Drive Speedy 8Gbit, 16Gbit SATA Express systems coming this year

possessed

Full Throttle BOINC Roller
The Serial ATA International Organization (SATA-IO) Thursday announced that the ratification process has started for SATA Express, which standardizes PCI Express (PCIe) as an interface for client storage.
The specification is now under review by SATA-IO members. It’s expected to be available for review by the general public later this year.
The specification will define new device and motherboard connectors that support both new SATA Express and current SATA devices.

The SATA Express starndard utilizes a new connector defined by SATA-IO to enable a device with a PCIe interface to be in a hard disk drive form-factor. “So while such a PCIe device operates with PCIe protocol and signaling, the host would need a SATA Express host connector to connect to the PCIe device,” said Paul Wassenberg, SATA-IO Marketing Workgroup Chair.

Additionally, the SATA-IO specs define a SATA Express host as able to support either PCIe or SATA devices (drives), Wassenberg added.
SATA Express enables a client storage ecosystem that can include both SATA and PCIe protocols.
PCIe technology enables interface speeds of up to 1GB/s per client lane, versus today’s SATA technology speeds of up to 0.6GB/s.
The SATA Express specification will enable development of new devices that can utilize the PCIe interface and maintain compatibility with existing SATA applications. The technology, SATA-IO claims, will provide a cost-effective means to increase device interface speeds to 8Gb/s and 16Gb/s.
The new spec will be particularly useful in opening up bandwidth for new solid-state and hybrid drives, which are already pushing up against the limits of current SATA interfaces with I/O, SATA-IO said.
“This industry-wide effort has made a new level of performance available to client applications and enables connectivity to SATA Express enterprise hosts via the SFF-8639 multifunction connector,” said SATA-IO president Mladen Luksic, in a statement.

Em breve temos ssds à velocidade da ram

http://www.pcworld.com/article/2023...ess-systems-coming-this-year.html#tk.nl_today
 
Se já fiquei impressionado com o samsung 830 em SATA2, a próxima máquina com Broadwell e ssd ligado com esta nova especificação vai ser algo 'de outro mundo'.
:cool:
 
Mais espaço de manobra para a guerra de velocidade dos SSDs. Nem imagino os valores que vamos ter em daqui a 2 ou 3 anos, nos SSDs e estes controladores Sata.
 
Se na próxima máquina - Broadwell, em princípio daqui a 2 anos/2 anos e pouco- se tivesse 1gb/s já era belo salto face aos 200 e tal mb/s que tenho no desktop com SATA2.
Mas se tiver 8gb/s e tempos de acesso ainda menores... vai ser loucura mesmo.:D
 
Eu mal posso esperar é quando tivermos "computação" quase instantânea. :P Ligar um PC em menos de 1 seg, o mesmo para programas que supostamente nem precisariam de ser abertos.
 
Isto é assunto :)


Os SSDs parecem-me actualmente mais interessantes do que processamento.
Interfaces que não os limitem é melhor ainda.
 
:wow: isto anda evoluir muito rápido...

Daqui a nada SSD de 256GB a preço de chuva, e HDD a desaparecer do mercado, nunca pensei que os discos ganhassem tanta evolução em tão pouco tempo.
 
Espero ver os SSDs a baixarem ainda mais de preço ao ponto de comprar um de 120GB por 50euros e ver um HDD de 1TB novamente a 50euros.
 
Se um SSD que da 300-500 MB/s é o que é (A diferença entre a minha maquina com o 830 para PC's com mecânicos é ridícula), imagine SSD's deste calibre.

Venha eles.
 
A questão é que 95% desse fantástico desempenho não tem nada a ver com a velocidade de transferência. :p Vem quase tudo do tempo de acesso e da capacidade de um ssd executar muitas mais iops que um hdd.
Na realidade, 1 GB/s é um número giro, e a evolução é bem vinda, mas para o dia a dia do comum dos mortais não serve para grande coisa. ;)
 
Última edição:
Ia dizer o mesmo. O "milagre" dos SSD é o tempo de acesso mesmo. Isto para um utilizador "normal". Para ópticas mais profissionais e trabalho com ficheiros muito grandes, aí sim a diferença será notória.
 
Back
Topo