[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Boas.
Estou a pensar comprar uma LG SJ8, mas estou com algumas dúvidas.
Comprei recentemente uma Oled C7V e tenho igualmente box Android, box operador, ps3 e no futuro penso adquirir leitor blu-ray 4K. Acontece que a soundboard tem apenas 1 hdmi in, 1 hdmi out ARC e 1 entrada óptica.
A minha questão é: Faz sentido e funciona ligar todos os aparelhos por hdmi à TV e ligar a TV por cabo óptico à soundbar (ou por hdmi ARC) para saída de som de todos os aparelhos?

Sim. Faz sentido e funciona bem.
 
também ando no mercado. pelo que tenho visto LG SJ8 ou Samsung HW-m550 parecem ser boas soluções.
mas se algum poder dar feedback destas colunas, agradecia.
 
vou aproveitar a promoção e comprar uma 55EG910V por 1000€....

olhando para promoções nas soundbars da mesma loja, recomendam alguma destas para usar com a 910V?
SJ7 -338€
SJ6 -299€

Será que um sistema "home cinema" como o LG LHB655 é melhor que estas sound bars? (por possibilitar o 5.1)?
 
Boas,

Aproveitei os 25% de desconto em TVs 4K e comprei uma Sony 55XE9005.
Agora ando ando à procura de uma soundbar, mas pareço um burro a olhar para um palácio!

Tinha na lista as seguintes:

Samsung HW-K450 ou HW-K550
LG SH5
Sony HT-CT380

Quanto mais pesquiso, menos tenho a certeza!
 
Fui buscar a SJ6 com a promoção falada acima. Só vou ter hipotese de a instalar no fim de semana depois dou alguma info.
 
Eu comprei a LG B7V e agora eles têm a promoção em que posso escolher a soundbar LG SJ6. Vale a pena ter esta soundbar ou é melhor investir noutra?

Precisas mesmo de soundbar ou podes comprar um amplificador e colunas? Se puderes, um amp de 300 € e um par de colunas 200 € serão muito melhores que uma soundbar. Se queres mesmo soundbar, vai uma loja e pede para ouvir essa.
 
Precisas mesmo de soundbar ou podes comprar um amplificador e colunas? Se puderes, um amp de 300 € e um par de colunas 200 € serão muito melhores que uma soundbar. Se queres mesmo soundbar, vai uma loja e pede para ouvir essa.

Eu não preciso de nada, sinceramente. Aqui o que se passa é que todas as reviews que li e até as opiniões que aqui vi dizem que a LG B7V tem um som razoável, que serve para a maioria das pessoas, mas que com uma soundbar (ou amp e colunas) ficaria muito melhor.

Como eu quero agora montar ali um centro de entretenimento, por assim dizer, no escritório, estou a ver todas as opções para tornar aquilo o melhor possível. E falei desta soundbar porque agora a LG tem uma promoção onde podes escolher 300€ em cartão oferta, a soundbar SJ6 ou uma outro televisão e queria ver qual seria a melhor opção, já que estou dividido entre o cartão oferta e a soundbar.
 
Achei que tinha sido claro, mas vou tentar ser mais claro ainda.

Se queres melhorar o som da TV e podes comprar um amplificador e colunas, faz isso. Neste caso, escolhe o cartão com 300 €.

Se não podes comprar um amplificador e colunas, uma soundbar pode ser uma opção válida. Neste caso, não sei se é melhor o cartão ou a SJ6. Terás tu de ir ouvi-la para ver se o seu som te agrada.
 
Não, não, foste claro. Apenas estava a explicar melhor a situação. Depois da tua resposta já tinha decidido pelo cartão de 300€ e mais tarde irei pensar em investir num sistema de som como deve de ser.
 
Eu comprei uma Philips abaixo desse valor e cumpre bastante bem... Certamente um audiófilo não dirá o mesmo, mas para ouvir música e ver uns filmes tem dado muito bem.
Gostava de ter algo melhor, mas objetivamente não vi nada q me levasse a gastar o dobro ou mais e q valesse a pena.
 
Esta será a minha primeira vez a fazer algo do estilo, pelo que desde já peço desculpas se não for ao encontro ao que se pretende como uma primeira abordagem de opinião sobre um produto, no entanto estou disponível para responder a quais quer perguntas que achem pertinentes.



LG Soundbar SJ6

Não vou perder tempo com especificações, mais vale vê-las diretamente no site.

http://www.lg.com/pt/home-cinema/lg-SJ6


O que pretendo com este post é dar a minha opinião sobre o produto e apenas isso, uma opinião. Não tenho nem conhecimentos técnicos nem experiencia com uma grande diversidade de equipamentos para poder fazer comparações ou algo do estilo.

Não posso comparar este barra a outras, pelo que não seu responder por exemplo se compensa esta à SJ9 por exemplo.


Ligação

Ligar esta soundbar é extremamente fácil. No meu caso liguei a SJ6 a uma LG 55EG910V por HDMI/ARC.

Foi ligar 3 cabos e alterar a opção de saída de som na tv e está a bombar. Entre abrir a caixa e ter tudo a funcionar foram 10/15 minutos e porque tive de mover alguns móveis para ligar as fichas. Podia ligar também por cabo óptico (vem na caixa) mas perdia as funcionalidades do ARC.

O sub já vinha emparelhado pelo que não foi necessário qualquer operação para o fazer, mas segundo o que está no manual é algo bastante simples caso seja necessário emparelhar manualmente. O sub é bastante pequeno mas potente o suficiente.


SOM

Não é um sistema Hi-Fi. Liguei por BT o meu telemóvel e passei um conjunto de músicas do Spotify em Max Qual, experimentei diversos géneros de musica desde a clássica ao Trash Metal, passando por Jazz, Blues etc. Não é um sistema para ouvir musica, mas também não se pode dizer que é mau e a verdade é que apenas testei musica durante uns 20 minutos e não “brinquei com as várias opções de modos/equalização que a SJ6 permite, e esta soundbar permite flac o que deverá melhorar a performance. Se é para “ouvir” música chega perfeitamente e é bastante aceitável, se é para “degustar” musica, tal como já tinha dito, não é um sistema Hi-Fi.

Para ver filmes, aqui sim é muito bom. Após ter ligado tudo estive 5 mins a ligar e desligar a soundbar e usufruir da diferença que é, e é bastante, principalmente nas falas, são muito mais nítidas e os agudos muito mais profundos.

Esta barra no modo de cinema tem uma performance muito parecida, aos meus ouvidos, com alguns sistemas 5.1 que já vi em exposição em lojas. Eu por exemplo estou a usar o modo ASC (adaptativo) não tem tantos agudos como o modo cinema mas mesmo assim são muito aceitáveis.



ARC

Ligar a soundbar por HDMI-ARC é um must, na minha opinião, as funcionalidades por comando da tv funcionam muito bem, ligo a TV a barra liga logo, aumento e baixo o som, é como se a barra estivesse integrada na tv.

Mas atenção, nem tudo o que a barra disponibiliza passa a ser acessível pelo comando da TV (ou então ainda não descobri), por exemplo o modo noturno tem de ser activado/desativado pelo comando da barra, assim como tudo o que se queira fazer assim que se tira a barra da source HDMI-ARC o que é normal.



Conclusão

Eu comprei a SJ6 para ligar à minha TV LG 55EG910V porque embora não considerasse o som mau gosto de ter mais qualidade, nitidez e customização no som que oiço, não por ser um audiófilo não sou, mas os sons demasiados agudos ou graves incomodam-me. A minha ideia é num futuro instalar um Sistema 3.1 em que possa passar as frontais para 2.0 por pre-outs para ouvir música em stereo. Um sistema destes é caro, provavelmente no fim ficará 10x mais caro que esta soundbar portanto a SJ6 era para ser apenas um HomeTheatre temporário para ter alguma qualidade de som enquanto não tivesse a disponibilidade $$$ para comprar o sistema que pretendo.

Mas a verdade é que fiquei bastante contente com a SJ6 e não tenho assim tanta pressa para alterar para o novo sistema, na minha opinião vale os 300€ que paguei por ela. Cumpre as funções a que se propõe. Não estou nada arrependido da compra e aconselho para quem queira ter uma experiencia de Home Cinema sem gastar muito dinheiro e ainda com a facilidade de Bluetooth e de rede (Wifi/ethernet) para stream de música com qualidade bastante aceitável.
 
Eu se soubesse o que sei hoje fugia de comprar uma soundbar LG. Esta NB4540 foi a pior compra que fiz. E foi numa bela promoção lol.
Desde a barra se desligar sozinha às vezes do nada, uma confusão com os inputs que não há memória. Tenho a barra ligada por ARC a uma TV Sony.
É sempre uma lotaria quando ligo a TV, ás vezes liga em Arc, outras vezes liga em optical. Tenho o mediacenter que liga à barra e depois a barra liga à TV e o input para o media center é HDMI in. A maior parte das vezes que ligo a TV e a barra fica em source HDMI in, fico com som a sair das colunas da TV e da barra. Se troco o som da TV para external, para remover o som da TV, a barra troca de HDMI in para ARC/optical e deixo de ter imagem porque a barra não está em HDMI in.

Estão confusos a ler isto? Ya é como eu fico a tentar entender este sistema.
 
@RS

Tive a barra acima dessa (em tamanho) a LG NB5540, mas em td igual.

Nao tive qualquer problema, com a barra. E passou por 2 tv's, uma Panasonic e uma Lg.

Utilizava o hdmi in, ligado a um hdmi splitter com ps4/xbox/mediacenter/meotv.

Parece-me que estas com problemas de "HDMI handshake". Ou mesmo com a barra em si. Deverias mandar isso para a garantia, mas antes disso experimentar com outra tv a ver se da os mesmos problemas.
 
Esta será a minha primeira vez a fazer algo do estilo, pelo que desde já peço desculpas se não for ao encontro ao que se pretende como uma primeira abordagem de opinião sobre um produto, no entanto estou disponível para responder a quais quer perguntas que achem pertinentes.
[...]

Cortei o resto da quote para não encher isto, mas obrigado antes de mais. Era o tipo de opinião/descrição que esperava e, apesar de estar em linha com as restantes que se encontram online, é sempre bom quando temos um relato "em primeira mão".

Assim de repente, duas dúvidas:
- fazes ideia qual é a área do espaço em que estás a usar a soundbar?
- uma pergunta menos clara, se calhar, mas o espaço atrás da posição de audição é aberto, fechado (e fazes ideia qual é a distância até à parede mais próxima "atras"?)

Esta segunda pergunta pode parecer um pouco estranha, mas estou a ponderar trocar de um kit 5.1 entrada de gama para uma soundbar por motivos semelhantes.

Basicamente, deixei de ter parede "atras" do sofá para as colunas traseiras (sem possibilidade de as colocar de forma pratica nessa zona da sala). O som só com as frontais atuais é fraquinho, o da TV tem pouca definição e o resto dos utilizadores da casa passa-se com a possibilidade dos vários comandos por isso a soundbar é mesmo a solução a tentar.

Obrigado mais uma vez!
 
Desde a barra se desligar sozinha às vezes do nada, uma confusão com os inputs que não há memória. Tenho a barra ligada por ARC a uma TV Sony.
É sempre uma lotaria quando ligo a TV, ás vezes liga em Arc, outras vezes liga em optical.

Nos 8 dias seguidos que estou a usar, a patroa está de baixa portanto está em modo uso intensivo, não teve qq problema liga onde queremos da forma que estavamos à espera. A unica vez que não ligou direto qd liguei a tv foi porque a Maria desligou a barra em source bluetooth.

Assim de repente, duas dúvidas:
- fazes ideia qual é a área do espaço em que estás a usar a soundbar?
- uma pergunta menos clara, se calhar, mas o espaço atrás da posição de audição é aberto, fechado (e fazes ideia qual é a distância até à parede mais próxima "atras"?)

Estou a usar numa sala de 28 m2, e o local onde estou a ouvir esta a cerca de 3,5m/4m de distancia num sofá que está mesmo encostado á parede.

kUSmaub.jpg
 
Última edição:
Back
Topo