Tafinho disse:
Epá, nem sequer me vou dar ao trabalho, só para não me chatear.
Se sequer te tivesses dado ao trabalho teria ido ao site da c-media, e terias dado de chapa com esta
placa PCI e
esta USB2 em que ambas usam o mesmo chip AC97 com codificação DolbyDigital.
Tafinho disse:
Todas as placas que indiquei fazem o mesmo que o soundstorm, e especialmente, TODAS fazemencoding DD on-the-fly.
Nope.
Nenhuma dessas placas de som que referiste faz o mesmo que o soundstorm.
O soundstorm faz encoding do stream em AC-3 por hardware.
Em relação à placa pci:
Valuable software technology:
l Dolby Digital Live 5.1 (AC-3) Real-time Encoder (only 8768+)
E quanto à placa externa:
C-Media value added software (multi-channel positional 3D sound, AC-3 encoder, etc.)
O que a C-media fez foi licensiar um software que faz codificação de dolby digital
através do cpu e não do chip de som, que isto fique bem claro.
O soundstorm continua a ser a única solução no mercado que faz encoding por hardware.
Software que faça encoding de AC-3 já existe há muito tempo e não é novidade nenhuma..
E tu falas nos chips AC'97.. Sabes o que é o AC'97, certo?
O AC'97 basicamente é uma norma que dita que os chips de som têm que suportar som de dois canais a 16bits e 44Khz.. não diz absolutamente nada acerca das restantes capacidades do DSP em questão. O soundstorm é compatível com AC'97, a Audigy2 também, apesar de suportar maiores resoluções.. e até o chip de som do meu PDA é compatível com AC'97..
Hoje em dia um chip dizer que é AC'97 não quer dizer absolutamente nada.. ou se calhar apenas significa que não suporta audio a 24bits/192Khz.
Em relação ao bus ser ou não suficiente para o encoding de AC-3 por hardware...
Eu não percebi muito bem de onde vêm esses cálculos de largura de banda.. mas está-me a parecer que tu estás a considerar que a única informação que passa para a placa de som é o stream já feito.
Isso é (quase) verdade quando estás a ouvir um mp3 ou um filme em dvd por exemplo.. mas eu já tentei explicar que nos jogos as coisas são muito diferentes..
O cpu manda para a placa de som não só os ficheiros wav e mp3 do som do jogo como tambem manda outro tipo de informações como a distância entre a fonte do som e os "ouvidos" do jogador, assim como a sua posição relativa. No EAX Advanced HD tambem manda o tipo de reverberação presente em cada "sala", a partir do qual o DSP cria diferentes tipos de equalizações para cada som que o jogador ouve.
Tudo isso é processado no chip de som.. e duvido que os 5Mb/s sejam suficientes para tal quantidade de informação..
Apesar de passarem despercebidos, este tipo de tecnologias aumentam bastante o realismo num jogo.. (Não é só do marketing que vivem as placas da creative.. É por causa deste tipo de inovações tecnológicas nos jogos que as placas têm boas críticas e que estas são as predilectas dos gamers.)