Por exemplo se eu fosse o presidente da empresa que esta a fazer o FF, já não iria a fazer exclusivo apenas para a Ps3, iria fazer multi plataforma, para não me arriscar a perder muito dinheiro, que é isso que a Ps3 de momento apresenta para os dev, 1 investimento de risco, que cada dia que passa têm demonstrando decadência no mercado.
Problema é o timing, todos achavam que a PS3 ia liderar facilmente quando olharam para as 3 next gens... com isto o FFXIII que até começou por ser um jogo PS2... passou para a PS3 e teve o investimento que teve... é dificil agora, com uma engine custom made para a arquitectura, programação difícil e até questões de espaço/planeamento (O Lost Odyseey tem 4 DVDs para umas alegadas 40 horas de jogo, parecendo que não onde acaba e começa um DVD num jogo requer muito planning).
Se fosse hoje... aposto que teria sido um jogo PS2, ou teria ido para outra plataforma qualquer. Agora com jeitinho e com a situação da Sony até fazem bluff e metem a exclusividade em causa e pedem incentivos para cobrir os custos... e a Sony dá-lhes o dinheiro necessário pelo incómodo, quando na realidade eles só não vão para multiplataforma neste caso porque não podem.
Eu entendo-te perfeitamente e do ponto vista lógico o teu raciocinio e é quase 100 % correcto, mas vê uma coisa a Sega Saturn na época tinha um processador com dois nucleos ou algo assim parecido, dai ter sido tão enovador, mas ninguem queria programar algo inédito sem ferramentas e sem uma visão animadora...e morreu
Agora a PS3 , critica-se e critica-se, mas pá o cell é um processador multi-core(mas assimétrico) e já tamos nessa era de multicore pra termos vários cores a distribuir várias tarefas, logo só por ai não consigo condenar ela senão nem tinha comprado...
O futuro passa por ai, senão eu era um dos primeiros a admitir que a consola tava estagnada!
Um abraço
P.S. Quad-core é uma treta neste momento em relação aos core 2 duo e perdem em quase todas as aplicações(...) tempo ao tempo ás novas arquitecturas.
Isso é tudo muito giro no papel e com o spin que a Sony lhe dá, mas o problema da Saturn, assim como é agora da PS3... é a especificidade do hardware, o tempo requerido para ele e os custos que daí advém.
A X360 também é multicore, mas tem 3 cores identicos; já o CELL é um core como um dos 3 da X360 e depois tem 7 SPE's... ora estas SPE's são DSP's vocacionados para whetstones, não para dhrystones (leia-se general purpose) assim como na realidade mesmo o CPU que deveria ser para isso (e à semelhança do da X360) não é forte nessa area, isto leva-nos a um défice; a X360 também o tem... mas ao menos tem 3 cores, a PS3... não. Tem 1 core e depois tens as SPE's que são à partida inuteis para essas funções mas se tiver mesmo de ser lá vais ter de andar a dar cabeçadas com aquilo.
Isto é pessimo para questões multiplataforma e conversões, é uma carga de trabalhos. Se a PS3 tivesse userbase para justificar esses jogos exclusivos era uma coisa, mas assim, ficam agarrados; perdem exclusivos e em alguns casos até versão para a consola deles.
Assim como na PS2, um jogo que a puxasse se tornava extremamente dificil de portar, muitas vezes acabando por ser exclusivo, ou mal portado (MGS2 na Xbox, por exemplo)... Aqui temos a situação contrária. Por um lado é o que os está a fazer segurar alguns exclusivos multiplataforma, para grande dor de cabeça das software houses envolvidas, por outro está a afastar muita coisa.