[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Quando dizes "reproduzir áudio em ambos os dispositivos" queres dizer os dois ao mesmo tempo usando um telemóvel com bluetooth 5, certo?
Acho que dá, mas atenção que ambos os aparelhos também deverão suportar bluetooth 5 (por exemplo o yas 207 não tem e Denon não tenho a certeza...).
 
Boas,

Ando a ver de soundbars e a Samsung Q800A chamou-me bastante à atenção e a semana passada esteve em sites por volta dos 470 euros, pelo que vou estar mais atento aos preços da mesma e talvez a compre lá para finais de novembro, mas tenho algumas dúvidas:
-Se não é algo exagerado para um apartamento;
-Se alguém a tem pode dar a sua opinião acerca do desempenho surround ou mesmo do dolby atmos;
 
Boas,

Ando a ver de soundbars e a Samsung Q800A chamou-me bastante à atenção e a semana passada esteve em sites por volta dos 470 euros, pelo que vou estar mais atento aos preços da mesma e talvez a compre lá para finais de novembro, mas tenho algumas dúvidas:
-Se não é algo exagerado para um apartamento;
-Se alguém a tem pode dar a sua opinião acerca do desempenho surround ou mesmo do dolby atmos;
Boas eu tenho o modelo abaixo, estou bastante contente com ela Q600A.
 
Boas. Após a chegada da soundbar e de alguma experimentação, deixo aqui a minha opinião. Ter em consideração que não sou expert na matéria, e é a minha primeira soundbar. Dito isto.

Sou levado a concordar com as opiniões da maioria aqui no fórum e das reviews por essa web fora.

Por 300€/350€ que é o preço usal dela, creio haver melhores opções. Por +/-200€, consoante o vosso espaço e espectativas, poderá ser uma boa solução.

De 1 a 5 deixo o que me parece ser até ao momento.

Atmos e Dts X - 3
* Consoante o conteúdo, nota-se alguma verticalidade do som. Esperava mais, tendo em consideração ter a soundbar num espaço pequeno (12m2) e estar a 3mt da mesma. Em algumas fontes obtemos mais verticalização do som do que em outras. Nada de extraordinário nem como publicitado.

Surrond - 3
* Não é um sistema 5.1, pelo que acaba por ser aceitável. Nota-se bem de onde vem o som, principalmente no conteúdo generalista. Em filmes e séries já há mais dispersão o que beneficia muito a experiência.

Subwoofer - 5
*A grande surpresa para mim. Como não posso puxar muito pelo som, o comportamento do sub é mais do que suficiente para as minhas necessidades e gosto. Boa surpresa.

Som - 4
* Conforme o conteúdo, sou da opinião contrária à review do rtings. Gosto mais do som em séries e filmes do que em conteúdo generalista.

Configuração - 2
-Ter em consideração a minha possível azelhice na configuração.

* Tinha lido sobre este problema, mas , sinceramente não julgava que ia dar tanta dor de cabeça. Nem sei por onde começar. Desde a TV LG não reconhecer a soundbar e não me dar alternativa de porta sem ser como home cinema. Sempre que ligo a TV tenho de reconfigurar a modo de saída de som. Muita dificuldade em perceber em que modo e volume de som se encontra.

Para as minhas necessidades e tipo de uso, é uma soundbar que cumpre, desde a não poder puxar muito pelo som a ser minimalista em termos de ocupação de espaço. Para espaços mais amplos em que possam puxar pelo som, acredito que haja soluções melhores.

Por um lado penso que devia ter optado pela promoção da LGSN9Y, mas por outro penso que era soundbar a mais para o uso. Daí ter optado pela Sony HT-X8500. O critério foi relação preço vs uso vs espaço.

Resumindo. Sendo a minha primeira soundbar.

A LG SN9Y (a que ponderei inicialmente)na minha opinião é mais adequada para quem possa puxar pelos 500w e tenha um espaço amplo para o som de uma barra de 120cm se poder fazer sentir.

A Sony HT-X8500 por qual optei, é adequada para espaços mais limitados e para quem procure um pouco mais de profundidade e corpo no som com um pequeno vislumbre de Atmos e Dts X.

Boa soundbar por 217€ com uma pequena amostra de Atmos e Dts X.

Nota geral - 3.5

Notas:
*Aquece mais do que gosto. Bem construída.
*As LG série UM (2019) fazem passthrough de Atmos através do Dolby Digital Plus.

No fim de semana, com mais tempo e menos vizinhos,.vou tentar puxar mais por ela e perceber os seus limites.

Espero que esta opinião de quem não é entendido possa contribuir para esclarecer algumas dúvidas.

------------------------

Update.

Acertei o passo nas configurações e melhorou imenso.

Experimentei concerto de Ramstein, Piratas das Caraíbas, A Ascensão de Skywalker e Thor Ragnarok.

Nos Ramstein, apesar de melhorar bastante em relação ao som da TV, que já tem uns aceitáveis, a meu ver, médios graves, nota-se a ausência de sub em separado.

Piratas das Caraíbas e Ragnarok, finalmente dei pelo surround, não como se tivesse um 5.1, mas já o suficiente para fazer tremer o sofá e o chão.

Por último, o melhor. Ascensão de Skywalker. Dei conta do Atmos, do surround, novamente, não como se tivesse um sistema para esse fim, mas muito aceitável para esta categoria de soundbar.

Esta experimentação foi feita com 1 a 2 minutos de cada filme. Somente para acertar na configuração dos modos de som. Com certeza que a experiência será bem melhor vendo os filmes por inteiro.

No fim de semana tento puxar por ela, porque finalmente já percebi o método para saber qual o nível de som. Os leds de Atmos, DtS e afins têm dupla função. As de identificação do modo de som próprio e as diferentes configurações de cada modo. Com mais bass, menos bass etc.

Não é prático, mas chega-se lá com o manual ao lado.

---------------------------

Update

Não sei como mas consegui ter a TV a reconhecer a soundbar no local certo e entrada correta.

Continua-me a irritar ter que estar sempre a ativar o som da soundbar, mas, menos mal.

Dou por mim a já raramente recorrer à TV , mesmo no conteúdo generalista. Quando mudo para o som TV volto para a soundbar.

Estranhei e depois entranhei. Com a configuração mais próximo do que pretendo, a soundbar começa a mostrar o seu potencial.

Voltando aos euros. Após três dias a minha opinião melhorou significativamente e acredito que por +/- 200€ é um no brainer para quem não pretenda sub em separado e não procure altos volumes.

Cont.

----------------------

Último update

Chegado o fim de semana lá consegui puxar um pouco.

São 5 níveis de som , 10 pts por cada nível. Só a consegui levar até ao 40 começando a haver distorção com o bass nível 2 em modo cinema, Dolby Atmos e Virtualização ativada.

Em uso normal não passo do nível 2 , 20 pts , e de noite anda ali pelo nível 1-2 entre os 10-14 pts.

Vi o filme de Tomorrow War no prime. Muito bom surround (repito, para uma barra única) Algum, mas muito pouco efeito Atmos. No entanto, já dá alguma piada.

Resumindo. Sabendo o que sei hoje.

Pelo preço que a comprei de 217€, voltava a comprar. Para a parte da sala onde vejo tv, não valia e não vale a pena, maior investimento.

A uma distância de 3mt a envolvência do som é boa,mas estando mais distante apesar de a projeção do som ser boa (no meu entender), perde-se alguns detalhes.

Não iria obter benefícios evidentes mesmo sabendo que teria um equipamento melhor. Os vizinhos agradecem e a minha carteira também :).

Comprei esta soundbar ontem e está-me a dar cabo dos nervos para conseguir pô-la a funcionar como deve ser :-(

Se calhar consegues ajudar, uma vez que o meu setup parece ser semelhante ao teu, pelo menos no que respeita à marca da TV. Passando a explicar:

Tenho um LG Oled (de 2018, não sei se tem importância para o caso) e 2 aparelhos 'externos' (uma box android e a box do operador televisivo, a NOS no caso). Comecei por utilizar a entrada ARC existente na TV para fazer a ligação com a respetiva entrada existente na soundbar, julgando que, por os 2 aparelhos em causa estarem ligados a outras entradas HDMI existentes na TV, já seria possível extrair som pela coluna devido a usar a entrada ARC.

Comecei por testar a Netflix que está instalada na TV e funcionou sem problemas (utilizando a saída de som ARC). Depois testei ligar o telemóvel via-bluetooth e também funcionou sem problemas. Estes, os problemas, vieram depois. Nomeadamente quando quis ouvir som a partir de uma das BOXs supracitadas. Aqui começa logo uma dúvida de básico: era ou não suposto que com as ligações que referi, o som saísse via soundbar? Utilizando a parametrização ARC nas configurações da TV?

Às tantas como não obtinha resultado, testei ligar uma BOX à saída HDMI da coluna (não tendo no entanto desligado o cabo ARC) e ao mudar a saída de som para HDMI consegui fazer com que o som saísse pela coluna. Mas depois a própria Netflix deixou de dar som e desde então tem sido um filme atrás do outro (e não são dos bons). Já desliguei o cabo da entrada HDMI da coluna, já mudei o cabo que estava a usar para ligar via ARC, já fiz 30 por uma linha e agora a própria coluna até apaga o sinal que indica que está ligada via TV ou via HDMI passado uns segundos.

Penso que esta situação de pelo menos ouvir o som da Netflix ou outras aplicações que tenho instaladas diretamente na TV fossem pacíficas, até já estava a dar de barato se não conseguisse ouvir a partir de uma das BOXs, mas agora nem isso.

Será que tenho de fazer algum update de firmware (se é que isto tem firmware que dê para atualizar) ou alguma espécie de reset à coluna? Qualquer ajuda será bem vinda.
 
Comprei esta soundbar ontem e está-me a dar cabo dos nervos para conseguir pô-la a funcionar como deve ser :-(

Se calhar consegues ajudar, uma vez que o meu setup parece ser semelhante ao teu, pelo menos no que respeita à marca da TV. Passando a explicar:

Tenho um LG Oled (de 2018, não sei se tem importância para o caso) e 2 aparelhos 'externos' (uma box android e a box do operador televisivo, a NOS no caso). Comecei por utilizar a entrada ARC existente na TV para fazer a ligação com a respetiva entrada existente na soundbar, julgando que, por os 2 aparelhos em causa estarem ligados a outras entradas HDMI existentes na TV, já seria possível extrair som pela coluna devido a usar a entrada ARC.

Comecei por testar a Netflix que está instalada na TV e funcionou sem problemas (utilizando a saída de som ARC). Depois testei ligar o telemóvel via-bluetooth e também funcionou sem problemas. Estes, os problemas, vieram depois. Nomeadamente quando quis ouvir som a partir de uma das BOXs supracitadas. Aqui começa logo uma dúvida de básico: era ou não suposto que com as ligações que referi, o som saísse via soundbar? Utilizando a parametrização ARC nas configurações da TV?

Às tantas como não obtinha resultado, testei ligar uma BOX à saída HDMI da coluna (não tendo no entanto desligado o cabo ARC) e ao mudar a saída de som para HDMI consegui fazer com que o som saísse pela coluna. Mas depois a própria Netflix deixou de dar som e desde então tem sido um filme atrás do outro (e não são dos bons). Já desliguei o cabo da entrada HDMI da coluna, já mudei o cabo que estava a usar para ligar via ARC, já fiz 30 por uma linha e agora a própria coluna até apaga o sinal que indica que está ligada via TV ou via HDMI passado uns segundos.

Penso que esta situação de pelo menos ouvir o som da Netflix ou outras aplicações que tenho instaladas diretamente na TV fossem pacíficas, até já estava a dar de barato se não conseguisse ouvir a partir de uma das BOXs, mas agora nem isso.

Será que tenho de fazer algum update de firmware (se é que isto tem firmware que dê para atualizar) ou alguma espécie de reset à coluna? Qualquer ajuda será bem vinda.
A soundbar está ligada à porta HDMI da TV que tem ARC?

A opção ARC está ativada na TV?
 
A soundbar está ligada à porta HDMI da TV que tem ARC?

A opção ARC está ativada na TV?

Sim, a soundbar está ligada à porta HDMI da TV que tem ARC.

Quanto à opção ARC estar ativada na TV, sim, tanto que já foi possível obter som a partir da coluna ao visualizar conteúdo da Netflix a partir da APP instalada na TV.

Basicamente, as ligações que eu tenho efetuadas são as correctas? Ou seja:

TV -> Soundbar (HDMI 'ARC')
Box Android -> TV (HDMI 'normal')
Box NOS -> TV (HDMI 'normal')

E depois quando quisesse ouvir som na soundbar a partir de um determinado conteúdo transmitido numa das BOXs, bastava colocar na TV o som a ser transmitido pelo ARC? Era/é esta a minha ideia mas até agora o resultado tem sido pouco menos que desolador :(
 
Sim, a soundbar está ligada à porta HDMI da TV que tem ARC.

Quanto à opção ARC estar ativada na TV, sim, tanto que já foi possível obter som a partir da coluna ao visualizar conteúdo da Netflix a partir da APP instalada na TV.

Basicamente, as ligações que eu tenho efetuadas são as correctas? Ou seja:

TV -> Soundbar (HDMI 'ARC')
Box Android -> TV (HDMI 'normal')
Box NOS -> TV (HDMI 'normal')

E depois quando quisesse ouvir som na soundbar a partir de um determinado conteúdo transmitido numa das BOXs, bastava colocar na TV o som a ser transmitido pelo ARC? Era/é esta a minha ideia mas até agora o resultado tem sido pouco menos que desolador :(
Se tens ARC corretamente ativado na TV, todo o som emitido pela TV passa para a barra de som.
O som deverá passar também para a barra de som sempre que tiveres a ver qualquer outra fonte, seja a TV box, seja a box android.
Não precisas de mexer em nada no som, basta mudar a fonte, por exemplo estás a ver uma app e mudas para a TV box, o som deverá mudar também sem teres que mexer em nada.

A fonte selecionada na barra de som é ARC/TV?
 
Última edição:
Se tens ARC corretamente ativado na TV, todo o som emitido pela TV passa para a barra de som.
O som deverá passar também para a barra de som sempre que tiveres a ver qualquer outra fonte, seja a TV box, seja a box android.
Não precisas de mexer em nada no som, basta mudar a fonte, por exemplo estás a ver uma app e mudas para a TV box, o som deverá mudar também sem teres que mexer em nada.

A fonte selecionada na barra de som é ARC/TV?
Pois, era o que eu pensava. Parecia-me tudo razoavelmente simples, daí ter ficado com a dúvida se tinha feito alguma coisa mal por não funcionar.

Portanto os aparelhos necessitam somente estar ligados às entradas HDMI da televisão, que a partir do momento em que esta se encontra ligada à barra de som através da saída de ARC já era suposto estar a sair som. A ativação na televisão é simples, a não ser que me esteja a escapar algo, uma vez que basta alterar no som o tipo de saída de 'coluna interna do televisor' para 'ARC'.
 
Pois, era o que eu pensava. Parecia-me tudo razoavelmente simples, daí ter ficado com a dúvida se tinha feito alguma coisa mal por não funcionar.

Portanto os aparelhos necessitam somente estar ligados às entradas HDMI da televisão, que a partir do momento em que esta se encontra ligada à barra de som através da saída de ARC já era suposto estar a sair som. A ativação na televisão é simples, a não ser que me esteja a escapar algo, uma vez que basta alterar no som o tipo de saída de 'coluna interna do televisor' para 'ARC'.
Escolheste a fonte correta na barra de som?
 
Escolheste a fonte correta na barra de som?
Sim, tanto que já funcionou. Aquilo tem 3 fontes:

TV (que é a que devia escolher neste caso, uma vez que tenho o cabo HDMI ligado à entrada HDMI ARC existente na coluna)
HDMI (que é a que devo escolher no caso de a BOX estar ligada à entrada HDMI IN existente na coluna)
Bluetooth (no caso de estar a partilhar som por esta via, de um telemóvel por exemplo)

Vale a pena acrescentar que se tratava da coluna de som que estava em exposição na loja, daí ter sido mais barata e já estou a dar por mim a pensar se a mesma não tem aqui algum defeito de funcionamento derivado a essa situação.


Em tempo: pelo sim pelo não já desliguei os cabos todos e também o cabo de alimentação da coluna de som e vou fazer as ligações todas de novo. Back to basics.
 
Back
Topo