Soundstorm2 proximamente nas nForces

Archangel disse:
Tafinho, podias-me indicar uma board equipada com esse chip AC97 da C-Media. É que estive no site e encontrei esta informaçao:
Epá, nem sequer me vou dar ao trabalho, só para não me chatear.
Se sequer te tivesses dado ao trabalho teria ido ao site da c-media, e terias dado de chapa com esta placa PCI e esta USB2 em que ambas usam o mesmo chip AC97 com codificação DolbyDigital.
 
Deve ser PCI-E pela unica razao que a nvidia nao estara muito interessada em vender tralha PCI porque isso depois ainda implica que um gajo nao precisa de fazer upgrade a board e os gajos nao devem estar muito interessados nisso. Alem disso continuar a gastar dinheiro a desenvolver coisas para soluçoes que ja foram nao me parece muito "nvidia". A nvidia e uma empresa que faz coisas de topo e portanto deixa esses mercados marginais da retrocompatibilidade e tal para outros. Eu pessoalmente tb nao tenho interesse nenhum em gastar dinheiro em tretas PCI. Nao porque goste mais ou menos mas porque nao tenho vocaçao para velho do restelo.
USB 2 e externo e portanto muito freak para a utilização em causa. Havera talvez sempre qq coisa em USB2 mas nao entra pras contas de produtos "normais"
 
Última edição:
Tafinho disse:
Isso não faz qualquer sentido. Por acaso gostava de ter apanhado com um artigo desses (ou se calhar até apanhei e nem lhe prestei a mínima atenção)

Mas já agora, também a terratec tem a sua placa USB2 com Dolby Digital 5.1
Mas nem sei o porquê da discussão.

Se desde a Audigy2 que se suporta 8.1 canais com 24bits@192khz não vejo nenhuma limitação nisso ao nível da banda necessária, simplesmente não faz qualquer sentido.

O barramento PCI tem os seus anos, mas não é assim tão inútil...

epá se quiseres acreditar acredita..senão não estejas à espera que vá procurar os artigos so para te convencer, quando há certamente muita gente que se lembra do que aquilo que eu disse ter sido mencionado.

Que razões tenho para tar a inventar isto?

Eu nunca falei que era impossivel para a Creative, para a VIA para , xyz , disse que no caso do SOUNDSTORM nãO era...baseado no que tinha lido (mais uma vez em varios lados) lembro-me por alto que uma das razões para tal era por fazer enconding de DD on-the-fly
 
Rudzer disse:
Eu nunca falei que era impossivel para a Creative, para a VIA para , xyz , disse que no caso do SOUNDSTORM nãO era...baseado no que tinha lido (mais uma vez em varios lados) lembro-me por alto que uma das razões para tal era por fazer enconding de DD on-the-fly
NÃO!
O que tu disseste é que era impossível fazer encoding DD on-the-fly no barramento PCI e muito menos no USB2.

Rudzer disse:
Por USB2.0 é impossivel.
Rudzer disse:
Pela mesma razão que não dá para usar no bus PCI
Rudzer disse:
Tafinho - foi várias vezes admitido pela propria nvidia [...] que mesmo o bus pci não tem largura suficiente para fazer o soundstorm
Todas as placas que indiquei fazem o mesmo que o soundstorm, e especialmente, TODAS fazemencoding DD on-the-fly.
 
Tafinho disse:
Tu és teimoso.

Não há razão nenhuma.
Para uma Placa fazer DICE na pior das hipoteses teria que ter banda suficiente para comer com todos os canais necessários.

Imaginando uma Audigy2, em 8.1 a 24bits@192Khz seriam apenas necessários 5MB/s.
?

Teimoso em quê? Desculpa lá mas não percebo. Eu disse que a ideia da Nvidia é desenvolver um chip audio com bus PCI-E e os rumores parecem confirmar. Onde é que está a teimosia?

Sobre o USB2. Claro que chega como bus mesmo para uma placa audio avançada mas há outros factores para não ser essa a solução de base. O bus não é dedicado. Os custos são maiores. Imagina-te a gravar um DVD externo em USB2 e pendurado nesse HUB a placa de audio. etc. Qual é o interesse de pendurar no USB se tens o PCI-E, etc
 
Xpirit disse:
Teimoso em quê? Desculpa lá mas não percebo. Eu disse que a ideia da Nvidia é desenvolver um chip audio com bus PCI-E e os rumores parecem confirmar. Onde é que está a teimosia?

O bus não é dedicado. Os custos são maiores. Imagina-te a gravar um DVD externo em USB2 e pendurado nesse HUB a placa de audio. etc. Qual é o interesse de pendurar no USB se tens o PCI-E, etc


Quem disse que o bus não é dedicado? É uma das "features" do USB é o modo isócrono que garante banda.
A discussão era o porquê de não haver soundstorm PCI ou USB2. Depressa se chegou à conclusão que era possível, e que não havia problemas de banda disponível, não apresentas-te nenhuma razão técnica para que não pudesse ser feito quer em PCI quer em USB2.

Quanto ao USB em si, é tão útil como qualquer outro dispositivo USB2 externo... é externo.
E SIM, dá para gravares um DVD e teres a placa de som ligada ao mesmo tempo. Há banda para os 2.
 
Axo k USB não faz muito sentido. Independentemente de ter a largura de banda necessária ou não.

O mais provável e ser PCI-E 1x.

Deste modo tb n é afectado pelo ruído electrónico da bord, que prejudica a qualidade do som, isto claro para os mais puristas.

Pode ser k isso ponha a Creative a mexer.
Este podiam criar 1 driver único de melhor qualidade.
 
Tafinho disse:
Quem disse que o bus não é dedicado? É uma das "features" do USB é o modo isócrono que garante banda.

Desconhecia esse modo como desconheço muitas coisas acerca do bus USB. Pronto, pode ser dedicado, mas nesse hub já não penduras mais nada.

Tafinho disse:
A discussão era o porquê de não haver soundstorm PCI ou USB2. Depressa se chegou à conclusão que era possível, e que não havia problemas de banda disponível, não apresentas-te nenhuma razão técnica para que não pudesse ser feito quer em PCI quer em USB2.

Não era não. Essa era a tua discussão com o Rudzer, não a da thread em si.
Eu não preciso de apresentar qualquer razão técnica para não pudesse ser em USB ou PCI porque simplesmente nunca disse que não podia.
O que eu disse é que não faz sentido que seja em PCI (morreu) nem USB para o grosso do mercado. É provável que apareçam soluções USB mas isso não é com a Nvidia. É problema dos fabricantes finais.

Tafinho disse:
Quanto ao USB em si, é tão útil como qualquer outro dispositivo USB2 externo... é externo.
E SIM, dá para gravares um DVD e teres a placa de som ligada ao mesmo tempo. Há banda para os 2.

Não há assim tantas vantagens em ser externo. Por acaso neste caso até é preferível ser externo por causa do ruído electromagnético gerado pelo PC. :D
Enfim, vai haver para todos os gostos mas a solução PCI-E será a base.
 
Zar0n disse:
Axo k USB não faz muito sentido. Independentemente de ter a largura de banda necessária ou não.

O mais provável e ser PCI-E 1x.

Deste modo tb n é afectado pelo ruído electrónico da bord, que prejudica a qualidade do som, isto claro para os mais puristas.

Pode ser k isso ponha a Creative a mexer.
Este podiam criar 1 driver único de melhor qualidade.


Olha que é exactamente o contrário. A vantagem do USB é meter os circuitos de audio longe do CPU, etc, logo longe do ruído.
 
Tafinho disse:
Epá, nem sequer me vou dar ao trabalho, só para não me chatear.
Se sequer te tivesses dado ao trabalho teria ido ao site da c-media, e terias dado de chapa com esta placa PCI e esta USB2 em que ambas usam o mesmo chip AC97 com codificação DolbyDigital.

Tafinho disse:
Todas as placas que indiquei fazem o mesmo que o soundstorm, e especialmente, TODAS fazemencoding DD on-the-fly.

Nope.
Nenhuma dessas placas de som que referiste faz o mesmo que o soundstorm.
O soundstorm faz encoding do stream em AC-3 por hardware.

Em relação à placa pci:
Valuable software technology:

l Dolby Digital Live 5.1 (AC-3) Real-time Encoder (only 8768+)

E quanto à placa externa:
C-Media value added software (multi-channel positional 3D sound, AC-3 encoder, etc.)

O que a C-media fez foi licensiar um software que faz codificação de dolby digital através do cpu e não do chip de som, que isto fique bem claro.
O soundstorm continua a ser a única solução no mercado que faz encoding por hardware.
Software que faça encoding de AC-3 já existe há muito tempo e não é novidade nenhuma..


E tu falas nos chips AC'97.. Sabes o que é o AC'97, certo?
O AC'97 basicamente é uma norma que dita que os chips de som têm que suportar som de dois canais a 16bits e 44Khz.. não diz absolutamente nada acerca das restantes capacidades do DSP em questão. O soundstorm é compatível com AC'97, a Audigy2 também, apesar de suportar maiores resoluções.. e até o chip de som do meu PDA é compatível com AC'97..

Hoje em dia um chip dizer que é AC'97 não quer dizer absolutamente nada.. ou se calhar apenas significa que não suporta audio a 24bits/192Khz.



Em relação ao bus ser ou não suficiente para o encoding de AC-3 por hardware...
Eu não percebi muito bem de onde vêm esses cálculos de largura de banda.. mas está-me a parecer que tu estás a considerar que a única informação que passa para a placa de som é o stream já feito.
Isso é (quase) verdade quando estás a ouvir um mp3 ou um filme em dvd por exemplo.. mas eu já tentei explicar que nos jogos as coisas são muito diferentes..

O cpu manda para a placa de som não só os ficheiros wav e mp3 do som do jogo como tambem manda outro tipo de informações como a distância entre a fonte do som e os "ouvidos" do jogador, assim como a sua posição relativa. No EAX Advanced HD tambem manda o tipo de reverberação presente em cada "sala", a partir do qual o DSP cria diferentes tipos de equalizações para cada som que o jogador ouve.
Tudo isso é processado no chip de som.. e duvido que os 5Mb/s sejam suficientes para tal quantidade de informação..

Apesar de passarem despercebidos, este tipo de tecnologias aumentam bastante o realismo num jogo.. (Não é só do marketing que vivem as placas da creative.. É por causa deste tipo de inovações tecnológicas nos jogos que as placas têm boas críticas e que estas são as predilectas dos gamers.)
 
ToTTenTranz disse:
O que a C-media fez foi licensiar um software que faz codificação de dolby digital através do cpu e não do chip de som, que isto fique bem claro.
O soundstorm continua a ser a única solução no mercado que faz encoding por hardware.
Software que faça encoding de AC-3 já existe há muito tempo e não é novidade nenhuma..

Se fosse por só software qualquer chip AC'97 com 6 canais o faria, o que não é verdade pois não...?

ToTTenTranz disse:
E tu falas nos chips AC'97.. Sabes o que é o AC'97, certo?
O AC'97 basicamente é uma norma que dita que os chips de som têm que suportar som de dois canais a 16bits e 44Khz.. não diz absolutamente nada acerca das restantes capacidades do DSP em questão. O soundstorm é compatível com AC'97, a Audigy2 também, apesar de suportar maiores resoluções.. e até o chip de som do meu PDA é compatível com AC'97..

E pelos vistos tu também não. A normal AC'97 é um codec. Nada diz acerca do número de canais, nem da largura do canal, nem da amostragem do canal. Apenas especifica o formato do stream audio.

ToTTenTranz disse:
Hoje em dia um chip dizer que é AC'97 não quer dizer absolutamente nada.. ou se calhar apenas significa que não suporta audio a 24bits/192Khz.

Assim de repente estou a lembrar-me de alguns chips AC'97 que suportam 8 canais, a 24bits@192khz...
Como eu disse, o AC'97 é um codec, é especificado o o interface, (AC-link), o formato do stream, e o que o chip PODE fazer, nada mais. A amostragem, largura e ruído do chip ou dos amplificadores não é para aqui chamado, nem as capacidades extra.

ToTTenTranz disse:
Eu não percebi muito bem de onde vêm esses cálculos de largura de banda.. mas está-me a parecer que tu estás a considerar que a única informação que passa para a placa de som é o stream já feito.

Epá, basta pensar.
Por cada stream PCM 16bits@44,1khz que é gerado gasta-se 88KB/s.
Como eu não conheço nenhuma placa que aguente com mais de 256 canais, o máximo que pode ser usado é então 21,5MB/s. Podes-lhe meter os comandos EAX que quiseres que nunca sobe a mais que isto (e ainda gravar um DVD no mesmo canal USB2). A limitação NUNCA foi do barramento, mas sim a capacidade de processamento do DSP.
Para podes perceber porquê, basta pensar que um comando de reverberação é exactamente o equivalente a um pixel shader, é um conjunto tipicamente muito pequeno de comandos.


Já agora, a versão da VIA do soundstorm, o Via Envy24 também codifica AC-3 por hardware...
 
Última edição:
ToTTenTranz disse:
Nope.
Em relação ao bus ser ou não suficiente para o encoding de AC-3 por hardware...
Eu não percebi muito bem de onde vêm esses cálculos de largura de banda.. mas está-me a parecer que tu estás a considerar que a única informação que passa para a placa de som é o stream já feito.


Largura de banda do PCI:
33 Mhz, 32 bits

33e6 * 32 = 1056 *****/s
1056 / 8 = 133 MB/s



Gastos de uma muito boa placa de som:
192Khz, 24bits

192e3 * 24 = 4608 kbit/s
4608 / 8 = 576 KB/s para cada canal.


Para saturar o bus seriam precisos:
133e3 / 576 = 237 canais de 24bit a 192 Khz
e ainda sobravam cerca de 2MB/s no PCI

Se meteres aqui os comandos do EAX e diversos, reduzes ao número de canais (tendo em conta que tens no máximo 7.1 ou 8.1 canais em EAX) e vês que a largura de banda chega e sobra:
8.1 * 576 = 4.5 MB/s (24bit, 192 Khz)
8.1 * 94 = 844 KB/s (16bit, 48 Khz)



Isto tudo para dizer que concordo com o Tafinho.
AC3 no PCI não tem impedimento nenhum do ponto de vista de largura de banda.



Agora sob outro ponto de vista o Xpirit tb tem a sua razão.
Provavelmente a nvidia vai lançar isto para PCI-E pela simples razão que é o futuro e aproveita o balanço do marketing das novas Nforce-4...
 
Última edição:
Xpirit disse:
Zar0n disse:
Axo k USB não faz muito sentido. Independentemente de ter a largura de banda necessária ou não.

O mais provável e ser PCI-E 1x.

Deste modo tb n é afectado pelo ruído electrónico da bord, que prejudica a qualidade do som, isto claro para os mais puristas.

Pode ser k isso ponha a Creative a mexer.
Este podiam criar 1 driver único de melhor qualidade.

Olha que é exactamente o contrário. A vantagem do USB é meter os circuitos de audio longe do CPU, etc, logo longe do ruído.

Sim claro k tens menos ruído fora do PC.

A primeira afirmação k o USB n fazia muito sentido é do ponto de vista económico e tecnológico.
Afinal pk optar pelo USB quando o PCI-E é uma melhor opção.

Em relação ao ruído era a comparar com a "antiga" soundstorm embutida no *****.
 
Tafinho disse:
Se fosse por só software qualquer chip AC'97 com 6 canais o faria, o que não é verdade pois não...?

Sim, é verdade. Como já disse o software da c-media não é o único que faz encoding de AC-3 no mercado. A c-media apenas decidiu distribuir esse software às suas soluções de gama mais alta.


Tafinho disse:
A normal AC'97 é um codec. Nada diz acerca do número de canais, nem da largura do canal, nem da amostragem do canal. Apenas especifica o formato do stream audio.

Errado. Que tal dar um saltinho no site da intel para ver a evolução do AC'97?
O AC'97 1.0 só suportava, como eu disse, 2 canais de 16bits num máximo de 44Khz de frequência de amostragem. As coisas foram evoluindo e a última versão do AC'97 já é a V2.3, que já suportam os tais 24bits..






Tafinho disse:
Epá, basta pensar.
Por cada stream PCM 16bits@44,1khz que é gerado gasta-se 88KB/s.
Como eu não conheço nenhuma placa que aguente com mais de 256 canais, o máximo que pode ser usado é então 21,5MB/s. Podes-lhe meter os comandos EAX que quiseres que nunca sobe a mais que isto (e ainda gravar um DVD no mesmo canal USB2). A limitação NUNCA foi do barramento, mas sim a capacidade de processamento do DSP.
Para podes perceber porquê, basta pensar que um comando de reverberação é exactamente o equivalente a um pixel shader, é um conjunto tipicamente muito pequeno de comandos.

E o que é que o alcance da amostragem (192Khz) tem a ver com a largura de banda?
E como é que tu sabes a largura de banda necessária para as instruções EAX ou outro tipo de equalização? Já alguma vez trabalhaste em produção de efeitos em EAX? E em codificação de AC-3?
Se não trabalhaste, então lamento mas confio mais no gajo da nVidia que dizia que era impossível ter o DICE a partir do bus PCI do que em ti.


Tafinho disse:
Já agora, a versão da VIA do soundstorm (...)

Ké? O que é que o Envy24 tem a ver com o soundstorm?! O soundstorm é uma APU que está integrada num southbridge que suporta apenas 16bits/48Khz e 5.1..
O Envy24 foi feito a pensar no mercado de placas de som desde o início, a sua integração em boards da VIA é feita a partir do Vinyl Audio..


Tafinho disse:
o Via Envy24 também codifica AC-3 por hardware...

Errado outra vez.. nem sei onde foste buscar essa..
Dá-me uma, mas apenas uma quote do site da VIA que diga que o Envy24 faça codificação de AC-3 POR HARDWARE e então eu dou-te razão.


Epah.. irra.. vê se te convences de uma vez por todas que o soundstorm da nvidia é o único que faz codificação de AC-3 pod hardware! Todas as outras soluções usam o cpu para fazer todo o trabalho de codificação.
 
Tafinho disse:
Epá, nem sequer me vou dar ao trabalho, só para não me chatear.
Se sequer te tivesses dado ao trabalho teria ido ao site da c-media, e terias dado de chapa com esta placa PCI e esta USB2 em que ambas usam o mesmo chip AC97 com codificação DolbyDigital.

Nao precisas responder de forma agressiva. Mas olha lá, isso sao add-ons, eu perguntei foi a respeito de som onboard e nao add-ons. Também estao lá no site? E que nao encontrei. mas também nao pesquisei assim lá mto. mas se fizeres a gentileza de me informar o link, agradecia. :)
 
ToTTenTranz disse:
Sim, é verdade. Como já disse o software da c-media não é o único que faz encoding de AC-3 no mercado. A c-media apenas decidiu distribuir esse software às suas soluções de gama mais alta.

Que necessita do suporte por hardware, como é óbvio...

ToTTenTranz disse:
Errado. Que tal dar um saltinho no site da intel para ver a evolução do AC'97?
O AC'97 1.0 só suportava, como eu disse, 2 canais de 16bits num máximo de 44Khz de frequência de amostragem. As coisas foram evoluindo e a última versão do AC'97 já é a V2.3, que já suportam os tais 24bits..

Vai ler a especificação
Não são definidas funcionalidades máximas, apenas as mínimas.

ToTTenTranz disse:
E o que é que o alcance da amostragem (192Khz) tem a ver com a largura de banda?


Nada, é isso e couves...

ToTTenTranz disse:
E como é que tu sabes a largura de banda necessária para as instruções EAX ou outro tipo de equalização? Já alguma vez trabalhaste em produção de efeitos em EAX? E em codificação de AC-3?

Não, só em processamento de som...

ToTTenTranz disse:
Ké? O que é que o Envy24 tem a ver com o soundstorm?! O soundstorm é uma APU que está integrada num southbridge que suporta apenas 16bits/48Khz e 5.1..

A seguir dizes que o Envy24 não é uma APU...
 
Tafinho disse:
Nada pode puxar mais que 9 canais em 24bits/192Khz que a audigy faz.

Bem...sem me querer meter no meio do fogo cruxado ( ou um simpels discussao tecnica saudavel...) que para aqui vai, so quero corrigir um facto....

A Audigy2 tanto quanto sei, faz 24/192 em 2.0

Em mais do que isso, faz apenas 24/96, e da da 7.1...oito canais..

Foi isto que percebi na altura que tinha uma Audigy2 Platinum

E isto tendo em conta que nao usam a maior parte do software (de m**** ) que ela traz, tipo CMSS2, AVS e outras tretas que so funcionam (ou funcionavam na altura a 16/48, mas isso e outra historia...)

Quanto ao assunto do bus PCI dar ou nao dar para o encoding de aC3 em relatime...eu acho que da perfeitamente, e era tudo desculpa da Nvidia...
 
Última edição:
C-Media Dolby digital Live
http://www.3dss-forums.com/cgi-bin/...=146077&page=0&view=collapsed&sb=5&o=0&fpart=

+ C-Media Dolby digital Live ... ler a parte da pl.som usb ... a c-media tem duas versoes dos chips a normal e a plus [a qual tem dd encoding ... mas usa cpu] ...
http://www.3dss-forums.com/cgi-bin/...=142535&page=0&view=collapsed&sb=5&o=0&fpart=

O chip magico (8768+)... disponivel em mobos topo de gama para Intel ... e nesta placa ... só que (e volto a frizar) ... é tudo via software/CPU

http://www.cmedia.com.tw/product/CMI8768_plus.htm
 
Back
Topo