[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Sim, eu tenho essas coisas em conta...

A tv esta na parede, o espaço de parede entre a tv e o movel, ficou o kinect e a sounbar.

Já sei que se comprar a Yamaha, altura vai diminuir, mas tb não é algo fique preocupado, pois os cabos estão numa calha.
 
@lol10

Na questão do 7.1 e afins, se poder ter nem que seja "simulado" é sempre melhor do que não ter nada.

A diferença é que na Phillips tens um sistema 4.1 real, que simula um sistema 5.1 (o canal central quando está no modo surround é simulado virtualmente)... Nas outras que tens referido, o que tens são sistemas 2.1 reais a que tentam virtualizar sistemas 5.1, 7.1 e até o novo formato Atmos com 9.1 canais.. Por muito bons que sejam os algoritmos dessas barras, o efeito de espacialidade nunca vai conseguir acompanhar um sistema com surround real, nunca vais sentir os sons atrás de ti como num sistema com surround real.

Por isso, é legitima a pergunta... Porque é que achas que é tão importante ter 7.1 canais se na realidade só tens reais 2.1? Se a simular 5 canais as barras já ficam distantes de um sistema com 5 canais reais, achas que vais conseguir perceber a diferença de 5 para 7 canais em termos espaciais?

Mesmo a questão do suporte para a descodificação é +/- irrelevante, porque segundo os standards o DTS-HD tem sempre um stream DTS normalíssimo e um stream secundário com os dados extra, pelo que qualquer aparelho descodifica DTS-HD mesmo que não suporte o som 7.1HD. Quanto ao Dolby TrueHD o caso é um pouco menos claro, mas pelas especificações os discos têm sempre que trazer um stream Dolby 5.1, embora o que as vezes se encontra na NET não respeite essas especificações e ao ripar os BRay apenas incluam nos ficheiros TrueHD, mas mesmo nesse cenário muitos players e TV's fazem transcode "on the fly" de TrueHD7.1 para DD5.1.. Eu até hoje ainda não tive um único filme que não visse corretamente.

Resumindo... Não digo que não seja desejável suportar os novos formatos HD.. Mas honestamente a escolher entre 4.1/5.1 real ou 7.1 virtual, 4.1/5.1 real tem sempre melhor espacialidade sonora.. E a escolher entre um sistema com melhor qualidade sonora, como é o caso da Fidelio B5, ou um como a Sony HT-RT5 que suporta formatos HD até 9 canais, mas com menor qualidade sonora, continuo a preferir a melhor qualidade sonora..
 
A diferença é que na Phillips tens um sistema 4.1 real, que simula um sistema 5.1 (o canal central quando está no modo surround é simulado virtualmente)... Nas outras que tens referido, o que tens são sistemas 2.1 reais a que tentam virtualizar sistemas 5.1, 7.1 e até o novo formato Atmos com 9.1 canais.. Por muito bons que sejam os algoritmos dessas barras, o efeito de espacialidade nunca vai conseguir acompanhar um sistema com surround real, nunca vais sentir os sons atrás de ti como num sistema com surround real.

Por isso, é legitima a pergunta... Porque é que achas que é tão importante ter 7.1 canais se na realidade só tens reais 2.1? Se a simular 5 canais as barras já ficam distantes de um sistema com 5 canais reais, achas que vais conseguir perceber a diferença de 5 para 7 canais em termos espaciais?

Mesmo a questão do suporte para a descodificação é +/- irrelevante, porque segundo os standards o DTS-HD tem sempre um stream DTS normalíssimo e um stream secundário com os dados extra, pelo que qualquer aparelho descodifica DTS-HD mesmo que não suporte o som 7.1HD. Quanto ao Dolby TrueHD o caso é um pouco menos claro, mas pelas especificações os discos têm sempre que trazer um stream Dolby 5.1, embora o que as vezes se encontra na NET não respeite essas especificações e ao ripar os BRay apenas incluam nos ficheiros TrueHD, mas mesmo nesse cenário muitos players e TV's fazem transcode "on the fly" de TrueHD7.1 para DD5.1.. Eu até hoje ainda não tive um único filme que não visse corretamente.

Resumindo... Não digo que não seja desejável suportar os novos formatos HD.. Mas honestamente a escolher entre 4.1/5.1 real ou 7.1 virtual, 4.1/5.1 real tem sempre melhor espacialidade sonora.. E a escolher entre um sistema com melhor qualidade sonora, como é o caso da Fidelio B5, ou um como a Sony HT-RT5 que suporta formatos HD até 9 canais, mas com menor qualidade sonora, continuo a preferir a melhor qualidade sonora..

Tudo o que referes é legítimo e real mas nada impede um sistema com surround virtual de ter uma qualidade de som extraordinária.

É preciso entender que a tecnologia que a Yamaha desenvolveu não é gimmick, estamos a falar de algo que funciona plenamente em circunstâncias que muitas das vezes não são ideais para ter multi colunas.

O importante para a escolha é se os formatos de áudio HD trazem algo novo à experiência sonora e posso garantir que ver um filme com DTSHD não é, quer seja numa soundbar ou em multicolunas, a mesma coisa que ver em DTS.
 
Tudo o que referes é legítimo e real mas nada impede um sistema com surround virtual de ter uma qualidade de som extraordinária.

É preciso entender que a tecnologia que a Yamaha desenvolveu não é gimmick, estamos a falar de algo que funciona plenamente em circunstâncias que muitas das vezes não são ideais para ter multi colunas.

O importante para a escolha é se os formatos de áudio HD trazem algo novo à experiência sonora e posso garantir que ver um filme com DTSHD não é, quer seja numa soundbar ou em multicolunas, a mesma coisa que ver em DTS.
Então parece que já fizeste a tua escolha.

Cada um é que tem que decidir qual o produto que mais se adequa ao gosto sonoro.

Eu prefiro um sistema 4.1 real, tu preferes um virtual surround 7.1. É por isso que não existe apenas um produto no mercado

Agora no teu caso é só começares a procurar uma loja que venda o produto que pretendes , comprares e vires cá falar um pouco sobre ele.
 
Então parece que já fizeste a tua escolha.

Cada um é que tem que decidir qual o produto que mais se adequa ao gosto sonoro.

Eu prefiro um sistema 4.1 real, tu preferes um virtual surround 7.1. É por isso que não existe apenas um produto no mercado

Agora no teu caso é só começares a procurar uma loja que venda o produto que pretendes , comprares e vires cá falar um pouco sobre ele.

Eu já fiz a minha escolha...eu tenho o da Yamaha.

Estávamos apenas a partilhar as nossas visões sobre flexibilidade em termos de decoding/sound projection 7.1 vs limited codecs/colunas traseiras físicas.

Para ajudar quem tem dúvidas, entre as, que desde o início, considero ser as duas melhores soundbars do mercado.
 
Eu já fiz a minha escolha...eu tenho o da Yamaha.

Estávamos apenas a partilhar as nossas visões sobre flexibilidade em termos de decoding/sound projection 7.1 vs limited codecs/colunas traseiras físicas.

Para ajudar quem tem dúvidas, entre as, que desde o início, considero ser as duas melhores soundbars do mercado.
Estava te a confundir com o killerwolf .
 
Tudo o que referes é legítimo e real mas nada impede um sistema com surround virtual de ter uma qualidade de som extraordinária.

É preciso entender que a tecnologia que a Yamaha desenvolveu não é gimmick, estamos a falar de algo que funciona plenamente em circunstâncias que muitas das vezes não são ideais para ter multi colunas.

O importante para a escolha é se os formatos de áudio HD trazem algo novo à experiência sonora e posso garantir que ver um filme com DTSHD não é, quer seja numa soundbar ou em multicolunas, a mesma coisa que ver em DTS.

Eu não disse que era gimmick, ou que a Yamaha não tinha uma excelente qualidade de som.

Agora, não tens a espacialidade que tens num sistema com surround real, mesmo numa sala com o formato ideal... Além disso, aquilo que eu disse é que eu não trocaria uma boa qualidade de som, por suporte a formatos HD7.1.. Porque há muitas barras no mercado que têm uma lista de features infindavel, mas depois falham no principal, não é o caso da Yamaha, mas é por exemplo o da outra barra que na altura ponderei, a Sony HT-RT5...
 
Eu não disse que era gimmick, ou que a Yamaha não tinha uma excelente qualidade de som.

Agora, não tens a espacialidade que tens num sistema com surround real, mesmo numa sala com o formato ideal... Além disso, aquilo que eu disse é que eu não trocaria uma boa qualidade de som, por suporte a formatos HD7.1.. Porque há muitas barras no mercado que têm uma lista de features infindavel, mas depois falham no principal, não é o caso da Yamaha, mas é por exemplo o da outra barra que na altura ponderei, a Sony HT-RT5...

Estamos completamente de acordo. No caso da Yamaha posso dizer que a troca não é definitivamente apenas por formatos HD 7.1.

É pelo equilibrio e compromisso entre manter uma excelente qualidade de som e ainda com a compatibilidade com os 2 melhores formatos "lossless" de som para BluRay, por mais inputs HDMI (3 in e 1 out) com 4K Passthrough e 3D, a já tão falada sound projection de grande qualidade (nivelada através de calibração Intellibeam com microfone), Bluetooth AptX, Subwoofer wireless e uma excelente app para telemóvel.
 
Eu ainda estou "longe" de escolher :P

Philips seria pelo preço e pelo som "real" , Yamaha mais entradas hdmi, +formatos de audio, som 7.1 virtual....escolhas..escolhas...

Já ouviste alguma vez a yamaha? Possivelmente o som até pode ser superior a Philips e estás numa duvida sem sentido.

Eu como tu para comprar algo e depois pensar que não tem isto ou aquilo preferia perder ligeiramente no som para ter tudo o que pretendo.
Já para não falar que a yamaha parece mais elegante que a Philips. Não por ti, mas a tua esposa vai dar valor a isso , acredita.

Eu tenho a Philips htl9100 mas não paguei nada por ela , se calhar nunca optava por um sistema de som tão caro em formato 2.1.
Tenho outro sistema 5.1 da Philips real, não tão potente mas algo mais feito para as massas (htb3570/12) com os ditos cabos e esse já tem suporte dts HD e true hd. Mas no entanto tenho usado mais a soundbar no dia a dia
 
Infelizmente nunca ouvi o som da Yamaha e deduzo que o som da B5 seja melhor que a Philips HTS7140 ( que eu tenho ).

Eu não tenho "esposa" esse "problema" não existe :P .

Lá esta em termos "visuais" eu acho mais elegante a Philips B5 do que a ysp - 2500, se fosse para comprar devido o aspecto visual a lista seria -

1 - YSP - 5600
2 - Philips B5
3 - YSP - 3300/4300

Eu ainda tenho que vender a minha, e antes ate devo comprar primeiro a SONOS. Entretanto a Philips, pode lançar um novo modelo da B5, já com mais hdmis e formatos.

Um "problema" que eu penso que iria ter com a B5, o facto de estar a tirar e por os satélites, imagino já sentado no sofa, vou começar a ver um filme, tira, acabou o filme, agora encaixa...esse "processo" ao fim de algum tempo podia se tornar "cansativo" :P
 
Última edição:
Eu ainda tenho que vender a minha, e antes ate devo comprar primeiro a SONOS. Entretanto a Philips, pode lançar um novo modelo da B5, já com mais hdmis e formatos.

Um "problema" que eu penso que iria ter com a B5, o facto de estar a tirar e por os satélites, imagino já sentado no sofa, vou começar a ver um filme, tira, acabou o filme, agora encaixa...esse "processo" ao fim de algum tempo podia se tornar "cansativo" :P

Duvido que saia um substituto assim tão cedo... A HTL9100 saiu em 2013 e a Fidelio B5 apesar de ter sido anunciada há já algum tempo, só começou realmente a aparecer nas lojas e em reviews já na ultima metade do ano passado.


Quanto ao resto... Nestas coisas, ou não queres compromissos e rebentas as paredes, passas fios, fixas 4 satélites no teto, 4 no chão, um woofer e um altifalante central e compras um descodificador com suporte a ATMOS 9.1.. Ou então, vai ter sempre compromissos.. Ou te sujeitas a ter fios a passear pela sala, ou te sujeitas a ter uma barra com 2.1 e projeção espacial do som, etc.. etc..

Para aquilo que oferece, montar e desmontar os satélites ocasionalmente (eu só o faço mesmo para cinema) é um compromisso menor, porque para ver TV e afins eu uso sempre no modo 2.1. Até porque mesmo no modo 2.1 tens um aumento da qualidade de som em relação ao que produz uma TV que é brutal.
 
Boas, eu não percebo nada disto, mas gostaria de comprar uma soundbar até 200€. Tenho uma televisão LG custo modelo desconheço... É de 55", Full HD, e tem 3D... O som que eu oiço é das proprias colunas de televisão, e é muito mau. Gostaria de comprar algo que ficasse a um bom nível de qualidade sonora para uma boas sessões de cinema. Se possível, 2.1...
 
Duvido que saia um substituto assim tão cedo... A HTL9100 saiu em 2013 e a Fidelio B5 apesar de ter sido anunciada há já algum tempo, só começou realmente a aparecer nas lojas e em reviews já na ultima metade do ano passado.


Quanto ao resto... Nestas coisas, ou não queres compromissos e rebentas as paredes, passas fios, fixas 4 satélites no teto, 4 no chão, um woofer e um altifalante central e compras um descodificador com suporte a ATMOS 9.1.. Ou então, vai ter sempre compromissos.. Ou te sujeitas a ter fios a passear pela sala, ou te sujeitas a ter uma barra com 2.1 e projeção espacial do som, etc.. etc..

Para aquilo que oferece, montar e desmontar os satélites ocasionalmente (eu só o faço mesmo para cinema) é um compromisso menor, porque para ver TV e afins eu uso sempre no modo 2.1. Até porque mesmo no modo 2.1 tens um aumento da qualidade de som em relação ao que produz uma TV que é brutal.
Como eu te percebo.

Eu venho de um sistema físico 5.1 mas modifiquei o layout da sala e quando olhei para o número de fios e de que forma ia colocar os satélites pensei logo numa soundbar.

Nem fazia ideia que a tecnologia estava em alguns modelos assim tão evoluída a nível de qualidade de som.

Sinceramente depois de ter comprado a Yamaha e se voltasse atrás voltava a optar por uma soundbar. No entanto continuaria na dúvida em relação à escolha: B5 ou YSP-2500.

Por todas as razões já apresentadas são as 2 que me convencem. Só que não faço ideia do som e do comportamento da Philips por isso não te posso dizer a superioridade do 4.1 real.
No entanto a nível de sensação espacial não duvido que se torne mais completa.

Em relação às outras que equacionas acho os preços demasiado desproporcionados e sinceramente não sei se precisas de determinadas características ou mesmo tanta estética.
 
Sabem que os cabos de coluna podem passa los numa calha colada nos radapes, pintada a cor da parede?
Eu sempre fiz assim nas minhas casas, inclusive os hdmi.
 
Sabem que os cabos de coluna podem passa los numa calha colada nos radapes, pintada a cor da parede?
Eu sempre fiz assim nas minhas casas, inclusive os hdmi.
Os fios não deixam de existir e as calhas só resolvem ao longo da parede.

Sempre que me lembro do número de fios a sair do receptor AV e à mistura com os restantes que vão a todos os outros equipamentos até me arrepia.
 
Pois, eu tb nao referi que os fios desapareciam e ainda bem, pois sao sempre necessarios, agora ficam obviamente disfarçados/escondidos.
Ja agora, arrepia te porque? Estao "escondidos" atras de um movel mas nao te mostro como estao os meus, nao quero ser responsavel por um avc :)
Agora obviamente numa perspectiva unicamente estetica, as soundbar sao o ideal, pois sao deveras "clean" embora com enormes cedencias a nivel sonoro, mas nunca se pode ter tudo, ha que fazer opçoes e ver o que cada um necessita/valoriza.
 
Última edição:
Já lá vai o tempo de assim tantas cedências a nível sonoro.

Como tinha dito anteriormente venho de um sistema que considerava bem equilibrado da QAcoustics 5.1 com um receptor AV da Onkyo.

Abdiquei de ambos em função da soundbar da Yamaha e não sinto uma mudança assim tão grande. Efetivamente os satélites físicos dão uma sensação de tridimensionalidade maior mas não é assim tão evidente como teoricamente poderia parecer. É mais evidente em determinados filmes que em outros.
 
Ok.......
So um reparo, eu quando referia cedencias a nivel sonoro, nao referia unicamente o factor fisico da tridimensionalidade (que obviamente nao conseguem transmitir por inerencias fisicas) nem as comparo a sistemas 5.1 plastificados ou afins mas sim "a" qualidade de som e obviamente sem referir a amplificaçao em si, uma soundbar nunca tera a construçao de uma boa coluna, os crossovers de uma boa coluna, a caixa de uma boa coluna, as drives de uma boa coluna e por ai adiante, mas isso é obvio.
O que nao invalida que existam soundbars com "bom" som para multicanal mas nunca poderao ser bons sistemas de som, que nao sao.
 
Última edição:
Back
Topo