[Home Cinema] Soundbars [Coloca aqui as tuas dúvidas]

Boas.

Comprei a Q930B recentemente.

Tinha um sistema 5.1 dedicado com colunas, receiver e SW. Troquei para a soundbar por uma questão prática.
Perdi na qualidade de som, obviamente, mas ganhei na versalitidade.

Já testei alguns conteúdos Dolby Atmos e não senti muita "envolvência" apesar de gostar do som. Ou seja, não sinto os sons laterais e superiores.

A minha sala tem um das paredes laterais bastante mais distante que a outra. Não sei se é isso que influencia.

Alguém tem alguma recomendação?

Desde já obrigado.
 
Se vens de um sistema 5.1 para uma barra de som, só terás uma envolvência parecida com colunas traseiras.

Eu também segui um trajeto idêntico e sei bem quanto se nota a diferença.
De qualquer modo, muito mais prático, sem fieiradas e perfeitamente capaz para a minha sala de estar.
 
Se vens de um sistema 5.1 para uma barra de som, só terás uma envolvência parecida com colunas traseiras.

Eu também segui um trajeto idêntico e sei bem quanto se nota a diferença.
De qualquer modo, muito mais prático, sem fieiradas e perfeitamente capaz para a minha sala de estar.
Aconteceu-me exatamente o mesmo também. O meu sistema nem era nada do outro mundo...
Só que o sistema antigo estava condenado à morte, tinha de comprar AMP + Subwoofer. Estes dois componentes dá quase para comprar 2 barras lol.

Com a barra, estou satisfeito no geral, mas estava à espera de mais imersão. Para mim o primeiro problema detectado é a capacidade do subwoofer - o da 930 penso que seja de "apenas" 160w. A informação não é clara na samsung, fico confuso. O meu antigo tinha 280w.
 
A Q930B tem colunas traseiras (é 9.1.4).

Não sinto alguns detalhes vindo de trás, como sentia no sistema anterior.
Tens razão, mea culpa, que não fui ver.

Provavelmente consegues melhorar a experiência corrigindo alguma configuração.

Talvez quem já possua essa barra de som te possa ajudar.
 
A Q930B tem colunas traseiras (é 9.1.4).

Não sinto alguns detalhes vindo de trás, como sentia no sistema anterior.
Eu tenho a Q935B (exatamente igual à Q930B) e noto sim imensos detalhes a virem das colunas traseiras. Mas lá está, o conteúdo tem que suportar Surround ou Atmos.

Até mesmo em gaming a experiência tem sido excelente!
 
A Q930B tem colunas traseiras (é 9.1.4).

Não sinto alguns detalhes vindo de trás, como sentia no sistema anterior.
Mas tenta encontrar as demos do dolby atmos e faz esse teste, se tudo estiver bem ligado é impossível nao sentires alguma envolvencia.

Em muito conteúdo nao sinto nada do outro mundo, mas dependendo das fontes notas.

A demo do aviao a levantar voo, na minha barra parece mesmo que o aviao esta a passar por cima das nossas cabeças.

Tenta fazer varios testes ou verificar os modos de audio ou as ligações/cabos à barra de som.
 
Barras caríssimas para ouvir um efeito, uma vez, num filme.
Tenho colunas traseiras e é raro um filme aproveitá-las decentemente, de séries nem vale a pena falar. Se com as traseiras é assim, nem quero imaginar o som virtual vindo de cima.
 
Barras caríssimas para ouvir um efeito, uma vez, num filme.
Tenho colunas traseiras e é raro um filme aproveitá-las decentemente, de séries nem vale a pena falar. Se com as traseiras é assim, nem quero imaginar o som virtual vindo de cima.
Não concordo, na minha soundbar 990b tem uma envolvência muito boa, mesmo que a fonte não seja muito boa. Sem as colunas traseiras não seria a mesma coisa.
 
Barras caríssimas para ouvir um efeito, uma vez, num filme.
Tenho colunas traseiras e é raro um filme aproveitá-las decentemente, de séries nem vale a pena falar. Se com as traseiras é assim, nem quero imaginar o som virtual vindo de cima.
Se achas que um sistema de soudbar de 650-900€ é caro para ter esses efeitos, o que dizer do pessoal que gasta literalmente milhares só para ter colunas atmos. Um par de SVS prime elevation são 600€. Dois pares são 1200€. E são super populares.

A juntar a um receiver capaz de 5.1.4 que custa pelo menos 1200€. São 2400€ só para ter efeitos atmos.

A Q930B tem colunas traseiras (é 9.1.4).

Não sinto alguns detalhes vindo de trás, como sentia no sistema anterior.
Alguma coisa não está bem. Tens a barra em que modo de som? Adaptativo é o que aproveita melhor todos os canais.

Já experimentaste ajustar os níveis dos canais na aplicação. Pode ser só os canais traseiros/superiores estarem com níveis baixos para o teu espaço.
 
Estas barras não têm um modo de calibração? Eu tenho um sistema 5.1 da Sony, já antigo, e tem um modo para calibrar. Tem um microfone que se coloca no lugar onde costumamos ver TV e ele através da emissão de sons de cada coluna, adapta o som ao espaço. E atenção que mue sistema não era nada do outro mundo quando o comprei. Era um gama média.
 
Estas barras não têm um modo de calibração? Eu tenho um sistema 5.1 da Sony, já antigo, e tem um modo para calibrar. Tem um microfone que se coloca no lugar onde costumamos ver TV e ele através da emissão de sons de cada coluna, adapta o som ao espaço. E atenção que mue sistema não era nada do outro mundo quando o comprei. Era um gama média.
Algumas têm. Penso que, pelo menos, tanto a q990b como a Sonos Arc têm isso.
 
Estas barras não têm um modo de calibração? Eu tenho um sistema 5.1 da Sony, já antigo, e tem um modo para calibrar. Tem um microfone que se coloca no lugar onde costumamos ver TV e ele através da emissão de sons de cada coluna, adapta o som ao espaço. E atenção que mue sistema não era nada do outro mundo quando o comprei. Era um gama média.
Tem sim, é o spacefit. Mas é sempre possível ajustar a gosto os níveis.
 
Atenção, as colunas traseiras estão a funcionar e complementam o sistema.
Não oiço é sons específicos a surgir pelas colunas traseiras de uma forma distinta como no meu sistema anterior.

Por exemplo, por vezes ouvia chilrear de pássaros ou sons deste tipo que até ficava na dúvida se vinham das colunas ou eram reais. Neste sistema não sinto isso.

Também esperava mais dos canais laterais ou superiores.

Mas de uma forma geral estou satisfeito com o sistema, pelo preço e pela praticidade julgo que vale a pena.

Tenho a barra ligada pelo hdmi arc (LG OLED55B9) com a seguinte configuração:
Modo de Som (Adaptativo)
Spacefit (On)
Amplificador de Voz Ativo (On)
Otimização de Voz (Off)
Otimização de Graves (On)
Modo Noturno (Off)

Já aumentei os niveis dos canais traseiros, laterais e posteriores e notei uma ligeira melhoria.

Também tenho a soundbar baixa demais (45 cm) a base da TV está a 80cm.
 
Mas tenta encontrar as demos do dolby atmos e faz esse teste, se tudo estiver bem ligado é impossível nao sentires alguma envolvencia.

Em muito conteúdo nao sinto nada do outro mundo, mas dependendo das fontes notas.

A demo do aviao a levantar voo, na minha barra parece mesmo que o aviao esta a passar por cima das nossas cabeças.

Tenta fazer varios testes ou verificar os modos de audio ou as ligações/cabos à barra de som.


Qual é essa demo do avião que falas?
 
Vê se as tuas configurações estão como na minha CX que passa o som corretamente por ARC:

DSC-3954.jpg


DSC-3955.jpg

As minhas definições também estão assim.

Mas tudo o que não seja Atmos a soundbar diz PCM.

O Som é bom à mesma, mas identifica apenas como PCM.
 
Estive a testar com o 6 Underground na Netflix com Dolby Atmos.
As cenas iniciais estão muito boas a nivel de som, mas pelas reviews que vi estava à espera de mais...

Se calhar é apenas uma questão de expetativa. :paranoid:
 
Back
Topo