SQL no mac?

manxtt

Power Member
Boas,
Sou um recente switcher e estou maravilhado com o mundo mac:-D
No entanto em termos profissionais preciso de utilizar o sql e estive a pesquisar em varios sites e pouca coisa encontrei. Vi um mimer. Alguem conhece/trabalha com este software? Existem outros?
Obrigado pela ajuda...
 
Não vai muito tempo um colega meu de curso apresentou um projecto, que entre outras coisas, utilizava uma base de dados MySQL a correr num iBook G4 :)
Pelo menos mySQL para Mac há...
Eu já usei mySQL no Linux e sempre funcionou impecável, no Mac deve ser igualmente bom (e é grátis)

Cumps.

Edit: Só um reparo: dizes que precisas de usar o SQL, e deu-me a sensação que nem sabes bem o que é.
O SQL é uma linguagem para operar sobre sistemas de gestão de base de dados, o SQL por si só não é um programa.
Existem "n" sistemas de gestão de base de dados, todos eles usam como linguagem o SQL ou variantes do mesmo, mas os programas em si não são o SQL.
 
Última edição:
[PT]latrine;2010446 disse:
Creio que ele deve estar mesmo a falar o sql server da Microsoft... ninguém fala de SQL sem saber do que está a falar.... :)

Pronto, não sabia que o SQL era sinónimo de Microsoft SQL Server :002:
Escreveu-se sql para ali, sql para acolá, associei à linguagem, bastava terem escrito sql server ou MS qualquer coisa que já tinha entendido...

Cumps.

Edit: E depois como falou no mimer (outro sgbd não-microsoft) ainda mais me afastou a mente do MS SQL Server...
 
[PT]latrine;2010446 disse:
Creio que ele deve estar mesmo a falar o sql server da Microsoft... ninguém fala de SQL sem saber do que está a falar.... :)

Mas o MS SQL Server é um SGBD e não um SQL ou o SQL...

----------

Quanto a SGBDs, o MySQL e o PostgreSQL correm em mac sem muitos problemas. Penso que também dá para pôr o Oracle a correr num mac, mas isso já não é tão simples.
(e certamente que haverá outras alternativas)
 
Mas o MS SQL Server é um SGBD e não um SQL ou o SQL...

----------

Quanto a SGBDs, o MySQL e o PostgreSQL correm em mac sem muitos problemas. Penso que também dá para pôr o Oracle a correr num mac, mas isso já não é tão simples.
(e certamente que haverá outras alternativas)

Oracle no mac já tentei e não consegui! É de facto muito muito complicado..
MySql sem qualquer problema!
 
Ressuscitando a thread,

Eu nas aulas trabalhava com Oracle PL/SQL, mas entretanto comprei um Mac. Como vou ter exame disso entretanto (e não percebo grande coisa de SQL) preciso de fazer uns exercicios.
A minha duvida é a seguinte:

1. Preciso de fazer um servidor SQL certo? Como o faço no Mac (i.e. programa necessário para tal)
2. Qualquer SGBD serve para depois interagir com o server? MySQL e as outras alternativas aqui apresentadas servem?

Cumps.

EDIT: Problem 2 solved. A oracle disponibiliza uma versão para mac (gratuita)
 
Última edição:
Suponho que estejas a falar do SQLDeveloper disponibilizado pela Oracle. O SQLDeveloper não é nenhum SGBD, é apenas um interface que te permite interagir com o Oracle. O Oracle é que é um SGBD (Sistema de Gestão de Bases de Dados), e não arranjas Oracle para Mac. Eu tb tive que fazer um projecto para uma cadeira de bases de dados e resolvi a questão ao instalar ubuntu numa máquina virtual, instalando lá o Oracle Express.
Depois podes usar o SQLDeveloper, para aceder ao Oracle. No meu caso instalei ainda o apache, php e proftpd porque o projecto era basicamente um site, assim metia a maquina virtual a correr encostadinha no cantinho e fazia tudo no leopard.
Essa foi a minha solução, como é óbvio cada caso é um caso, e cada um faz como lhe der mais jeito.
 
Back
Topo