PS Spyro The Dragon (Série)

David5988

Suspenso
305px-Spyro_logo.png

Spyro The Dragon é um jogo de plataformas produzido pela Insomniac Games exclusivamente para a Playstation. A Insomniac Games criou um motor de jogo capaz de criar mundos totalmente em 3D com certos detalhes nunca visto em jogos na altura, tais como os cenários de fundo. O jogo saiu em 1998 e foi um êxito instantâneo (especialmente na europa) e recebeu boas críticas, no entanto a imprensa notou que o jogo era demasiado fácil.

A produtora absorveu as críticas recebidas, e no ano seguinte lançou Spyro 2: Gateway to glimmer. Tal como o primeiro, voou das prateleiras e ultrapassou o primeiro, seja em vendas ou em críticas positivas. Tal como o costume em séries de sucesso (especialmente na era 32 bits), no ano seguinte foi lançado o Spyro 3: Year of the Dragon que deu novos mini-jogos e novas personagens para controlar.


Mas tudo o que é bom acaba-se depressa...
A Insomniac Games abandona a série Spyro, argumentando que já não podiam melhorar mais a série de modo a satisfazer os fãs, e que a personagem era de certa forma "limitada" por ser quadrúpede e não ter mãos. Insomniac Games criou o Rachet e Clank para a PS2.

A Universal Studios (editora da série Spyro) encomendou a tarefa de continuar a série a dois estúdios - Equinoxe Digital Entertainment e Check Six Studios. Nessa parceria originou o jogo Spyro: Enter the Dragonfly - o primeiro jogo de Spyro para a Playstation 2.
O jogo era para ser originalmente sobre Gnasty Gnorc voltando e a fazer parceria com Ripto para que os dois pudessem obter todas as libélulas para eles. O jogo era para ter cerca de 120 libélulas para coleccionar, mais de 25 níveis, um framerate de 60 frames por segundo e os tempos de carregamento rápido. No entanto, a Universal Interactive Studios forçou os estúdios para se apressarem no desenvolvimento do jogo, a fim de estar disponível no natal de 2002 (sendo este o único título de ambos os estúdios), e, portanto, sofre de uma framerate inconsistente, longos tempos de carregamento, gliches, problemas de som e menos níveis e plot-holes.
O jogo foi crucificado pela imprensa e pelos fãs.

Em 2004, foi desenvolvido Spyro: A Hero's Tail, produzido pela Eurocom. Teve uma boa recepção comparando com o desastre anterior, possuindo uma jogabilidade sólida e fluidos, com um bom level design e bons gráficos. No entanto comparando com os originais da PS1 era inferior.

Pouco depois a Sierra comprou os direitos da série Spyro e encomendou à Krome Studios para fazer um reboot à série, dizendo que era necessário para agradar aos fãs da série e conquistar um novo publico. E assim originou-se The Legend of Spyro: A New Beginning.

Neste jogo, a jogabilidade é totalmente diferente, focando no combate e puzzles, ao invés de plataformas e coleccionar diamantes como os clássicos. Os fãs do clássico tiveram uma reacção algo morna, porque não tinha nada a ver com os originais, no entanto The Legend of Spyro: A New Beginning é um bom jogo.
No ano seguinte seguiram-se o The Legend of Spyro: The Eternal Night e em 2008 foi lançado o The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon. Apesar de The Legend of Spyro: The Eternal Night também ter sido desenvolvido pela Krome Studios, o The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon foi desenvolvido pela Étranges Libellules. A jogabilidade do último era semelhante, mas os controlos eram diferentes e spyro tinha a capacidade de voar sem restrições (aparentes).

Ao mesmo tempo estava a ser criado um filme de animação 3D de Spyro, mas foi cancelado pela Activision quando esta comprou os direitos de Spyro, dizendo que "tinha planos diferentes para a série".

Unidades vendidas:

Spyro the Dragon - 5 milhões
Spyro 2: Gateway to Glimmer - 3.52 milhões
Spyro: Year of the Dragon - 3.71 milhões
Spyro: Enter the Dragonfly - 2.68 milhões
Spyro: A Hero's Tail - 1.07 milhões

The Legend of Spyro: A New Beginning - 0.55 milhões
The Legend of Spyro: The Eternal Night - 0.95 milhões
The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon - 1.92 milhões


O que acham da série?
O que acharam do reboot?

Sendo um fã da série gostava de ouvir opiniões.
 
Última edição:
Sou fã! Ainda jogo de vez enquando os 3 primeiros jogos na PSP.

O reboot foi ok, mas não cheguei a jogar o Dawn of the Dragon. Mesmo assim o reboot não tinha a "magia" que os 3 primeiros conseguiam... não sei era de ser mais puto ou é o efeito nostalgia.
Os da PS2... meh... o Hero's Tail foi engraçado, mas não era nenhuma masterpiece.

Gostava que a IG voltasse a fazer um jogo novo, mas duvido muito pois o próprio estúdio afirmou que o personagem era muito limitado visto que nem sequer podia agarrar numa arma. -_-

EDIT: Este logo é mais bonito visto que é do jogo original:

logo.jpg


:P
 
Lembro-me perfeitamente de jogar o primeiro Spyro vezes sem conta até que um dia consegui chegar ao segundo nível e fui a correr comprar um cartão de memória. Era capaz de ter 5 ou 6 anos, nem sabia que havia níveis e fiquei todo entusiasmado eheh.

Depois disso só joguei o Spyro 2, também na psx, mas pelo que ouvi dizer os sucessores não foram nada de especial.
 
Lembro-me perfeitamente de jogar o primeiro Spyro vezes sem conta até que um dia consegui chegar ao segundo nível e fui a correr comprar um cartão de memória. Era capaz de ter 5 ou 6 anos, nem sabia que havia níveis e fiquei todo entusiasmado eheh.

Depois disso só joguei o Spyro 2, também na psx, mas pelo que ouvi dizer os sucessores não foram nada de especial.

Tens de arranjar o 3 então, esse ainda foi feito pela Insomniac e é tão bom como os outros.
 
Esse é o Spyro: The Year of the Dragon para a psx, certo?

Já nem tenho as minhas cópias dos primeiros spyros, mas se a minha psx ainda funcionar sou capaz de os comprar usados só pela nostalgia :P

Sei que o texto que escrevi é muito grande, mas fala de todos os jogos (os títulos estão a negrito).
 
Foi aí que vi qual era o jogo, mas não ficou claro se é para a PSX ou para a PS2. Entretanto já vi na Wikipédia que é para a PSX :)

O texto foi escrito por impulso, lol, por isso contém vários erros ortográficos e gramaticais. Já foi adicionada essa informação ao 1º post.
O texto será revisto e os erros eliminados.
 
O reboot foi ok, mas não cheguei a jogar o Dawn of the Dragon. Mesmo assim o reboot não tinha a "magia" que os 3 primeiros conseguiam... não sei era de ser mais puto ou é o efeito nostalgia.
Os da PS2... meh... o Hero's Tail foi engraçado, mas não era nenhuma masterpiece.
Apesar de ainda não ter jogado todos os jogos do Spyro (tive ausente das consolas 2003-2008), eu comprei o Legend of Spyro: The Dawn of the Dragon não sabendo que se tratava do último capitulo de um reboot. Joguei depois o LoS: The Eternal Night e comparando com os 2, são um pouco diferentes. Os controlos são muito diferentes (o melee combat piorou), e o Spyro tem a capacidade de jogar sem restrições. A linearidade dos níveis é menor, só que voo do Spyro é frustrante e os cenários tem "paredes invisíveis". Podes controlar o Cynder que está sempre ao teu lado, mas é um pouco frustrante.

P.S: Amo a trilogia da PS1.
 
Última edição:
Bem, eu pessoalmente apenas joguei a demo do Spyro 1 e completei o Spyro 2 (na altura, um amigo emprestou-me o segundo e lembro-me que adorei).

Ainda há coisa de uma semana vi vídeos da série no geral, pois apesar de nunca ter tido os jogos na minha colecção, o Spyro 2 agradou-me tanto na altura que o joguei, que me deixou um certo sentimento que me leva a querer voltar a tocar nesta série.

Só o facto de ver os vídeos em questão trouxe-me já um sentimento de nostalgia (saudável diga-se de passagem), que muitos jogos de hoje em dia não me conseguem transmitir.

Apesar de saber que a triologia inicial (aquela que me interessa realmente) se encontra na PSN, é este tipo de jogo que me agrada ter na colecção e, se possível, ainda hei de ver se consigo comprar esta trilogia em formato físico.

Penso que são estes jogos tão simples, mas ao mesmo tempo tão "mágicos" que marcam gerações, que realmente merecem ser recordados.
 
Infelizmente só tive oportunidade de jogar o primeiro. Completei a 100% creio. Ainda era bem novinho e lembro-me bem do ultimo nível (acho que era um nível extra) onde o nosso dragãozinho conseguia voar mais ou menos.
 
Eu lembro-me de acabar o 2º a 100%, que desbloqueava um nível extra. Passando esse nível ficávamos com o spyro a mandar meteoritos em vez de fogo para sempre. Lembro-me de ficar a pensar que raio ia fazer com aquilo, o jogo já tava todo passado.
 
Se a memória não me falha acho que alguns passam os 100%. Penso que o primeiro vai a 120%. O primeiro foi o jogo que joguei mais pois é o único que tinha na altura, o 2 e o 3 foram emprestados. Gostava de arranjar a CE, mas é um bocado cara. :/

No primeiro post esqueceste-te de mencionar que estão a fazer outro Spyro. Mas é uma abominação total:

skylanders-screenshots-spyro-01-Small.jpg


Skylanders: Spyro Adventures ou o raio... épá... deixem o Spyro morrer com alguma honra...
 
Eu tenho conhecimento do Skylanders: Spyro Adventures. Mas como é um jogo que ainda não saiu no mercado e que parece uma bosta, acho que nem vale a pena falar... Só o conceito do jogo então... Temos que estar a comprar 32 bonecos para ter o jogo a 100%... Que chulisse.

E também para não falar da aparência do Spyro, parece que foi fazer uma cirurgia plástica que correu terrivelmente mal.
 
Eu tenho conhecimento do Skylanders: Spyro Adventures. Mas como é um jogo que ainda não saiu no mercado e que parece uma bosta, acho que nem vale a pena falar... Só o conceito do jogo então... Temos que estar a comprar 32 bonecos para ter o jogo a 100%... Que chulisse.

E também para não falar da aparência do Spyro, parece que foi fazer uma cirurgia plástica que correu terrivelmente mal.

:x2:

Parece que tem uma doença na pele, o Spyro "normal" era estava muito melhor.
 
joguei o 1º acho eu
graficamente era bom para a altura, mas de resto não foi um jogo que me deixasse saudades ou vontade de lhe voltar a pegar
 
Back
Topo