1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Soprar provoca ferrugem, Agua quente comdutora????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mario Carneiro, 5 de Agosto de 2005. (Respostas: 32; Visualizações: 2288)

  1. Olá este é o meu 1º post, apesar de já seguir o forum à muito tempo. Tenho uma questão, comprei um bloco para o meu cpu P4 1A-COOLING, comprei-o através de um colega e aos poucos foi poupando para comprar um sistema de wattercolling, o problema é que depois de comprar todos os componentes instalei o sistema mas notei que o bloco para o cpu tinha lixo, então eu soprei de forma a que saissem, mas reparei que tinha ferrugem então falei com o meu colega que tinha vendido o bloco a dizer o que se passava e contei-lhe que tinha soprado no bloco e ele disse-me que a ferrugem era porque eu tinha soprado para o bloco eu fiquei confuso, soprar realmente provoca ferrugem, ele diz que sim pelo facto do bloco ser de cobre.
    Outra questão a àgua quente é condutora, é que ele disse-me que para lavar o meu pc (os componentes) eu deveria lavar com àgua quente porque não há problema de electricidade, pelo menos é o que ele faz....posso lavar à vontade.

    Muiton obrigado
     
  2. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    ficou com ferrugem logo apos soprares? isso de soprares e ficar com ferrugem é treta, mesmo sendo apos curto/médio prazo acho que podes reclamar.
    A água é condutora, quer seja fria ou quente, isso é indiferente.
     
  3. Luka

    Luka I folded Myself

    Epa, tu sopraste e apareceu ferrugem. Quer dizer, a ferrugem forma-se em segundos?

    Quanto a lavar os componentes do pc com àgua.. Epa, não te aventures se não souberes o que vais fazer.
    Acho que não é a temperatura que vai ditar se a água é condutora ou não, mas sim se a água tem sal ou não.
    A água que te sai nas torneiras não é muito condutora, mas a água do mar, por exemplo, já é muito condutora de electricidade.

    Eu pessoalmente não lavava os componentes do pc com água.
     
  4. Soviet

    Soviet Power Member

    Anedotas e Curiosidades é um pouco mais abaixo!
     
  5. Sim eu tb acho que pelo facto de ter soprado a ferrugem não tinha tempo de se formar, mas será que conhecem algum link onde eu possa mostrar ao meu colega que a ferrugem não acontece de um momento para o outro, e já agora quanto tempo é que demora a formar-se. A àgua quente ainda bem que esclareci porque estava convencido, ou pelo menos foi convencido que não era condutora, mas será que pelo facto de estar quente à temperatura da electricidade não a torna não condutora, tipo não entra em contacto com os componentes por que estes tb estão quentes.

    E muito obrigado pelas vossas respostas tao rápidas.
     
  6. Anubis

    Anubis Power Member

    Grandes tangas que te pregaram. Não foi por soprares que aquilo ficou com ferrugem, vai trocar. A não ser que tenhas estado a brincar com fogo, para o cobre oxidar tão depressa :P


    Na realidade, água quente conduz mais que água fria, mas qualquer temperatura é boa para te fritar os circuitos :lol:
     
  7. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    isso é pelas leis da fisica, metes noutro bloco parecido, em cobre, sopras e nao forma. Tanto pode demorar a formar oxidação meses, como anos ou décadas (mwaahah). Depende da exposição à humidade, de factores como a salinidade (acho) bem como outros, não sou das físicas nem das químicas, não posso dar muitos pormenores. No senso comum, demora um bom tempo a formar oxidação, fica ciente disso.
     
  8. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    lava isso com um produto de limpeza de metais ou com a famosa coca cola :P mas não abuses porque tempo demais e fica preto :P (li algures por este forum i think :P) o cobre oxidar é perfeitamente normal :)
     
  9. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    here http://www.techzonept.com/showthread.php?t=67649
     
  10. steelballzz

    steelballzz Folding Member


    primeiro welcome:001:

    segundo...lavar os componentes do pc......:rolleyes:não percebi....qual o mal do pincel e do ar comprimido
    "o mãe ...espera um pouco que eu estou só a acabar de lavar a grafica......."
    "apanha-me ai o cpu k está a secar...."
    NÃO ESTOU A GOZAR CONTIGO...que isto fike bem claro
    apenas acho esta situação uma beca caricata
    esse é o mesmo colega k te diz k o bloco oxidou em segundos depois de soprares....
    acho k tens feito escolhas sociais discutiveis...no minimo


    eu não gosto de incitar a violência...mas estou quase...
    k raio de colega k tu tens....grumpf
    se não for indiscrição qual é o bloco...?


    cumps
     
  11. Obrigado a todos eu sei que esta questão pareceu-vos um pouco parva mas quando se tem dúvidas tem-se é que perguntar. Eu proprio percebo um pouco de computadores pelo menos já montei 2 ou 3 e correu tudo bem, eu tb acho que o bloco já tinha ferrugem isso não aparecia assim do nada era só memso para ter certeza e confrontar com o meu colega, eu já o conheço desde criança e é o meu melhor amigo só que às vezes é complicado discutir com ele porque só ele é que tem razão eu tenho certeza que depois de ele ler isto que me devolve o dinheiro. A àgua quente levantei esta questão porque ele realmente lava os componentes em àgua quente e depois seca com o secador, pelo menos já o vi a fazer à placa de som, mas ainda bem que estou esclarecido. O bloco é o 1-acooling 2.

    Mais uma vez obrigado e bom fim de semana para todos.
     
  12. apoc

    apoc Power Member

    para haver oxidação basta haver oxigénio não é preciso haver humidade nem nada mais...

    a água pode ou não ser condutora mas isso depende de varios factores ...

    agua destilada ma condutora mas apresenta condutibilidade ...

    agua desionizada(agua pura) condutilidade de zero ( 0) .. na realidade é mais 10E-7 mas considera-se zero ...
    isto deve-se ao equilibrio em solução de H+ vs OH- ... estes valores de equilibrio deslocam-se consoante o aumento ou diminuição de temperatura mas a condições padrão (20ºC, ..e tal ) considera-se o valor nulo ( e verdade seja que as alterações não são significativas ao ponto de alterar em grande escala o valor de 10E-7 ) ... pode ser q um dia destes me apeteça fazer contas e logo vejo como se regem estas alterações mas por agora estou de ferias da quimica ...

    importante e nunca juntar dois metais diferentes no mesmo sistema senão vamos ter algumas reacções electroliticas e isso sim vai provocar alterações na condutibilidade e nesse caso então pode ser perigoso ... pois vao ser lançados alguns ioes na solução alterando o equilibrio ... isto acontece naturalmente so com um metal mas leva mais tempo a acontecer... por isso tb convem mudar a agua de vez em qd ... tipo fazer uma limpeza geral ao "radiador" por assim dizer

    agora qt a soprar formar "ferrugem" ... primeiro ferrugem é no ferro ... no cobre temos patina ou mais comumente "verdente" ... e não isso não se forma so de sopra ainda para mais em cobre que é dos metais mais resistentes a corrosão...

    e por aqui me fico
     
  13. Então pera aí consoante o que me estás a dizer o bloco ainda está bom, se é muito resistente é só uma questão de o lavar com coca cola como disseram, então posso ficar com ele que está tudo bem.
     
  14. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    ja o viste a lavar a placa de som? o_O voltou a funcionar? so' podes estar a gozar lol.
     

  15. Já isso posso garantir-te e voltou a funcionar....bem pelo menos ele tinha som no computador....
     
  16. kidloco

    kidloco Power Member

    Os circuitos nao se estragam...mas confesso que nao me estou a ver a lavar componentes eléctricos assim sem mais nem menos :eek:
     
  17. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    mas ha uma probabilidade grande de acumular agua, e haver alguma/muita dificuldade em voltar a tira-la em certas e pequenas partes, e depois claro não funcionar. Depois prende-se com a dita oxidação precoce, a curto prazo, por estar em contacto directo com a água. Não sei, nunca ninguem o vi a fazer, nem imaginei a faze-lo com boas intençoes, pelo menos quando um sistema WC tem fugas e depois o sistema fica molhado é um bicho de sete cabeças. Fica aqui a ideia, lol.
     
  18. [ThunderS]

    [ThunderS] Power Member

    Bem vindo ao forum...

    Já foi tudo praticamente dito...

    O soprares e ficar ferrugem? Tens um dom... tens de ter atenção a isso...

    Quanto ao lavar os componentes com água.. épah.. pode-se fazer... já trabalhei como electricista naval e posso dizer-te que lavamos os geradores com água.. mas depois passava uma mão cheia de horas numa estufa... e por fim eram mégados para confirmar o isolamento do bicho...

    Agora material miudinho ser lavado com água.. não é nada, mas mesmo nada aconselhado, pois mesmo sendo secado, irá ter problemas. Quanto ao que viste tocar.. de certeza que foi a mesma placa? ou ele ligou as colunas a alguma placa on-board?

    Com amigos assim... quem precisa de inimigos... dass...

    Um abraço.
     
    Última edição: 6 de Agosto de 2005
  19. ShadeX

    ShadeX Power Member

    O ppl já disse quase tudo mas prontos...

    Oxidação e corrosão não acontecem assim sem mais akela. Mesmo com os factores todos a ajudar, ainda demora um cadito ,) Tava o ppl bem tramado se assim não fosse... Tinhas de embalar tudo em vácuo e 5s depoiz de abrir a embalagem já tava tudo lixado...

    Nos blocos de WC não sei, não tenho nenhum, mas em air coolers, costumo resolver o prob com uma passagem na lixa de água ,) Convem é não abusar, pq em cenas tipo socket A, demasiado lapping pode diminuir demais a distância entre o entalhe e a base do cooler e ficas com o bixo encavalitado ou mesmo sem contacto...

    Quanto á cena da água quente.... :) Conheço realmente povo que faz isso, mas não abono pela sanidade mental dos mesmo :P Eu já usei alcool e limpa contactos, mas água... Lembrou-me logo um ex-colega meu que um dia decidiu "limpar" a mobo com Bala... Nem deixou akilo secar e ligou logo... Resultados no minimo explosivos :)
     
  20. Morpheus

    Morpheus Banido

    Algum moderador que mude isto para as anedotas S.F.F.
     

Partilhar esta Página