Source: Sony asking developers to stick with PS3

Status
Fechado a novas mensagens.
Desculpa, mas eu não acredito nem por um momento que é mais difícil desenvolver para a PS3 do que para a Xbox 360.
Aliás, a toolchain da PS3 é completamente open source e baseada em standards abertos pela primeira vez na história da Sony desde que está nesta indústria das consolas de jogos.
Até a IBM, cuja divisão de software é a segunda maior do mundo a seguir à própria Microsoft, se deu ao trabalho de criar um compilador dedicado para o Cell.
Por contraste a Xbox 360 usa uma plataforma fechada, baseada no kit de desenvolvimento que a MS criou para ela unilateralmente.

Mas que grande lol.
A PS3 é mais facil de programar so pq usa open-source em vez de uma API proprietária.

Meu querido Java. Linguagem proprietária e actualmente a linguagem em maior expansão no mundo e largamente utilizada. Nomeadamente é a minha favorita.

Segundo a tua teoria o java seria uma trampa pq é uma linguagem proprietária da SUN.

Antes de mais um bom programador tem que conhecer profundamente a arquitectura para a qual vai programar e se a linguagem usada for poderosa e suficientemente bem documentada a única coisa que trava o desenvolvimento do jogo para o programador é a complexidade da arquitectura e consequentemente a complexidade do código desenvolvido.

Claramente a PS3 tem uma arquitectura extremamanente complexa que esta a ser muito dificil de assimilar pelos programadores. Muitos jogos saem mais tarde para a PS3 e este aumento de complexidade ta a deixar muitas editoras fora ja que nao têm meios para produzir jogos para a consola. Sendo assim viram-se para a Wii e a XBox360 aumentando assim a probabilidade de nascerem novas ideias e consequentemente um sucesso comercial.

A parte do compilador dedicado ao Cell o que é que tem de mais?
O compilador tem que existir, ele não faz o trabalho pelos programadores, simplesmente transforma o codigo de alto nivel em codigo mais baixo nivel. Pode ter mais ou menos optimizações, mas nada de especial comparado com as optimizaçoes que um bom programador pode fazer de um mau programador.
 
Última edição:
Mas que grande lol.
A PS3 é mais facil de programar so pq usa open-source em vez de uma API proprietária.

Meu querido Java. Linguagem proprietária e actualmente a linguagem em maior expansão no mundo e largamente utilizada. Nomeadamente é a minha favorita.

Segundo a tua teoria o java seria uma trampa pq é uma linguagem proprietária da SUN.

Antes de mais um bom programador tem que conhecer profundamente a arquitectura para a qual vai programar e se a linguagem usada for poderosa e suficientemente bem documentada a única coisa que trava o desenvolvimento do jogo para o programador é a complexidade da arquitectura e consequentemente a complexidade do código desenvolvido.

Claramente a PS3 tem uma arquitectura extremamanente complexa que esta a ser muito dificil de assimilar pelos programadores.

A parte do compilador dedicado ao Cell o que é que tem de mais?
O compilador tem que existir, ele não faz o trabalho pelos programadores, simplesmente transforma o codigo de alto nivel em codigo mais baixo nivel. Pode ter mais ou menos optimizações, mas nada de especial comparado com as optimizaçoes que um bom programador pode fazer de um mau programador.

Se percebesses alguma coisa disto, saberias que o Java nem é usado extensivamente em nenhum projecto de jogos convencionais, a não ser que estejas a falar de jogos para telemóveis.
O Linux, C e C++, o gcc, etc, já por aqui andavam muito antes do Java ou do C#.
"Mas que grande LOL..."
 
Se percebesses alguma coisa disto, saberias que o Java nem é usado extensivamente em nenhum projecto de jogos convencionais, a não ser que estejas a falar de jogos para telemóveis.
"Mas que grande LOL..."

A serio? 8| Nao acredito....

Se nao consegues destingir um exemplo e do seu paralelismo com a questão nem vale a pena dizer mais nada....
Simplesmente lêm-se cada comentários.....
 
in Wikipedia

Stuff it ! :D

O Java é uma linguagem proprietária ponto final. Quando actualizas o SDK no teu computador devias ter mais atenção ao logo da SUN que la aparece.
Fala-se que pode vir a ser totalmente aberta de forma a que mais conteúdos e num tempo de resposta mais baixa possa vir a acontecer, mas ate agora nada.
A linguagem esta muito bem documentada e certamente existirão partes de codigo open source, daí haver "n" livrarias externas para tudo e mais alguma coisa. Mas ir deste ponto a dizer -> linguagem open-source. Vai um salto de gigante.

Anyway vou ali ao post lohka_86 para comentar as tuas respostas:
lohka_86 disse:
Blastarr, tens um óptimo jeito para desconversar :)
 
Última edição:
O Java é uma linguagem proprietária ponto final. Quando actualizas o SDK no teu computador devias ter mais atenção ao logo da SUN que la aparece.
Fala-se que pode vir a ser totalmente aberta de forma a que mais conteúdos e num tempo de resposta mais baixa possa vir a acontecer, mas ate agora nada.

O C# é uma linguagem fechada e nunca será open source, o kit de desenvolvimento é fechado e nunca será open source. O DirectX é uma API fechada e nunca será open source.
"Ponto final".

BTW:
Há quem tenha jeito para algumas coisas, mas também há quem não tenha jeito para nada... :P
 
Daqui a 6-8 meses eu é que me vou rir...com essas previsões.

As vendas da PS3 vão subir devido a GT5, Metal Gear Solid 4 e Final Fantasy XIII; mas não deverá ser o suficiente para dominar esta geração. Nessa altura a Wii e a xbox já conquistaram uma grande fatia de mercado e já terão muitos jogos. Para não falar que nessa altura a xbox360 e a Wii já terão baixado o preço e serão muito mais apeteciveis para quem ainda não as tem.

Que fará a Sony nessa altura? Baixa ainda mais a PS3 e prejudica os lucros? É que se mantêm o preço ninguém a compra.

Qualquer pessoa se parar para pensar percebe porque a Sony está a perder a corrida: atrasos no lançamento da consola, preços altos, dificuldades de programaçao para a consola, falta de jogos, marketing sobre a capacidade da consola (e que isso interessa? as pessoas comprarm consolas pelos jogos), conferencias de emprensa mal feitas (por exemplo apresentação da PSP com o mitico ridge racer), ect ect.

É o que dá ter uma atitude arrogante e pensar que a guerra tava ganha à partida. Ganharam as duas gerações anteriores por erros da concorrencia e porque a microsoft ainda não estava cimentada neste mercado. Agora que a Microsoft já se mexe bem no mercado e a Nintendo voltou em força, a Sony depara-se com uma situação que não tinha estado antes: desvantagem.
 
blastarr, ainda estou para ver um único link que diga que a 360 não tem melhores ferramentas de desenvolvimento do que a PS3. Espero que não te tenha falhado a minha resposta acima.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo