Dúvidas Splitting de fibra ótica FTTH

Boa tarde,
É possível fazer o splitting de fibra ótica para ligar um ont de um isp e outro ont, na mesma habitação, para implementar redundância de serviços ftth?
Obrigado
 
De ISP’s diferentes não me parece.

Isso é colocar 2 fibras, dois ONT’s e um router com capacidade para o objetivo de redundância.
 
Sim é possivel, mas a segunda ONT nunca ira funcionar pq o ISP só te regista uma ONT.

E que redundancia é essa, a unica avaria que aplica redundancia nisso é o ONT avariar
 
pois mas tu nao estás a entender que nao existe redundancia de ONT porque só consegues ter uma ao mesmo tempo.


mesmo falando de uma ONT com router integrado, nao existe isso de uma ONT só para a internet, é uma ONT por linha de fibra e nada mais, portanto nao valerá a pena pensar nessa reduncancia.

e pelo que entendo nem estás a ver as consequencias que seria ter uma redundancia assim (caso ela fosse possivel) porque terias apenas uma rede fisica a receber sinal de dois routers só que um nunca poderia estar a trabalhar ao mesmo tempo que o outro devido ao dhcp etc,etc..

nao penses mais nisso, é o que aconselho, ou entao nao estás a explicar bem o que queres fazer, ou eu nao estou a entender bem :)
 
e pelo que entendo nem estás a ver as consequencias que seria ter uma redundancia assim (caso ela fosse possivel) porque terias apenas uma rede fisica a receber sinal de dois routers só que um nunca poderia estar a trabalhar ao mesmo tempo que o outro devido ao dhcp etc,etc..

isso não é problema, terias de ter router a frente de ambos do ISP mas isso nao era problema.
 
pois mas tu nao estás a entender que nao existe redundancia de ONT porque só consegues ter uma ao mesmo tempo.


mesmo falando de uma ONT com router integrado, nao existe isso de uma ONT só para a internet, é uma ONT por linha de fibra e nada mais, portanto nao valerá a pena pensar nessa reduncancia.

e pelo que entendo nem estás a ver as consequencias que seria ter uma redundancia assim (caso ela fosse possivel) porque terias apenas uma rede fisica a receber sinal de dois routers só que um nunca poderia estar a trabalhar ao mesmo tempo que o outro devido ao dhcp etc,etc..

nao penses mais nisso, é o que aconselho, ou entao nao estás a explicar bem o que queres fazer, ou eu nao estou a entender bem :)
Acho que consigo controlar a questão de DHCP e evitar colisões de IPs, etc...
Tenho lido recentemente que o problema é o registo de novos ONTs nos ISPs.
Se isso não der para ultrapassar, não sei qual é a solução.
 
mas e como é que misturas dois routers que supostamente sao o backup um do outro sem que isso de barraca?

uma coisa sao redes separadas, outra coisa é uma redundancia, em que se um falha o outro tem que assumir tudo o que o outro tem e nao se faz isso com essss routers dos isp (digo eu).

mas esquece registares 2 ONT na mesma linha, isso nao vai acontecer.

e isso é uma redundancia que nao é redundancia nenhuma, é apenas uma alternativa caso a ONT falhe e isso nao é tao frequente assim
 
Tens routers que aceitam redundância e até balanço , não vejo o problema.
Claro que tens de apagar as duas linhas, e tens de ter os dois routers do ISP /ISPs.

Isso de teres as redes separadas para uso e gestão...
Esquece, estas a anhar, se queres alguma proteção é pura e simplesmente teres uma vpn e gamas diferentes caso assim queiras se fores aceder de fora, é mais do que precisas provavelmente.
 
Se queres redundância, tens de ter 2x acessos de ISP diferentes (não necessariamente!), que chegam à tua habitação por caminhos e infraestruturas diferentes e etc's c/o sejam a redundância que queres criar dentro das tuas instalações!
No mercado residencial não tens c/o fazer uma verdadeira redundância. P/a o que pretendes, tens de ter 2x acessos e, eventualmente, uma solução dentro de casa que te permita gerir a eventual falha de um desses acessos.
Tenta procurar um equipamento que te permita ter acesso à rede móvel. E/ caso de falha ficas c/ um acesso "mais limitado" mas não perdes a conectividade.
 
Precisas de um router que te permita configurações avançadas. Ou seja, que as interfaces do router funcionem como routing e não como switching (comum nos router dos ISP e outros mais fracos). E obviamente que o OS suporte tais funcionalidades.
No mercado tens alguns players a bons preços que permitem fazer o que pretendes, MikroTik é um exemplo.

Tens duas fibras e dois ONTs. Ligas através de cabo de rede os ONTs ao router, depois basta selecionares o protocolo que pretendes, ou seja, balanceamento ou backup (um ativo e outros em stand-by).

Caso pretendas usar um protocolo que te permita utilizar a largura de banda total, tens por exemplo o PCC.

Cumps
 
Precisas de um router que te permita configurações avançadas. Ou seja, que as interfaces do router funcionem como routing e não como switching (comum nos router dos ISP e outros mais fracos). E obviamente que o OS suporte tais funcionalidades.
No mercado tens alguns players a bons preços que permitem fazer o que pretendes, MikroTik é um exemplo.

Tens duas fibras e dois ONTs. Ligas através de cabo de rede os ONTs ao router, depois basta selecionares o protocolo que pretendes, ou seja, balanceamento ou backup (um ativo e outros em stand-by).

Caso pretendas usar um protocolo que te permita utilizar a largura de banda total, tens por exemplo o PCC.

Cumps
Obrigado pela tua resposta.
Estás a partir do princípio que existem duas fibras distintas a partir do ISP, certo?
Podes explicar melhor essa ligação entre os ONTs e o Router?
Cumprimentos
 
Peço desculpa, mas dá maneira que fazer perguntas relativamente simples para o comum dos mortais de informática, fico na dúvida se precisas mesmo disso.

Como já tinha mencionado, não é com dois ISPs que aumentas a segurança, e se queres redundância de acesso uma pen 4g e um router Asus é preferível a duas contas de fibra óptica.

Queres novamente explicar a tua necessidade para que te possamos encaminhar na melhor opção possível?
 
Peço desculpa, mas dá maneira que fazer perguntas relativamente simples para o comum dos mortais de informática, fico na dúvida se precisas mesmo disso.

Como já tinha mencionado, não é com dois ISPs que aumentas a segurança, e se queres redundância de acesso uma pen 4g e um router Asus é preferível a duas contas de fibra óptica.

Queres novamente explicar a tua necessidade para que te possamos encaminhar na melhor opção possível?
A minha necessidade é ter alguma redundancia para poder aceder com mais segurança aos sensores e dispositivos Wi-Fi que tenho em casa. Preciso de ter um router dentro de casa por causa da televisão e telefone fixo. Simultaneamente preciso de ter um outro router com IP público, que não esteja fisicamente ACESSÍVEL e esteja com uma UPS para ter alguma autonomia elétrica, para controlar a casa. O ideal seria ter 2 linhas de 2 ISPs diferentes etc, mas isso é caro.
Não sendo possível ter 2 ONTs na mesma linha, julgo que terei de ligar os routers em série, através de porta ethernet em modo bridge. Só que esta solução, ao que me parece, corta a possibilidade de ter RF vídeo overlay. Podem confirmar?
Existe outra limitação que é o facto de não ter infraestrutura para passar cabo ethernet, para ligar os routers, na tubagem só passará fibra, 2 cabos de 3 mm se tanto.
Como ligar os routers? Transceivers para fibra?
Já é muita confusão...
 
A minha necessidade é ter alguma redundancia para poder aceder com mais segurança aos sensores e dispositivos Wi-Fi que tenho em casa.

O que queres dizer com isso?
Isto porque se for segurança informática, se usas apps dos sensors/dispositivos, não precisas de rigorosamente nada, pois nao tens de encaminhar portas.
Se tens de encaminhar portas para aceder ao porto 80 por exemplo, simplesmente usa um router que prermita ser servidor de VPN.

Usar um router com VPN é muito mais seguro do que teres duas redes apenas.

Simultaneamente preciso de ter um outro router com IP público, que não esteja fisicamente ACESSÍVEL e esteja com uma UPS para ter alguma autonomia elétrica, para controlar a casa. O ideal seria ter 2 linhas de 2 ISPs diferentes etc, mas isso é caro.

Queres um ip publico que nao esteja fisicamente ACESSÍVEL... não sei o que queres dizer com isso.
Mas se for o caso de poderes aceder a rede interna sem expores muitos portos, a VPN continua a ser a solução.

Em relação a UPS, se ficares sem luz tens todos os equipamentos que queres aceder socorridos? Provavelmente não, então de nada de adianta teres o router com UPS.
Se tens, então pode acontecer que a ligação de fibra tambem caia do lado do ISP, e ai o ideal era teres novamente um router que premitisse ter uma ligação 3g como backup apenas.

Novamente, um router com backup 3g e servidor de VPN parece a melhor solução para os teus "problemas".




 
Back
Topo