Source: Sony asking developers to stick with PS3

Status
Fechado a novas mensagens.
Como o caso do Splinter Cell, era para ser para a Ps3 e para a 360, até ficar apenas exclusivo para a 360, e dos devs do game dizendo que a razão foi por ser dificil programar para a ps3
Sim, mas a razão vai mais fundo que isso, AI é um procedimento general purpose, na X360 com 3 cores podes meter um só a fazer isso, ok, também não é grande espeto, a performance de cada CPU ao lado de um core 2 duo (e outros CPU's de PC), mas serve... no CELL como fazes? tens um CPU que já é capado e depois tens FPU's.

A Sony incentiva meter AI nas SPE's com branching entre elas, questão é que elas são unidades matemáticas, logo não têm, qualquer eficiencia a tratar esses dados da mesma forma pelo que tens de ser muito inteligente na forma como lhes dás os dados para que te dêm o que queres. Isto implica re-escrever aquilo tudo.

Esta questão da AI já foi bastante referida no passado, aplica-se ao Dead Rising da Capcom, ao Assasin, ao Splinter Cell da Ubisoft... E vai continuar a ser um problema.
 
Ele está-se a referir aos deveoper's, e eu concordo... Se é caro e difícil, não se ponham com desculpas não programam e acabou...

Ops erro meu =/, pensava que ele queria referir "burro" aos users mesmo, que acho que sabes já foi usado aqueles termos por muitos users deste forum em discussões parecidas com estas :P


Sim, mas a razão vai mais fundo que isso, AI é um procedimento general purpose, na X360 com 3 cores podes meter um só a fazer isso, ok, também não é grande espeto, a performance de cada CPU ao lado de um core 2 duo (e outros CPU's de PC), mas serve... no CELL como fazes? tens um CPU que já é capado e depois tens FPU's.

A Sony incentiva meter AI nas SPE's com branching entre elas, questão é que elas são unidades matemáticas, logo não têm, qualquer eficiencia a tratar esses dados da mesma forma pelo que tens de ser muito inteligente na forma como lhes dás os dados para que te dêm o que queres. Isto implica re-escrever aquilo tudo.

Esta questão da AI já foi bastante referida no passado, aplica-se ao Dead Rising da Capcom, ao Assasin, ao Splinter Cell da Ubisoft... E vai continuar a ser um problema.

Humm essa não sabia, mais uma para o porfolio da sony .... hehe
 
Realmente concordo com tudo o que é dito aqui e sou daqueles que tenho a convicção que a ps3 sem duvida é a melhor peça de hardware que anda por ai mas só poder bruto não chega infelizmente e um poder diga-se mal planeado talvez a ps3 fosse melhor implementada se saisse daqui a 4 ou 5 anos mas neste momento ou alguma 3rd party descobre um milagre de programação ou sinceramente isto vai demorar tempo até pegar.

Abraço
 
A Sony incentiva meter AI nas SPE's com branching entre elas, questão é que elas são unidades matemáticas, logo não têm, qualquer eficiencia a tratar esses dados da mesma forma pelo que tens de ser muito inteligente na forma como lhes dás os dados para que te dêm o que queres. Isto implica re-escrever aquilo tudo.

Já para não falar que os SPEs só têm 256 KB de memória, ou seja tens que alterar os algoritmos todos para funcionarem com blocos, transferindo-os da memória principal a todo o momento... Que pesadelo para algoritmos genéricos, comparando com a arquitectura de um PC ou da Xbox 360! Claro que há sempre o PPE, mas é só um portanto é preciso planear cuidadosamente de modo a não o sobrecarregar.

Imaginem isto num contexto de diferentes equipas a trabalharem em diferentes partes de um jogo, e a terem que decidir quais das equipas usam o PPE e quais terão que usar os SPEs, para as tarefas que o PPE dá jeito... Basta pensar um pouco para ver as desvantagens de um CPU assimétrico para aplicações com muitos algoritmos diferentes.

Neste contexto, é mais fácil de perceber a frase do Gabe Newell da Valve:

"Investing in the Cell, investing in the SPE gives you no long-term benefits. There's nothing there that you're going to apply to anything else. You're not going to gain anything except a hatred of the architecture they've created... I don't think they're going to make money off their box. I don't think it's a good solution."
 
Última edição:
O artigo na base de toda esta thread é patético na sua declaração unilateral de factos sem revelar fontes (how convenient...).

Quem é Dean Takahashi e o que faz ele, apesar de ser proclamado como jornalista consagrado e experiente do mundo dos videojogos ?

image01.jpg




- Livros sobre a Xbox e Xbox 360:

xbox360_med.jpg


9780761537083.jpg



- Livros sobre a Playstation, Playstation 2, Playstation Portable e Playstation 3: Zero.

- Livros sobre a Nintendo NES, SNES, Gameboy, N64, Gamecube, DS e Wii: Zero.

- Livros sobre a Sega Master System, Megadrive/Genesis, Game Gear, Saturn e Dreamcast: Zero.



É curioso que um jornalista/autor tão conhecido e consagrado só escreva livros sobre as consolas da Microsoft, e seja conhecido por dar insider info exclusiva sobre coisas relacionadas com a Microsoft (a última das quais a revelação do nome de código da versão da X360 com chips de 65nm)...
 
Última edição:
Estou a ver que já passámos para ataques ad hominem.

Ataques não, factos.
Temos o direito de chamar às suas responsabilidades quem escreve e reporta notícias sob a capa de profissional de jornalismo.
Ele não é um blogger qualquer, trabalha no jornal San Jose Mercury News e mesmo assim dá notícias como a do primeiro post, sem revelar fontes.
A credibilidade dele é posta em causa pelos factos recentes nos quais esteve envolvido directamente, apenas isso.
 
Última edição:
Não me digas que estás mesmo espantado por alguém na indústria dos jogos não dar fontes para informações deste tipo! Acontece a toda a hora...
 
Realmente concordo com tudo o que é dito aqui e sou daqueles que tenho a convicção que a ps3 sem duvida é a melhor peça de hardware que anda por ai mas só poder bruto não chega infelizmente e um poder diga-se mal planeado talvez a ps3 fosse melhor implementada se saisse daqui a 4 ou 5 anos mas neste momento ou alguma 3rd party descobre um milagre de programação ou sinceramente isto vai demorar tempo até pegar.

Abraço

A forma como escreves é sincera, mas lá está, és daqueles que consegui ser influenciado pelo markting da Sony... A PS3 não é melhor em poder (nem pior) que a X360...
 
Têm calma ai sff :P nada de insultos, edita o Post e depois manda uma PM para apagar isto.

Cumprimentos

Não considero que seja preciso editar, não ofendi ninguém... A não ser que tenhamos por aqui pessoas demasiado sensíveis, mas aquilo continua a não ser um insulto.



edit: vi mais abaixo que foi mesmo confusão na leitura :p
 
Blastarr, tens um óptimo jeito para desconversar :)

Há factos que não se podem refutar, e o facto de a PS3 não ter jogos decentes e que incentivem a sua aquisição é a maior pedra no sapato da Sony; a maior pedra no sapato dos Developers, é a complexidade de programação para a PS3; já consegues visualizar o ciclo vicioso?

It leads to death... Unless savior comes...
 
Blastarr, tens um óptimo jeito para desconversar :)

Há factos que não se podem refutar, e o facto de a PS3 não ter jogos decentes e que incentivem a sua aquisição é a maior pedra no sapato da Sony; a maior pedra no sapato dos Developers, é a complexidade de programação para a PS3; já consegues visualizar o ciclo vicioso?

It leads to death... Unless savior comes...

Neste momento só quem quer ficar cego é que fica, existem mais que factos que se a Ps3 se está a afundar, e na minha opinião o momento de decisão para a Ps3 é este natal, se as vendas forem iguais ou piores, digo mesmo que a Ps3 acabou de morrer, os unicos exclusivos que iram sobreviver iram ser os 1º party, de resto iram passar a 3º party
 
Blastarr, tens um óptimo jeito para desconversar :)

Há factos que não se podem refutar, e o facto de a PS3 não ter jogos decentes e que incentivem a sua aquisição é a maior pedra no sapato da Sony; a maior pedra no sapato dos Developers, é a complexidade de programação para a PS3; já consegues visualizar o ciclo vicioso?

It leads to death... Unless savior comes...

Desculpa, mas eu não acredito nem por um momento que é mais difícil desenvolver para a PS3 do que para a Xbox 360.
Aliás, a toolchain da PS3 é completamente open source e baseada em standards abertos pela primeira vez na história da Sony desde que está nesta indústria das consolas de jogos.
Até a IBM, cuja divisão de software é a segunda maior do mundo a seguir à própria Microsoft, se deu ao trabalho de criar um compilador dedicado para o Cell.
Por contraste a Xbox 360 usa uma plataforma fechada, baseada no kit de desenvolvimento que a MS criou para ela unilateralmente.


Quanto ao hardware, basta perguntar isto:
A existência dos 10MB de eDRAM embutida na GPU fez aumentar a percentagem de jogos com antialiasing na consola em relação a todas as outras, do presente e do passado ?
Claramente, a resposta é não.



Neste momento a Sony luta contra o tempo que tem a menos de mercado (1 ano), e contra o elevado custo da consola, não contra a falta de jogos (basta ver a demo do Ratchet and Clank e a quantidade de jogos mostrados na E3 deste ano, comparados com os da MS no mesmo evento).

Quando o MGS4, o LBP, GT5 e outros forem finalmente lançados a consola vai certamente acertar o passo em relação aos concorrentes directos, e o preço mais baixo do hardware anunciado recentemente é sinal de que eles estão muito próximos, ou a Sony não arriscaria perder mais no hardware como está a fazer agora -sabendo muito bem que é no software que está o sucesso de qualquer plataforma-.
 
Última edição:
Quando o MGS4, o LBP, GT5 e outros forem finalmente lançados a consola vai certamente acertar o passo em relação aos concorrentes directos, e o preço mais baixo do hardware anunciado recentemente é sinal de que eles estão muito próximos, ou a Sony não arriscaria perder mais no hardware como está a fazer agora -sabendo muito bem que é no software que está o sucesso de qualquer plataforma-.

Basicamente reduzes o porfolio de jogos que iram vender a Ps3 a esses ? Mesmo adicionanto o FF não ira ser suficiente para a altura .... quandos a 360 já não têm como exclusivos e que levam as pessoas a comprar a consola por essa razão ? Bom neste momento têm mais que a Ps3, a Ps3 já perdeu exclusivos e inclusive perdeu multi plantanformas derivado a ser dificil programa, deixando a 360 com mais exclusivos derivado a isso.

Se as vendas não melhorarem mesmo, nos proximos tempos acretida que o MGS4, FF e afins iram passar a multi plantaforma, para não perderem o investimento feito no jogo, disso tenho eu 99% a certeza, como já disse, se eu fosse o presidente dessas empresas teria que pensar assim, para não perder o dinheiro investido num jogo ....

Como já foi aqui tido, a Ps3 neste momento esta entre a espada ( Wii ) e a parede ( 360 ) com muitas poucas hipodesses de sair de lá, a não ser que aconteça 1 milagre.
 
Pela forma como discutem, parece que a PS3 só vai ter três jogos colossais - o Metal Gear Solid 4, o Final Fantasy XIII e o Gran Turismo 5. E são três jogos que vão fazer vender 12 ou 13 milhões de consolas...:rolleyes:

Como vai aquela célebre meta do Kaz Hirai de trazer mais de 300 jogos à PS3 até Março de 2008?
 
a PS3 não ter jogos decentes e que incentivem a sua aquisição é a maior pedra no sapato da Sony; a maior pedra no sapato dos Developers, é a complexidade de programação para a PS3

Entendo que digam que a PS3 tem poucos jogos neste momento, mas dizerem que não há 1 decente não é verdade, é mentira obviamente. Tens o Motorstorm, Resistance, skate. , The Elders Scrolls 4: Oblivion, os TC's (Tom Clancy's), Folklore, etç.
Isso dos developers é sempre a mesma coisa, acho que com as outras foi a mesma coisa e já está visto que se houver empenho por parte dos Developers sai tudo direitinho.

PS: Não quero estar a ser nem a parecer um "fanboy", mas acho que não se pode acreditar em tudo o que se lê.

Divirtam-se com os computadores e consolas e deixem os negócios e o resto para as empresas.:-D:):cool::D
 
Última edição:
Há muito opensource por aí, mas para este tipo de negócio, que movimenta dinheiro por todos os lados, onde os riscos têm de ser muito bem calculados, não há substituto para um bom conjunto de ferramentas proprietárias. E as da Microsoft sempre foram muito boas.

Ainda hoje estive numa conferência sobre aplicações opensource. Até o próprio orador teve de confessar que opensource não é só vantagens. Para algumas coisas, aplicações proprietárias serão sempre preferíveis.

Não me lembro de ver ninguém a queixar-se das ferramentas de desenvolvimento da Microsoft para a X360...
E vá lá, Blastarr, não vês mesmo dificuldades no desenvolvimento para a PS3? No mínimo dos mínimos, é uma arquitectura "alien" que poucos dominam. Traz novos desafios, mas não novas oportunidades. O Cell só tem uso prático, para jogos, na PS3. Qual é a motivação de investir em formação para uma área que tem tão pouco benefício? Ainda para mas quando tem um market share de 17 ou 18% (das 3 next-gen)...
 
Desculpa, mas eu não acredito nem por um momento que é mais difícil desenvolver para a PS3 do que para a Xbox 360.

Olha, tenho que te dizer muito sinceramente que nesse ponto sei que estás totalmente errado.

Links:

http://www.firingsquad.com/games/xbox_360_positive_features/

O John Carmack disse:

But the honest truth is that Microsoft dev tools are so much better than Sony's. We expect to keep in mind the issues of bringing this up on the PlayStation 3... they're not helpful to the developers... I suspect they're not going to overwhelmingly crush the marketplace this time, which wasn't clear a year ago. A lot of people were thinking it's going to be a rerun of the last generation, and it's now looking like it might not be. I've been pulling for Microsoft, because I think they've done a better job for development support, and I think they have made somewhat smarter decisions on the platform. It's not like the PlayStation 3 is a piece of junk or anything. I was not a fan of the PlayStation 2 and the way its architecture was set up. With the PlayStation 3, it's not even that it's ugly--they just took a design decision that wasn't the best from a development standpoint.
Fonte: http://kotaku.com/gaming/carmack/carmack-prefers-360-to-ps3-227899.php

Mais um: http://www.hardcoreware.net/reviews/review-348-1.htm

Chega?
 
A Sony está apenas a pagar pela sua arrogância.


Arrogância que os levou a desprevenirem-se esta geração, subestimando a concorrência, os developers e até os consumidores. Deixaram a concorrência ganhar avanço, acharam que os consumidores estariam dispostos a pagar qualquer preço e em quaisquer condições pela ps3 e acharam que os developers iriam continuar a dar preferência à playstation.

Espero que com isto a sony aprenda a ser mais humilde e numa próxima geração tenha uma atitude diferente.

:x2:

Concordo, mas dúvido q mudem de atitude, aliás o q acontece nesta geração é q estão a "contar" claramente com a userbase já instalada da PS2, ou seja se a PS2 realmente vendeu 120 milhões de consolas, se pelo menos muitos desses comprarem uma PS3 mais cedo ou mais tarde nem q seja, digamos 1/3, temos 40 milhões de PS3 na mesa, e isto se calhar é o pior dos cenários...

O q para mim é díficil de entender é q a 360 se calhar no melhor dos cenários custa a passar esses 40 milhões, mesmo tendo a qualidade q tem e os jogos q tem...

E bem sabemos q independentemente das qualidades da PS3, ainda mts a compram sem sequer ver o q existe na concorrência e a qualidade da mesma, como é Playstation e já têm consolas da Sony em casa, é bom, ponto final e o resto é paisagem...

Edit : Qt ao ser díficil desenvolver para a PS3 ou n, temos "meio mundo" dos developers a queixar-se disso e mesmo assim ainda há quem tenha dúvidas, para mim isso já é um dado adquirido, n vejo onde estão as dúvidas nesse campo...
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo