1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SP1604N - morte prematura

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Neojag, 7 de Março de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 887)

1. Neojag

Neojag Power Member

Pois bem, o filhadaputa (passem a expressão) do disco comprado há cerca de 4 dias deu o berro com uma pinta do caraças.
    Estava a correr há 3 dias numa Asus A7V-266E com a overlay da ontrack (a BIOS não me reconhecia mais do que 8Gb), começou a dar erros de leitura a torto e a direito. Desliguei a máquina, reiniciei, e o PC nem sequer entrava no windows porque o ontrack estrebuchava sobre o disco estar corrompido

Peguei nele, passei-o para outro PC (a correr winXP) e este reconhece-me o disco (como 137Gb), entra bem no windows, mas as partições simplesmente foram-se. Estou há duas horas com o gajo ao lado a correr o getdataback a tentar recuperar 9Gb de mp3, 1Gb de fotografias tiff, 3Gb de dados gerais, uma série de sites, e um porradão de documentos importantes. E estou com ganas de enfiar um balázio no ********* do disco.

Neste momento estou a recuperar as partições NTFS (2 de 60Gb). Não sei se vou conseguir recuperar a FAT32 (7Gb de downloads) porque estava no fim do disco e a máquina só me reconhece 137Gb em vez de 160.

Depois de muitas ********** lá me decidi a fazer umas perguntas:

1 - Existe algum update de Bios para a Asus A7V-266E que lhe permita reconhecer discos de 60Gb? Penso que tem uma limitação de 80Gb, e preferia não usar a DDO da ontrack.

2 - Será seguro voltar a formatar e a repartir este disco e usá-lo de novo ou o melhor é mesmo mandá-lo de volta com um pacotinho de anthrax e dar uso à garantia?

3 - O que raio pode ter causado isto? Aconteceu de um momento para o outro, sem nenhuma acção especial. Será da layer da ontrack?

E enfim, muito obrigado pela vossa ajuda.

2. Mr.Mike

Mr.Mike I fold therefore I AM

Se eu fosse ati trocava... ainda está dentro dos 15 dias em que eles têm que to trocar imediatamente...
    Mas sinceramente acho isso estranho por parte duma marca que oferece 3 anos de garantia... Era a versão Sata?:'(

3. Neojag

Neojag Power Member

nope, UltraATA 133...

O problema é que eu acho que não guardei a porra da factura, e a ***** pede-a como proca de compra... Sinceramente estou mesmo com ganas de esganar alguém :die:

4. Mr.Mike

Mr.Mike I fold therefore I AM

Pede que te mandem outra cópia da factura! Uma 2da via. Eles são obrigados a fazer isso! Dizes o nome em que ficou a factura e pedes para que te enviem.

5. Neojag

Neojag Power Member

Obrigado, não sabia que era possível fazer isso :)
    Vou ver se telefono amanha para o tipos... É melhor do que por mails.

Mas parece-me que o disco estará bom, acho que se fossem problemas mecânicos nem sequer era reconhecido... Agora se o que causou isso foi mesmo a maravilha da ontrack e se pode ser reformatado não sei...

6. TosteX

TosteX Powre Membre

Deve haver um update à bios para essa board de forma a reconhecer discos de elevada capacidade. Na bx440 do meu P3 funcionava perfeitamente um Seagate 80gb.

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O limite dos 137 gigas é pq não tens o SP1, para o XP reconhecer LBA's de 48 bits, utilizado por estes discos, instala od SP1 que vais ter oa 160,000 mb em full power e podes recuperar tudo tim tim por tim tim :) :cool:

8. Neojag

Neojag Power Member

Obrigado pela dica mate.

TosteX, conheces algum site generalizado de bios de mobos? No site da asus não encontro nada de jeito...

9. gonx_me

gonx_me Power Member

Sim, eu ontem tb andei às voltas com o mesmo problema. Tens de fazer o slipstream do SP1 para o cd do winXP (já agora mete também o update de segurança, tem 9 Mb). Assim já podes instalar o windows à vontade, reconhecer bem as partições e afins.

Olha, o google tem muita informação.
    Keyword: slipstrem XP SP1

10. Neojag

Neojag Power Member

Oh, a minha instalação do XP é... malandra :P por isso tenho que arranjar um service pack hum... malandro também :D

Já fiz o flash à bios que já me reconhece o disco como 160Gb. Agora não consigo é desinstalar a ***** do DDO, a opção para o fazer na bootdisk que usei para instalar está desactivada :puke: Alguma ideia por favor? Começo a odiar a Samsung...

11. gonx_me

gonx_me Power Member

Podes fazer 1 coisa, passa toda a informação importante que lá tens para outro disco, formata esse Samsung (ou fdisk /mbr), ou então usa o software da Samsung (se ele fizer, o meu da WD faz), e escreve 0's em todo o disco. Ai, usa o teu cd XP SP1 "malandro" e faz tudo de raíz. (Partições e instalação).

12. Neojag

Neojag Power Member

Bem, afinal o fixboot e o fixmbr da recovery console resolveram a coisa :)

Partilhar esta Página