1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SpeedFan

Discussão em 'Windows 10' iniciada por RodrigoC14, 11 de Junho de 2018. (Respostas: 10; Visualizações: 197)

1. RodrigoC14

RodrigoC14 Power Member

Tentei controlar as rpm das ventoínhas que tenho ligadas à motherboard.

Antes:
    https://imgur.com/44oLRiD

Configure -> Fan Control -> Criei vários fan controllers e a selecionar Automatic fan speed:

https://imgur.com/Wf3YPx0 , recebo periodicamente o erro de SetFanPwm - ERROR (f=6). Não é só isso mas as rpm nas obviamente não estão bem medidas, alguém tem alguma sugestão que me ajude?
    Apenas criei os fan controllers e fiz automatic fan speed e nada mais.

P.S.: Fan controllers:

https://imgur.com/6hQ7gfm
    https://imgur.com/qHJsg5k , estão quase todos nestes limites minimamente.

2. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Essas rotações elevadas são picos eu por acaso tive uma fan Nox que fazia isso, tinha que meter na bios 5.6 ou 5.8v para ela estar nas 1000rpm's e não fazer, se estive nos normais 7v tinha esses picos de 1200 para 65k rpm's mas isso é bug do sensor e acontece com fans de fraca qualidade baratas, porque não ajustas na bios com Voltagem em vez de usares o speedfan? é que essas fan's não devem ser PWM e só mesmo com volts é que consegues ajustar e para isso recomendo a bios.

3. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Eu tenho na caixa do pc ventoinhas que tem rotações na ordem dos 450 rpm muito silenciosasque produzem um belo fluxo de ar na caixa.

O desenho das pás ajudam muito nisso e são muito melhores do que aqueles de altos rpm com sensores de controle das rotações.

Mas não foram nada baratas.

4. RodrigoC14

RodrigoC14 Power Member

Como tenho uma motherboard da MSI tou a usar o Command Center e penso que está a correr melhor, consigo ajustar a curva num grafico de rpm e temperatura.
    Já agora, em termos de pressão no interior da caixa, tendo em conta que tenho a intenção de ter uma pressão mais ou menos neutra ou até positiva, as ventoinhas que tenho no GPU contam como intake ou exhaust?
    Tenho 1 na frente de intake, 1 de exhaust atrás, 1 de exhaust em cima, tenho 1 da PSU, tenho 3 ventoinhas no meu GPU e tenho um Dark Rock 3 (CPU cooler) ou seja 1 ventoinha no CPU.
    Alguma sugestão?
    Cumprimentos.

5. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Boas @RodrigoC14 pois também tenho MSI e por acaso usei o Command Center no inicio e sim dá jeito e serve para uns ajustes.

As ventoinhas do GPU não contam como intake ou outake da caixa mas ajudam na pressão out.

Estás com bom setup de intake/outake, normalmente as únicas fans que contam são as de 120/140/etc que tens na caixa a fazer intake/outake tudo o resto não conta, antigamente quando a fonte estava em cima "contava" também como outake mas ainda bem que isso já não acontece e as fontes já não são massacradas a fazer exaust de todo o ar quente da caixa, eu no teu caso metia mais uma intake na frente se possível, se não está bom não precisas de te chatear porque deves ter temps boas em todos os componentes.

6. RodrigoC14

RodrigoC14 Power Member

Boas @hug0b0ss , as ventoinhas que tenho são de origem e sempre tive planos de trocar pelo menos algumas. Como a minha motherboard tem poucas 'fan headers' também vou ter de comprar uns splitters porque tenho pelo menos 2 ventoínhas à potencia máxima por estarem ligadas diretamente à PSU. Obrigado pela ajuda. Cumprimentos.

7. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Eu não gosto muito de splitters para as fans 1para2 no máximo mas é melhor um hub ou então um adaptador para reduzir a voltagem que algumas fan's trazem acho que se podem comprar em separado, mas o ideal se tens muitas fans e poucos headers é mesmo um hub.

8. RodrigoC14

RodrigoC14 Power Member

@hug0b0ss Alguma desvantagem em utilizar splitter além de sobrevoltagem? As ventoinhas que estou a ligar à motherboard são de intake e exhaust e não de arrefecimento de componentes vitais como GPU ou CPU portanto não estarão a rpm's muito altos (O cooler do CPU terá uma fan header para si mesmo.)

9. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Sim mas não convém ligar mais que duas fan's em cada header, sim é mesmo por causa da voltagem.

10. RodrigoC14

RodrigoC14 Power Member

@hug0b0ss Tenho 3 headers, 1 era para o CPU e nos outros 2 usava 2 spliters (1 splitter para cada header) aos quais ligava as 4 ventoinhas (2 frente 1 cim 1 atras). Penso que não haverá problema.
    Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

11. hug0b0ss

hug0b0ss Power Member

Sim desde que não ligues mais que duas fans a cada header acho que não tens problema.

Partilhar esta Página