Specs da Geforce 7600

blastarr

Power Member
São baseados na versão Go. Como é natural, a versão desktop virá com clocks muito mais elevados:


- 90nm (110nm na 6600)

- 8 Pixel Pipes (o mesmo da 6600)

- 5 vertex pipes (3 na 6600)

- 8 ROP's (4 na 6600)

- bus de 128bit (igual à 6600, naturalmente)


Os clocks máximos da versão Go (mobile) estão situados na casa dos 450mhz para o core e 1000mhz na memória, por isso eu não espero menos de 550 a 600mhz no core e 1200 a 1400mhz na memória para as versões desktop, mínimo.



A duas maiores alterações estruturais em relação à 6600 são mesmo o aumento dos vertex shaders de 3 para 5, e, sobretudo esta, o aumento dos ROP's (Raster Output Processors) de 4 para 8, deverá trazer um aumento de performance excepcional.

Tudo o que leram acima está confirmado, são spec's directas e oficiais da Nvidia.

Até já ouvi especulações de memórias a 1600mhz (sempre com bus de 128bit, claro) e cores acima dos 650mhz para a versão GT/GTX da 7600, mas quanto a essas "conversas" já não sei se terão algum crédito. É esperar para ver...
Afinal, a 6600 GT tinha as mesmas memórias -GDDR3 a 1000mhz- da 6800 GT, não era ?
(só o bus de 256bit distinguia a diferente largura de banda de cada uma)


Rumor has it que estes chips, tal como as 7300 GT, já trazem as alterações nos pipelines da futura 7900 GTX, nomeadamente a possibilidade de ter HDR FP16 (OpenEXR) + AA em simultâneo.
Não que isso seja uma coisa realista/jogável com algo menos do que uma 7800 GT nos jogos actuais, mas... é sempre bom saber que a placa suporta a spec por inteiro, não ? ;)
E há sempre o "hack" de fake-HDR (o HDR não é apenas o efeito "gloom", como muita gente pensa), que foi usado pela Valve no Lost Coast e que também funciona em NV4x e G7x :D
 
Isto será a substituta da 6600 certo ? A da 6600GT será qq coisa como 7600GT suponho... Qd comecei a ler isto pensei k era da 7600GT e n tava a ficar mt impressionado...

Como é da 6600, parece-me um salto bastante bom tendo em conta a gama de preços onde se deverá inserir... (Isto se os preços aparecerem decentes ao contrário do que aconteceu com esta série 6200/6600...)
 
com 8 pipes não deve nem sequer apanhar umas 6800 GS :|

A 7900 GTX deve ter 5x a 10x mais performance :|

Tava-se a espera de 16 pipelines e capaz de encarar uma 6800 ultra...
 
Eu disse ali que era a versão "Go", logo no início, não disse ? :D

6600 LE e 6600/6600 GT, qual era mesmo a diferença entre o primeiro e os dois últimos ? ;)
 
destr0yer disse:
A 6600 GT esmaga a 6600/LE, é que nada tem a haver :P

Fico a espera de uma 7800 GT a 2xx € quando vier as 7900...

Não, não foi isso que eu quis dizer.

Qual é a diferença estrutural entre uma 6600 LE e as outras (6600, 6600 DDR2 e 6600 GT) ?
 
A hint:

Qual é a diferença no chip da 7800 GT e da GTX, se são ambos G70 (ignoremos a diferença de clock's) ? ;)
É que essa também é a diferença entre a 6600 LE e as outras 6600...
 
blastarr disse:
A hint:

Qual é a diferença no chip da 7800 GT e da GTX, se são ambos G70 (ignoremos a diferença de clock's) ? ;)
É que essa também é a diferença entre a 6600 LE e as outras 6600...

Os pipelines. Na 7800gt se nao me engano os 4 pipelines a mais sao cortados a laser
 
5 vertex shaders contra 3.
8 ROP's contra 4, etc, etc...

A X850 XT e a X1800 XT têm ambas 16 ROP's, a 6800 Ultra e a 7800 GTX também.
Isto aconteceu porque o processo de fabrico não se alterou muito em relação aos antecessores, pelo que a redução de custos levou a melhorar partes do rendering pipeline, mas não do "final".

Os ROP's (Raster Output Processors) são os "processadores finais" da GPU, por assim dizer.
São eles que convertem todos os cálculos em Pixels renderizados no ecrã (Raster).

Como ocupam muito espaço na GPU, qualquer aumento do seu nº resulta imediatamente em mais performance, seja em jogos com muitos ou poucos pixel ou vertex shaders.


Exemplo:
a X1600 XT tem 12 pixel pipelines, mas apenas 5 vertex shaders, 4 TMU's (texture memory unit) e 4 ROP's.
Os ROP's e as TMU's são o factor limitador da performance (e de que maneira...).

Por contraste, como o pipeline de renderização nas Geforce não é completamente desacoplado, cada pixel pipeline e cada vertex pipeline tem a sua TMU, pelo que numa 6600, por exemplo, há um total de 11 (8+3).

Esta é a grande diferença entre as duas empresas.
Uma usa e abusa de pixel processing, à custa de tudo o resto.
A outra prefere manter o pixel processing equilibrado com o poder em bruto de texturização.

O que é que os jogos actuais, ou do futuro próximo usam (de longe) com mais fartura ?
Só Pixel shaders, ou Pixel Shaders (efeitos de luz, reflexão, etc) + Texturas de alta resolução/Normal Maps, Bump-Mapping ?

Acho que a resposta é evidente...
 
Última edição:
Yo, yo, yo...
Novidades da versão desktop (7600 GS e 7600 GT):


- 12 pipes na GT

- 8 pipes na GS

- Revisão A2

- Velocidades muito acima das versões Go (mobile), mas aínda não decididas/conhecidas

- Lançamento em Março
 
blastarr disse:
Yo, yo, yo...
Novidades da versão desktop (7600 GS e 7600 GT):


- 12 pipes na GT

- 8 pipes na GS

- Revisão A2

- Velocidades muito acima das versões Go (mobile), mas aínda não decididas/conhecidas

- Lançamento em Março

Fonte?
 
Nao é por nada, mas axo que a Nvidia tb anda as aranhas com os 90nm:

[GeForce 7600 Series Slated For March Launch]
We heard that GeForce 7600 GT is 12 pipes and is now at A2 revision

Lançamento so para meios/fins de Março. Nova revisao A2.
Afinal nao eram assim tao faceis os 90nm :D

Mas esta 7600 com 12 pipes nao vai ter +/- a mesma performance da 6800Gs? Tb tem 12 pipes e 256bits de bus.
Mesmo que aumentem um bocado os clocks e afinem mais qq coisa, nao vejo muitas diferenças de uma 6800Gs.
 
DJ_PAPA disse:
Nao é por nada, mas axo que a Nvidia tb anda as aranhas com os 90nm:

[GeForce 7600 Series Slated For March Launch]
We heard that GeForce 7600 GT is 12 pipes and is now at A2 revision

Lançamento so para meios/fins de Março. Nova revisao A2.
Afinal nao eram assim tao faceis os 90nm :D

Mas esta 7600 com 12 pipes nao vai ter +/- a mesma performance da 6800Gs? Tb tem 12 pipes e 256bits de bus.
Mesmo que aumentem um bocado os clocks e afinem mais qq coisa, nao vejo muitas diferenças de uma 6800Gs.

Pois, senão ía comer aínda mais as X1600 vivas, não era ?
Wait and see...

Em relação às revisões, rara é a ocasião em que a Nvidia lança uma A1 para o mercado, neste caso está tudo normal.
(a minha Ti 4200 era Rev. A3, a minha 6600 é Rev A4, etc.)
 
blastarr disse:
Pois, senão ía comer aínda mais as X1600 vivas, não era ?
Wait and see...
A pequena diferença é que por essas alturas uma X1800XL deve andar pelo preço da 7600 :009:
Sem falar que tb vai haver o lançamento da lançamento da X1700 :007:

As X1600 pelo preço que custam tao muito bem.
 
DJ_PAPA disse:
A pequena diferença é que por essas alturas uma X1800XL deve andar pelo preço da 7600 :009:
Sem falar que tb vai haver o lançamento da lançamento da X1700 :007:

As X1600 pelo preço que custam tao muito bem.

:berlusca: :rrotflm:

Quando, como e onde ?
 
blastarr disse:
Pois, senão ía comer aínda mais as X1600 vivas, não era ?
Wait and see...


Pelas specs dá-me mas é ideia que as 7600 vão é "competir" com as 6800GS e XT, canibalizando-se umas às outras..

Aliás, pode bem ser o motivo do adiamento das 7600, deixar acabar os chips baseados nos NV4x.. (e tambem a justificação para o aparecimento das 6800XT e respectivo preço, para escoar tudo logo de uma vez).
 
blastarr disse:
:berlusca: :rrotflm:

Quando, como e onde ?
Ultimamente andas muito desinformado (ou entao desinformaste pq convem....)


A X1800XL ja teve em PT em promoçao a 265 euros.

ATI may rename the R580 the X1900
RV560, X1600 re-spin to be named X1700...

As far for the mainstream part goes, RV560 is working quite nicely - the sources suggest introduction at same time as Green Goblin's 90 nanometer products: 7200, 7300 and 7600. Q1'06. The RV530 core was thoroughly modified in order to increase the performance, so it's no wonder the company has decided to call it X1700. Or so the bells are ringing from Ol' Taipei... µ
http://www.theinquirer.net/?article=28460


ATI moving to 80 Nanometer manufacturing process

ATI has three chips based on the 80 nanometre process. One is called RV560 and will be the replacement for the just-announced RV530, Radeon X1600XT. The second two chips are codenamed RV505 and RV535. We know that the RV535 is an RV530 chip based on the 80 nanometre design while the RV505 is a low end chip based on the same process.

We know that those chips are scheduled for late second quarter 2006 so it will be quite a while before you see them in the stores. Still, it's interesting to know what is coming. Nvidia will start playing with 80 nanometre as well quite soon as this is the way to go.
http://www.neoseeker.com/news/story/5171/
 
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