O teste que fizeste só prova que a TV recebe som da box via porta HDMI.
ARC é no sentido contrário, a TV também enviará som por essa mesma porta HDMI.
É boa ideia ires à loja e eles rapidamente conseguirão testar com uma das TVs em exposição.
Depois atualiza.
Então segue a atualização:
Fui à loja para testarem a coluna no local. Ligaram-na a uma TV com saída ARC, inseriram uma PEN na TV e o som saiu a partir de uma coluna.
Cheguei a casa e liguei tudo de forma faseada para ver onde é que o problema começava (isto se ele subsistisse, claro). 1º liguei a TV à coluna, a partir da saída ARC. Testei depois ver conteudo de uma das APPs da TV e o som saiu na coluna, sem problemas.
Os problemas começaram, novamente, a seguir. Assim que liguei a BOX da NOS (ou a BOX android, é indiferente, porque testei ambas de forma faseada) a outra das saídas HDMI existentes na TV já só consegui fazer a coluna dar som se ligasse algum aparelho (telemovel ou TV) via bluetooth. Por ARC deixou de funcionar.
Portanto basicamente só consigo utilizar a saída ARC se não tiver mais nenhumo cabo HDMI ligado à TV.
Infelizmente devia ter pedido este teste na loja, têm é de ligar outro aparelho qualquer à TV, para replicar minimamente a minha instalação aqui em casa.
Voltei à loja no outro dia, sem a coluna, só para perguntar se já tinham tido alguma queixa deste tipo e lá o gajo disse-me que não, que era a 1ª vez. Vale o que vale.
Boas,
Posso dizer que tenho tido , nos últimos dias, problemas semelhantes com um LG65C9 e uma soundbar LG6YF, ligadas por HDMI ARC.
Tenho os dois equipamentos há cerca 2 anos.
A soundbar começou por não ligar automaticamente quando ligava a TV, lá tinha eu de ligar manualmente a soundbar e ficava ok. Hoje não ligou automaticamente, liguei a soundbar pelo botão mas não conseguia controlar o som com o comando da TV (nem ouvia som). Tentei refazer a ligação, já conseguia controlar aumentar ou baixar o volume mas sempre sem passagem de som.
Ainda estou a tentar perceber se foi uma atualização de firmware.
Pois, a minha TV é igual à tua mas do ano anterior, é a LG65C8. Será alguma palhaçada com o firmware da TV? Estou a pensar ligar para o apoio técnico da LG a explicar a situação, a ver se me dão alguma dica. Nem que seja para eu perceber se o problema está na coluna de som ou na TV.
Em tempo: liguei para o apoio técnico da LG, acederam remotamente à TV, fizeram lá umas ações quaisquer (que basicamente eram as que eu tinha feito na TV, nada de mais) e não resolveu. Sugeriram que eu repusesse os valores de fábrica, porque pode ser um conflito qualquer no software da TV.
Tenho de copiar primeiro os valores que tenho definidos na imagem da TV e depois faço isso. Dizem que se isto não funcionar, para ligar novamente porque podem fazer uma reposição mais 'intensa' dos valores de fábrica, mas que é preferível deixar essa opção para último caso.