1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sou mesmo nabo a OC so pode...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por styr, 3 de Março de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1181)

1. styr

styr Power Member

Ora entao muito boa tarde.. =D

Em primeiro lugar deixem que diga quais os meus componentes...

Core 2 Duo E6600
    Asus P5B Deluxe/wifi
    2x DDR2 Kingston 1Gb 533
    GeForce Xfx 7900GS 256mb

Arrefecimento Processador: Thermaltake BigWater 245
    Caixa arrefecida a com 4 ventinhas...
    Nao tenho arrefecimento nem de discos nem de ram, e do chipset e' o de origem...

Agora o problema e' o seguinte...
    Eu comecei por ler aqui e ali umas coisinhas pois de overclock nunca soube nada mas com o hardware que tenho vale bem a pena no meu ver (estou correcto?)...
    Bem eu la fui a motherboard aumentar o BusSpeed (penso que e' assim que se chama) mas parece que existe algum prob e nem sequer consigo aceder a lista de frequencias disponivel, ora entao fui pelo windows, instalei o prog que vieo ca board o Asus AI Suite e puxei de 266 para 300... tudo bem... em seguida de ter reiniciado pensei que puderia talvez puxar mais um pouco e meti a 340... o pc desliga e quando volta a reiniciar o ecra nao da! ora parece que a placa grafica nao envia sinal nenhum... tudo bem fikei um pouco aflito e o que fiz foi desligar da corrente carregar no botao (mandou akele flash com o resto de energia que tinha no sistema) e voltei a ligar... tudo bem desta vez mas knd me deparo com a situaçao de que os valores que eu tinha setado tinham mantido 340, vcore meti na bios a 1.400 v, etc etc MAS os resultados foram exatamente como se tivesse voltado tudo ao inicio... =/
    algem sabe o porque disto acontecer ? o que devia ter mudado ? que config devia usar ?
    pelo que ja vi acho k este e' um bom combo e pode ter resultados otimos com OC... sendo assim como e' que os consigo ? que me falta?

gostaria que me ajudassem... desde ja um muito obrigado. =)

Última edição: 3 de Março de 2007
  2. Romani48

Romani48 Power Member

Antes de mais não me parece que compenssa fazer OC ao bus PCI-E, mais vale fazer OC á grafica..

Depois.. tu aumentas te a frequencia.. e que tal aumentares o multiplier? Pensso que dá mais que 9.. ou não?

3. styr

styr Power Member

Bem eu aumentei o bus da grafica pk pensei que poderia estar muito baixo ou algo do genero e dai nao estar a arrancar quando eu aumentava a frequencia...

eu nao sabia se devia aumentar ou nao o multiplier ate porqe pensei que so deveria mecher na frequencia... entao diminuo a frequencia para 290 por exemplo e aumento em 1 o multiplier ?

(mil desculpas pela minha ignorancia)

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Material bom para OC, confere ;)

Não gosto de OC por software, mas a BIOS a início pode parece-te mais complicado, por isso aqui vai.

FSB vai subindo a partir dos 340, de 10 em 10: Ex: 350, 360, depois 5 em 5, até achares o teu máximo. Máximo engloba, temperaturas, estabilidade etc. Para testares a estabilidade como já deves ter lido, tens o ORTHOS e MEMTEST. É importante que o faças caso contrário a jogar ou alguma aplicação mais pesada podes ter um freeze.

Deixa estar o PCI-e em 100, n inventes :D

O ratio deixa estar a 9, pelo que percebi isso é o multiplicador, ou seja, as contas são assim:

9x(FSB) neste caso 340 = 3060Mhz = 3Ghz

Deves conseguir chegar aos 350/ 360, apesar de a board ultrapassar os 400 de FSB essas memórias não me cheiram...

Acho que ficaste com umas luzes, mas qualquer dúvida... ;)

Cumps

5. styr

styr Power Member

|ferrari| um muito obrigado pela explicaçao =D por acso tiroume um duvida k eu tinha....
    mas talvez eu nao me tenha feito explicar bem... eu fiz o OC para 300... mas ao passar este valor o oc quando reinicia, a placa grafica deixa de dar sinal... ou seja o monitor fica totalmente desligado !!

Terei de aumentar alguma coisa mais? porque repara a frequencia ta setada a 300 mas ele assume como sendo 266 (default) e o propio vCore eu meti na Bios a 1.400v e ele assume como 1.2 (default) !! e eu penso "que k sera que fiz mal?" e' porque e' so mesmo quando passo dos 300... =/

PS: a minha versao da BIOS e' a mais recente.

6. SrJabardo

SrJabardo Banido

ao aumentares a frequencia pci-E tas a esforçar todos os dispositivos onboard da board... poe a frequencia a 101mhz e ja chega,.. queres fazer OC a grafica faz ao oseu core e memorias, nao a frequencia pci-e

7. styr

styr Power Member

Sim mas isso ja eu resolvi... ja esta em 100 mas o problema que relatei acima continua na mesma =/

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Como o PC reinicia sem ser desligado, não é carregado um novo valor para o FSB, ficando em memória o valor do Ai Booster (valor que provoca instabilidade em algum componente).

9. SrJabardo

SrJabardo Banido

faz pekenos incrementos de FSB nisso..e tem atençao a frequencia das memrias, poe isso com um divisor abaixo e tenta novamente ;)

10. styr

styr Power Member

Mas ele desliga normalmente apenas quando volta a arrancar devia arrancar com novo resultado mas NAO!...
    o que acontece e' que ele desliga normalmente arranca e primeiro nao aparece nada de nada no ecra pois a placa grafica nao envia qualquer tipo de sinal, e dpois tenho que desligar o pc na tomada (na tomada mesmo pk mesmo k faça reset ele volta a fazer o mesmo) voltar a ligar ai ele arranca e na bios na parte da frekuencia ta la 340 mas o processador trabalha a 2400Ghz como se tivess com os valores de origem !!

11. styr

styr Power Member

Que queres dizer com cuidado com a frequencia das memorias... como devo meter ? quais as volt indicadas ?

12. Romani48

Romani48 Power Member

^No teu caso como não parece que as tuas mems são assim mt boas. o melhor é não mecheres nas voltagens das memorias e por um divisor nelas.

Já agora quando o computador não liga, "porque a grafica não dá nunhum sinal" isto não tem nada a ver com a gráfica.. apenas porque o sistema deu erro e não arranca nenhum componente para não o danificar..

Já agora: fizeste o update á BIOS as vezes pode ajudar a resolver alguns problemas, grande parte deles ligados com OC.

cumps

13. styr

styr Power Member

tipo tenho tudo correcto ate aos 300 !! tudo muito bem... se passar disso nem que seja 305 ja nao da!! ai que esta' a minha duvida!

tenho a ultima versao da Bios mas mesmo assim por mais que queira nao consigo ter acesso aos valores de multiplier e fsb, ja do vcore e todo o resto consigo modificar.

Eu fui aqui http://lep-oc.com.br/forum/viewtopp.388-0-asc-0.html e vi o seguinte:

fiquei todo alegre a pensar que o meu problema estaria resolvido mas quando me deparei que isso era referente a' P5W !!

14. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Vais a bios que é bem melhor.. Tens de desactivar obrigatoriamente uma das opções na configuração do processador, mas ja nao me lembro qual.. De qualquer forma, o multiplicador deixa a 9, para voltagem 1.4 no processador chega e sobra para testes iniciais até 3 Ghz penso eu.. Nas memorias precisas de colocal o Static Read Control em Disable, e não te esquecas de colocares o PCi E bus a 101 Mhz e o PCi normal lockado a 33Mhz..

Mais info pra veres aqui.. http://www.*****-forum.com/showthread.php?t=53457

De qualquer forma, dá 2.15 às memorias, desde que arrefecidas, o Sistema vai escalar 1:1, será talvez aconselhável

speedstep e C1E - Disable
    Max Cpu id - Disable tb será recomendado se puderes

Abraços

Partilhar esta Página