[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Boas Malta,

Comprei uma yamaha yas-207, tipo ligo por HDMI arc à Tv, e a box 4K devo ligar à barra de som? Ou à Tv?

Já agora na Tv, que é uma OLED C8, devo activar alguma coisa? Ou desactivar? Eu sei que tenho que mudar nas opções da tv a saida de áudio, actualmente tenho nas colunas da Tv, mas para além disso é preciso alterar mais alguma coisa?

Cumps.
 
Boas Malta,

Comprei uma yamaha yas-207, tipo ligo por HDMI arc à Tv, e a box 4K devo ligar à barra de som? Ou à Tv?

Já agora na Tv, que é uma OLED C8, devo activar alguma coisa? Ou desactivar? Eu sei que tenho que mudar nas opções da tv a saida de áudio, actualmente tenho nas colunas da Tv, mas para além disso é preciso alterar mais alguma coisa?

Cumps.

Na tv tens que colocar no som a opção hdmi arc.
Na ligação da box podes ligar directamente à tv ou à entrada hdmi in da barra. Na entrada hdmi in da barra obriga-te a selecionar sempre a source na barra acho eu. Apenas se tivesses um receiver e a tua box fizesse o pass-through de dolby atmos é que convinha ligar a box directamente ao receiver, como não é o caso penso que seja indiferente se ligas à tv ou à barra.
 
Na tv tens que colocar no som a opção hdmi arc.
Na ligação da box podes ligar directamente à tv ou à entrada hdmi in da barra. Na entrada hdmi in da barra obriga-te a selecionar sempre a source na barra acho eu. Apenas se tivesses um receiver e a tua box fizesse o pass-through de dolby atmos é que convinha ligar a box directamente ao receiver, como não é o caso penso que seja indiferente se ligas à tv ou à barra.

Ah ok, obrigado
 
Olá, muito bom dia a todos e a todas.

Durante o fim de semana, frustrado novamente pela diferença abismal de som entre diálogos e efeitos sonoros (principalmente em filmes bluray), e pela mistura deficitária nos jogos da PS4 (principalmente musicais), cheguei a uma conclusão. Tenho que mudar de uma Soundbar para um sistema 5.1.

Até fiz um investimento significativo na Soundbar, procurando há um ano escolher uma que tivesse qualidade, mas estou farto de tentar definir o som, quer na Televisão, quer na própria soundbar, mas sem sucesso.

O volume aumenta exponencialmente aquando dos efeitos sonoros (explosões), mas mal se ouvem diálogos ou falas entre personagens.

A soundbar está ligada por cabo óptico à televisão e a saida de som na TV configurada para essa mesma ligação (soundbar).

Penso que esteja tudo bem configurado, mas não obstante, não gosto nada da qualidade geral do som.


O que é que me sugeriam ? Há algum sistema de som 5.1 que tenha o mínimo de qualidade até 250 euros? Muito obrigado desde já pela atenção.


Qual a soundbar?

Há muito por onde melhorar essa diferença sonora, usando as opcoes de dinamic range. Usar ARC se suportado pode também fazer a diferença se neste caso for a barra a fizer a descodificação e não a tv.
 
É uma Samsung HW - M450

Desde já agradeço qualquer ajuda ou sugestão.

Abraço


Liga a PS4 na entrada in da soundbar

Liga a TV no HDMI out (ARC) na soundbar e na entrada da tv que diga ARC também.



Activa o DRC na barra

DRC (Dynamic Range Control) Lets you apply dynamic range control to Dolby Digital tracks. If you press and hold the SOUND MODE button while in standby mode, DRC (Dynamic Range Control) turns on or off.

No sound mode, eu usaria apenas o standard.


Na PS4

Activa o bitstreaming

E nos formatos suportados activa PCM, Dolby Digital e DTS.


Na TV

Se for uma samsung, no Dolby Digital Comp Setting coloca RF
 
Liga a PS4 na entrada in da soundbar

Liga a TV no HDMI out (ARC) na soundbar e na entrada da tv que diga ARC também.



Activa o DRC na barra

DRC (Dynamic Range Control) Lets you apply dynamic range control to Dolby Digital tracks. If you press and hold the SOUND MODE button while in standby mode, DRC (Dynamic Range Control) turns on or off.

No sound mode, eu usaria apenas o standard.


Na PS4

Activa o bitstreaming

E nos formatos suportados activa PCM, Dolby Digital e DTS.


Na TV

Se for uma samsung, no Dolby Digital Comp Setting coloca RF
Já fiz a maior parte dos passos que me sugeriste e efectivamente o som ficou bastante melhor.

No entanto tenho algumas dúvidas:

Quando falas em ligar a PS4 à soundbar, não percebo, até porque a Ps4 só tem uma saída HDMI e está ligada à TV (é uma Sony).

Liguei a TV à soundbar por HDMI Out (ARC), e o som da Playstation 4 dá também automaticamente.

Na Playstation 4 é preciso definir o formato áudio de saída por predefinição (Dolby, Dts ou PCM). Tenho em Dolby.

A soundbar não apresenta Dinamic Range Control, mesmo mantendo premido o botão de sound mode. Apenas aparece a indicação TV ARC.

Muito obrigado mais uma vez
 
Já fiz a maior parte dos passos que me sugeriste e efectivamente o som ficou bastante melhor.

No entanto tenho algumas dúvidas:

Quando falas em ligar a PS4 à soundbar, não percebo, até porque a Ps4 só tem uma saída HDMI e está ligada à TV (é uma Sony).

Liguei a TV à soundbar por HDMI Out (ARC), e o som da Playstation 4 dá também automaticamente.

Na Playstation 4 é preciso definir o formato áudio de saída por predefinição (Dolby, Dts ou PCM). Tenho em Dolby.

A soundbar não apresenta Dinamic Range Control, mesmo mantendo premido o botão de sound mode. Apenas aparece a indicação TV ARC.

Muito obrigado mais uma vez


Sim, ligar a PS4 à soundbar é o que faz sentido. Não faz sentido o som sair da ps4 ir à tv e volta por ARC a soundbar.
Ligando directamente a ps4 à soundbar esta extrai o som e envia apenas imagem.

A soundbar tem de estar em standby para ir ao Menu DRC.
 
Sim, ligar a PS4 à soundbar é o que faz sentido. Não faz sentido o som sair da ps4 ir à tv e volta por ARC a soundbar.
Ligando directamente a ps4 à soundbar esta extrai o som e envia apenas imagem.

A soundbar tem de estar em standby para ir ao Menu DRC.
Não sei se estou a dizer alguma estupidez gritante, mas se eu ligar a PS4 à Soundbar por HDMI, depois como é que passo a imagem para a TV, uma vez que a PS4 só tem uma saída HDMI?
 
Olá, muito bom dia a todos e a todas.

Durante o fim de semana, frustrado novamente pela diferença abismal de som entre diálogos e efeitos sonoros (principalmente em filmes bluray), e pela mistura deficitária nos jogos da PS4 (principalmente musicais), cheguei a uma conclusão. Tenho que mudar de uma Soundbar para um sistema 5.1.

Até fiz um investimento significativo na Soundbar, procurando há um ano escolher uma que tivesse qualidade, mas estou farto de tentar definir o som, quer na Televisão, quer na própria soundbar, mas sem sucesso.

O volume aumenta exponencialmente aquando dos efeitos sonoros (explosões), mas mal se ouvem diálogos ou falas entre personagens.

A soundbar está ligada por cabo óptico à televisão e a saida de som na TV configurada para essa mesma ligação (soundbar).

Penso que esteja tudo bem configurado, mas não obstante, não gosto nada da qualidade geral do som.


O que é que me sugeriam ? Há algum sistema de som 5.1 que tenha o mínimo de qualidade até 250 euros? Muito obrigado desde já pela atenção.

Se só estás disposto a investir 250€ para teres qualidade em 5.1 , esquece, isso nem para um receiver minimanente decente dá, quanto mais 5 colunas e um sub... Essa soundbar que tens , desculpa , mas não vale um caracol.
Se queres um sistema em condições tens de investir , diria no mínimo 1500€, nos mínimos...
 
Se só estás disposto a investir 250€ para teres qualidade em 5.1 , esquece, isso nem para um receiver minimanente decente dá, quanto mais 5 colunas e um sub... T

Tal como disse há pouco, é uma Samsung HW - M450 (efectivamente não foi propriamente "barata")

Realmente, configurada de outra forma, o som mudou radicalmente e quase não tem nada a ver. Com a ajuda dos foristas, consegui mudar a configuração.

Ligada por HDMI (ARC) ao invés de Cabo Óptico , fez muita diferença. Tive sempre a impressão que o preferível, em termos de qualidade e performance,era a ligação por cabo óptico, não sei porquê.

Falta-me apenas configurar o Dynamic Range Control na Soundbar e ligar a PS4 directamente à Soundbar (seguindo novamente as indicações/sugestões do user Illusion4u, que me ajudou imenso).

Cumprimentos
 
Se só estás disposto a investir 250€ para teres qualidade em 5.1 , esquece, isso nem para um receiver minimanente decente dá, quanto mais 5 colunas e um sub... Essa soundbar que tens , desculpa , mas não vale um caracol.
Se queres um sistema em condições tens de investir , diria no mínimo 1500€, nos mínimos...

No segmento das Soundbars qual é que seria um claro update então, na tua opinião?

Cumprimentos
 
Boas malta estou agora a procura de uma soundbar para a minha nova sala. Não queria gastar muito (+-250€) e estou indeciso entre três: LG SL5R, LG SK5R e LG SL5Y.
O que recomendam? Ate dia 11 a primeira esta a 279 na “voltem sempre”. A segunda a 259 em espanha. A ultima 233 numa outra loja em Lisboa.
 
Back
Topo