[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Quando alguém escreve "is not bad" sobre uma coisa....fico logo desconfiado. Se fosse boa escreviam que era boa...

Conclusion
The TCL Ray-Danz TS9030 Soundbar may not make the best first impression in terms of design. Some elements look very plastic-like and appear cheap. We also fear that those acoustic lenses will accumulate a lot of dust in the long term, so don’t forget to dust. However, the performance of the TCL Ray-Danz is not bad. Movies are presented powerfully and the surround mode is cleverly placed in a sound bubble. A big advantage is that that bubble is also there if you are in a large room, without walls nearby. The Ray-Danz works well regardless of placement. For large open living rooms where you are approximately three meters from the screen, this is an excellent choice.

Pois... também fiquei desconfiado com a qualidade, mas como têm os tais prémios!

Quero comprar uma barra de som até aos 300€ para o meu Plasma Panasonic com cerca de 10 anos. Mas só tenho ligação normal por HDMI, consigo ter todas as funcionalidades de som se tiver por exemplo uma Sony HT-700 com Dolby Atmos? Fico a achar que estou a comprar uma sound bar que será boa demais para a TV em questão.
 
Pois... também fiquei desconfiado com a qualidade, mas como têm os tais prémios!

Quero comprar uma barra de som até aos 300€ para o meu Plasma Panasonic com cerca de 10 anos. Mas só tenho ligação normal por HDMI, consigo ter todas as funcionalidades de som se tiver por exemplo uma Sony HT-700 com Dolby Atmos? Fico a achar que estou a comprar uma sound bar que será boa demais para a TV em questão.

Carece de confirmação, mas para teres Dolby atmos tens que ter HDMI com ARC ( audio return channel ) ou então saída óptica ( optical out ) .
Penso que optical out não tem largura de banda suficiente para dolby atmos, Acho que só consegues mesmo dolby digital.
Mas confirma... não tenho a certeza.
Ou seja, uma vez que o teu plasma tem cerca de 10 anos, muito provavelmente não terá HDMI ARC, por isso a única saída para teres som digital, será através da saída óptica.
Só não sei é se a saída óptica aguenta a quantidade de dados que dolby atmos necessita.

Saudações.
 
Boa Noite.

No meio de tudo e para um orçamento de 350€-400€, qual a melhor soundbar para um misto de séries, cinema e música? É que já li o tópico todo e estou completamente baralhado, ainda mais depois de já ter visto uns 10 sites com ranking das soundbars.

Obrigado.
 
Carece de confirmação, mas para teres Dolby atmos tens que ter HDMI com ARC ( audio return channel ) ou então saída óptica ( optical out ) .
Penso que optical out não tem largura de banda suficiente para dolby atmos, Acho que só consegues mesmo dolby digital.
Mas confirma... não tenho a certeza.
Ou seja, uma vez que o teu plasma tem cerca de 10 anos, muito provavelmente não terá HDMI ARC, por isso a única saída para teres som digital, será através da saída óptica.
Só não sei é se a saída óptica aguenta a quantidade de dados que dolby atmos necessita.

Saudações.

Estive a ver o modelo da minha Panasonic, P50X60E, e afinal é de 2013, ainda não chega aos 10 anos o modelo.

Têm referido na ficha técnica que suporta a funcionalidade: "Audio Return Channel (Input 2)", julgo que será a designação do HDMI ARC?
Só tenho é duas fichas HDMI, tenho uma ficha HDMI ligada à BOX da Meo e na outra tenho um "switch" com a box android e PS4. Será que a barra de som com dolby atmos funciona através destes switch´s? Alguém por aí numa situação idêntica?
 
Estive a ver o modelo da minha Panasonic, P50X60E, e afinal é de 2013, ainda não chega aos 10 anos o modelo.

Têm referido na ficha técnica que suporta a funcionalidade: "Audio Return Channel (Input 2)", julgo que será a designação do HDMI ARC?
Só tenho é duas fichas HDMI, tenho uma ficha HDMI ligada à BOX da Meo e na outra tenho um "switch" com a box android e PS4. Será que a barra de som com dolby atmos funciona através destes switch´s? Alguém por aí numa situação idêntica?

Boa tarde.

Sem tem ARC, como parece que tem, supostamente deverá suportar Dolby Atmos.
Sendo assim, já poderá tirar partido de uma soundbar com Dolby atmos, ou qualquer outro sistema que tenha essa característica.

Saudações
 
Boa tarde.

Sem tem ARC, como parece que tem, supostamente deverá suportar Dolby Atmos.
Sendo assim, já poderá tirar partido de uma soundbar com Dolby atmos, ou qualquer outro sistema que tenha essa característica.

Saudações
Ter ARC não garante suporte Dolby Atmos.
Para isso é preciso a TV suportar, o que dificilmente acontecerá numa TV com a idade da P50X60E.
 
Ter ARC não garante suporte Dolby Atmos.
Para isso é preciso a TV suportar, o que dificilmente acontecerá numa TV com a idade da P50X60E.

Boa noite.

"You do not need a Dolby Atmos TV to Get Dolby Atmos. This is an addition that is found in your receiver and speaker system for a home theater setup. With the right accessories and enough speakers, it is possible to get the Dolby Atmos experience on any TV. "

https://hometheateracademy.com/dolby-atmos-tv-to-get-dolby-atmos/

Saudações.
 
Boa noite.

"You do not need a Dolby Atmos TV to Get Dolby Atmos. This is an addition that is found in your receiver and speaker system for a home theater setup. With the right accessories and enough speakers, it is possible to get the Dolby Atmos experience on any TV. "

https://hometheateracademy.com/dolby-atmos-tv-to-get-dolby-atmos/

Saudações.
Para ter Dolby Atmos na coluna de som precisa de ter fonte que o suporte, como um leitor de discos 4K/UHD, por exemplo.

Isto não depende em nada de ter ARC, que apenas permite à TV enviar som para a barra de som via cabo HDMI.

Daí, ligar ARC a garantia de ter Dolby Atmos ser incorreto.
 
Última edição:
LG SN7Y ou Sony G700

Ambas as colunas processam Dolby ATMOS, que é o melhor que podes ambicionar nesta gama.

A LG tem colunas upfire dedicadas para efectivamente reproduzir o ATMOS. Sony não tem e usa um sistema de apontar o som para cima para "simular" o ATMOS. Portanto tem isso em conta que apesar de ambos conseguirem "ler" este formato de som só a LG é que tem as colunas dedicadas para o reproduzir.

Sony tem a vantagem de ter eARC enquanto que a LG so tem ARC, o que significa que a Sony tambem processa o True HD (ATMOS sem qualquer tipo de compressão). No entanto acaba por não tirar partido disso porque não tem as colunas dedicadas a esse formato de som, porquanto quanto muito poderá fazer uma optima simulação (e pelo que se lê por aí faz um bom trabalho). No entanto é também importante perceber se se notava alguma diferença entre um formato lossless por se ter eARC ou não, numa sala normal com um sistema desta "gama" muito provavelmente não.

Destaca-se ainda a possibilidade de a LG se integrar com o par de colunas traseiras vendido à parte. Isso tranforma esta soundbar num sistema 5.1.2 com colunas upfire para ATMOS por apenas mais ~180e, que provavelmente será muito interessante!

No meio disto tudo qual delas soa melhor, isso cada um tem a sua opinião :D das opiniões que se lêem são ambas muito boas!!

Fora estas duas caso nenhuma te agrade, provavelmente as Yamaha da mesma gama de preço serão a opção...
 
LG SN7Y ou Sony G700

Ambas as colunas processam Dolby ATMOS, que é o melhor que podes ambicionar nesta gama.

A LG tem colunas upfire dedicadas para efectivamente reproduzir o ATMOS. Sony não tem e usa um sistema de apontar o som para cima para "simular" o ATMOS. Portanto tem isso em conta que apesar de ambos conseguirem "ler" este formato de som só a LG é que tem as colunas dedicadas para o reproduzir.

Sony tem a vantagem de ter eARC enquanto que a LG so tem ARC, o que significa que a Sony tambem processa o True HD (ATMOS sem qualquer tipo de compressão). No entanto acaba por não tirar partido disso porque não tem as colunas dedicadas a esse formato de som, porquanto quanto muito poderá fazer uma optima simulação (e pelo que se lê por aí faz um bom trabalho). No entanto é também importante perceber se se notava alguma diferença entre um formato lossless por se ter eARC ou não, numa sala normal com um sistema desta "gama" muito provavelmente não.

Destaca-se ainda a possibilidade de a LG se integrar com o par de colunas traseiras vendido à parte. Isso tranforma esta soundbar num sistema 5.1.2 com colunas upfire para ATMOS por apenas mais ~180e, que provavelmente será muito interessante!

No meio disto tudo qual delas soa melhor, isso cada um tem a sua opinião :D das opiniões que se lêem são ambas muito boas!!

Fora estas duas caso nenhuma te agrade, provavelmente as Yamaha da mesma gama de preço serão a opção...

Obrigado.
Achas que ficaria pior servido com uma Yamaha Yas 207 ou 209. Também vi numa loja a JBL 5.1 que achei fantástica mas já é bem mais cara. Achas que as que recomendaste e a Yamaha são muito inferiores?

Obrigado.
 
Eu tenho a yamaha 207 e chegou me hoje a Sony g700.

Amanha já vou testar.

Interessa me mais em filmes, séries e TV.

Nao me interessa para ouvir música ou ligar o tm por BT.

Se quiserem que teste alguma coisa em especial digam.

Ou até se tiverem conselhos para que filmes ou cenas de filmes ou séries para testar. A minha ideia é agarrar em 10 minutos de algum filme ou série e ver os diálogos, clareza de voz, graves, posicionamento dos sons e palco.

Vou ligar as duas com os woofers e depois troco o cabo hdmi ora para uma ora outra.

Outra hipótese era ligar uma por cabo optico e outra por hdmi e mais facil de mudar, mas o cabo optico piora a qualidade e não seria comparação justa
 
Eu tenho a yamaha 207 e chegou me hoje a Sony g700.

Amanha já vou testar.

Interessa me mais em filmes, séries e TV.

Nao me interessa para ouvir música ou ligar o tm por BT.

Se quiserem que teste alguma coisa em especial digam.

Ou até se tiverem conselhos para que filmes ou cenas de filmes ou séries para testar. A minha ideia é agarrar em 10 minutos de algum filme ou série e ver os diálogos, clareza de voz, graves, posicionamento dos sons e palco.

Vou ligar as duas com os woofers e depois troco o cabo hdmi ora para uma ora outra.

Outra hipótese era ligar uma por cabo optico e outra por hdmi e mais facil de mudar, mas o cabo optico piora a qualidade e não seria comparação justa

Se tiveres acesso, algumas cenas de acção do The Mandalorian.. para o atmos. E algum jogo com bom som se tiveres consolas
Tou curioso pois ainda não comprei nenhuma lol
 
Já chegou!

Liguei a Sony no inicio do star wars 3 e assim de repente parece me mais detalhada e com os sons mais focalizados do que a yamaha.

Vou experimentar com o mandalorian e alguns jogos

Para já o woofer parece mais equibrado que o da yamaha. O do yamaha tem de estar quase sempre no mínimo senão...

Vou estar uns dias com esta para ganhar o feeling no mesmos jogos e mesmos episódios e depois uns dias com a outra


Update..

A Sony g700 na box do meo está desfasada da imagem...

A Sony continua desfasada no meo... Não consigo resolver...

Para já no star wars parece que o volume da Sony tem de estar mais alto para dar o mesmo volume que a yamaha. A Sony a 50 da aí o mesmo que a yamaha a 40 mais coisa menos coisa

A Sony é mais clara no som... Não digo mais aguda, mas parece um pouco menos abafada...
O palco parece me maior na Sony. Espalha mais os sons. As vozes são mais focadas na Sony, deve ser da coluna central mas a yamaha com o clear voice parece que sobressai mais as vozes. Na Sony fica um pouco mais integrada no som geral. Não sei se é bom ou mais. Uma questão de gosto. A integração do woofer parece me melhor na Sony. Sente se na mesma os graves nas explosões mas pode estar a meio que não se sobrepõe ao resto. Na yamaha o woofer sobrepõe se mais se subimos a mais de 2 ou 3 numa escala de 9
Na Sony parece mais detalhado o som. Como quando numa coluna de som se tira a capa de tecido da frente

A yamaha tem um som mais boxy... Acho que a Sony abre mais o som, naturalmente. O som é mais detalhado, os graves estão lá mas não são exagerados. Na yamaha consegue se pôr os graves no máximo e dá mais que a Sony, mas abafa tudo o resto... Gostava que a Sony tivesse um Modo de voz um pouco mais eficaz, não é mau mas.

No geral acho que a Sony me parece superior, mais clara, mais detalhada, com um palco maior e mais preciso. A nível de som parece que tem um véu a menos que a yamaha a tapar o som.
A nível de atmos não sei se se nota alguma coisa....
A yamaha tive a mais tempo e brinquei com os vários modos e opções de som. A Sony ainda não conheço bem.

Agora o próximo passo é comparar a Sony com o som da TV.
Há uma coisa que claro se nota logo... O som da TV quase não tem graves comparado com a barra, mas a nivel de vozes por exemplo parece melhor. E o som da TV parece que os sons saem mais a meio, as colunas da TV devem ser a meio da TV.

A barra tem sempre aquela sensação que o som vem mais de baixo da imagem.
Ligando por óptica da para manter o som da TV e da barra ao mesmo tempo? Sei que perde o atmos mas...

A seguir testar com jogos mas mais logo lol.


O desfasamento resolve assim...

Vou ao som da TV Android e ligo o av sync para auto e fica bom nas apps da TV... Netflix é afins... E fica mau a box do meo.

Se desligar o avsync fica bom a box do meo... É fica ligeiramente mau, muito pouco mesmo nas apps...

Ainda não experimentei na consola para ver se é nas entradas externas
 
Última edição:
Bom dia pessoal. Tenho uma televisão Samsung QLED70T de 65". Estou a pensar adquirir uma soundbar... Até 150€, alguma coisa que valha apena? Obrigado e votos de um bom 2021 para todos.
 
Se me perguntarem se vale a pena o dinheiro a mais da Sony sobre a yamaha...

Acho que não.

Pelo menos quando mudo não é uma diferença grande. Só mesmo comparando.

Acho que devolvo a Sony.
 
Back
Topo