1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[SQL] Somar 2 campos

Discussão em 'Programação' iniciada por pedroqwe, 8 de Junho de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 2165)

1. Boas! estou com uma pequena duvida...
    Tenho isto:

Tabela_visita
    id_visita
    id_func
    id_cond
    id_mat
    quantidade_vis
    facturado_vis
    comentario_vis
    hora_vis
    inserido_em

tabela_materialcond

id_materialcond
    nome_material
    quantidade

Queria fazer uma lista deste género:

A cada Material correspondesse um gasto total ou de stock ou de visitas (as visitas é o material gasto)

Se me puderem ajudar agradeço :)

2. hey, bem isto vai ser um bocadinho a pressa estou com pouco tempo mas pode ser q te de ideias
    Código:
    select id_mat,sum(quantidade_vis) from tabela_visita group by id_mat

sei q isto não é exactamente o que pediste mas em principio deve de te dar 1 material e quantidades em visita, logo quando tiver mais tempo tento dar aqui um salto.
    Se não ajudou sorry :P

cumpz

3. uhmmm nao tens que pedir desculpa, deu para perceber que eu é que nao tinha sido suficientemente claro e até posso até ter baralhado um pouco...

o pretendido era mesmo (manualmente ou por funçao) :

ele correr todos os id's de materiais existentes em visitas e somar as suas quantidades vamos supor

para o cond: 1 utiliza o id_mat: 3 do qual foi gasto numa visita quantidade: 5 do id 3 e noutra visita a quantidade:3 do mesmo id 3

ou seja deveria me mostrar no condominio 1 que tinha sido gasto o id 3 em quantidade 8

espero agora ter sido mais claro :D

4. hey , tou no work por isso nao vou poder testar mas talvez o seguinte seja o q queiras
    Código:
    select id_cond,id_mat,sum(quantidade_vis) from tabela_visita group by id_cond,id_mat

deve te devolver cond: 1 mat:3 qtt: 8

cumpz

5. o meu problema e mesmo meter ali que funcione :\

6. Atao por isso é q eu nao estava a perceber eu estava a dar um sql q devolvia todas as linhas agrupadas mas no entanto tu estas a fazer por partes com varias queries em vez de uma so, bem nunca peguei em php no entanto o q deves querer a nivel de sql
    Código:
    $query1 = "SELECT id_cond,id_mat,sum(quantidade_vis) as soma FROM tabela_visita WHERE id_mat= '$row[id_mat]' and id_cond = $idcond group by id_cond,id_mat ";
                        ...
    <?=$row1['soma'];?>

bem deve ser algo deste tipo ... mas nao sei, o sql deve funcionar a nivel de php é q nao sei :P
    Como ja disse nao programo em php mas acho q deveria haver uma forma mais facil de executar isso tudo numa so query em todo caso o sql q meti acima deve em principio fazer o q queres.

cumpx

Partilhar esta Página