1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SQL ou Pl/SQL geração de String random em Hexadecimal

Discussão em 'Programação' iniciada por SunsetRider, 14 de Dezembro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 2542)

1. SunsetRider

SunsetRider Power Member

Boas pessoal

preciso de gerar para um campo específico numa tabela uma string hexa do genero 'FFFFFF' (Os varios tipos de cores)

O que eu pretendo é um script que faça em PL/SQL ou em SQL simples um update para N registos tipo Ex. 1000 Registos na tabela.

thx

2. KiKas

KiKas Power Member

tenta fazer tudo em sql, ao fazeres em plsql estás a fazer transicoes de contexto entre a BD SQL e o motor de execução de PLSQL o que para operações complexas diminui muito a performace.

O lema é: Se é possivel fazer em sql não faças em plsql.

isto não quer dizer que não facas um procedimento/packages ao algo do género, mas lá dentro tenta por o maximo de logica de acesso aos dados dentro do proprio query de sql.

E pela minha experiencia, quase tudo é possivel de fazer num query de sql.

para o teu caso ex.

update tabela t
    set t.hexColor=convertTohex(t.hexcolor)
    where t.coluna_xpto=condicao_xpto;

commit;

Última edição: 14 de Dezembro de 2006
  3. SunsetRider

SunsetRider Power Member

update tabelaXPTO t
    set t.hexColor=convertTohex(t.hexcolor)
    where t.cd_cor = 'FFFFF'

o gajo ao executar isto dá erro.

ora-00904: "ConverttoHEX": identificador inválido.

Alem disso eu kero meter cores aleatorias. tipo usando o rand(), ou algo parecido.

4. SunsetRider

SunsetRider Power Member

já agora tu usas o hexcor por alguma razão específica ? normalmente o

SET tens q definir o campo que queres actualizar. o que tu dizes é que queres actualizar o
    campo hexcolor isso na minah tabela nao existe só existe o CD_COR é aí q eu defino as cores, por default nesse campo tenho o 'FFFFF' que indica que a cor dakele "Registo" é branco, com base nisso quero fazer um script que gere aleatoriamente cores para todos os registos.

5. KiKas

KiKas Power Member

lol.

Aquilo era um exemplo ficticio. Eu não conheco o teu modelo de dados nem o problema especifico.

para gerares valores aleatorios podes usar o package DBMS_RANDOM

no teu caso por exemplo

select dbms_random.string('X',6) from dual;

irá gerar uma string alfanumerica com a extensão de 6 caracteres

o meu concelho é encapsulares um select deste tipo numa função da BD, por exemlo geraCorAleatoria

nessa função verificas ainda que os caracteres devolvidos são coerentes com o formato hexadicimal, se as letras não forem compativeis, substitui por umas que sejam.

depois no teu query de update podes fazer por exemplo assim:

update minha_tabela t
    set t.cd_cor=geraCorAleatoria
    where t.coluna = condicao_xpto

Última edição: 14 de Dezembro de 2006

Partilhar esta Página