1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SQL funções agregação

Discussão em 'Programação' iniciada por brunoss, 22 de Junho de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 643)

1. brunoss

brunoss Power Member

Imaginem a seguinte tabela:

Mes Produto vendas
    Janeiro 1 10
    Janeiro 2 15
    Feveiro 3 23
    Março 1 15

o problema é que quero indicar qual foi o produto que teve mais vendas para cada mês
    resultado:

Janeiro 2 15
    Fevereiro 3 23
    Março 1 15

Estou com dificuldades em resolver todas as querys que tenham uma função de agregação e depois seja necessário indicar um campo pelo qual não é agreagado...

2. Boas
    Em princípio basta fazeres algo do género:
    Código:
    SELECT mes, produto, SUM(vendas) AS Vendas FROM <tabela> GROUP BY mes, produto
    Cumps

3. brunoss

brunoss Power Member

Eu não quero saber o total de vendas de um produto mas sim o produto que foi mais vendido para cada mês

4. Cfreitas

Cfreitas Power Member

Fazes um query com count de vendas, group by produto e group by mês, DESC, e limit 1 e tens o produto mais vendido.

5. brunoss

brunoss Power Member

Fui lá com um left join, obrigado na mesma. Acho que nenhum de vocês percebeu ao certo o que eu realmenti pedi xD. ja agora a ajuda veio daqui

Última edição: 22 de Junho de 2012
  6. Sir_Joca

Sir_Joca Power Member

Reparei que não tinha percebido bem o pretendido e apaguei a minha solução errada. Ainda bem que resolveste o problema :)

Partilhar esta Página