[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Quem tem a Samsung Q950T, o quão convincentes são os efeitos atmos e os efeitos de surround lateral?
A reflexão de som nas paredes e tecto funciona?
Acaba por ser realmente game changer em relação a um sistema 5.1 convencional quando se tocam fontes atmos?
Ou acaba por ser mais gimmick do que outra coisa?

Nenhuma soundbar consegue realmente o efeito atmos com colunas a apontar para o teto. Só com salas mais pequenas e não muito assimétricas é que poderá ter algum efeito.
O ideal são colunas colocadas junto ao teto à apontar para baixo ou mesmo embutidas no teto falso como eu tenho.
Pelo preço que custa essa soundbar mais vale comprar um sistema 5.1 com colunas a sério e um receiver e depois aos poucos comprar as colunas atmos para dividir o investimento.
Uma soundbar pode até tocar razoavelmente bem mas está limitada ao seu tamanho, drivers pequenos.
Sempre tive soundbars até entrar no mundo dos receivers e colunas maiores e a diferença é abismal. Já para não falar que o receiver tem um sistema de calibração, coisa que a soundbar não tem, mas nem vamos entrar por aí :002:
 
Nenhuma soundbar consegue realmente o efeito atmos com colunas a apontar para o teto. Só com salas mais pequenas e não muito assimétricas é que poderá ter algum efeito.
O ideal são colunas colocadas junto ao teto à apontar para baixo ou mesmo embutidas no teto falso como eu tenho.
Pelo preço que custa essa soundbar mais vale comprar um sistema 5.1 com colunas a sério e um receiver e depois aos poucos comprar as colunas atmos para dividir o investimento.
Uma soundbar pode até tocar razoavelmente bem mas está limitada ao seu tamanho, drivers pequenos.
Sempre tive soundbars até entrar no mundo dos receivers e colunas maiores e a diferença é abismal. Já para não falar que o receiver tem um sistema de calibração, coisa que a soundbar não tem, mas nem vamos entrar por aí :002:
Percebo o que dizes, um sistema dedicado em termos de qualidade pura de som é imbatível. Mas tens o privilégio de ter condições para esse sistema que muita gente não tem ou não está disposta a ter. Colunas de teto embutidas... e quem não está disposto a isso ou não tem teto falso? Plano B, colunas na parede junto ao teto... e quem não quer ter as paredes cheias de calhas a esconder fios? Plano C, módulos atmos a apontar para o teto em cima das colunas frontais... aí a diferença de qualidade do efeito para uma boa soundbar já será pequena.

Isto é apenas um exemplo e um ponto de vista, espero não ser mal interpretado.

Eu tive durante 15 anos sistema de som dedicado, desde adolescente. Sempre com fios por todo o lado a passar em calhas ou debaixo de tapetes.

Comprei casa há 2 anos e fartei-me de ver fios por todo o lado. Vendi o meu sistema todo e comprei uma soundbar de gama alta. É igual a um sistema de preço idêntico dedicado? Não. Mas aprecio a simplicidade, ausência de fios e possibilidade de colunas traseiras só ligadas à tomada discretamente e sem fios a passar a sala toda? Sim aprecio muito e pesa mais que a qualidade de som pura.

E isto é a beleza da oferta adaptada às necessidades de cada um. O que cada um mais valoriza, cada um escolhe.
 
Percebo o que dizes, um sistema dedicado em termos de qualidade pura de som é imbatível. Mas tens o privilégio de ter condições para esse sistema que muita gente não tem ou não está disposta a ter. Colunas de teto embutidas... e quem não está disposto a isso ou não tem teto falso? Plano B, colunas na parede junto ao teto... e quem não quer ter as paredes cheias de calhas a esconder fios? Plano C, módulos atmos a apontar para o teto em cima das colunas frontais... aí a diferença de qualidade do efeito para uma boa soundbar já será pequena.

Isto é apenas um exemplo e um ponto de vista, espero não ser mal interpretado.

Eu tive durante 15 anos sistema de som dedicado, desde adolescente. Sempre com fios por todo o lado a passar em calhas ou debaixo de tapetes.

Comprei casa há 2 anos e fartei-me de ver fios por todo o lado. Vendi o meu sistema todo e comprei uma soundbar de gama alta. É igual a um sistema de preço idêntico dedicado? Não. Mas aprecio a simplicidade, ausência de fios e possibilidade de colunas traseiras só ligadas à tomada discretamente e sem fios a passar a sala toda? Sim aprecio muito e pesa mais que a qualidade de som pura.

E isto é a beleza da oferta adaptada às necessidades de cada um. O que cada um mais valoriza, cada um escolhe.
Realmente a simplicidade pode ser muito tentadora, mas atualmente os fios na minha sala são um não problema - para as colunas de surround vão junto ao rodapé, fios brancos ninguém os vê - o resto da "fiarada" está toda atrás do móvel onde está o sistema, não se vê - só é um pesadelo quando tenho de trocar alguma coisa :P

Mas não trocava isto por uma soundbar... já a minha mulher e o resto da malta cá em casa que não ligam nenhuma a isto, se lhes perguntassem, era para ontem :-D
 
Nenhuma soundbar consegue realmente o efeito atmos com colunas a apontar para o teto. Só com salas mais pequenas e não muito assimétricas é que poderá ter algum efeito.
O ideal são colunas colocadas junto ao teto à apontar para baixo ou mesmo embutidas no teto falso como eu tenho.
Pelo preço que custa essa soundbar mais vale comprar um sistema 5.1 com colunas a sério e um receiver e depois aos poucos comprar as colunas atmos para dividir o investimento.
Uma soundbar pode até tocar razoavelmente bem mas está limitada ao seu tamanho, drivers pequenos.
Sempre tive soundbars até entrar no mundo dos receivers e colunas maiores e a diferença é abismal. Já para não falar que o receiver tem um sistema de calibração, coisa que a soundbar não tem, mas nem vamos entrar por aí :002:

A questão é essa.
Num mundo ideal de solteiro ou de casado com uma man cave, eu teria isso tudo.
Mas na realidade actual é difícil.
Colunas no tecto é impossível.
Sinto que com o 3.1 já estou no limite da harmonia conjugal. Colocar surrounds já seria esticar muito a corda.
Mas não seria impossível.
A questão seria mais entre a q950t ou uma solução de AVR e colunas 5.1.2 mas lifestyle friendly, como as focal Sib Evo Atmos.
Que em todo o caso o atmos é feito com drivers a apontar para o tecto e a reflectir.
Sendo que a Samsung tem 4 e as focal apenas 2.
Daí perguntar se a nível de atmos e imersão se há muita diferença entre 5.1.2 de elementos separados mas com up firing drivers ou uma soundbar como a q950t ou a LGSN11.
 
Em qualidade pura de som, acredito que haja alguma diferença, sobretudo em música. Em imersão, já não diria o mesmo.
Mas o Luís disse uma coisa importante, a calibração. Os Receivers têm praticamente todos, mas as soundbars nem sempre. Por exemplo a LG que mencionas tem, tal como a Sonos Arc (se tiveres um iPhone). Mas a Samsung não tem. Acredita, faz diferença, falo com experiência própria com a minha recém adquirida Arc.

Recomendo que se optares por uma soundbar não prescindas dessa funcionalidade.
 
Percebo o que dizes, um sistema dedicado em termos de qualidade pura de som é imbatível. Mas tens o privilégio de ter condições para esse sistema que muita gente não tem ou não está disposta a ter. Colunas de teto embutidas... e quem não está disposto a isso ou não tem teto falso? Plano B, colunas na parede junto ao teto... e quem não quer ter as paredes cheias de calhas a esconder fios? Plano C, módulos atmos a apontar para o teto em cima das colunas frontais... aí a diferença de qualidade do efeito para uma boa soundbar já será pequena.

Isto é apenas um exemplo e um ponto de vista, espero não ser mal interpretado.

Eu tive durante 15 anos sistema de som dedicado, desde adolescente. Sempre com fios por todo o lado a passar em calhas ou debaixo de tapetes.

Comprei casa há 2 anos e fartei-me de ver fios por todo o lado. Vendi o meu sistema todo e comprei uma soundbar de gama alta. É igual a um sistema de preço idêntico dedicado? Não. Mas aprecio a simplicidade, ausência de fios e possibilidade de colunas traseiras só ligadas à tomada discretamente e sem fios a passar a sala toda? Sim aprecio muito e pesa mais que a qualidade de som pura.

E isto é a beleza da oferta adaptada às necessidades de cada um. O que cada um mais valoriza, cada um escolhe.

Falei num caso em particular onde tencionava comprar uma soundbar de mais de 1000 euros e para esse preço um sistema dedicado 5.1.2 de colunas maiores é uma solução com muito mais qualidade e imersão.
Se o importante é esconder tudo, uma soundbar é a única opção é esquece esse tipo de colunas. Eu gosto de as ver e acho que embelezam uma sala mas isso varia de pessoa para pessoa.
Tens razão que nem toda a gente tem teto falso, mas existem colunas brancas que se colocam junto ao teto e que ficam imperceptíveis. Os fios usa-se calhas nos cantos da sala e depois passam por baixo das carpetes, móveis etc.
Na minha sala não vês um fio. Tudo escondido.
Tu aprecias a simplicidade, eu aprecio mais a experiência sonora que me deixa com um sorriso de orelha a orelha quando vejo um filme dolby atmos. Explosões que me abanam o sofá e quase sinto no corpo, trovões a sair do teto, isso uma soundbar com aquele subwoofer e colunas upfiring não consegue...
 
Falei num caso em particular onde tencionava comprar uma soundbar de mais de 1000 euros e para esse preço um sistema dedicado 5.1.2 de colunas maiores é uma solução com muito mais qualidade e imersão.
Se o importante é esconder tudo, uma soundbar é a única opção é esquece esse tipo de colunas. Eu gosto de as ver e acho que embelezam uma sala mas isso varia de pessoa para pessoa.
Tens razão que nem toda a gente tem teto falso, mas existem colunas brancas que se colocam junto ao teto e que ficam imperceptíveis. Os fios usa-se calhas nos cantos da sala e depois passam por baixo das carpetes, móveis etc.
Na minha sala não vês um fio. Tudo escondido.
Tu aprecias a simplicidade, eu aprecio mais a experiência sonora que me deixa com um sorriso de orelha a orelha quando vejo um filme dolby atmos. Explosões que me abanam o sofá e quase sinto no corpo, trovões a sair do teto, isso uma soundbar com aquele subwoofer e colunas upfiring não consegue...
Verdade :rcarton:. Até digo mais as soundbars são um atentado ao puro som !
 
Falei num caso em particular onde tencionava comprar uma soundbar de mais de 1000 euros e para esse preço um sistema dedicado 5.1.2 de colunas maiores é uma solução com muito mais qualidade e imersão.
Se o importante é esconder tudo, uma soundbar é a única opção é esquece esse tipo de colunas. Eu gosto de as ver e acho que embelezam uma sala mas isso varia de pessoa para pessoa.
Tens razão que nem toda a gente tem teto falso, mas existem colunas brancas que se colocam junto ao teto e que ficam imperceptíveis. Os fios usa-se calhas nos cantos da sala e depois passam por baixo das carpetes, móveis etc.
Na minha sala não vês um fio. Tudo escondido.
Tu aprecias a simplicidade, eu aprecio mais a experiência sonora que me deixa com um sorriso de orelha a orelha quando vejo um filme dolby atmos. Explosões que me abanam o sofá e quase sinto no corpo, trovões a sair do teto, isso uma soundbar com aquele subwoofer e colunas upfiring não consegue...
Continuo a não perceber o problema dos 1000 euros. Quanto mais gasta, mais se aproxima dum sistema dedicado. Eu tenciono adicionar no médio prazo surrounds e um sub ao meu sistema sonos. Vai ficar ao todo em volta dos 2000 euros e não tenho qualquer problema com isso. Em vários fóruns de especialidade há muita gente a fazer este tipos e trocas e não se encontra arrependida.

Novamente, prioridades e gostos pra todos!
 
Eu também passei de um sistema 5.1 com AV para uma barra de som e satisfeito com a decisão.

É a mesma coisa?
Claro que não, mas é uma solução adequada a uma sala de estar familiar, com uma envolvência suficiente.

E nada de cabos por todo o lado.
Muito mais clean.

A melhor solução é a que cada um prefere.
 
Precisamente. Eu passei para soundbar há menos de uma semana e ao ver o trailer Amaze... não é de todo igual com o surround por reflexo na parede, os graves não são tão profundos, sem um sub dedicado, sem dúvida.

Agora, não noto menos clareza no som, antes pelo contrário.

E cada vez mais o som das soundbars vai melhorar. Por exemplo, já conhecem a Klipsch 1200? Barra 5.1.2 real, com surrounds reais, subwoofer de 12 polegadas e ainda uma saída Sub para ligar um 2o subwoofer com fios para quem o desejar. Provavelmente será a melhor soundbar de sempre em qualidade sonora, duvido que fique muito atrás de um 5.1.2 genuíno com upfirings
 
Comprei uma LG sn7y esta semana. Não noto muito alguns sons como ouço por exemolo nuns headphones jbl bt400... Que são stereo acho eu.. Não percebo muito disto... Mas será que tenho alguma coisa mal configurada? Tenho hdmi arc in na tv, hdmi out arc na barra.... Isto a ver na aplicação netflix da tv. Tv lg 55sm8200pla...alguém pode ajudar?

 
Comprei uma LG sn7y esta semana. Não noto muito alguns sons como ouço por exemolo nuns headphones jbl bt400... Que são stereo acho eu.. Não percebo muito disto... Mas será que tenho alguma coisa mal configurada? Tenho hdmi arc in na tv, hdmi out arc na barra.... Isto a ver na aplicação netflix da tv. Tv lg 55sm8200pla...alguém pode ajudar?

Vais sempre ouvir melhor com headphones. Numa comparação assim é normal.
Basicamente tens duas colunas encostadas directamente aos ouvidos. Além de ouvires melhor, a sala não tem influência. Não tens ecos, reflexos, etc.
 
Boas pessoal.

A LG SN7Y é assim tão melhor que a Yamaha YAS-207 que compense os 100€ de diferença?

Aliás, a diferença acaba por ser de 50€ porque consigo comprar a LG SN7Y a 300€.

Nessas gamas de preço, há outra opção melhor que alguma destas duas?

 
Última edição:
Yamaha YAS-207 - 250€
LG SN7Y - 275€
Sony HT-G700 - 300€

O que me aconselhavam?
Já estive ai precisamente a escolher entre esses modelos. Aqui no forum parece que é consensual que a yamaha yas 207 e a LG SN7Y apresentam os melhores resultados dentro dessa gama de preços. Eu diria que se queres um setup com apenas a soundbar e o subwoofer opta pela yamaha. Se quiseres a possibilidade de adicionar colunas traseiras para um som mais imersivo então opta pela SN7Y.
Claro que o fator preço também é preciso ter em conta porque acresentar as colunas traseiras são pelo menos mais 100€ e eu nunca apanhei a SN7Y a esse preço que indicas.
Tenho a yamaha yas207 e estou satisfeito com a performance

 
Já estive ai precisamente a escolher entre esses modelos. Aqui no forum parece que é consensual que a yamaha yas 207 e a LG SN7Y apresentam os melhores resultados dentro dessa gama de preços. Eu diria que se queres um setup com apenas a soundbar e o subwoofer opta pela yamaha. Se quiseres a possibilidade de adicionar colunas traseiras para um som mais imersivo então opta pela SN7Y.
Claro que o fator preço também é preciso ter em conta porque acresentar as colunas traseiras são pelo menos mais 100€ e eu nunca apanhei a SN7Y a esse preço que indicas.
Tenho a yamaha yas207 e estou satisfeito com a performance
De facto já vi que a Yamaha tem ganho prémios ano após ano, apesar de ser de 2017. Deve querer dizer alguma coisa... Pena não encontrar pelos 200€ como já falaram aqui no fórum. Aí compraria de olhos fechados!
 
Back
Topo