1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SQL server , my sql ou oracle?

Discussão em 'Programação' iniciada por pks, 24 de Abril de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1616)

1. pks

pks Power Member

Boas
    Estou prestes a desenvolver um projecto em vb, no qual preciso de aceder varias vezes a uma base de dados. o problema esta que eu nao sei qual das "marcas" escolher.
    alguem me pode dizer os pos e contras de cada uma destas bases de dados?
    Sql server, MySql ou Oracle.
    Obrigado

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

mysql dá alguns problemas e complica coisas que deviam ser simples, com Oracle nunca trabalhei e o SQL Server acho que é uma boa escolha (se bem que a Oracle tem a fama de ser a melhor).
    como o SQL Server é da m$, provavelmente será a opção mais acertada para trabalhar com VB.

3. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

Dependendo da finalidade assim deverá ser a escolha!

Não esquecendo que se for para colocar em "produção" deverão existir as respectivas licenças.

Oracle e SQL Server, para grandes volumes de informação, e trabalho pesado, MySql serve perfeitamente para coisas simples (e complexas) e se bem me lembro é gratuito.

O Oracle é exigente em termos de Administração o SQL não tanto.

Eu pessoalmente prefiro e trabalho com o SQL desde 96 nunca tive problemas de qualquer tipo.

Existe uma versão mais leve e gratuita do motor de base de dados disponibilizado com o Visual Studio. (SQL Server Express)

A integração com o VB (visual studio) é melhor no SQL.

Se tiveres mais alguma dúvida concreta, avisa.

4. E aeee pks blz ????

que tipo de aplicação está desenvolvendo ? quantos usuarios irao utilizar simultaneamente ? o base de dados e muito grande ?? o preço da licença do banco importa pra voce ?? existem muitas variáveis na escolha de um banco de dados ... Abraçoooo

5. cabiros

cabiros Power Member

Oracle para mim está a um nível superior. Mas como diz o MRKawa600 para coisas mais simples não será necessário tanto, e Oracle é mais dispendioso.

6. mpLopes

mpLopes Power Member

O mais indicado parece-me ser mysql. Parece-me simples de utilizar, de facil familiarização.
    Oracle é para projectos de grande dimensão.
    Sql Server nunca trabalhei.

De referir que Sql Server, Mysql e Oracle não são bases de dados, mas sim sistemas de gestão de bases de dados (SGBD).

Cumprimentos,
    Miguel Lopes.

7. Blackened

Blackened Power Member

Se for algo bastante complexo, Oracle all the way, mas depreendo que se fosse complexo não estarias a perguntar num fórum :007: E mesmo assim a Oracle já teve o seu lugar de supra-sumo das BDs mais garantido do que hoje em dia, em que tem forte concorrencia do Sql Server (sim a Microsoft afinal até faz umas coisas jeitosas :002:).

MySql só aconselhava se a tua aplicação fosse Php ou assim... O que não é o caso por isso, próximo.

Se for algo cujo tamanho máximo da Base de Dados não passe dos 4GB vai com Sql Server Express, é fácil, no teu ambiente de desenvolvimento tens bibliotecas que torna a interacção Aplicação -> BD bastante simples. Se utilizares imagens a vantagem é maior ainda.

mlopes, tens aí as noções todas trocadas. Oracle e SQL Server são Bases de Dados, as aplicações que utilizas para as gerir são aplicação para gestão de bases de dados, e o pacote todo: Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) como tão bem dissestes :) Cheers

EDIT: Esqueci-me de dizer, o Sql Server Express é gratuito. Tem quase todas as funcionalidades do Sql Server, apenas algumas limitações que provavelmente nem nunca vais encontrar.

8. Completando o que o Blackened explicou, o Oracle também possui uma versão gratuita (10g Express Edition) abraçossss

9. Blackened

Blackened Power Member

Não sabia da existência dessa versão, mas assim como vês, sem gastar € tens 3 boas soluções, é só escolheres a que achares mais bonita :-D

10. pois é vivendo e aprendendo hhehehe :-D

eu particularmente gosto muito de Firebird, mas como no caso o projeto seria em vb, acredito q não seria uma boa idéia (nao conheco VB)

11. cabiros

cabiros Power Member

Penso que e gratuita apenas para uso privado.

12. pks

pks Power Member

obrigado pelas resposta.
    so mais uma duvida. o SQL Server express pode-se usar para fazer aplicações para PME's? ou nesse caso ja temos que usar o SQL Server 'completo'?

13. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

14. desculpe a ignorancia mas o q seria PME´s ?

15. kidloco

kidloco Power Member

Pequenas e Médias Empresas.

16. KiKas

KiKas Power Member

é gratuita tb para fins comerciais

17. ahhh entendi ahhaha .... o Oracle q eu saiba é free para fins comerciais tb ... se nao for eu to com problemas com a justica por aqui ahahahhahahah ... alguem pode dar uma olhada ai no meu tópico Delphi em Portugal ???? Abraçossss

18. mpLopes

mpLopes Power Member

O Oracle é free?a não ser que sejas muito rico e que seja assim tão barato para ti.. :lol:
    Se tens o Oracle e não pagaste, tens claramente um problema de ilegalidade.

Cumprimentos,
    Miguel Lopes.

19. pks

pks Power Member

tens a versão 10g Express Edition, que e gratis e ta disponibel no site para download.

20. mpLopes, estamo falando da versão 10g Express Edition que é gratis... so me deixaram na dúvida se era free somente para desenvolvimento e pesquisa ou para uso comercial ahahha não seria tão burro assim :lol:

Partilhar esta Página