Headphone Review Soundcore Q30

Walderstorn

Power Member
Depois de uma longa espera, aqui vão as minhas impressões destes headphones que se tornaram muito populares desde que foram lançados no mercado, com a "promessa" de bom som e ANC activo, por um preço acessível, "fugindo" um pouco dos preços das restantes alternativas do mercado, particularmente de marcas "premium" (que, verdade seja dita, também lançam produtos que de premium têm pouco).

A nível de preço este varia frequentemente, com descidas até à casa dos 60€-65€ e por isso, havendo interesse, penso que vale a pena esperar pelas frequentes descidas de preço.






"À primeira vista"

O foco na portabilidade é a primeira impressão que temos, pois os auscultadores apresentam-se dentro da respectiva bolsa de transporte portátil, dobrados, juntamente com os respectivos acessórios.
Ao segurá-los pela primeira vez são..."plástico leve", assim como os meus bem utilizados Q35II a construção não vai impressionar ninguém mas, a nível estético, são bem bonitos com um detalhe a dourado que assenta bem como contraste à côr preta (também disponíveis em Azul e Rosa).





- Ah! Já me esquecia... botões físicos, thumbs up!





Configuração/Setup(s):

Spotify - HTC U11 Plus / Microsoft Surface Pro 7 / Samsung A51
JRiver Flac/ Spotify - EITR - Metrum Jade - Shortest Way 51



O "pacote" standard inclui:

  • Headphones
  • Cabo 3.5 mm - 3.5 mm
  • Cabo USB-C


Especificações:

Impedance
  • 16Ω
Driver (Full Range)
  • 2 × 40mm
Frequency Response
  • 16Hz - 40kHz
Bluetooth Range
  • 15 m / 49.21 ft
Battery capacity
  • 720mAh
Input
  • 5 V ⎓ 0.65 A
Playtime
  • 60 Hours (with ANC off, volume 60%)
    40 Hours (with ANC on, volume 60%)
Charging time
  • 2 hours
Audio code format
  • SBC, AAC


Músicas:

Bob Marley - One Love
Bob Marley - Redemption Song
Bon Jovi - Always

Fun Young Criminals - She drives me crazy
Guano Apes - Pretty in Scarlet

Bush - Glycerine
Daft Punk - Instant Crush



Primeiras impressões:

Exploro-os e noto logo a presença de botões físicos, "ainda bem", penso eu, pois touch é sempre "meh". São visíveis um botão ON/OFF, um LED, um botão para controlo do cancelamento de ruído, um Play/Pause, dois botões para controlo de volume e uma conexão 3.5mm. As almofadas/pads não aparentam serem removíveis.
Portáteis, leves, confortáveis e apelativos à vista, são inegáveis impressões que se tem logo.
Ligo-os mantendo pressionado o botão de ligar/power e uma luz azul, não muito forte (como deve sempre ser) pisca e oiço "battery high". O emparelhamento com o telemóvel decorre sem demoras e sem sobressaltos. Noto que posso fazer o download do manual online, se assim o desejar mas, honestamente, é tão simples que acho desnecessário, preferindo descarregar a aplicação da Soundcore através da Google Store.
A aplicação é feita para todos os produtos Soundcore que a suportam, cabendo ao utilizador seleccionar o respectivo produto.
A ligação BT aparenta ser estável e de bom alcance, sem dúvida devido ao facto de ser BT 5, o que se nota relativamente aos meus Bose, cujo alcance é, pelo menos, 3 metros inferior.



Som

Coloco uma balada, em que o range de instrumentos varia, assim como o tempo dos mesmos. Oiço Always dos Bon Jovi e os graves fazem-se logo ouvir e percebo-me imediatamente que o foco, como normalmente acontece nestes equipamentos, é neste ponto da Frequência. Quantidade não é qualidade e, caso tenham lido as outras reviews, sabem que os graves não são a minha maior praia e preciso de menos que o "utilizador comum" e como tal penso logo que terei que os baixar um pouco.
O palco é aceitável, sendo melhor em lateralidade do que em profundidade. Oiço os detalhes que gosto, os violinos marcam a sua presença e o som é, de modo geral, agradável, aliás posso logo dizer que gosto mais do que de outros modelos BT que possuo, embora a apresentação sem EQ seja inferior aos QC35II mas sinceramente convivo melhor com esta equalização padrão do que com os Sony XM3, pois esses fatigavam-me sem EQ mas pode ser uma questão de tipo de música e então mudo para Bob Marley - One Love e ...ok preciso mesmo de customizar isto, os graves estão demasiados presentes e bloated, isto pode ser bom para muitos mas não para mim.

Através da APP temos acesso ao equalizador, havendo perfis pré-definidos em quantidade e "para todos os gostos" mas também (felizmente) podemos fazer o nosso próprio perfil e, desde que tenhamos registado a nossa conta, estes mesmo é guardado. Noto com "surpresa" que um dos perfis é "Bass booster" para bassheads mas também "Bass reducer" que é horrível, sinceramente podiam ter feito algo mais intermédio. Classical dá um som totalmente abafado e podcast foca nos médios...continuo a experimentar e o "Rock" é o que mais se aproxima ao que quero mas preciso do "meu".




Escolho Custom e, começando numa base plana, diminuo os graves em 1 decibel e corrijo a range de 800, 1.6, 3.2 e 6.4k. Ok, para ajuste rápido já gosto mais.





Aplicação Android

Uma boa APP, permite costumizar-mos (e guardarmos) o nosso perfil de EQ, assim como alternar facilmente entre os modos de ANC, assim com os sub-modos de ANC ON.



Como bónus também permite ao utilizador escolher entre sons ambiente para efeitos de descanso, o que faz ver que eles tiveram em atenção pequenos detalhes e focaram-se nas necessidades do consumidor. Belo pormenor Anker!




A ver Televisão

É algo que muita gente pergunta e eu tive, infelizmente, problemas com a Sony que possuo pois não detecta os auscultadores. Na LG notei um ligeiro delay entre o som e o vídeo. O quão grave nos afecta é sempre subjectivo mas como eu não necessito de utilizá-los nestas circunstâncias vou sempre queixar-me.



Cabo + DAC/AMP vs sem cabo

Ao ligar o cabo ouvimos um som de confirmação, ligo um adaptador 6.3mm e...o som é horrível, "o que raio se passa?!" penso eu, não achando nada normal, assumo logo que o adaptador é o culpado e isto confirma-se, escolhendo um dos outros 4 modelos que tenho disponível e atirando aquele para o lixo.
Como acontece geralmente, a experiência é significantemente melhor, o palco torna-se menos limitado (menos desfasamento entre esquerda, direita e centro), há mais clareza, mais impacto, de forma substancial e, continuando a ouvir Bob Marley e passando para Fine Young Cannibals - She Drives me Crazy, a presença de instrumentos que anteriormente mal se notavam faz-se notar ligeiramente. Escalam com um bom amplificador e isso é sempre algo que aprecio.
Ao desligar o cabo os auscultadores desligam-se por completo.




ANC (ON/OFF/Transparency)

Adoro o modo transparência, assim como já apreciava noutros modelos, é um modo que eu lamento não marcar presença nos QC35II. É tão simples quanto colocar a mão na copa direita e manter a mesma coberta 2 segundos e o modo de transparência, que nos permite ouvir melhor (entre outros) vozes de modo muito mais claro. O mesmo mantêm-se até se repetir o procedimento...adoro este modo, sendo o único ponto menos bom é que os microfones captam mais ruído de fundo do que eu desejaria mas sem dúvida que faz um óptimo trabalho.

A nível de ANC está uns furos abaixo dos "habituais" QC35II/700 e XM3/4* mas funciona bem, aliás bastante bem, surpreendendo-me pela positiva, pois é algo que falha em muitos modelos abaixo dos 200€. Não esperemos um ANC de topo, nem que todos os sons, com excepção da música, desapareçam, não vai acontecer mas...funciona bastante bem, outro thumbs up.

Devo referir que fazem um bom trabalho a nível passivo.

*Já não ando de transportes públicos, logo o teste foi no carro e a interacção em cafés resumiu-se a 2x, logo a comparação, por agora, não é totalmente justa.



ANC (Transport/Indoor/Outdoor)

A aplicação apresenta estes 3 modos, sendo que cada um está idealizado para, como os nomes indicam, circunstâncias diferentes. As diferenças são pequenas, sendo mais notáveis entre o modo "Transporte" e as restantes do que entre Indoor e Outdoor mas todas fazem-se notar e realmente a Anker fez um óptimo trabalho.
Pessoalmente, se andasse de transportes, utilizaria realmente o modo idealizado para o efeito mas por normal utilizo o Outdoor.







Bateria/Carregamento

O carregamento é feito através de USB-C e, através da minha utilização, tive quase os tempos estimados de autonomia.

Foi-nos prometido:
  • Extended 40-Hour Playtime (ANC ON) and 60-Hour Playtime (ANC OFF)
  • 5-Minute Charge = 4-Hour Playtime
Eu consegui, com ANC, 34 horas, o que é mais do que necessário...em atenção que só fiz este teste uma única vez.
Em termos de carregamento rápido, consegui, com um carregamento de 5 minutos, mais de 3:20 horas (não pude ir até ao fim).


Chamadas

O microfone não é tão bom como os dos QC35ii mas é bastante superior ao dos Sony XM3, que honestamente, é muito fraquinho.
Não tivemos qualquer problema, mesma "na rua" em chamada. Só não leva mais pontos pois capta mais ruído de fundo do que eu desejaria.


Pontos Positivos:

O maior deles todos preço/qualidade.
Bom som.
Sem hotspots no topo da cabeça.
Estética.
Acessórios qb.
ANC - qualidade
ANC - modos
Aplicação Android.
Equalizador.
Leves e com boa distribuição do peso.
Portabilidade.
Tamanho qb.
Bom emparelhamento mesmo com amplificadores de válvulas/tube amps, híbridos e SS.


Pontos Negativos:

Bloated bass...sim, graves um pouco descontrolados, o que, na verdade, muitos apreciarão.
Falta de aptX.
Apresentação/assinatura de som poderá não ser para alguns sem EQ.
O posicionamento dos instrumentos é, por vezes, demasiado limitado no plano horizontal.
Almofadas/Pads não me dão muita confiança para longos anos e, principalmente para climas mais quentes, o que não é o meu caso.
Almofadas/Pads provocam-me ligeiros hotspots, pois os ouvidos tocam no centro da copa. Sem dúvida que, para mim, precisavam de mais uns mm de profundidade.
Almofadas/Pads não removíveis.
Sem indicação percentual de bateria. É algo, que a meu ver, devia ser obrigatório, pois considero fundamental.
Ligeiro desfasamento a ver filmes/séries.


Resumo (as notas estão sujeitas a mudança com o passar do tempo devido à comparação com outros HP e são feitas em comparação com outros da mesma classe e não tendo como foco maior "som de alta qualidade"):

Agudos: 7,5 (com EQ)
Graves: 7,5 (com EQ)
Imagem/imaging: 6,5
Palco/soundstage: 7
Vocais/mids: 8
Estética: 8
Conforto: 8
Preço/qualidade: 9 (excelente compra e de longe a melhor qualidade/preço, superiorizando-se aos QC35II usados neste campo)


Extra:
A Anker teve muita atenção a pequenas coisas mas que valem muito. Como exemplo aqui temos os vídeos disponibilizados pela marca:

  • Operation
How To Use Soundcore Life Q30 (EN)
How to Pair Life Q30 for the First Time (EN)
How to Clean Life Q30's Earcups (EN)
https://youtu.be/VOs9UYk6olA
How to Turn On Noise Cancellation and Transparency Modes Using Life Q30 (EN)
https://youtu.be/S6Ng1MvTDsI
 
Última edição pelo moderador:
Depois de termos falado no tópico de recomendação de Headphones, acabei por comprar estes phones. Usei-os desde segunda passada até sexta todos os dias no trabalho a rondar as 8/9h e o que mais me surpreendeu foi a bateria. Acabei a semana com os phones a dizerem que ainda estão com bateria média. O que me deixa bastante satisfeito porque não quero andar sempre a carregar dispositivos. A minha review não é tão profunda quanto a tua visto que mal os testei com música mas confirmo o que disseste das pads. Acho que têm fraca qualidade no interior e se vão desfazer ao fim de algum tempo. Estou bastante satisfeito com o conforto deles. Obrigado pela review e pelas respostas no outro tópico.
 
Depois de termos falado no tópico de recomendação de Headphones, acabei por comprar estes phones. Usei-os desde segunda passada até sexta todos os dias no trabalho a rondar as 8/9h e o que mais me surpreendeu foi a bateria. Acabei a semana com os phones a dizerem que ainda estão com bateria média. O que me deixa bastante satisfeito porque não quero andar sempre a carregar dispositivos. A minha review não é tão profunda quanto a tua visto que mal os testei com música mas confirmo o que disseste das pads. Acho que têm fraca qualidade no interior e se vão desfazer ao fim de algum tempo. Estou bastante satisfeito com o conforto deles. Obrigado pela review e pelas respostas no outro tópico.


De nada, aqui eu (e a namorada) estamos satisfeitíssimos. Eu usarei os bose em viagem mas ela irá passar a utilizar estes em vez do habitual. Custa metade do preço mas tem boas vantagens.

Vou pedir ao @Metro para colocar nos recomendados.
 
Depois desta review, sem dúvida que vou esperar por estarem a um melhor preço ou com algum desconto na ***** e serão os phones que irei adquirir. Parabéns pela excelente review.
 
Obrigado pela review, não que os queira comprar visto estar servido com os.meus xm3 mas sempre tive curiosidade nestes visto o seu preço e o que supostamente oferecem. Boa review, super clara e sucinta.
Obrigado também pela playlist, bom gosto música.
Abraço
 
Obrigado pela review @Walderstorn vou mandar vir para a minha namorada que ela deverá usar muito em chamadas no PC no trabalho. Sabes se ele conectava facilmente ao bluetooth do portátil?
 
Obrigado pela review, não que os queira comprar visto estar servido com os.meus xm3 mas sempre tive curiosidade nestes visto o seu preço e o que supostamente oferecem. Boa review, super clara e sucinta.
Obrigado também pela playlist, bom gosto música.
Abraço

O XM3 é melhor em outros aspectos...como graves superiores, ANC, no entanto estes adaptam-se melhor à minha cabeça e são bem mais confortáveis e introduzem menos fadiga (algo que me acontece com os XM3 mesmo com EQ).

Obrigado pela review @Walderstorn vou mandar vir para a minha namorada que ela deverá usar muito em chamadas no PC no trabalho. Sabes se ele conectava facilmente ao bluetooth do portátil?

Aqui foi só ligar o surface (e o desktop também) fazer uma busca e conectar, sem qualquer dificuldade. Como referi, não são os melhores para chamadas mas são melhores que muita da concorrência, por um preço inferior. Espero que ela fique satisfeita!
 
Excelente review! Comprei estes HP em janeiro e até agora, so foram carregados duas vezes! Impressionante!

Concordo com tudo o que está escrito na review. Também tive de baixar os graves! São tão potentes que ficam descontrolados.

Mas sem dúvida que são óptimos em termos de preço/qualidade.
 
Boas infelizmente, @Silver-Eye e @rfox46 eu já não tenho o programa instalado por isso não sei mesmo dizer com certeza como fiz. Para o próximo fim-de-semana, se a namorada vier com eles, posso tentar novamente, se me lembrar.

Cumprimentos
 
@rfox46 consegues responder-me a esta questão por favor?

Irei fazer o teste mais logo, mas pela minha lógica será o micro do PC, uma vez que os HP estão ligado por cabo e o cabo não tem micro. A não ser que ligues os HP por Bluetooth e por cabo ao mesmo tempo. Mas isso não faz muito sentido... digo eu! Ou se tens um cabo com micro...

Bem, não vale a pena especular... testarei mais logo. Depois aviso

:)
 
Back
Topo