1z9e/b

Pois, é normal que assim seja, faz sentido. Mas quando estás a utilizar a bateria, neste caso o windows está em poupança de energia, tu consegues "ouvir" a ventoinha, num espaço silencioso?

Já agora, a quanto tempo "tens" o portátil? Formatas-te o mesmo? Pela experiência que tenho dos VAIO, a sua formatação não é acessível a qualquer um, penso que requer uma estrutura sequencial dos drivers. (ainda é assim?)

Quanto a ouvir a ventoinha num espaço silencioso (uma sala s/ ar condicionado ou desktops a trabalhar por exemplo) a minha opinião é que é certo que a ouças. Até no meu eee pc 1000h ouvia por exemplo. Se é irritante? Depende de cada um. Se estás com dúvidas o melhor mesmo era experimentar um... Compras e devolves logo a seguir se não gostares?... Informa-te bem sobre o assunto e decide.

Quanto à formatação o que tenho a dizer é que demora mais do que o habitual mas é bastante simples, o sistema de recuperação faz tudo por ti. O defeito é que só traz uma partição e quando restauras fica também com uma partição, o que implica ter backups de tudo quando é para fazer alguma coisa desse género.

Isto é especialmente relevante se estiveres a pensar usar linux/dual boot, pois a formatação do windows custou-me uma instalação do ubuntu por exemplo.

Formatar manualmente (cd do win 7 pro limpo + drives sony) deve dar um bom trabalhão, pelo menos foi com a ideia que fiquei pelo número de vezes que vi a máquina a reiniciar.
 
O que entendes por fazer nada de puxado?
Por exemplo navegar na net ou trabalhar no Word.

Quanto a ouvir a ventoinha num espaço silencioso (uma sala s/ ar condicionado ou desktops a trabalhar por exemplo) a minha opinião é que é certo que a ouças. Até no meu eee pc 1000h ouvia por exemplo. Se é irritante? Depende de cada um. Se estás com dúvidas o melhor mesmo era experimentar um... Compras e devolves logo a seguir se não gostares?... Informa-te bem sobre o assunto e decide.
Basicamente era isso que ia para responder. Ouvir ou não a ventoinha depende também do barulho ambiente da sala e da sensibilidade de cada pessoa ao ruído.

Quanto à formatação o que tenho a dizer é que demora mais do que o habitual mas é bastante simples, o sistema de recuperação faz tudo por ti. O defeito é que só traz uma partição e quando restauras fica também com uma partição, o que implica ter backups de tudo quando é para fazer alguma coisa desse género.

Isto é especialmente relevante se estiveres a pensar usar linux/dual boot, pois a formatação do windows custou-me uma instalação do ubuntu por exemplo.
Ainda bem que me tiras essa dúvida, que a recuperação limpa qualquer outra partição do disco, pois eu criei uma segunda partição e sendo assim tenho de fazer os devidos backups quando for para formatar.

Formatar manualmente (cd do win 7 pro limpo + drives sony) deve dar um bom trabalhão, pelo menos foi com a ideia que fiquei pelo número de vezes que vi a máquina a reiniciar.
Não penso fazer isso, a instalação do SO até poderá ficar mais limpa, mas penso que o trabalho extra não compensa, porque implica ter de fazer download à parte dos drivers necessários, e depois no final provavelmente acabas por ter de instalar algum do software da Sony de gestão de energia, switch do Stamina/Speed, etc. do portátil para as coisas ficarem funcionais.
 
Isto é especialmente relevante se estiveres a pensar usar linux/dual boot, pois a formatação do windows custou-me uma instalação do ubuntu por exemplo.
Já que falas nisso, tiveste alguma dificuldade na instalação do Ubuntu a nível de drivers ou outro problema? Ficou tudo funcional?

Não é para já, mas penso mais tarde fazer um dual boot com Ubuntu ou outra distribuição Linux.
 
Já que falas nisso, tiveste alguma dificuldade na instalação do Ubuntu a nível de drivers ou outro problema? Ficou tudo funcional?

Não é para já, mas penso mais tarde fazer um dual boot com Ubuntu ou outra distribuição Linux.

Quanto a drivers não tenho as drives p/ a radeon a funcionar, ou seja, uso constantemente a gráfica integrada. As drives não proprietárias da ati funcionam (mas não tinha acesso a nenhum software de controlo portanto desactivei-as), as proprietárias tentei instalar (mais por carolice) mas não funcionavam ou pelo menos não as consegui por a funcionar.

Outro problema foi a saída hdmi, que curiosamente só funcionava caso o ecrã externo tivesse como "ecrã estendido" (tipo p/ apresentações). A solução que encontrei foi actualizar o kernel p/ a versão 3.0 pois li algures que o 2.6.36 tinha um bug qualquer. Penso que a nova versão do Ubuntu a sair em Outubro já traz um kernel com esse bug corrigido, portanto não deve haver problemas desse género.

Wi-Fi e bluetooth sem problemas. 3G + sensor das impressões digitais nem me dei ao trabalho de verificar, não preciso. Tempo da bateria nem testei mas deve ser na ordem das 2:30 no máximo 3 horas.

Quanto ao dual-boot: se depois te cansares do linux é formatar a partição:) e penso que tens também que restaurar a mbr (master boot record). Com um cd/dvd do windows e um tutorial faz-se isso de forma rápida.

Lembrei agora, estou a usar a versão 32 bits do ubuntu, isto porque não queria ter chatices em relação a umas tarefas que tenho que fazer para a dissertação. Foi mais por precaução. E outra coisa é que só tenho 2.5 GB de ram reconhecidos, mas uma versão 64 bits não deve dar problemas neste aspecto.

Até Outubro vai andar assim que não tenho muito tempo. Depois tento por tudo direito.
 
Quanto a ouvir a ventoinha num espaço silencioso (uma sala s/ ar condicionado ou desktops a trabalhar por exemplo) a minha opinião é que é certo que a ouças. Até no meu eee pc 1000h ouvia por exemplo. Se é irritante? Depende de cada um. Se estás com dúvidas o melhor mesmo era experimentar um... Compras e devolves logo a seguir se não gostares?... Informa-te bem sobre o assunto e decide.

Estou a procura de algo em condições, e que ao mesmo tempo não me desconcentre, pois vou realizar a minha dissertação :).

Isto é, se realmente o sony faz um barulho irritante, pode influenciar a minha decisão, como é obvio.

Na Worten tenho 15 dias, depois há reembolso do investimento realizado?


Quanto à formatação o que tenho a dizer é que demora mais do que o habitual mas é bastante simples, o sistema de recuperação faz tudo por ti. O defeito é que só traz uma partição e quando restauras fica também com uma partição, o que implica ter backups de tudo quando é para fazer alguma coisa desse género.

Isto é especialmente relevante se estiveres a pensar usar linux/dual boot, pois a formatação do windows custou-me uma instalação do ubuntu por exemplo.

Formatar manualmente (cd do win 7 pro limpo + drives sony) deve dar um bom trabalhão, pelo menos foi com a ideia que fiquei pelo número de vezes que vi a máquina a reiniciar.

Neste caso, eu normalmente formato de raiz, e volto a instalar o Win7 com duas partições (Sistema e a "D"). Quanto aos backups, se voltar a formatar, apenas formato a partição do sistema.

Não penso fazer isso, a instalação do SO até poderá ficar mais limpa, mas penso que o trabalho extra não compensa, porque implica ter de fazer download à parte dos drivers necessários, e depois no final provavelmente acabas por ter de instalar algum do software da Sony de gestão de energia, switch do Stamina/Speed, etc. do portátil para as coisas ficarem funcionais.

Depende do ponto de vista, aqui penso que o mais difícil será acertar com a sequência correcta dos drivers. Pois uma falha será crucial para deitar tudo por terra, e voltar a fazer novamente. =)

Quanto a drivers não tenho as drives p/ a radeon a funcionar, ou seja, uso constantemente a gráfica integrada. As drives não proprietárias da ati funcionam (mas não tinha acesso a nenhum software de controlo portanto desactivei-as), as proprietárias tentei instalar (mais por carolice) mas não funcionavam ou pelo menos não as consegui por a funcionar.

Outro problema foi a saída hdmi, que curiosamente só funcionava caso o ecrã externo tivesse como "ecrã estendido" (tipo p/ apresentações). A solução que encontrei foi actualizar o kernel p/ a versão 3.0 pois li algures que o 2.6.36 tinha um bug qualquer. Penso que a nova versão do Ubuntu a sair em Outubro já traz um kernel com esse bug corrigido, portanto não deve haver problemas desse género.

Wi-Fi e bluetooth sem problemas. 3G + sensor das impressões digitais nem me dei ao trabalho de verificar, não preciso. Tempo da bateria nem testei mas deve ser na ordem das 2:30 no máximo 3 horas.

Quanto ao dual-boot: se depois te cansares do linux é formatar a partição:) e penso que tens também que restaurar a mbr (master boot record). Com um cd/dvd do windows e um tutorial faz-se isso de forma rápida.

Lembrei agora, estou a usar a versão 32 bits do ubuntu, isto porque não queria ter chatices em relação a umas tarefas que tenho que fazer para a dissertação. Foi mais por precaução. E outra coisa é que só tenho 2.5 GB de ram reconhecidos, mas uma versão 64 bits não deve dar problemas neste aspecto.

Até Outubro vai andar assim que não tenho muito tempo. Depois tento por tudo direito.

Já agora, visto que entraram nesta temática de dualboot, gostaria de saber a vossa opinião em relação a uma duvida que tenho.
Isto é, nesta minha pesquisa (inicial) para adquirir uma maquina equilibrada, "portabel" e "autónoma", reduzi o meu universo de escolha a 3/4 marcas e modelos, sendo um deles o MACBOOK PRO 13.

Equiparar um MAC a este VAIO poderá ser um pouco incorrecto, mas eu estou a fazê-lo. :S

Basicamente, se eu optar por um MAC, ficarei bem servido?, tendo em conta as minhas necessidades, e já demonstradas anteriormente?
A minha ideia, caso adquiri-se o MAC seria fazer um Bootcamp com o Windows 7, mas a minha duvidas é se este vai "rolar" a "100%" como se fosse realmente um único sistema.
O Windows consegue tirar maior partido do Hardware oferecido no MAC?

E o ruido de uma MAC, consegue-se ouvir a ventoinha?

PS: Eu ando mesmo desesperado, preciso de um portátil, mas não me decido. Preciso de um verdadeiro "empurrãozinho". As opções nesta gama são tão poucas, e a ASUS não têm nenhum i5-i7 SandyBridge de 13.
 
Última edição pelo moderador:
Bem, era para oferecer o SB1S1E à minha Maria, infelizmente e pelo que um responsável da ***** me disse, a Sony vai (ou já o fez) descontinuar este modelo. Não sei a veracidade desta afirmação, mas é certo que a ***** do Colombo já não os tem e que a Worten/Vobis os meteu em promoção e voaram!

Estou neste momento virado para o Asus U36SD, mais barato e sensivelmente com as mesmas características que este, incluindo o aquecimento em médio/alta carga...

@Expertinfo
Sim, não dependendo de nenhum software exclusivo de um sistema Windows (ou que as suas alternativas para OS X não sejam concretizadas de maneira a suprimir as tuas necessidades), ficarás bem servidor com um MBP. Assumindo que o factor mencionado não é problema, estás disposto a pagar a "taxa da Apple" ?

Sinceramente e agora lendo melhor o que escreveste, acho que ninguém compra um MBP (ou um MB/Air que seja) com o intuito de usar Windows (salvo necessidade extrema!), de qualquer maneira o Bootcamp foi introduzido para esse mesmo efeito, não deverás ter qualquer problema com o Windows e à sua performance.

Quanto à tua questão se o Windows consegue tirar mais partido do HW oferecido no MAC, posso estar enganado, mas diria que não, até porque o Windows é concebido para suportar (seja nativamente ou com auxilio de third-party software) inúmeros componentes. Por oposição, podes ver as coisas pelo prisma da Apple, o OS X é optimizado para o HW que a Apple equipa nas suas máquinas (MBP, iMac, etc), é portanto uma lista bastante reduzida face à quantidade de opções disponíveis no mercado!

Eu tenho o meu novo MBP 15" à relativamente pouco tempo (2 semanas?), e posso-te dizer que até à data é um "ninja". O meu uso habitual corresponde às seguintes aplicações:
- Chrome com meia dúzia de tabs
- eclipse/Flash Builder/Xcode/Coda
- iTunes
- iChat
- Mail
- Preview (PDFs)
- Word ocasionalmente
- Mais uma ou outro que não me ocorre agora
Futuramente irei adicionar o Parallels para máquinas virtuais, nessa altura com certeza irá puxar mais um pouco :-)


A propósito, o Asus que mencionei é de 13" e é Sandy Bridge, vieram substituir os antigos U36JC.
 
Neste caso, eu normalmente formato de raiz, e volto a instalar o Win7 com duas partições (Sistema e a "D"). Quanto aos backups, se voltar a formatar, apenas formato a partição do sistema.

Se comprares o sony aconselho a fazer backup's, pelo menos da primeira vez que formatares. Eu também costumo fazer assim como disseste mas o sistema de recuperação achou por bem formatar tudo. (Se calhar não formata se as partições seguintes forem primárias...)
 
Só para que fique aqui mais uma nota sobre a Sony. À 4 meses atras devolvi o Sony pelos motivos que aqui escrevi, parece que algumas pessoas não acreditaram e mesmo assim insistem em comprar máquinas com problemas, enfim. É por isso que eles continuam a produzir modelos defeituosos.
Mas o que me trouxe aqui desta vez ainda é pior, tal como disse antes devolvi o portátil à 4 meses dentro dos prazos de devolução contra reembolso que eles exigem, pois fiquem a saber que desde aí tefelono todas as semanas para me devolverem o dinheiro e até agora atende sempre tipos a dizerem que é "para a semana", "para a semana", "para a semana".
Só espero que nunca nenhum de vocês fique sem 1000euros, porque depois talvez comecem a ler com mais atenção as experiências dos outros.
Mas como bons Portugueses, é ver para querer.
Boa sorte.
 
"Para a semana, para a semana" ...foi um dos que teve mais problemas com Sony aqui do forum (2 devolvidos) e das duas vezes eles foram céleres a me devolver o dinheiro, embora da segunda vez tenha que ter envolvido a defesa do consumidor ao barulho. Mas se há coisa que não me queixo é no que toca a devolver o dinheiro, foram rápidos, cerca de duas semanas nos dois casos.
Quanto ao pessoal que quer comprar Sony, o que tenho a dizer é, pensem bem nos prós e contras, apesar da qualidade dos materiais usados no portátil serem de elevada qualidade, o processo de construção dos mesmo quer na projecção quer na concepção não anda a ser bem feita. É uma pena mas Sony já não é o que era, infelizmente. Mas esta versão S até me parece ser uma boa aposta, à dias mexi num na ***** e fiquei impressionado com a solidez e materiais do mesmo, a léguas da qualidade de materiais do meu HP dv6, pior é preço dos meninos para o hardware que oferecem, mas acho que a qualidade dos materiais justifica.
 
Última edição:
JooN: Nice! E então que dizes do portátil?

Tenho há 2 semanas e para mim é simplesmente perfeito!
acho que nunca estive tão satisfeito com um computador até agora....
Tudo que precisava para trabalho... é extremamente leve, excelentemente construído, super elegante e muito bonito, com funções como o teclado retro iluminado ou a antena 3G incorporada que simplesmente me facilitam a vida

Com a gráfica desligada o portátil simplesmente não se ouve!!! é super silencioso.... e rápido
A bateria dura em trabalho entre umas 3 e umas 5 horas uteis, dependendo do que estou a fazer e que tipo de ligações tenho á net etc....(sem bateria externa)

Estou a Jogar o Crysis 2 e o Call of Duty MOD 2 ....com resolução 1600x900 e settings médios/ médios altos....
Que maquinão!!!!! corre fluentemente sem qualquer problema!!!.... e tenho normalmente, ao mesmo tempo o browser com várias janelas abertas e o msn etc.... para além de estar ligado a um monitor externo de 23" (full HD)
Não tem qualquer problema....é sempre a bombar!!
Ainda pensei aumentar a RAM para 8GB, mas por agora não vejo qualquer necessidade
É obvio que o portátil aquece nestas condições e embora para a máquina não tenha qualquer problema, as altas temperaturas dão cabo da bateria, que eu preciso em boas condições! (n gostam de temperaturas altas)
Por isso, sempre que jogo tenho uma base com ventilação ligada!!!
Este fds joguei tiradas de 3 a 4 horas seguidas....sem problemas e com a base ele nunca chega a aquecer muito na zona da bateria (ela está do lado contrário do processador e gráfica!! os gajos da Sony não foram nada estúpidos :)
A jogar, a ventoinha do Portátil sopra mais alto, fazendo barulho....mas nada demais. Tinha um ASUS G1S e...isso sim fazia barulho!!!!! mesmo assim n me importava nos jogos
Alem do mais a ventoinha funciona e é eficaz!!! ....e isso é que importa (a jogar tenho o som ligado e deixo de ouvir as ventoinhas ou sistma)

Alguns números de testes ao Meu SA:
3D Mark VANTAGE: 4130! Pontos (ena ena :)) ....bem acima do normal!!)
3D Mark 2006: 7000 Pontos (normal)
PC Mark Vantage (sistema): 7264 Pontos (nada mau tendo em conta o quando o disco de origem é lento!! e estar só com 4Gb de ram - por hora suficientes)


Nota: O disco de origem é Lento! HDD 5400rpm apenas... (read & write sequnc. de 60Mb/s)
Enquanto a máquina é nova, até que não se nota tanto e arranca mais ou menos rápido. quando comprei já previ comprar o SSD.
Esse é o investimento mais essencial neste portátil, um SSD mais tarde (para não perder já a garantia)
Também tinha previsto mais 4RAM mas ainda não sei se me faz falta....

O Monitor é médio.
Tem excelente resolução 1600x900 e brilho!!! é excelente para trabalhar, net, etc... alem do mais é "mate", logo não tem reflexos chatos como outras máquinas
As cores são médias, quanto a mim até são boas lol....O único defeito é de facto a falta de preto!!!
O preto é de facto cinzento » em certos cenários escuros do Crysis tinha mais dificuldade em distinguir certos objectos / ou certos filmes
Mesmo assim considero muito superior ao da maioria dos portáteis, devido ás cores e brilho.... e definitivamente é muito superior ao monitor do meu anterior Asus G1S (que me custou na altura 1700euros!)

Quem, como eu, precisa de uma máquina de trabalho leve e compacta! e ao mesmo tempo potente para tudo inclusive jogos!... que faça tudo bem ou excelente!!!....
não tem mais opções no mercado!!! (ou irá custar 2 ou 3 vezes mais... o Vaio Z)
 
Última edição:
Nota: O disco de origem é Lento! HDD 5400rpm apenas... (read & write sequnc. de 60Mb/s)
Enquanto a máquina é nova, até que não se nota tanto e arranca mais ou menos rápido. quando comprei já previ comprar o SSD.
Esse é o investimento mais essencial neste portátil, um SSD mais tarde (para não perder já a garantia)
Também tinha previsto mais 4RAM mas ainda não sei se me faz falta....
Pois eu também gostava de ter €€€ para um SSD, mas para já não pode ser. Quanto à RAM penso adicionar 4GB brevemente, não muito necessário, mas costumo usar máquinas virtuais e como o disco é de 5400rpm e a RAM está relativamente barata (~€30) mal não faz.

Quanto a trocar o disco por um SSD, não posso dizer com certeza, mas penso que não perdes a garantia.

Já agora uma pergunta, no teu SA tens Wi-Fi com norma N certo? E a tua placa trabalha também a 5GHz ou apenas a 2,4GHz como a do meu portátil (SB1S1E) ??

De resto ainda bem que estás satisfeito com a máquina, o meu é "apenas" um SB mas não me tem falhado naquilo que preciso fazer. Até comecei a jogar Skyrim no portátil nos meus tempos livres. :)
 
Se trocares o disco perdes a garantia porquê?
a indicação que tenho é que se o portátil tiver que ir para arranjar à Sony, eles podem detectar que abris-te o portátil e podes perder automaticamente direito à garantia
Não quer dizer que o façam ....mas é sempre um risco

Já agora uma pergunta, no teu SA tens Wi-Fi com norma N certo? E a tua placa trabalha também a 5GHz ou apenas a 2,4GHz como a do meu portátil (SB1S1E) ??
Wi-fi norma N e pode trabalhar tanto a 5Ghz com a 2,4Ghz ou nas duas normas..... que é como tenho pré-definido

O SB é muito parecido com o SA no geral
não me importaria ter o proc. i5 por exemplo
Apenas fiz questão do SA principalmente por causa da Gráfica e em segundo lugar pelo monitor de maior resolução
 
a indicação que tenho é que se o portátil tiver que ir para arranjar à Sony, eles podem detectar que abris-te o portátil e podes perder automaticamente direito à garantia
Não quer dizer que o façam ....mas é sempre um risco


Wi-fi norma N e pode trabalhar tanto a 5Ghz com a 2,4Ghz ou nas duas normas..... que é como tenho pré-definido

O SB é muito parecido com o SA no geral
não me importaria ter o proc. i5 por exemplo
Apenas fiz questão do SA principalmente por causa da Gráfica e em segundo lugar pelo monitor de maior resolução

Mas abrir perdes garantia?!?! Então mas se os parafusos tao la, é pra isso nao?!?!

Eu n tenho um SA, mas ao q parece é igual ao meu SB, onde tem um grande fundo mas q tem la os parafusos pra abrir em caso de querer fazer upgrade...

Olha o teu SA tem uma cena diferente do meu SB, o meu o Wifi N so trabalha numa frequencia...
 
Wi-fi norma N e pode trabalhar tanto a 5Ghz com a 2,4Ghz ou nas duas normas..... que é como tenho pré-definido
Olha o teu SA tem uma cena diferente do meu SB, o meu o Wifi N so trabalha numa frequencia...

NBKBIKER daí eu perguntar, que era para saber a referência da placa wireless que tens para se eu quiser fazer upgrade ao meu SB nesse sentido, porque a placa wireless do SB só trabalha a 2,4GHz.

Mas como para já não queres abrir a tampa que dá acesso à bateria, disco, RAM e placa wireless também não te vou pedir para o fazeres, a não ser que seja possível encontrares essa referência sem o abrir.

No meu caso, eu já tive que abrir essa tampa, e penso que não perco a garantia por causa disso. (espero eu!)
 
Calma pessoal....
O que eu sei na versão oficial é que a Sony na melhor das hipóteses apenas deixa aumentar a RAM....
Claro que eles assustam para que o pessoal n "invente"
NOTA: Estou a "Vender o peixe ao mesmo preço que me venderam" loll.... em várias lojas

Como a minha máquina tem só algumas semana não quero correr riscos desnecessários
daí q vou deixar passar algum tempo com a máquina assim

Quanto à placa Wi-fi não preciso abrir para saber a referencia, basta ver no gestor de Dispositivos ;):
Intel N 6230
Sim, apesar do exterior muito parecido o SA vem com uma série de "pequenos" detalhes melhorados....
...para justificar ser também mais caro algumas centenas de euros! loll
 
Back
Topo