sou novo a fazer oc

pitesc

Power Member
queria peguntar se alguem aki do forum me podia ajudar a fazer oc e ke vou ter agr um pc novo ker dizer axo eu!!!
Sera ke alguem me pode dizer komo fazer oc sff keria aprender e tou a ver ke faz resultados
 
Última edição pelo moderador:
Bom essa dúvida é um bocado vaga... para saber as noções básicas convém leres os stickys, porque fazer OC não é propriamente clicar em 2 ou 3 sitios e tá feito :P E depois aliado ao OC tens a questão das temperaturas, que também é preciso ter em atenção. De qualquer forma, OC é na BIOS (pode ser feito no windows, mas no inicio convém ser na BIOS...).
 
Boas,

primeiro certifica-te que tens ou não um PC novo, e depois tira um tempo para te familiarizares com ele e perde um pouco de tempo a ler os stickies.

Depois disso, podes vir aqui com dúvidas mais concretas que as que tens agora para o pessoal te poder ajudar mais.

Cumps
 
queria peguntar se alguem aki do forum me podia ajudar a fazer oc e ke vou ter agr um pc novo ker dizer axo eu!!!
Sera ke alguem me pode dizer komo fazer oc sff keria aprender e tou a ver ke faz resultados


Pc novo???? Mas nao o compras numa loja genero worten certo?? E que se o fazes esquece o oc!!!!
 
Última edição pelo moderador:
Penso que em primeiro de tudo, deverás dizer a marca e modelo do teu processador.

Mas, fica aqui sabendo

Definição: Em primeiro lugar overclock não é mais que aumentar a frequência (vinda de fábrica) de um componente para aumentar o seu rendimento. Normalmente faz-se overclock sobretudo ao processador e à placa gráfica (também à motherboard e memória RAM). Aumenta a rendibilidade entre 30 a 50% sem adição de material de refrigeração.
Ponto prévio: Se o overclock for bem feito, mesmo que a placa não aguente a frequência colocada pelo utilizador, o CPU desliga, para não se danificar. Mal feito até com mais um MHz aumentado pode danificar o CPU e componentes. Não é aconselhado em portáteis, só em computadores de mesa.
Modus Operandi Geral: Há três modos de fazer overclock, por software, BIOS ou hardware (soldagem ou jumpers). Normalmente, e mais seguro, é na BIOS, com software também é usual.

Se alguma configuração não permitir o arranque do computador, tem que se reiniciar a BIOS, existindo dois métodos dependendo da motherboard:
- Mover o jumper do CMOS (peça pequena que está na BIOS) para o lado, e passado uns minutos voltar a coloca-lo na posição original.

180px-Cmos-1-.jpg


- Retirar o CMOS e iniciar o computador, este descarrega os capacitores, ficando a BIOS configurada como veio de origem, depois de ser colocado de novo após desligar de computador.
Tipo de processador:
Multiple Locked - Só permite fazer overclock ao FSB (front side bus).
Multiple Unlocker - permite não só fazer overclock ao FSB mas também ao CPU Clock Ratio(Multiplier), à voltagem e memory timings.

Bios-1-.jpg
http://www.wikihow.com/images/a/aa/Bios-1-.jpg

Como saber qual é o nosso processador?
Ir à BIOS, clicando, normalmente F2 ou DEL, ao iniciar o computador, indo posteriormente às opções de BIOS e Reduzir o CPU Clock Ratio (Razão entre o valor do CPU Clock Interno e do FSB (Clock Externo) - só uma adenda) para um valor inferior, p.e. de 11 para 9 (ver imagem acima). Reiniciar o computador e voltar ao menu da BIOS, se o valor foi alterado o processador é Multiple Unlocked, se não conseguiu alterar é Multiple Locked.
Coleccionar toda a informação sobre os componentes do nosso computador, nomeadamente placa-mãe, processador, praca gráfica.

Para isso usem este software: CPU-Z.

Normalmente para testar o máximo de overclock que se pode obter fazem-se pequenos aumentos de frequência, para que saibamos que se atingiu o limite, e para determinar o valor certo para que o Sistema fique mais produtivo sem perder a estabilidade - que é o mais importante.
Contudo há mais pessoas que conhecem/fazem overclock. Alguns publicaram os dados de diversos CPU's e processadores criando-se sites com calculadores online e offline de valores máximos alteráveis, que nos ajuda no nosso processo, calculando o máximo de overclock possível.
 
Última edição:
boas

n o computador ker dizer n sei explicar bem e vem numa caixa nox pelo menos diz la gaming force ou entao sera este

Board: GIGABYTE GA-MA78GM-S2H - 80.70€
Cpu: AMD ATHLON X2 5200+ BOX SKT AM2 - 62.70€
Grafica: SAPPHIRE HD4850 512MB DDR3 PCI-E - 166.40€
Mem's: TEAM ELITE KIT 2GB DDR2 800 - 36.60€
HDD: SEAGATE 320GB SATA II 16MB - 51.90€
Drive: NEC DVD±R 20X 7203 PRETO BULK (SATA) - 22.90€
Fonte: LC-POWER 550W SUPER SILENT V2 (LC6550) - 37.40€
Caixa: NOX SAPHIRA - 26.20€

Total: 484.80€

se recomendarem melhor para fazer oc mas tem de ser no valor de maximo de 650 euros :kfold:
 
eskeçime

komo e ke vais pa esse ecra e ke eu ja tive a esperimentar e n consegui no iniciar aparece bios mas n e nd parecido kom issp
 
komo e ke vais pa esse ecra e ke eu ja tive a esperimentar e n consegui no iniciar aparece bios mas n e nd parecido kom issp

nao te esqueças que nem tds as BIOS sao iguais... ele n te pode dizer a localizaçao exacta daquilo na tua bios (a nao ser que seja igual...). procura uma secção chamada "advanced" ou qq coisa do genero
 
ok vou tentar ver ixo mas e um pouco complicado pois o meu pc de mesa o velho e p4 e keria ver se aumentava o processador ke akilo parece m tijolo:lol: 1.6 ghz o processador e ja agr komo e ke se mete as expecificaçoes do nosso pc em baixo de cada post ke pomos
 
ok vou tentar ver ixo mas e um pouco complicado pois o meu pc de mesa o velho e p4 e keria ver se aumentava o processador ke akilo parece m tijolo:lol: 1.6 ghz o processador e ja agr komo e ke se mete as expecificaçoes do nosso pc em baixo de cada post ke pomos

para pôr por baixo do post escreves as especificaçoes na tua assinatura. mas é melhor por no My Sistem (carregas no teu nick [canto superior direito da pagina] e vao te aparecer os campos para preencheres o hardware)
 
ok vou tentar ver ixo mas e um pouco complicado pois o meu pc de mesa o velho e p4 e keria ver se aumentava o processador ke akilo parece m tijolo:lol: 1.6 ghz o processador e ja agr komo e ke se mete as expecificaçoes do nosso pc em baixo de cada post ke pomos

Mas já tens o PC ou não ?
 
Back
Topo